Fórum PAIS & Filhos - Ver post singular - cesarianas a mais
Ver post singular
Antigo 05-03-09, 18:10:59   #17 (permalink)
Luna
Embrião

Data de Registo: Oct 2008
Por Defeito

Olá Andreia!

Vou deixar-te aqui alguns excertos do mesmo artigo que indiquei à Angel. Estou apenas a mostrar-vos que existem dados científicos a confirmarem que por vezes certas coisas acontecem devido aos próprios procedimentos médicos. Certezas, agora, acho que já não podemos ter, acreditamos naquilo que queremos. Eu acredito nas evidências científicas, nos factos, mas também acredito em mim, na capacidade do meu corpo para parir e na Mãe Natureza; assim sinto que tenho o melhor dos 2 mundos!

"As epidurais atrasam o trabalho de parto, provavelmente pelos efeitos secundários sobre a libertação de oxitocina, embora também haja evidências de pesquisas em animais, segundo as quais os anestésicos locais usados nas epidurais podem inibir as contracções, ao afectarem directamente o músculo uterino.18 Em média, a primeira fase do trabalho de parto prolonga-se por mais 26 minutos nas mulheres que usam epidural; e a segunda fase, período expulsivo, é 15 minutos mais prolongada.19 A quebra no pico final de oxitocina contribui também provavelmente para o risco dobrado de um parto instrumentalizado, por fórceps ou ventosa, para as mulheres que usam epidural,20 ainda que outros mecanismos o possam também justificar."

"Por exemplo, as epidurais podem causar alterações no ritmo cardíaco fetal (RCF) que indiciam défice no fornecimento de sangue e oxigénio ao feto. Habitualmente verifica-se este efeito logo a seguir à administração de uma epidural (normalmente ao longo dos primeiros 30 minutos), pode prolongar-se por 20 minutos, e ocorre especialmente logo após o uso de medicamentos opiáceos, ministrados por via epidural ou espinal. A maior parte destas alterações no RCF resolvem-se por si só, espontaneamente, com mudança de posição. Mais raramente, estas podem exigir medicação.72 Alterações mais graves, e o sofrimento fetal que estas possam reflectir, podem exigir uma cesariana de urgência."

Claro que não és menos Mãe por teres feito uma cesariana! Mãe é Mãe, não importa como nascem os nossos filhos; a forte ligação Mãe-Filho (na minha humilde opinião) vai muito para além da parte biológica, dos laços hormonais e de sangue (senão o que seria das Mães de coração? ).
Luna está offline   Responder com citação