Rede MPL:

Fórum PAIS & Filhos  

Ir Para Trás   Fórum PAIS & Filhos > Geral > Amamentação
Registar Perguntas Frequentes Membros Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Amamentação Porque é mais importante o leite materno.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Pesquisar neste tópico Modos de visualização
Antigo 07-12-09, 09:40:43   #1 (permalink)
Directora

Data de Registo: Oct 2008
Por Defeito prisão?

Tenho recebido relatos de mães que, sendo entusiastas da amamentação exclusiva até aos seis meses de idade do bebé, acabam por assumir essa tarefa como uma missão e espírito de sacrifício porque ficam presas e não conseguem fazer quase nada. Estão sempre dependentes das horas do bebé e às vezes precisam de se afastar para fazerem qualquer coisa diferente como ir passear, comprar, sair à noite para jantar. E não podem se não forem com o bebé atrás. Estas mães acabam por viver momentos de enome ambivalência porque não abdicam da sua opção de amamentar em exclusividade mas muitas vezes apatece-lhes desistir. O que pensam as mães deste fórum? São sentimentos comuns?
mariajcosta está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 07-12-09, 20:22:25   #2 (permalink)
Embrião

Data de Registo: Nov 2008
Por Defeito Uma pequenina prisão

Boa noite,

Por estranho que pareça eu não sinto qualquer prisão até aos quatro meses, mas depois disso parece um fardo horrível ter de continuar a amamentar. É como se sentisse que durante a licença de maternidade estou ali para os meus bebés e mais nada e quando esta acaba eu regresso!
Eu gosto de amamentar, mas a partir de determinado momento sinto que a amamentação me limita enquanto mulher, especialmente porque queria voltar à forma antiga e não o consigo enquanto amamento.
os meus filhos mamaram em exclusivo até aos quatro meses, mas apartir daí comecei o desmame por opção. No caso das minhas filhotas mais velhas, voltei a trabalhar ao quatro meses e antes dos cinco já tinha feito o desmame total. Desta vez como estou a gozar férias após a licença ainda estou a amamentar (ele faz cinco meses amanhã) mas já comecei a retirar algumas mamadas para poder regressar em pleno ao trabalho para a semana.
Eu compreendo que amamentar seja uma pequena prisão, não em termos de horário, pois para isso podemos tirar o leite e congelar, mas em termos pessoais, pois sinto-me mais mãe, mas menos mulher enquanto amamento...
carla ventura está offline   Responder com citação
Antigo 07-12-09, 21:53:11   #3 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Data de Registo: Mar 2009
Por Defeito

Pra mim foi tão confuso o dar de mamar. A filhota n tinha força, tirar de bomba e secar. Mas francamente julguei ser maravilhoso e foi horrivel. E ainda no hospital c a mama de fora, a inexperiência e os olhares das visitas... pois detestei. N costumo ser de grandes vergonhas mas n gostei de estar assim exposta.
E foram apenas duas terriveis semanas. E n m sentia nada mulher e n me sentia nada mãe pq n correu nada bem. As pressões das enfermeiras e por ai.
Pipa está offline   Responder com citação
Antigo 17-12-09, 14:58:30   #4 (permalink)
Directora

Por Defeito Exactamente

É exactamente o que me dizem muitas mulheres. E compreendo perfeitamente. E parece um argumento muito relevante.
Citação:
Originalmente Colocado por carla ventura Ver Post
em termos pessoais, pois sinto-me mais mãe, mas menos mulher enquanto amamento...
Antigo 16-01-10, 22:08:20   #5 (permalink)
Embrião

Por Defeito É uma fase!

Custa-me um bocadinho ouvir estas opiniões... não quero julgar ninguém, mas custa-me.
Acho que a decisão de ser mãe deve ser plena, e caramba, o tempo de amamentação é uma fase, se tudo correr bem muito curta relativamente ao tempo da nossa vida!
Amamentei os meus 2 filhos durante 1 ano cada um. Sim, para o final estava cansada, é lógico que não me sentia a mesma mulher, mas eles são as nossas crias, são bebés durante pouco mais de um ano e precisam de nós. O que é que interessa se não se vai ao cinema ou jantar fora durante essa fase???!!! Vai-se a seguir, há-de haver muito tempo para isso no resto das nossas vidas.
Não consigo deixar de pensar que é um pouco egoísta essa visão...
Rita está offline   Responder com citação
Antigo 17-01-10, 21:10:41   #6 (permalink)
Embrião

