Fórum PAIS & Filhos - Ver post singular - cesarianas a mais
Ver post singular
Antigo 09-03-09, 12:03:33   #25 (permalink)
Angel
Feto

Angel's Avatar

Data de Registo: Jan 2009
Icon Coracao

Citação:
Originalmente Colocado por Luna Ver Post
Olá Angel!

Desde já peço desculpa se a ofendi com as minhas palavras, não era de todo essa a minha intenção.

Quero que saiba que a considero uma mulher muito corajosa e nunca meti em causa todo o seu sofrimento.

Só gostaria que sentisse mais confiança em si e no seu corpo, apenas isso.

Muitas felicidades!
Olá Luna

Não me ofendeu, de modo algum!
A gravidez é um estado recheado de muitos sentimentos e por detrás de certas decisões ou acções médicas há geralmente uma longa história. Isso foi uma das coisas que eu aprendi! Por vezes era a primeira a criticar isto ou aquilo mas agora já não o faço pois penso sempre que muitas mulheres por detrás de um grande sorriso já sofreram muito e há sempre uma justificação para cada situação. Aliás, depois de ter perdido os gémeos muitas pessoas vieram ter comigo. Muitas não sabiam o que me dizer, muitas perguntavam-me se os meus meninos estavam bons pois não sabiam o que tinha acontecido, e outras para me confortar (se é que isso é possível) acabavam por me contar histórias muito pessoais. Coisas que eu nem fazia ideia! Fiquei a saber que algumas das mulheres da empresa onde trabalho já viveram gravidezes traumáticas e perderam os filhos. Isso não me serviu de consolo (nem pensar!!) mas fez-me perceber que há coisas que fogem do nosso controlo. O meu sentimento de revolta foi suavizando pois interiorizei o facto de que há coisas que têm mesmo que acontecer independentemente dos cuidados que tenhamos. Podemos ser super saudáveis, podemos ter uma excelente alimentação, praticar desporto, ter cuidado com a saúde...mas isto não evita certas coisas. Eu fiquei muito revoltada pois nunca pensei que uma coisa dessas me pudesse acontecer. EU, uma pessoa com tantos cuidados, EU uma pessoa que planeio tudo e penso em todos os detalhes. Quando o médico me disse que eu corria sérios riscos percebi que a vida é curta e nesse momento nunca mais fui a mesma. Posso dizer-lhe Luna que há muito tempo que eu não falava desta minha experiência. Ao participar neste forum acabei por reviver alguns sentimentos que prefiro esquecer e apagar. Talvez as minhas palavras tenham reflectido o azedo da minha alma ao recordar certas coisas...mas resolvi participar neste forum e dar o meu contibuto pois pode servir de ajuda para alguém. Não há super mulheres, não há melhores ou piores mães porque deram de mamar ou optaram pelo biberão, não há "Mais mulher" ou "Menos Mulher" porque se optou pelo parto normal ou cesariana, não há valentonas ou medricas porque optaram pela epidural... cada MULHER é uma MULHER, cada PARTO é um PARTO e por detrás de cada acção há sempre um motivo, uma história. Eu também nasci de parto natural com ventosa, a minha mãe teve um parto horrivel e na altura disse que não queria ter mais filhos! Passados 26 meses nasceu o meu irmão!!! De parto natural, sem qualquer problema! Nasceu num instante, se dores, sem sofrimento. A mulher era a mesma, a equipa médica também, os procedimentos médicos também, eu e o meu irmão nescemos com peso e medidas semelhantes (grandes e gorduchos)....e os partos foram ambos tão diferentes!
Isto para dizer que não há fórmulas mágicas para o sucessso de um parto. A mulher deve dar a sua opinião mas também deve ouvir a equipa médica. Por alguma razão morrem cada vez menos mulheres em trabalho de parto. Por alguma razão morrem cada vez menos bebés à nascença. Por alguma razão a experiência média de vida é maior. A medicina e a ciência têm dado o seu valioso contributo. Gravidez não é doença mas há mulheres que sofrem muito durante uma gestação. Há aquelas que trabalham até ao último dia e há aquelas que ficam de repouso absoluto do principio ao fim. Eu, por exemplo, nunca me senti tão mal na minha vida como na minha primeira gravidez. Tanta dor, tanto mau estar interno.
A minha segunda gravidez foi completamente diferente! Sentia-me bem, feliz, sentia o tal "estado de graça". O parto foi horrivel, é verdade, mas faz parte do passado e hoje sou mãe de uma menina maravilhosa. Neste forum não vou falar mais sobre a minha primeira gravidez nem sobre a perda dos gémeos. Já dei o meu contribuito e deixo aqui uma palavra de força e coragem a todas as mulheres a quem a vida pode ter pregado uma partida. Para mim só há uma verdade absoluta "Ser mãe é a melhor coisa do mundo!".

Última edição por Angel : 09-03-09 às 15:19:13
Angel está offline   Responder com citação