Olá Angel!
Em relação à tua 1ª gravidez e parto, não sei que palavras te posso dirigir para te dar algum conforto. Lamento muito que tenhas passado por uma situação tão triste e traumática. Mas vejo que apesar de tudo tens um motivo de muita felicidade: a tua menina!
Em relação ao teu último parto:
Citação:
Originalmente Colocado por Angel
Quando as malditas contracções (que já não eram novidade para mim) começaram a apertar pedi então a epidural que me foi ministrada com muito carinho pelo anestesista. Às 19h30 atingi os 10 dedos de dilatação e já sentia a cabeça da minha menina no canal vaginal. Lembro-me de colocar a mãe e sentir a sua cabecinha.
Portanto até aqui tudo bem. Dilatei normalmente, a bebé desceu, encaixou e estava pronta para sair. O que ninguém estava à espera é que a minha menina estivesse de barriga para cima e a minha médica não tinha espaço para meter as mãos e dar-lhe a volta. A enfermeira queria recorrer aos fórceps mas a minha obstetra recusou pois eu nem tinha espaço para encaixar os fórceps e ela não me queria magoar. Recorreu à ventosa e lembro-me de ela dizer “quero ver se não tenho que a cortar. Vou fazer os possíveis para evitar”.
|
É óbvio que não posso afirmar com toda a certeza que o que se passou contigo foi devido à epidural, no entanto vou deixar-te aqui um excerto de um artigo escrito por uma médica que fez um estudo sobre os efeitos da epidural:
"Por exemplo, na mulher em trabalho de parto, uma epidural também entorpece os músculos do soalho pélvico, que são importantes para guiar a cabeça do bebé para uma boa posição de nascimento.
Com uma epidural em acção, é quatro vezes mais provável que o bebé se apresente persistentemente posterior (POP*, ou de face para cima) nas fases finais do trabalho de parto (13 por cento comparando com 3 por cento em mulheres sem epidural, de acordo com um estudo).21
A posição POP diminui a probabilidade de um parto vaginal espontâneo (PVE). Num estudo,
só 26 por cento de mães pela primeira vez (e 57 por cento das mães com várias experiências de parto)
passaram pela experiência de um PVE, tendo bebés POP. As restantes mães tiveram um parto instrumentalizado (fórceps ou ventosa) ou uma cesariana.22"
Se quiseres ler o artigo completo:
http://www.bionascimento.com/index.p...=191&Itemid=37