Esta etapa de desenvolvimento dos meus filhos, o controle dos esfíncteres, passou-se "serenamente", sem stress.

Nunca dei "ouvidos" ás pessoas que me diziam que as filhos ou os netos, aos 9 meses, já começavam a tirar as fraldas e que eram mto "asseados" !

Só apartir dos 18 meses, a criança começa fisiológicamente, a aprender a controlar, qualquer treino antes, só serve para confudir e atrapalhar o bébé!
Com os meus filhotes, foi mto gradual, em conjunto com o infantário, o Tomás começou a tirar a fralda durante o dia, com 2 anos, passado 6 meses, retirarmos durante a sesta e só aos 4 anos largou tb á noite, sem pressas! Ainda hoje, com 5 anos, esporádicamente faz um xixizinho na cama, sem fazer alarido, digo-lhe que não se preocupe, que não faz mal!

!
A Francisca, largou mais cedo, aos 2 anos, por iniciativa
própria, largou totalmente a fralda, dia, sesta, noite e foram raras as vezes que fez chichi na cama!
Cada criança têm o seu ritmo, as meninas geralmente são mais precoces, mas o importante é respeitar o ritmo da criança e não demonstrar que ficamos " irritados e zangados" qdo aparece um chichi ou um cócó, num sítio "estranho!"