Fardas na escola pública - Fórum PAIS & Filhos
 Rede MPL:

Fórum PAIS & Filhos  

Ir Para Trás   Fórum PAIS & Filhos > Geral > Dos 6 aos 10 anos
Registar Perguntas Frequentes Membros Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Dos 6 aos 10 anos Nesta altura, começa o ensino básico para as nossas crianças. Por isso, reservámos este espaço para relatarmos as alegrias e tristezas desta fase tão importante na vida das crianças.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Modos de visualização
Antigo 14-05-09, 14:14:46   #1 (permalink)
Jornalista

Data de Registo: Oct 2008
Por Defeito Fardas na escola pública

A Confap (Confederação Nacional das Associações de Pais) defende que as escolas públicas adoptem um uniforme para os seus alunos.

O que acham desta ideia?
plamurias está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 14-05-09, 14:36:22   #2 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Data de Registo: Nov 2008
Question Uniformes...

Para mim depende muito dos motivos da CONFAP... Uniformes, para quê ?? À partida, não gostaria ... por um lado porque a escola sendo o contexto onde as crianças de várias idades passam a maior parte do seu tempo, deve ser também um espaço para a diversidade a todos os níveis, por isso, também na escolha da roupa que se veste ... Quando as crianças começam a ter gosto pela roupa que usam e querem escolher, deve ser frustrante ter de usar todos os dias a mesma roupa !!!! Se eu fosse aluna, de certeza que iria odiar !!!
Nunca achei piada aos uniformes das crianças que frequentam os colégios privados... todos vestidinhos igual!!! Que desconsolo!!!! Ainda por cima os uniformes que conheço são tão formais!!!! A mim parece-me que os miúdos ficam vestidos como se fossem para uma cerimónia !!!! Deve ser super-desconfortável...
Sissy está offline   Responder com citação
Antigo 14-05-09, 14:52:33   #3 (permalink)
Jornalista

Data de Registo: Oct 2008
Por Defeito

A Confap fala em «esbater as desigualdades sociais», mas a notícia surge na sequência de uma escola que proibiu decotes exagerados, saias muito curtas ou calças muito descaídas.

Podem ler a notícia aqui.

A minha filha anda numa creche privada e tem farda. No princípio não achei piada nenhuma à ideia. Mas agora confesso que até dá jeito não ter de pensar na roupa de manhã. Mas não é uma farda exigente, é só um pólo e calças de ganga. Embore tenham camisa e saia plissada para os passeios e festas.
plamurias está offline   Responder com citação
Antigo 14-05-09, 15:47:54   #4 (permalink)
Feto

Angel's Avatar

Data de Registo: Jan 2009
Por Defeito

Por um lado confesso que os bibes ou as fardas acabam por uniformizar a imagem dos alunos quer aos olhos dos professores quer aos olhos uns dos outros (mas por pouco tempo!).
Por debaixo dos bibes ou fardas ninguém sabe se estão vestidos com a marca A ou B ou simplesmente da feira.
E as próprias crianças acabam por se sentir mais iguais umas às outras pondo de lado os rituais exibicionistas próprios da idade e do ser humano.

Mas por outro lado, como MÃE e MULHER devo dizer que não acho piada nenhuma aos bibes e fardas.
ADORO comprar roupa para a minha filha e gosto de a ver toda bonita. Ela está numa creche privada e o uso de bibe é obrigatório (penso que nos infantários públicos também é).
Mas eu não gosto nada de a ver com aquela coisa vestida .... e todas as noites escolho com cuidade e muito gosto a roupinha que ela vai levar no dia seguinte por debaixo do bibe. Não deixo de a "embonecar".
Escolher a roupa da princesa é algo que me dá um grande prazer! Pode parecer algo fútil mas nós MULHERES temos estas pancadas

E a verdade é que mesmo de bibe ou de farda as diferenças entre as crianças acabam por ser notórias. Nos primeiros dias podem "enganar" mas num instante os professores e os colegas percebem as diferenças socias entre umas e outras. Basta olhar para a higiene de cada uma, para a forma como estão penteadas, para as unhas, para os dentes...para a forma como falam e agem e num instante se percebem as diferenças. E o material escolar não usa farda!!! Não há criança que não goste de exibir a sua mochila nova, os cadernos, os lápis, etc

E na fase da adolescência o gosto pela imagem faz parte do natural processo de crescimento! Andar um dia inteiro de farda deve ser absolutamente deprimente!

