Fórum PAIS & Filhos - Ver post singular - prisão?
Título: prisão?
Ver post singular
Antigo 06-02-10, 09:37:28   #15 (permalink)
manucha
Feto

manucha's Avatar

Data de Registo: Oct 2008
Por Defeito

Durante a gravidez do 1º filho, procurei bastante informação sobre todos os assuntos relacionados com crianças e bébés, desde a educação, passando pela alimentação, cuidados de higiene, saúde e a amamentação.
Quando o Tomás nasceu, estava convicta de que a amamentação era um processo natural e a melhor opção, sem dúvidas.
Na maternidade, depois de 15 horas de trabalho de parto, fui de urgência para o bloco e foi me feita uma cesariana, a recuperação foi algo complicada e só passado 14 horas consegui ter o meu filhote nos braços pela primeira vez, era um bébé com 53 cm e 3,600g, era grandalhão, lembro-me como se fosse hoje, foi maravilhoso!
Mas como já tinha bebido leite de biberão, o inicio da amamentação não foi fácil, o pessoal de enfermagem não parecia ter grande formação na área, deu-se inicio a um processo de apreendizagem, meu e do Tomás e a pouco e pouco, lá fomos ambos aprendendo como se "mama"!
Depois de 3 dias, saimos da maternidade, ele já mamava, e eu estava radiante!
Durante 15 dias, tive a ajuda da minha mãe em casa, mas mesmo assim foi um stress, optei por dar mama sempre que o tomás pedia, era mama quase para tudo, mama a toda a hora, mas eu não me importava, gostava de vê-lo a mamar, parecia que nos fundiamos novamente num único ser, era mto bom!

No entanto, as dificuldades voltaram, durante as primeiras 3 semanas o Tomás, aumentou pouco de peso, por dia não estava a aumentar as gramas supostas, o pediatra aconselhou-me a dar-lhe um suplemento e ao mesmo tempo a minha mãe (que teve 3 filhos e nunca amamentou), não parava de me dizer que o meu leite não era bom!
Como tinha lido que " todos os leites maternos são bons, podem é não ser em quantidade suficiente, que não era o meu caso, falei com o meu marido e resolvemos esperar mais uma semana, antes de dar o suplemento, lembro-me que na altura, não queria de todo dividir a amamentação com o biberão, pois sabia que se assim fosse o Tomás iria a pouco e pouco deixar a mama...
Continuei a insistir e "fez-se luz!", o bébé começou a recuperar o peso que tinha perdido nos primeiros dias e aumentava por dia o triplo do estabelecido para a sua idade, fiquei radiante e contente por ter sido tão "teimosa" ( palavras da minha mãe!)
Apartir daí, tudo correu bem, o Tomás mamava quando queria, não havia horários, optava por, sempre que possível dar-lhe mama em casa, mas se estivesse num restaurante e ele começasse a chorar, não tinha qualquer problema, tentava "resguardar-me", ou virava-me para uma parede e dava-lhe a mama!
E assim foi durante 13 meses, até descobrir que estava novamente grávida da Francisca...
Com a Francisca a amamentação correu lindamente até aos 18m, sem problemas!
Em relação oa facto ficar diferente em relação ao peito, como relatam algumas mães, comigo nunca senti qualquer diferença, hoje sinto me tão sensual ou mais, como qdo tinha 20 anos!
E já lá vão 6 anos desde o nascimento do "campeão", obrigado por me terem feito recordar...foi bom!

bjs
manucha está offline   Responder com citação