A amamentação - Fórum PAIS & Filhos
 Rede MPL:

Fórum PAIS & Filhos  

Ir Para Trás   Fórum PAIS & Filhos > Geral > Amamentação
Registar Perguntas Frequentes Membros Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Amamentação Porque é mais importante o leite materno.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Modos de visualização
Antigo 10-04-09, 16:38:52   #1 (permalink)
Feto

Data de Registo: Dec 2008
Por Defeito A amamentação

Muito se debate sobre o aleitamento materno mas também sobre os leites adaptados para lactentes quando a amamentação, por algum motivo, não é bem sucedida.
Todas nós temos presente as vantagens da amamentação, quer a nível nutricional, quer a nível do vinculo afectivo que se cria entre a mãe e o seu bebé. Durante as minhas últimas semanas de gravidez, quando era vista por uma enfermeira antes da consulta de obstetrícia ter lugar, comecei a levar para casa uma panóplia de informação sobre as vantagens da amamentação. Quando a minha filha nasceu e, no recobro, uma das enfermeiras me perguntou se eu queria dar peito, eu disse que sim. Foi uma sensação única, de facto. Nada do que eu lera me preparara para a ternura de ter a minha filha junto a mim, a mamar do meu peito, junto ao meu coração. Seria o tal “vinculo” de que se fala? Sim, sem dúvida. Mas é muito mais do que isso, é algo que transborda toda e qualquer expectativa ou idealização.
A Joana nasceu com 37 semanas e 2 dias e passou alguns dias na neonatologia porque necessitava de uma maior maturação pulmonar. Logo no dia em que nasceu, foi para a incubadora, pouco tempo depois de lhe dar o peito pela primeira vez. Ainda hoje não consigo descrever o vazio que senti perante a realidade de a não ter junto a mim. Foram dias penosos que eu não gosto de recordar mas que se encontram exaustivamente descritos no arquivo de Outubro e Novembro de 2007, do meu blog. Na incubadora, a Joana passou a ser alimentada com uma sonda e eu tive o primeiro contacto com as bombas de tirar leite da Medela. Logo no dia a seguir ao parto, comecei a estimular o meu peito com a bomba para que a Joana bebesse sempre o meu leite. Passados alguns dias, e tendo já a Joana saído da incubadora, coloquei-a novamente ao meu peito. Que saudades. De tudo. Do quentinho dela, daquela espécie de abraço silencioso que nos envolvia, de olhar para ela e senti-la saciada.
No entanto, por volta dos 3 meses, a minha produção de leite começou a diminuir, apesar de eu estimular o peito de 3 em 3 horas, de dia e de noite, e de ter uma alimentação equilibrada.
Chegou o leite adaptado. Sem recriminações ou sentimentos de culpa. Sei que fizera tudo o que estava ao meu alcance para que a Joana bebesse, durante o maior período de tempo possível, o meu leite. Foram 3 meses. Poderiam ser 1, 2, 6, 9, 12 meses. Mas foram 3. Se eu já não tinha leite suficiente para o apetite dela, porquê martirizar-me com questões que não me ajudariam em nada (do tipo “3 meses é pouco, ela precisava de mais...”, “porque é que eu não tenho leite suficiente?”, “em que é que eu falhei para não ter mais leite para dar à minha filha?”), ficar fragilizada, passar este sentimento para a Joana (porque os bebés sentem o nosso estado de espírito, provavelmente mais cedo do que nós mesmas) e insistir numa amamentação que já não a deixava completamente saciada?
Posso dizer-vos que a Joana adaptou-se muito bem ao leite de fórmula, tal como à tetina. Tivemos que experimentar vários modelos, verdade seja dita, até encontrarmos o seu preferido (Chicco). Ainda hoje tenho uma gaveta com cerca de 8 biberons e tetinas diferentes!
Sou a favor da amamentação, sim, mas sou contra certa opiniões fundamentalistas sobre a mesma. Não compreendo como é que há pessoas, como tenho lido e ouvido aqui e ali, quer em livros quer em relatos de outras mães, que recriminam uma mãe que deixa de amamentar, seja por que razão for. Como se a mãe que deixa de dar peito fosse “menos mãe” do que as demais. Como se a mãe que deixa de dar peito fosse “menos boa mãe” por isso. Como se o bebé alimentado a leite adaptado não tivesse um vinculo tão especial e estreito com a sua mãe. Como se um bebé alimentado a leite adaptado fosse menos inteligente e/ou saudável do que um bebé amamentado até aos x meses. Certamente que o leite materno tem vastíssimas vantagens para a maturação do sistema nervoso (central e periférico) do bebé, bem como para a criação de mais defesas naturais. Mas a inteligência e a saúde não dependem apenas da amamentação. Dependem (também) de uma constelação de outros factores, como da estimulação do meio e da genética individual de cada um de nós. É por isso que por vezes fico algo céptica face a certos estudos que dizem coisas como “O QI nos bebés amamentados é superior ao dos bebés alimentados a leite de fórmula”. Pergunto-me: como é que conseguiram isolar a variável “amamentação” e excluir todas as outras que rodeiam o bebé (meio ambiente, responsividade, disponibilidade e sensibilidade dos pais, entre outras)? Estes estudos são informativos, sem dúvida, mas não deixam de trazer consigo alguma carga culpabilizadora para as mães que não conseguiram levar a amamentação até onde desejariam. Para não falar das mães que, pura e simplesmente, não desejam dar peito desde o primeiro minuto. E daí? Serão elas “menos mães” do que as demais? Sinceramente, não creio.
Há dias encontrei um documento intitulado “Código internacional de marketing de substitutos de leite materno,biberões e tetinas” que defende que há mães que não amamentam ou que deixam de amamentar à mínima dificuldade com a qual se deparam neste processo porque a máquina de marketing de empresas dedicadas à elaboração de produtos vários para bebés é poderosíssima. Leiam o documento (é de breve leitura) e partilhemos opiniões sobre o mesmo. Eis o link: http://www.arsalgarve.min-saude.pt/s...=raw&Itemid=98

Beijinhos,

Sofia
acegonhacorderosa está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Responder

Ferramentas do tópico
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts