a educação não é no entanto fácil de contextualizar! Por educar entendemos o quê? a maior parte dos pais concorda que educar significa transmitir valores de vida, apoiar, orientar e dar aos filhos todos os meios para que se possam sair bem no futuro - providenciar para que nada falte, escola incluído, sendo que sem estudos não vemos como possam assegurar uma vida estável e tranquila.
Se entendemos «educar» neste contexto todos estamos de acordo em que cabe-nos a nós ter esse papel! Mas os tempos modernos impedem-nos de estar com os nossos filhos a 100%. Poucos são os pais que podem acompanhar as diferentes etapas dos filhos a par e passo - muitos não conseguem ver os filhos crescer e vão perdendo vários momentos importantes (pais separados, ou que trabalham fora ou em profissões que obriguem a longas ausências - como no nosso caso...) Ora esses pais/mães pouco ou nada podem fazer em relação à educação dos seus filhos. Pois na
prática um filho é educado dia a dia (com exemplos, com interacção em grupos, com a natural vivência que surge através dos meios de informação, etc.)
E depois há ainda questões específicas como «educar» crianças diferentes ou com necessidades especiais...Como no meu caso - mãe de dois meninos, um hiperactivo de tipo impulsivo e com disturbios vários a nível comportamental e com um pai motorista de pesados internacional que só vem a casa uma vez por mês...
Partilhar a educação é por isso fundamental - a escola tem de rever o seu papel e o professor tem de entender que, com as necessidades actuais, não faz sentido dissociar-se do papel de educador!
No fundo quero apenas deixar a minha opinião pois acho que estamos a entrar num período em que os pais se culpabilizam demais, esquecendo por vezes de apenas passar bons momentos com os filhos!

beijocas a todos