obesos - Fórum PAIS & Filhos
 Rede MPL:

Fórum PAIS & Filhos  

Ir Para Trás   Fórum PAIS & Filhos > Geral > Dos 6 aos 10 anos
Registar Perguntas Frequentes Membros Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Dos 6 aos 10 anos Nesta altura, começa o ensino básico para as nossas crianças. Por isso, reservámos este espaço para relatarmos as alegrias e tristezas desta fase tão importante na vida das crianças.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Modos de visualização
Antigo 19-02-09, 15:41:26   #1 (permalink)
Directora

Data de Registo: Oct 2008
Post obesos

Não podemos ceder às chantagens quando os nossos filhos nos fazem cara triste e miserável porque todos os amigos vão ao Macdonald's menos eles. Se queremos que eles cresçam saudáveis e equilibrados temos de lhes explicar que não será essa a arazão porque passarão a ir. Não vão porque a comida de lá faz mal e nós preocupamo-nos com eles mesmo que eles não entendam. Nós não somos os amigos deles. Somos pais e vamos ter de assumir decisões antipáticas durante muitos anos. Não podemos é conscientemente contribuir para o aumento da taxa de obesidade infantil no país.
mariajcosta está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 26-02-09, 15:41:24   #2 (permalink)
Embrião

Data de Registo: Feb 2009
Por Defeito

Fruto proibido é e será sempre o mais apetecido... não concordo com discursos fundamentalistas contra MacDonalds ou qualquer outra coisa pois o mais importante são os hábitos alimentares, ou seja, é a alimentação que as crianças fazem em casa e na escola, diariamente, e não a ida esporádica a um dos "templos" do fast-food. Até porque as proibições dos pais acabam no momento em que as crianças (cada vez mais cedo!) ganham alguma autonomia no consumo - e aí, o que foi negado durante anos surge como a mais apetecível das tentações!
becas está offline   Responder com citação
Antigo 26-02-09, 17:07:11   #3 (permalink)
PDC
Feto

Data de Registo: Dec 2008
Por Defeito

Ir ao McDonalds uma vez por mês não tem mal. O que tem mal é não comer sopa todos os dias, não comer fruta todos os dias, trocar água por sumos e refrigerantes e exagerar nas comidas que se gostam como esparguete à bolonhesa, ovos com salsicha e coisas do género.
PDC está offline   Responder com citação
Antigo 27-02-09, 11:52:00   #4 (permalink)
Directora

Post Sejamos honestos

Apontem-me exemplos de famílias que vão APENAS uma vez por mês ao Mac Donald's ou que não comprem fast-food para casa como pizzas ou comidas pré cozinhadas. Claro que não concordo com moralismos e fundamentalismos mas a verdade é que se só estivéssemos a falar de uma ida por mÊs o país não estaria com a taxa de obesidade infantil tão elevada. Chocolates, ovos kinder, batatas fritas,refrigerantes. ice tea cheio de açucar, cereais altamente calóricos, etc, etc. E tal como se recomenda, as vosssa crianças têm uma actividade física diária de hora e meia? E em frente à televisão quanto tempo passam? são estas as contas que temos de fazer. se for esse o caso dou os parabéns. São uma excepção.
Antigo 27-02-09, 16:22:30   #5 (permalink)
PDC
Feto

Data de Registo: Dec 2008
Por Defeito

A minha NUNCA foi ao McDonalds. Minto, foi uma vez com um parente.

Fast-food: umas pizzas de vez em quando, nem sequer mensalmente.

Compramos é comida já feita, mas comida "normal", apesar de ser de restaurante.

Quanto à actividade física diária de hora e meia até arrisco que deve de ter, no recreio da escola.
PDC está offline   Responder com citação
Antigo 02-03-09, 12:40:04   #6 (permalink)
Directora

Post espéctáculo

Caro PDC eu por acaso até calculava que o seu caso seria como explica. Mas o problema não somos nós. São a maioria das pessoas que apesar de suficientemente informados continuam a ceder aos pedidos normais dos filhos para ir ao Mac, ou às telepizza, ou a comprar comida pré-cozinhada que se leva ao forno ou a comer batatas fritas, ou, ou, ou. Eu também acho que não é preciso sermos fundamentalistas quando os nossos filhos nos pedem algum disparate. Ao sábado, por exemplo, lá em casa é o dia de seven up ao almoço e batatas fritas. Uma vez não faz mal. mas o mais velho foi ao MAC donald's pela primeira vez aos 6 anos. e, claro que nem gosta quer mesmo é os brinquedos. E se a sua filha corre e salta uma hora e meia no recreio quer dizer que é saudávelmente mexida. Claro que também não passa horas sentada à frente da televisão. Quem dera que a maioria fosse assim.
Antigo 03-07-09, 17:50:31   #7 (permalink)
Feto

manucha's Avatar

Question Houve mudanças de comportamento nas escolas?

A situação parece estar cada vez mais dramática!

Parece que vamos ter que enfrentar 2 pandemias no séc. XXI, a gripe A (H1N1) e a obesidade infantil!!!

Com todas as doênças que irão surgir, como consequência da obesidade ( Hipertensão, arteriosclerose, insuficiência cardiaca, angina de peito, hiperlipidémia, diabetes, gota, dispneia, apneia do sono, embolismo pulmonar, esteatose hepática, litíase vesicular, carcinoma do cólon, infertilidade, incontinência urinária de esforço, carcinoma do endométrio, carcinoma da mama, da próstata, hipersutismo, osteoartroses, hérnias, etc...) Assustados? Ah! pois é!!!

O futuro está "negro", torna-se emergente, mudar os hábitos alimentares das nossas crianças!

