|
||||
|
|
|||||||
| Casal O tempo para namorar é muito importante e merecedor de ser discutido neste espaço. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do tópico | Modos de visualização |
|
|
#1 (permalink) |
|
Recém-nascido
Data de Registo: Nov 2008
|
É um tema delicado... como tudo aquilo que não se enquadra na perspectiva mais tradicional de família...
Os casais homossexuais reivindicam ao longo dos anos o direito ao casamento e anseiam por poderem adoptar crianças... no caso das mulheres, há casos em que um dos elementos do casal engravida e a criança é educada no seio de uma "família" diferente daquilo a que estamos acostumados... A mim, o que mais me causa apreensão não é tanto o facto da criança ser educada sem uma referência masculina e outra feminina claras e distintas... hoje em dia, com o número de divórcios e família monoparentais isso também acontece... Por outro lado, existem sempre avós, tios, primos,... que podem equilibrar a "falta" da figura de referência de determinado sexo... O que me aflige sim e me causa alguma apreensão é a aceitação pela própria sociedade destas crianças, sujeitas ao longo da vida aos comentários, aos preconceitos, às piadas maldosas,... Qual é a vossa opinião? Os casais homossexuais deviam poder adoptar crianças? Porquê?? |
|
|
|
| Links Patrocinados: | |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Bebé
Data de Registo: Mar 2009
|
Os casais homossexuais deviam ter os mesmos direitos dos outros casais.
Mas concordo:'O que me aflige sim e me causa alguma apreensão é a aceitação pela própria sociedade destas crianças, sujeitas ao longo da vida aos comentários, aos preconceitos, às piadas maldosas,... 'Sissy. Complicado!!! Sou contra a discriminação e daí ser a favor de direitos iguais mas, as crianças sujeitas à pressão da sociedade. Não sei o que dizer!! |
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: May 2009
|
Olá Sissy,
Sim, tema muito, muito delicado, tens razão. A minha opinião é não. Não está em causa o amor e dedicação que uma familia homossexual poderá proporcionar a uma criança. Na minha opinião, e como referiste, uma criança necessita de dois modelos, um feminino e outro masculino. E o mais saudável para ela, para o seu desenvolvimento. Ajuda-a a definir os papéis, a identidade, os conceitos de género. Ter um pai e um pai ou uma mãe e uma mãe não é natural. A Natureza não o dita. Tal como não dita o casamento entre uma mulher e outra mulher ou entre um homem e outro homem. Não é natural, o conceito de casamento não é esse! Como é que uma criança poderia explicar aos seus amiguinhos (que tantas perguntas colocam e perguntas sempre directas!) que tem um pai e um pai ou uma mãe e uma mãe? Complicado, a meu ver...não consigo, realmente, ser liberal neste ponto... Beijocas! |
|
|
|
|
|
#4 (permalink) |
|
Recém-nascido
|
Realmente, é verdade Little Thomas
...Há uns tempos atrás, as crianças que tinham os pais separados eram olhadas de lado... os próprios professores/educadores não sabiam muito como lidar com essas situações... Salvavam-se os mais sensíveis e sensatos para conter a segregação que os próprios miúdos fazem de tudo aquilo que é diferente... Ainda me lembro de uma professora que quis obrigar um menino a fazer o postal para o Dia do Pai (esse menino tinha apenas 6 anos e os pais estavam separados... o pai tinha abandonado o garoto e a mãe nem sabia dele!!) .Com crianças criadas por casais homossexuais, o confronto com as outras crianças e mesmo com adultos, podem tornar-se situações muito complicadas de gerir ... Além disso, concordo que seja contra-natura... Todas as decisões têm consequências... se uma mulher ou um homem decide assumir a sua homossexualidade tem de aguentar com as consequências!! Não poder casar nem adoptar crianças são algumas delas ...
|
|
|
|
|
|
#5 (permalink) |
|
Bebé
Data de Registo: Mar 2009
|
Eu não tenho grande conhecimento sobre esta matéria mas tenho a ideia de que a homossexualidade pode passar não por opção mas mesmo pela propria natureza assim o ditar! E agora? O que pensamos disto?
Vai passar pela mudança de actitude e mentalidade. Parecido com os filhos de casais divorciados. As primeiras crianças foram alvo de grande critica e com o tempo as mentalidades moldaram-se â nova situação. Julgo que com as crianças de casais homossexuais será parecido. Última edição por Pipa : 09-06-09 às 17:21:35 |
|
|
|
|
|
#6 (permalink) |
|
Feto
|
Sim Pipa, a forma como olhamos para a homossexualidade traduz de certa forma uma atitude, uma mentalidade, as raizes culturais...eu, sou franca, sou muito tradicional nestas questões. Para mim, não é natural. Não condeno, não aponto o dedo, não discrimino. Apenas guardo a opinião para mim quando vejo um casal de homossexuais. E, bem, partilhei aqui a minha opinião que uma criança necessita de um modelo feminino e masculino. Necessita das duas referências. É como se fosse uma balança.
Beijocas! |
|
|
|
|
|
#7 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Oct 2008
|
Neste assunto, infelizmente ainda "delicado", concordo com a Pipa, parece-me que uma vez mais, passa pela mudança de atitude e de mentalidades, tal como aconteceu com filhos de pais separados!