EU já trabalhei numa empresa de comunicação em que tinhamos que andar sempre com as nossas fardas nas inúmeras acções de marketing....e devo dizer que como mulher não me agradava! Todos os dias me pareciam iguais! Um tédio
Podem achar que é vaidade ou futilidade mas MULHER que é MULHER gosta de se ver ao espelho
Angel está offline   Responder com citação
Antigo 15-05-09, 08:26:43   #5 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Data de Registo: Mar 2009
Por Defeito

A minha filha usa bata no infantário. A bata até é gira mas confesso: detesto batas e fardas!!!!
Crianças todas iguais e que tédio e que falta de individualidade.
Pipa está offline   Responder com citação
Antigo 15-05-09, 09:03:38   #6 (permalink)
Feto

Angel's Avatar

Data de Registo: Jan 2009
Por Defeito

Sem dúvida Pipa!
Quem gosta de fardas vai para uma instituição militar!...há gostos para tudo
Angel está offline   Responder com citação
Antigo 15-05-09, 14:09:08   #7 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Data de Registo: Nov 2008
Icon Negativo

Bem... depois de ler o artigo, discordo mais ainda com o uso de uniformes nas escolas públicas !!!

As desigualdades existem, sempre existiram e sempre hão-de existir!!! É uma evidência com a qual somos obrigados a conviver ...

Se nas escolas há alunos que usam roupas de marcas e outros que nem a higiene pessoal fazem (como diz o vice-presidente da CONFAP) então não seria melhor actuar onde realmente as coisas estão mal??? Apoiar socialmente, sensibilizar as famílias mais desfavorecidas e os próprios alunos para a importância dos hábitos de higiene ??!!
Que disparate, os sujinhos vão continuar sujinhos... a diferença vai ser só por fora... todos vestidinhos igual !! Não resolve nada!!!

Em relação às roupas mais provocantes, faz algum sentido haver mais supervisão e menos tolerância nas escolas ... é realmente incrível ver miúdas de 15 anos vestidas com saias minúsculas, decotes imensos e calças tão descaídas que... enfim!!!! Isso sim, é um exagero! E eu que não sou nada tradicional na maneira de me vestir , bem pelo contrário... para mim cada coisa tem o seu tempo !!!!
Sissy está offline   Responder com citação
Antigo 15-05-09, 15:57:19   #8 (permalink)
Feto

Barri's Avatar

Data de Registo: Feb 2009
Por Defeito

Por acaso concordo com batas mas quando são pequenos.
Sujam menos a roupa e estragam menos.

Agora quando forem mais velhinhos acho que é escusado.
Barri está offline   Responder com citação
Antigo 19-05-09, 11:53:25   #9 (permalink)
Embrião

Data de Registo: May 2009
Por Defeito Fardas na escola pública

Na minha opinião deveria ser implementado o uso de fardas nas escolas públicas.

Todas as opções k se tomam ao longo da vida, têm os seus prós e contras. Esta situação não é excepção.

O k me incomoda, é k nos colégios privados (em k os papás pagam muito bem pago para k seus filhos lá andem), não há opções de escolha, simplesmente é obrigatório o uso de farda. Nas escolas públicas, qualquer alteração que se pretenda efectuar, há logo um tumulto envolvendo toda a situação: pk pobrezinhas das nossas crianças k não têm direito a ter a sua personalidadde definida, não podem mostrar as roupas novas, etc.etc.
... só futilidades...

Acredito k se fosse implantado o uso das fardas, muitas das nossas crianças em vez de perderem o seu tempo a pensar se a blusa x ficará bem com a saia y e com os sapatos z, ou ainda, ignorarem outras pk não usam as roupas da moda... aproveitassem o seu tempo para os estudos ou em algo bem mais proveitoso.

Tb já foi dito k haverá sempre diferenças a nível da higiene e da educação, sem dúvida k concordo plenamente com essa afirmação. Mas... nenhuma das duas é sinónimo de poder económico!

Para terminar, sou mulher e tenho uma filha no 4º ano, claro k sou vaidosa assim como ela, mas daí a opor-me a esta hipotese... não. Penso k há assuntos muito mais preocupantes na nossa sociedade, e k todos nós deveriamos levantar as nossas vozes e dizer um NÃO!

Um bem haja pra todos.

P.V.
pcgirl está offline   Responder com citação
Antigo 20-05-09, 15:25:25   #10 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Data de Registo: Mar 2009
Por Defeito

Pcgirl: e o uso de fardas no nosso local de trabalho???!!! Também concordaria???!!!!
Pipa está offline   Responder com citação
Responder

Ferramentas do tópico
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado
Smilies são Ligado
[IMG] code is Ligado