Segundo, artigo Pais&Filhos,

"no Reino Unido, por exemplo, uma directiva governamental proíbe a saída dos alunos na hora de almoço, para impedi-los de comer fast-food. Ao mesmo tempo foram criados menús escolares mais variados e saudáveis."

Os Pais deste forum, já verificaram nas escolas dos filhotes, mudanças e medidas, de forma a combater esta "tendência de obesidade" nas crianças?
manucha está offline   Responder com citação
Antigo 04-07-09, 22:14:38   #8 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Data de Registo: Mar 2009
Unhappy

E anorexia??? Também assusta??!!?

Ainda me recordo, numa das consultas com o pediatra da minha filha, o médico dizer: a sua filha tem anorexia infantil. Fiquei em panico. E continuou: muito frequente nestas idades.

Pois, a pequena passa dois a tres dias sem comer e só bebe agua e isto com dois anos. Ou fecha a boca e recusa-a a abrir para ingerir qualquer alimento. Beber 200 ml de leite e derivados e fazer pelo menos uma refeição (almoço ou jantar) é uma vitória imposta pelo pediatra.

E tudo aquilo que li em livros e revistas sobre educar um bebe à mesa fui obrigada a esquecer. Come na janela, a vêr tv, no chão ou onde calhar pois eu apenas quero que se alimente. Os constantes virus e bacterias em nada ajuda. E sempre o maldito percentil 5. Irrraaa!!!

Já parece, nas donas de casa desesperadas da fox, a modelo com filhas gordas!!!! E eu, pipa, que adoro comer e com uma filha (de dois anos) com anorexia infantil! Que sina!!

Última edição por Pipa : 04-07-09 às 22:22:02
Pipa está offline   Responder com citação
Antigo 07-07-09, 14:49:39   #9 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Data de Registo: Nov 2008
Smile Anorexia infantil.

Não é para assustar, Pipa... O problema dos diagnósticos, na minha opinião, é precisamente este: assustam!! Mais importante do que diagnosticar, é importante intervir ...
De facto, a anorexia infantil é mais comum do que se imagina...
Na verdade, existem 2 tipos de anorexia infantil: uma delas, rara, em que a criança revela uma recusa alimentar que surge em simultâneo com outras graves perturbações, do sono, do comportamento, sociais,... a outra, bastante comum, em que as dificuldades da criança são restritas à esfera alimentar. Se a tua filhota tem anorexia, com certeza que será deste tipo .

A causa da anorexia infantil pode ter a ver com uma sequência de episódios de perda de apetite, muitas vezes relacionados com estados de doença como viroses (a tua filhota tem estado muitas vezes doente, certo?), ou relacionados com difícil adaptação à alimentação sólida, ou ainda com "dores de crescimento", como é o caso da erupção dos dentes .

O que acontece é que, depois do motivo inicial da perda de apetite desaparecer (a doença, por exemplo), a alimentação fica associada a uma experiência negativa, criando deste modo uma nova perda de apetite. Os pais, perante isso, tentam tudo e mais alguma coisa para a criança comer, como dizes Pipa, ignorando tudo o que leram, estudaram, ouviram,... sobre alimentação infantil... mas são precisamente estas tentativas desesperadas de alimentar a criança que alimentam, ainda mais, o círculo vicioso de recusa alimentar que, a pouco e pouco, se vai transformar num hábito, e é aqui que surge a anorexia infantil ...
É por isso que este tipo de anorexia também é conhecida como anorexia de oposição... Porque é uma espécie de "guerra" entre a criança e quem a alimenta, geralmente a mãe.

Felizmente, esta anorexia infantil desaparece com alguma facilidade se as atitudes dos pais mudarem: assim, é fundamental deixar de utilizar os métodos que consistem em tentar convencer a criança a comer, bem como os castigos: bater, ralhar, enfiar a comida pela boca adentro,... (coisas incríveis que alguns pais utilizam quando a criança não come). Inicialmente, podem tentar não valorizar a recusa em comer (sempre com a orientação próxima do pediatra que deve informar os pais acerca da quantidade mínima que a criança precisa de comer para não adoecer...).
Nesta idade, pode resultar deixar a criança comer sozinha... a tua filhota, Pipa, está numa fase de conquista da sua autonomia: comer sozinha (mesmo sujando tudo à volta!!!) pode motivá-la a alimentar-se ...

Sem desesperos, Pipa... a minha experiência profissional é de que a mudança de atitude dos pais é um factor determinante na resolução deste problema ... Tenta esquecer o percentil 5 da tua filhota... Segue apenas a quantidade mínima que ela tem de comer e tenta que, seguindo estas estratégias, ela coma sem ansiedade, sem pressão,... tenta transformar o momento da refeição num momento agradável e descontraído, descentrando a atenção dela da comida para outras coisas mais interessantes para ela, mas de preferência sempre à mesa e sempre em família (os 3...). Pode, por exemplo, comer à mesa mas a ver um livro ou a fazer um puzzle, ou brincar com bonecos... porque não sentar uma bonequinha à mesa e dar-lhe comida também?
Vais ver que, com o tempo e com calma, tudo se resolve !!
Sissy está offline   Responder com citação
Antigo 07-07-09, 15:50:21   #10 (permalink)
Directora

Por Defeito

Não faz mal ter percentil 5 se for equilibrado em peso e altura. Eu tenho dois com esse percentil e como diz a pediatra se fizessem o percentil à mãe também dava percentil 5.
Acho as sugestões da sissy muito sensatas. E ela sabe do que fala. Aproveite as pistas Pipa.
Responder

Ferramentas do tópico
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado
Smilies são Ligado
[IMG] code is Ligado
Código HTML está Desligado
Trackbacks are Ligado
Pingbacks are Ligado
Refbacks are Ligado

Hora GMT. Agora são 19:24:47.

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.