|
||||
|
|
|||||||
| Amamentação Porque é mais importante o leite materno. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do tópico | Modos de visualização |
|
|
#1 (permalink) |
|
Directora
Data de Registo: Oct 2008
|
Tenho recebido relatos de mães que, sendo entusiastas da amamentação exclusiva até aos seis meses de idade do bebé, acabam por assumir essa tarefa como uma missão e espírito de sacrifício porque ficam presas e não conseguem fazer quase nada. Estão sempre dependentes das horas do bebé e às vezes precisam de se afastar para fazerem qualquer coisa diferente como ir passear, comprar, sair à noite para jantar. E não podem se não forem com o bebé atrás. Estas mães acabam por viver momentos de enome ambivalência porque não abdicam da sua opção de amamentar em exclusividade mas muitas vezes apatece-lhes desistir. O que pensam as mães deste fórum? São sentimentos comuns?
|
|
|
|
| Links Patrocinados: | |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Embrião
Data de Registo: Nov 2008
|
Boa noite,
Por estranho que pareça eu não sinto qualquer prisão até aos quatro meses, mas depois disso parece um fardo horrível ter de continuar a amamentar. É como se sentisse que durante a licença de maternidade estou ali para os meus bebés e mais nada e quando esta acaba eu regresso! Eu gosto de amamentar, mas a partir de determinado momento sinto que a amamentação me limita enquanto mulher, especialmente porque queria voltar à forma antiga e não o consigo enquanto amamento. os meus filhos mamaram em exclusivo até aos quatro meses, mas apartir daí comecei o desmame por opção. No caso das minhas filhotas mais velhas, voltei a trabalhar ao quatro meses e antes dos cinco já tinha feito o desmame total. Desta vez como estou a gozar férias após a licença ainda estou a amamentar (ele faz cinco meses amanhã) mas já comecei a retirar algumas mamadas para poder regressar em pleno ao trabalho para a semana. Eu compreendo que amamentar seja uma pequena prisão, não em termos de horário, pois para isso podemos tirar o leite e congelar, mas em termos pessoais, pois sinto-me mais mãe, mas menos mulher enquanto amamento... |
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Bebé
Data de Registo: Mar 2009
|
Pra mim foi tão confuso o dar de mamar. A filhota n tinha força, tirar de bomba e secar. Mas francamente julguei ser maravilhoso e foi horrivel. E ainda no hospital c a mama de fora, a inexperiência e os olhares das visitas... pois detestei. N costumo ser de grandes vergonhas mas n gostei de estar assim exposta.
E foram apenas duas terriveis semanas. E n m sentia nada mulher e n me sentia nada mãe pq n correu nada bem. As pressões das enfermeiras e por ai. ![]()
|
|
|
|
|
|
#5 (permalink) |
|
Embrião
|
Custa-me um bocadinho ouvir estas opiniões... não quero julgar ninguém, mas custa-me.
Acho que a decisão de ser mãe deve ser plena, e caramba, o tempo de amamentação é uma fase, se tudo correr bem muito curta relativamente ao tempo da nossa vida! Amamentei os meus 2 filhos durante 1 ano cada um. Sim, para o final estava cansada, é lógico que não me sentia a mesma mulher, mas eles são as nossas crias, são bebés durante pouco mais de um ano e precisam de nós. O que é que interessa se não se vai ao cinema ou jantar fora durante essa fase???!!! Vai-se a seguir, há-de haver muito tempo para isso no resto das nossas vidas. Não consigo deixar de pensar que é um pouco egoísta essa visão... |
|
|
|
|
|
#6 (permalink) |
|
Embrião
|
Boa noite,
Não concordo nada com a ideia de que somos mais mães se amamentarmos mais tempo!!!!! Amamentei os meus 3 filhos cerca de 5 meses e foi fantástico para eles. São crianças super saudáveis, alegres, inteligentes, educadas e respeitadoras... Mais do que o leite da mãe tiveram de mim amor, carinho e apoio incondicional. Há mães que nunca deram de mamar - por opção ou porque não puderam - e têm filhos saudáveis e maravilhosos...... Amamentar faz bem às crianças? Claro que sim, mas sem exageros.... Como todas as opções que fazemos diariamente para os nossos filhos, também o tempo de amamentação é uma delas, e penso que tal como todas as mães optamos para o bem dos nossos filhos e no meu caso, o bem estar deles passa pelo meu! Pelo menos no meu caso não deixei de amamentar para poder sair ou ter liberdade pois a amamentar tinha a mesma liberdade que tenho hoje... a de uma mãe de 3 filhos!!!!!! |
|
|
|
|
|
#7 (permalink) |
|
Embrião
|
Já calculava que iria ser mal interpretada... não me considero mais mãe por causa de ter dado de mamar mais tempo. Agora uma recém mamã sentir-se presa pelo bebé porque quer ir ao cinema, por favor... Não quero dizer que é o caso de quem colocou os posts aqui. Mas é que conheço vários casos assim, e revolta-me um bocadinho. Se não estamos dispostas a sacrificar-nos um pouco pelos nosso filhos quando são tão bebés e dependentes... o que é que isso poderá significar no futuro?
É certo que para mim não foi sacrifício. Também não foi um mar de rosas, no início doía-me horrores, e no fim já me sentia fisicamente exausta, mas no global é um tempo que recordo com muita ternura. Não sou fundamentalista. Se a mãe não gosta, não vale a pena é claro. |
|
|
|
|
|
#8 (permalink) |
|
Bebé
|
Desculpem o que aqui vou dizer mas dar de mamar parece-me mto animal e pouco humano. è estranho dizer isto pq sempre fui a favor de dar de mamar. Eu não dei pq minha filha não teve força e não quis. Mas, na verdade das tentavivas achei-me mto desconfortável e exposta. E fiquei meia bloqueada qto à sensualidade. Hj após dois anos e meio após esses episódios de dar de mamar sinto-me pouco à vontade com a sensualidade do peito. Nunca julguei que iria ser assim.
|
|
|
|
|
|
#9 (permalink) |
|
Directora
Data de Registo: Oct 2008
|
Ora aqui está um tema que demorou mas tal como eu previa mostra como há áreas ainda tabús. Eu tenho a maior pena de não ter conseguido amamentar muito tempo em exclusividade. Adorava aqueles momentos de intimidade e sintonia perfeitos e, tal como a Rita ou a Carla escrevem, não cheguei a sentir cansaço nem prisão. Porque de qualquer forma nos primeiros meses eu só queria mesmo era saber deles e estar com eles. Foi assim. Não é bem nem mal, não é certo nem errado. Mas compreendo perfeitamente que a partir de uma certa altura deixe de ser um prazer por constituir uma prisão seja social ou individual.
Também conheços casos como o que a Pipa descreve em que a mistura dos dois papéis mãe e mulher se complicou. E muito. talvez seja daqueles momentos em que procurar ajudar faz sentido. |
|
|
|
|
|
#10 (permalink) |
|
Bebé
|
Um bom tema pra V/ revista. Pq este tema é abordado pelos beneficios do bebe e esquecem-se de abordar o lado da mãe. Ainda n comprei revista este mes ainda n ta no quiosque. Parece.me interessante pela pag do site pais e filhos.,
|
|
|
|
![]() |
| Ferramentas do tópico | |
| Modos de visualização | |
|
|