Por Defeito opções

Boa noite,
Não concordo nada com a ideia de que somos mais mães se amamentarmos mais tempo!!!!!
Amamentei os meus 3 filhos cerca de 5 meses e foi fantástico para eles. São crianças super saudáveis, alegres, inteligentes, educadas e respeitadoras... Mais do que o leite da mãe tiveram de mim amor, carinho e apoio incondicional.
Há mães que nunca deram de mamar - por opção ou porque não puderam - e têm filhos saudáveis e maravilhosos......
Amamentar faz bem às crianças? Claro que sim, mas sem exageros....
Como todas as opções que fazemos diariamente para os nossos filhos, também o tempo de amamentação é uma delas, e penso que tal como todas as mães optamos para o bem dos nossos filhos e no meu caso, o bem estar deles passa pelo meu!
Pelo menos no meu caso não deixei de amamentar para poder sair ou ter liberdade pois a amamentar tinha a mesma liberdade que tenho hoje... a de uma mãe de 3 filhos!!!!!!
carla ventura está offline   Responder com citação
Antigo 17-01-10, 21:42:12   #7 (permalink)
Embrião

Por Defeito Mal interpretada

Já calculava que iria ser mal interpretada... não me considero mais mãe por causa de ter dado de mamar mais tempo. Agora uma recém mamã sentir-se presa pelo bebé porque quer ir ao cinema, por favor... Não quero dizer que é o caso de quem colocou os posts aqui. Mas é que conheço vários casos assim, e revolta-me um bocadinho. Se não estamos dispostas a sacrificar-nos um pouco pelos nosso filhos quando são tão bebés e dependentes... o que é que isso poderá significar no futuro?
É certo que para mim não foi sacrifício. Também não foi um mar de rosas, no início doía-me horrores, e no fim já me sentia fisicamente exausta, mas no global é um tempo que recordo com muita ternura.
Não sou fundamentalista. Se a mãe não gosta, não vale a pena é claro.
Rita está offline   Responder com citação
Antigo 18-01-10, 08:49:57   #8 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Por Defeito

Desculpem o que aqui vou dizer mas dar de mamar parece-me mto animal e pouco humano. è estranho dizer isto pq sempre fui a favor de dar de mamar. Eu não dei pq minha filha não teve força e não quis. Mas, na verdade das tentavivas achei-me mto desconfortável e exposta. E fiquei meia bloqueada qto à sensualidade. Hj após dois anos e meio após esses episódios de dar de mamar sinto-me pouco à vontade com a sensualidade do peito. Nunca julguei que iria ser assim.
Antigo 19-01-10, 12:18:31   #9 (permalink)
Directora

Por Defeito

Ora aqui está um tema que demorou mas tal como eu previa mostra como há áreas ainda tabús. Eu tenho a maior pena de não ter conseguido amamentar muito tempo em exclusividade. Adorava aqueles momentos de intimidade e sintonia perfeitos e, tal como a Rita ou a Carla escrevem, não cheguei a sentir cansaço nem prisão. Porque de qualquer forma nos primeiros meses eu só queria mesmo era saber deles e estar com eles. Foi assim. Não é bem nem mal, não é certo nem errado. Mas compreendo perfeitamente que a partir de uma certa altura deixe de ser um prazer por constituir uma prisão seja social ou individual.
Também conheços casos como o que a Pipa descreve em que a mistura dos dois papéis mãe e mulher se complicou. E muito. talvez seja daqueles momentos em que procurar ajudar faz sentido.
Antigo 20-01-10, 09:12:16   #10 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Por Defeito

Um bom tema pra V/ revista. Pq este tema é abordado pelos beneficios do bebe e esquecem-se de abordar o lado da mãe. Ainda n comprei revista este mes ainda n ta no quiosque. Parece.me interessante pela pag do site pais e filhos.,
Responder

Ferramentas do tópico Pesquisar neste tópico
Pesquisar neste tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado
Smilies são Ligado
[IMG] code is Ligado
Código HTML está Desligado
Trackbacks are Ligado
Pingbacks are Ligado
Refbacks are Ligado

Hora GMT. Agora são 02:24:59.

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.