"O que me aflige é perceber que as mulheres continuam a aceitar como infalíveis as decisões de médicos e enfermeiros e a questionar quem com muito estudo e pesquisa científica demonstra que as mulheres devem seguir o que a natureza lhe vai dizendo". Não se aflija Maria

, porque o facto de se aceitar as decisões dos médicos não significa que as mulheres (grávidas, neste caso) não questionam, não querem saber mais e mais e mais. Eu também leio os estudos, as pesquisas científicas e dou muito valor a quem nos permite ter acesso a toda essa informação (como é o caso, sem dúvidas, da revista Pais&Filhos

). Agora o que acho é que a formação dos médicos também se baseia em estudo, muito estudo e pesquisa científica, e experiência clínica!! E continuo a achar que é um risco promover o questionamento desse conhecimento...
"Humanização é respeito, é preservar a privacidade e dignidade e essas passam sempre por seguir o que a mãe pede". O que eu pedia aos médicos quando a minha filha estava para nascer era que eles fizessem tudo para que corresse tudo bem!! E felizmente foi o que aconteceu... em nenhum momento me perguntaram o que é que eu queria e, sinceramente, ainda bem, porque significa que sabiam o que eu queria. Em nenhum momento senti pouco
respeito, ou que não estava a ser preservada a minha
privacidade ou
dignidade...
Claro que a gravidez não é uma doença!! Mas os médicos são precisamente os primeiros a dizerem-nos isso!! E eles, médicos, não são deuses, pois não... mas numa situação de fragilidade emocional como é o momento do parto, é bom sentir que eles sabem o que fazem!!