Pois é, na verdade eu ainda não sei se é prazer ou sacrifício mas a verdade é que noto que muitas mães olham de lado para quem não pode ou não quer dar de mamar aos filhos.
Eu já tenho 3 filhos e sempre lhes dei de mamar em exclusivo até aos quatro meses, pois durante a licença de maternidade sentia-me bem, mas quando começo a trabalhar começa a ser um verdadeiro sacrifício e seco o leite.... A mais velha é saudável e forte, a do meio tem apenas asma infantil mas quando teve a primeira crise ainda mamava em exclusividade e agora já está a passar... e o pequenito ... ainda não sei, mas pelo começo vai bem.
O leite materno é sempre o melhor alimento para os recém nascidos e durante algum tempo, mas a verdade é que dar de mamar pode ser uma odisseia.... lembro-me que da mais velha sofri horrores, porque não tenho bico da mama e a bebé para mamar gretou o peito de tal maneira que fez feridas profundas.... cheguei a dar de mamar e ver o sangue escorrer... custou-me muito, mas com calma passou, tirei para o biberon durante algum tempo para a bebé não engolir sangue e voltei a dar de mamar quando as feridas passaram...E, como se não bastasse fiz mastite ao 3.º dia e o meu peito parecia uma pedra..... tive a ajuda da minha mãe e do meu marido que me colocavam toalhas de água quente no peito, enquanto eu o esfregava e massajava com trombocid e tirava o leite em excesso com a bomba....
Custou, mas consegui!!!!
Passado um mês tudo passou e consegui dar de mamar com prazer... mas a certa altura já chega, pois eles ficam grandes, começam a ter dentinhos e precisam de encontrar as suas
próprias defesas.