Ora bem, tendo sido eu tanto mãe como adolescente ainda me lembro muito bem como eram as coisas lá por casa e o que eu sentia na altura.
Sinceramente, sair e apanhar bebedeiras desde os 12 anos a mim não me parece nada boa ideia. E também há que ver uma coisa: há saídas e saídas. Por exemplo, com 12 anos sair para ir com os amigos ao cinema não tem nada de mal; sair para ir a discotecas e afins, claro que tem.
No entanto, essas coisas também variam de filho para filho - falo por mim, que não era nenhum anjinho, mas nunca me deu para beber nem fumar - talvez porque a minha mãe sempre nos manteve a par das coisas menos boas que aconteciam... como comas alcoólicos e afins.
Tem que haver abertura suficiente para se entenderem. Não sair até aos 16 anos acho sinceramente um exagero, mas também não digo que com 16 anos devam chegar às 6h da manhã a casa. Além disso, é sempre preferível saber onde eles vão e com quem vão, do que eles arranjarem maneira de fazer tudo às escondidas e depois há algum acidente e ninguém sabe onde eles páram.
|