|
||||
|
|
|||||||
| Dos 6 aos 10 anos Nesta altura, começa o ensino básico para as nossas crianças. Por isso, reservámos este espaço para relatarmos as alegrias e tristezas desta fase tão importante na vida das crianças. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do tópico | Modos de visualização |
|
|
#1 (permalink) |
|
Recém-nascido
Data de Registo: Nov 2008
|
Em Portugal, a entrada na escola faz-se aos 6 anos, mais ou menos, dependendo da data de nascimento da criança: actualmente, conta a idade que a criança tem a 31 de Dezembro, sendo obrigatória a entrada para crianças que completem 6 anos ainda em Setembro e sendo opcional (a decisão acaba por ser dos pais) para crianças que completem 6 anos até 31 de Dezembro
. Em Inglaterra, as crianças iniciam a escolaridade com 5 anos e nos países nórdicos aos 7 anos... Qual será a idade mais adequada para a entrada na escola ?? As crianças não têm todas a mesma maturidade aos 6 anos, é verdade, mas quantas e quantas ainda parecem tão "verdinhas" para dar um passo tão enorme como a entrada para a escola... Outras, parecem ja estar à espera desse momento "há tanto tempo"!! Os psicólogos são muitas vezes solicitados pelos pais a fazerem avaliações para a entrada antecipada para a escola, ou seja, se a criança faz 6 anos a 1 de Janeiro, por exemplo, e os pais "querem" que a criança entre para a escola um ano antes (uma vez que, por lei, só entrará no ano seguinte). O que vos parece?? Faz sentido antecipar a entrada na escola de uma criança?? Ou fará mais sentido deixá-la brincar mais um ano ??
|
|
|
|
| Links Patrocinados: | |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Oct 2008
|
Cada criança têm o seu ritmo, utilizar um calendário igual para todas, não me parece mto sensato.
Penso que a escolariedade obrigatória, deveria ser só aos 7 anos, até essa idade a criança deveria ter contacto com a experiência, e após os 7 anos iniciar então a apreendizagem do conceito, sem competições e sem pressas! " A relva não cresce mais rápido se a puxarmos" Um jardim de infância, não é uma sala de espera, onde nada ocorre e só se mata o tempo, pelo contrário é um local de apreêndizagem, onde as crianças, através do brincar, do experimentar, conquistam capacidades fundamentais no desenvolvimento motor, na linguagem, no âmbito social e ético, sobre as quais, mais tarde, é construida a apreendizagem escolar. Um esforço intelectual precoce e mtas vezes unilateral do desenvolvimento, pode ter como consequência, um enfraquecimento das capacidade sensitivas, sociais e intelectuais, cansaço escolar, défice de atenção ou perda de motivação. As crianças têm a capacidade de aprender, de fantasiar, e muita força de vontade, são optimistas, abertas para o mundo, despreocupadas e curiosas. Os adultos têm o dever de não "destruir" isso, e ajudar a criança a desabrochar! Bjs |
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: May 2009
|
Olá,
Eu concordo com o inicio aos 6 anos, se bem que não concorde com as entradas "forçadas" que alguns pais fazem. Como dizes, Sissy, as avaliações psicológicas, apenas indicam uma parcela do desenvolvimento da criança, correcto? Isto é, o potencial cognitivo. Então e o potencial social, emocional, fisico, etc? Beijocas! |
|
|
|
|
|
#4 (permalink) |
|
Recém-nascido
|
Normalmente são avaliações do desenvolvimento mais globais e não apenas centradas na área cognitiva... faz-se também uma avaliação do desenvolvimento emocional e social
