Bem... apesar deste tema ter sido discutido aqui já há uns tempinhos... não resisto a dar a minha opinião, até porque esta é uma faixa etária com a qual lido essencialmente em termos profissionais (vou-me preparando para quando a minha filha lá chegar!!)

...
Aquilo que me parece fundamental é não confundir as conclusões dos estudos com a realidade de cada caso em particular

... nem todas as experiências reais são coincidentes com os dados dos estudos... por isso, é que esses dados não podem nunca ser considerados
"objectivos e factuais"!!! São linhas orientadoras que explicam os comportamentos manifestados por algumas crianças (não todas!!! de maneira nenhuma!!) em determinada fase do seu desenvolvimento... O que significa que, de facto, algumas crianças revelam uma maior
"desorganização mental e psico-motora" aos seis anos, bem como
"alterações profundas semelhantes ao que se passa na adolescência", mas não se pode generalizar a todas as crianças...
É verdade que nessas idades as crianças passam por grandes mudanças desenvolvimentais e comportamentais, mas a forma como canalizam todas essas mudanças é imensamente variável e, nem sempre, é de uma forma negativa, nem sempre se tornam insolentes, respondões e resmungões

!!
Existem muitos outros factores que podem, e com certeza, influenciam o processo de desenvolvimento das crianças, em qualquer idade...
O que eu acho é que, em muitos casos, os
próprios pais são responsáveis pela dificuldade com que as crianças encaram a transição para o ensino básico

... porque eles, pais, têm receios, inseguranças, dúvidas,... e acabam por, sem querer, obviamente, reflectir para os filhos esses sentimentos negativos que, esses sim, tornam as crianças mais instáveis do ponto de vista emocional e isso não ajuda a que encarem as situações de uma forma serena e tranquila... Felizmente, existem muitos casos de pais como PDC que, encarando com naturalidade a passagem para o 1º ano

, facilitam enormemente a adaptação dos filhos a um contexto novo, mas não necessariamente ameaçador

!