Fórum PAIS & Filhos - Ver post singular - Começar a "sério"!!! o 1ºano do 1º ciclo
Ver post singular
Antigo 25-09-10, 15:23:04   #20 (permalink)
manucha
Feto

manucha's Avatar

Data de Registo: Oct 2008
Por Defeito O regresso...a mudança...

Boa tarde,

Confesso que tenho andado desaparecida, foi um ano...digamos...atribulado.

Infelizmente, o ano lectivo do Tomás não correu da melhor forma, depois do entusiasmo inicial em que tudo parecia estar a correr da melhor forma, seguiram se estados de baixa auto-estima, nervosismo, agressividade e outros comportamentos que eu nunca tinha visto no meu filho.
Após mto dialogo e conversas, o Tomás lá se foi adaptando e as coisas acalmaram um pouco, mas o gosto de fazer os trabalhos era nulo, apenas a obrigação de fazê-los, o desespero de errar mantinha-se pois tinha medo que a professora grita-se com ele, já não se recusava a ir para a escola, mas eu via no olhar dele que não ia contente...

As conversas com o Tomás sobre como se tinha passado o dia, revelavam atitudes pouco construtivas, no metodo pedagógico utilizado pela professora, isto para não falar de situações que demonstravam uma "perda de control" para com todas as crianças, tendo em conta que estamos a falar de uma turma de 12 alunos, pareceu-me grave...
Após várias reunioes, em que demonstramos o nosso descontentamento, relativamente a estas situações, entre respostas de que "realmente aconteceu, mas não tenho por hábito agir dessa forma..." e incoerências de discurso, onde numa reunião tinha dito " que era", mas na reunião do mês seguinte "já não era" e um discurso onde era evidente de que a preocupação pelas fichas de avaliação estava sempre no topo das prioridades...

Cheguei a passar por uma situação de que a criança, ao chegarmos á escola, se sentou no chão do carro, a chorar compulsivamente, a dizer que não queria ir para a escola, depois de conversarmos um pouco e perante o olhar admirado da irmã, (de que nunca tinha visto assim o mano), lá acabava por sair do carro...falei com a professora expliquei o que se tinha passado...e deixei-o lá com o "coração apertado"; depois ás 10h30, hora do lanche da manhã, telefonei para a escola, falei com a professora no sentido de saber como estava o Tomás...e a resposta dela foi " Não se preocupe, que a ficha de avaliação está a correr mto bem!", naquela altura tive que respirar fundo... 20 vezes... e depois disse-lhe que fichas de avaliação o meu filho há-de de ter muitas...eu queria saber era como ele estava!?

As notas do Tomás sempre foram mto boas, mas...e o resto...!?
O gosto por apreender, o gosto por fazer, a curiosidade de saber, onde estavam...!?

Infelizmente e por mais transtorno que isso nos iria causar, a solução passava por mudar o Tomás de escola e de professora! Apesar
de frequentar este colégio desde os 5 meses de idade e a intenção ser de continuar até ao fim do 4º ano, iria ser uma grande mudança, para ele e para nós...

O Tomás iniciou o 2ª ano numa nova escola, está contente, feliz, entusiasmado, quando chega a casa é ele próprio que diz: " Mãmã vou já fazer os trabalhos de casa, para ficar já despachadinho" e faz os trabalhos satisfeito, bem feitos e sem medo dos "gritos da professora".
Disse me que "A professora nova era mto simpática, que não gritava como a outra, que ás vezes ralhava um poucadinho com os meninos que se portavam mal, mas que os meninos também sabem que a brincadeira é só no recreio, não é mãmã? "

As coisas voltaram á normalidade lá por casa...o nosso filho está bem...e nós como pais estamos bem...espero que as coisas continuem assim...e que esta mudança possa atenuar ou talvez... apagar... "as más experiências" vivenciadas pelo Tomás.

Nem sempre os fins justificam os meios...
manucha está offline   Responder com citação