...Mesmo que a criança tenha um bom desenvolvimento cognitivo, se emocionalmente for imatura, a regra das "boas avaliações" é de dar um parecer negativo e a criança fica mais um ano no jardim-de-infância... Mas a verdade é que muitos pais procuram vários psicólogos à procura de um que lhes dê um parecer positivo... isso porque acham "injusto" o amiguinho ou o priminho ou o vizinho que nasceu 1 dia antes (por exemplo a 31 de dezembro) entre na escola um ano antes do que o menino que "teve o azar" de nascer a 1 de janeiro !!Na minha opinião, "azar" tem a criança que nasceu a 31 de dezembro porque pode entrar na escola com 5 anos sem nenhuma avaliação!! É o caso da minha filha... nasceu a 29 de dezembro ... É como diz Manucha: "A relva não cresce mais rápido se a puxarmos"... |
|
|
|
|
|
#5 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Jan 2009
|
Olá Sissy
![]() Que engraçado! A tua filhota nasceu a 29 de Dezembro e a minha nasceu a 26! Isso significa que têm que entrar em Setembro quando têm ainda 5 anos?....ou podem entrar em Setembro do ano seguinte já com 6 anos? A minha piolha tem apenas 17 meses e a escola primária ainda está longe Mas eu gosto de saber estas coisas! Nada como uma mamã bem informada ![]() Também concordo quando dizem que a creche e os jardins-de-infância são espaços de aprendizagem. Sem dúvida! O único incoveniente das creches são as doenças e os vírus que apanham....isso é algo que me deixa triste e preocupada pois num instante se contaminam uns aos outros e por vezes até eu e o papá ficamos doentes com as viroses que ela trás para casa ![]() Mas em contrapartida ficam muito espevitados! Até demais! É claro que há creches e creches! Eu chorei baba e ranho quando tive que deixar a minha princesa no berçário com apenas 5 meses. ![]() ![]() ![]() Os meus pais vivem longe (no Alentejo) e os meus sogros vivem aqui em Lisboa mas têm problemas de saúde que os impossibilitam de tomar conta seja de quem for. Mas hoje a minha menina tem 17 meses e verifico com grande satisfação que a fabulosa equipa da escolinha é uma espécie de segunda família para ela. Pago um balurdio todos os meses mas a princesa é de facto muito bem acompanhada e tratada!
|
|
|
|
|
|
#6 (permalink) |
|
Recém-nascido
|
Olá Angel!
Que giro, então as nossas pequerruchas têm quase um ano certinho de diferença !A sua filhota pode entrar em Setembro ainda com 5 anos a caminho dos 6, se os pais quiserem, ficando apenas sujeita ao número de vagas que houver. Ou então, pode entrar em Setembro com 6 anos a caminho dos 7, se for essa a vossa opção... A entrada na escola é apenas obrigatória aos 5 anos quando a criança completa os 6 antes do fim do mês de Setembro
|
|
|
|
|
|
#7 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: May 2009
|
Aiiii, deve ser muito dificil deixar um filho numa creche com apenas 5 meses...eles são tão pequeninos nessa altura...
Mas por vezes não há mesmo outras opções, por isso imagino que tenha custado imenso à Angel...Beijocas! |
|
|
|
|
|
#8 (permalink) |
|
Embrião
|
Boa tarde,
Sou mãe de duas meninas, uma faz 6 anos no dia 29 de Dezembro e a outra 4 anos no dia 15 de Janeiro. A mais velha vai entrar este ano para a escola, mas, mesmo não sendo necessário pedi à educadora e à psicóloga uma avaliação à pequena e a verdade é que a consideraram muito madura para a idade e com bons níveis de aprendizagem. Fiquei descansada, pois se me dissessem que era imatura não a inscrevia. Quando chegar a altura da mais pequena ir para a escola se calhar não vou fazer qualquer pedido pois está integrada num grupo na creche que ´corresponde ao ano de nascimento e não seria bom separá-los. Penso que as idades de ida para a escola dependem das crianças e vejo muitas crianças bem mais velhas que a minha filha sem qualquer maturidade para ir para a escola..... Carla |
|
|
|
![]() |
| Ferramentas do tópico | |
| Modos de visualização | |
|
|