Andamos há vários dias a pensar como colocar este tema aqui no fórum. Porque há muita coisa mal explicada e, sobretudo, a Adelaide de Sousa revela um grau de desconhecimento sobre o parto em casa que me/nos incomoda francamente. De qualquer forma há uma coisa que o PDC disse e que resume tudo: Uma mulher com 40 anos é grávida de risco e por isso não pode nunca fazer um parto em casa. Ponto final.
Não vou aqui entrar na discussão do parto em casa, há quem faça com a maior das cautelas e com óptimas experiências, há profissionais de saúde competentíssimos mas também há curiosos e eu não percebo que quem decide uma coisa destas não se tente informar com literatura séria. Outra coisa assente para o parto em casa que decorre da idade é que só são elegíveis para parto em casa mulheres de baixo risco.
Quanto ao parto na água, caro PDC não é uma moda maluca. Está provado que a água ajuda e muito na fase da dilatação. Espero que leiam todos com muita atenção dois trabalhos que vamos ter na edição de Outubro sobre precisamente partos na água: NO HOSPITAL em Portugal.
Mas de qualquer forma acho muitíssimo relevante discutir estas matérias. Pena que uma apresentadora fosse atrás da moda e quando as coisas correram mal, por clara incompetência de quem a acompanhou em casa, ter vindo para uma revista de jet set deitar abaixo o trabalho sério de muita gente.
Então quando ela foi para o hospital a enfermeira que estava com ela em casa não foi?
Foi-se embora? Isto não é normal e cheira-me a esturro.
|