![]() A nossa sociedade ainda convive mal com as minorias, sejam elas de que tipo forem, não são só os homossexuais que são olhados de lado, outras minorias também o são, por exemplo, continua a haver escolas que tentam evitar a presença de deficientes e pais que vão aos conselhos executivos exigir esclarecimentos por não compreênderem porque é que os seus filhos têm colegas deficientes integrados na turma... ![]() A homossexualidade ainda é vista por muitas pessoas como uma questão de opção, como uma escolha pessoal, quando os estudos mostram que a opção sexual não é algo que livremente se escolhe. São mtos os relatos de homossexuais que tentaram contrariar essa tendência e acabaram por a assumir, porque se sentiam progressivamente mais frustados, já que remavam contra algo que lhes era muito intrínseco. Portanto, parece-me que assim sendo, o "não ser natural", não faz sentido! O grande problema e risco, que se coloca relativamente á adopção por parte de casais homossexuais não estará tanto, na sua capacidade de amar e educar uma criança (essa capacidade é algo próprio do individuo como ser, independentemente da sua orientação sexual), mas antes na discriminação de que essa poderá ser alvo. No entanto, penso que correr este risco, poderá ser muito menos perigoso para o desenvolvimento integral da criança, do que mantê-la integrada em famílias profundamente disfuncionais ou institucionalizadas anos e anos a fio. Se ninguém se atrever a quebrar este ciclo, nunca se darão passos no sentido de quebrar mentalidades... Sissy, peço desculpa, mas não poderei concordar, não vejo "contra-natura" na orientação sexual, de cada um. Todos nós, heterossexuais, homossexuais ou bissexuais, temos que assumir nossos deveres e direitos!! E estes têm que ser iguais para todos, logo se os casais heterosexuais, têm o direito ao casamento e à adopção, também os outros deverão ter esses mesmos direitos! ![]() Todos diferentes, todos iguais... Bjs |
|
|
|
|
|
#8 (permalink) |
|
Feto
|
Olá!
Eu penso que existe uma profunda confusão entre "direitos" e o que é o mais harmonioso para o desenvolvimento pleno da criança. Por favor, não me digam que é natural uma criança crescer com um pai e um pai ou com uma mãe e uma mãe. Não está em causa o amor e dedicaçao que um ser humano nutra por uma criança. Está, efectivamente, no facto da criança necessitar de dois modelos (de género) distintos. E, por favor, não me venham dizer que os homossexuais são minoria. Eles assim se intitulam. Parece que se auto-vitimizam. E por assim acharem é que organizam as paradas gay que, a meu ver, são uma verdadeira palhaçada. Para quê? Para chamarem a atenção dos seus direitos? Mas todo o ser humano tem direitos! Direitos de quê? Para se casarem? Para adoptarem? Para não serem olhados de lado pela sociedade? Quem está de bem consigo não precisa de se expôr desta forma! ![]() Beijocas! |
|
|
|
|
|
#9 (permalink) |
|
Recém-nascido
|
Manucha, depende muito da forma como encaramos as coisas... a nossa sociedade convive mal com as minorias... certo, mas não é bem a mesma coisa falarmos de pessoas com deficiências e de homossexuais!!
É totalmente diferente o facto da sociedade não aceitar o casamento entre homossexuais e a adopção e o facto das crianças com deficiências serem mal aceites nas escolas!!! A inclusão de crianças com necessidades especiais está legislada há muitos anos!! Estamos a falar de um direito que elas têm e que nem faz sentido não ser respeitado !!Em relação aos estudos que mostram que a opção sexual não é algo que livremente se escolhe, bem são estudos, como disse, baseados nos relatos de homossexuais... portanto há sempre margem para dúvidas, porque depois de assumirem a sua sexualidade a forma como percepcionam os acontecimentos do passado pode, entretanto, estar distorcida e acharem convictamente que sempre se sentiram assim ... Eu, pessoalmente, continuo a achar que é uma opção, claro que é mais complexa do que acordar um dia e decidir que se é homossexual, mas não deixa de ser uma opção e é, sim, contra-natura porque o que é natura são os machos acasalarem com as fêmeas, em todo o reino animal !!Concordo consigo em relação à ideia de que a capacidade de amar e educar uma criança é algo próprio do individuo independentemente da sua orientação sexual, e que não é saudável para o desenvolvimento de uma criança mantê-la numa família disfuncional ou institucionalizada indefinidamente , contudo a mudança de mentalidade que é necessária para que os casais homossexuais possam adoptar parece-me um passo de gigante! Antes disso, não fará mais sentido facilitar a adopção de crianças por casais mais "tradicionais"?? Sim, porque estes têm imensas dificuldades em preencherem os critérios tão exigentes dos centros de adopções !!! Quero deixar claro que não olho de lado as pessoas que têm uma orientação sexual diferente da minha (sejam homossexuais ou outras situações diferentes do "tradicional") simplesmente acho que as mentalidades não mudam assim porque, de repente, as pessoas reivindicam a aceitação daquilo que é diferente... Deve-se sim considerar os riscos de nos tornarmos tão liberais !!
|
|
|
|
|
|
#10 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Oct 2008
|
Pois...tenho uma opinião diferente...
![]() É certo que a inclusão de crianças com necessidades especiais, está legislada há mtos anos, mas essa legislação funciona na prática, é respeitada, Sissy? Quando é a própria sociedade, que ao ver uma criança "diferente", olha de lado, afasta-se, finge que não vê, só porque é diferente, têm uma aparência diferente, como é que se consegue fazer valer uma lei na escola, qdo são os próprios pais (ou seja a sociedade), que não concordam com ela! Porque uma coisa é andarmos todos a dizer que somos solidários, que essas crianças têm que ser ajudadas, que têm que haver condições e leis para elas terem tudo o que as outras têm;Mas quando essa criança se cruza conosco na rua ou pertence á turma do nosso filho, infelizmente, a postura aí muda...
|
|
|
|
![]() |
| Ferramentas do tópico | |
| Modos de visualização | |
|
|