Fórum PAIS & Filhos - Ver post singular - Educação intuitiva.
Ver post singular
Antigo 08-07-09, 20:50:21   #2 (permalink)
Pipa
Bebé

Pipa's Avatar

Data de Registo: Mar 2009
Por Defeito

Respeitar as crianças

«As pessoas que tentam respeitar as crianças enfrentam sérias dificuldades», afirma. «Não dês tanto colo, não dês de mamar à noite, estás a estragá-lo com mimos, chorar faz bem, deixa-o adormecer sozinho, eles têm muitas manhas, isso não é fome é mimo... são frases comuns que traduzem a forma como na nossa sociedade é regra educar uma criança. O objectivo principal é a independência, a autonomia, como se fosse suposto uma criança tornar-se independente na primeira infância», aponta Natália.

Respeitar a minha filha é o meu ponto de partida.

A minha infancia:
Quando olho para a minha infância observo-a assim com ordens acompanhadas porque eu mando. Dar uma orientação ou ordem, como queiramos chamar, sem uma explicação ou um porquê é terrivel. Eu tento explicar à minha filha o porquê de fazer ou não fazer isto ou aquilo.
Também falhou na minha infância o poder tomar as minhas orientações e digo isto em relação à minha carreira profissional. Os cursos que pretendia não eram bem vistos. Sociologia, Psicologia, Filosofia, História eram as disciplinas eleitas. Para os meus pais não eram boas escolhas. Não quero cometer este erro com a minha filha.
Tabus quanto a sexo também quero evitar. Tantas situaçõe que não me recordo agora.

Com a minha filha:
Adormeço-a deitando-me no chão ao lado da sua cama e dou-lhe miminho. A minha filha precisa desta segurança, eu sinto-o e não me preocupo o que é dito ou escrito sobre esta matéria. Há uma história de sono da minha filha longa. É muito bom a pequenina querer dormir na sua caminha. Estive nove meses sem dormir mais de duas horas seguidas por noite.

Quanto a regras: se está no infantário flexibilizo as regras em casa. Se está com os avós , em casa imponho regras.

Última edição por Pipa : 08-07-09 às 20:54:27
Pipa está offline   Responder com citação