A idade de entrada na escola... - Fórum PAIS & Filhos
 Rede MPL:

Fórum PAIS & Filhos  

Ir Para Trás   Fórum PAIS & Filhos > Geral > Dos 6 aos 10 anos
Registar Perguntas Frequentes Membros Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Dos 6 aos 10 anos Nesta altura, começa o ensino básico para as nossas crianças. Por isso, reservámos este espaço para relatarmos as alegrias e tristezas desta fase tão importante na vida das crianças.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Modos de visualização
Antigo 13-06-09, 14:54:33   #1 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Data de Registo: Nov 2008
Question A idade de entrada na escola...

Em Portugal, a entrada na escola faz-se aos 6 anos, mais ou menos, dependendo da data de nascimento da criança: actualmente, conta a idade que a criança tem a 31 de Dezembro, sendo obrigatória a entrada para crianças que completem 6 anos ainda em Setembro e sendo opcional (a decisão acaba por ser dos pais) para crianças que completem 6 anos até 31 de Dezembro .
Em Inglaterra, as crianças iniciam a escolaridade com 5 anos e nos países nórdicos aos 7 anos...

Qual será a idade mais adequada para a entrada na escola ??

As crianças não têm todas a mesma maturidade aos 6 anos, é verdade, mas quantas e quantas ainda parecem tão "verdinhas" para dar um passo tão enorme como a entrada para a escola... Outras, parecem ja estar à espera desse momento "há tanto tempo"!!

Os psicólogos são muitas vezes solicitados pelos pais a fazerem avaliações para a entrada antecipada para a escola, ou seja, se a criança faz 6 anos a 1 de Janeiro, por exemplo, e os pais "querem" que a criança entre para a escola um ano antes (uma vez que, por lei, só entrará no ano seguinte).

O que vos parece?? Faz sentido antecipar a entrada na escola de uma criança?? Ou fará mais sentido deixá-la brincar mais um ano ??
Sissy está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 13-06-09, 19:20:45   #2 (permalink)
Feto

manucha's Avatar

Data de Registo: Oct 2008
Por Defeito

Cada criança têm o seu ritmo, utilizar um calendário igual para todas, não me parece mto sensato.

Penso que a escolariedade obrigatória, deveria ser só aos 7 anos, até essa idade a criança deveria ter contacto com a experiência, e após os 7 anos iniciar então a apreendizagem do conceito, sem competições e sem pressas!

" A relva não cresce mais rápido se a puxarmos"

Um jardim de infância, não é uma sala de espera, onde nada ocorre e só se mata o tempo, pelo contrário é um local de apreêndizagem, onde as crianças, através do brincar, do experimentar, conquistam capacidades fundamentais no desenvolvimento motor, na linguagem, no âmbito social e ético, sobre as quais, mais tarde, é construida a apreendizagem escolar.

Um esforço intelectual precoce e mtas vezes unilateral do desenvolvimento, pode ter como consequência, um enfraquecimento das capacidade sensitivas, sociais e intelectuais, cansaço escolar, défice de atenção ou perda de motivação.

As crianças têm a capacidade de aprender, de fantasiar, e muita força de vontade, são optimistas, abertas para o mundo, despreocupadas e curiosas.
Os adultos têm o dever de não "destruir" isso, e ajudar a criança a desabrochar!

Bjs
manucha está offline   Responder com citação
Antigo 13-06-09, 20:41:54   #3 (permalink)
Feto

Data de Registo: May 2009
Arrow

Olá,

Eu concordo com o inicio aos 6 anos, se bem que não concorde com as entradas "forçadas" que alguns pais fazem. Como dizes, Sissy, as avaliações psicológicas, apenas indicam uma parcela do desenvolvimento da criança, correcto? Isto é, o potencial cognitivo. Então e o potencial social, emocional, fisico, etc?
Beijocas!
LittleThomas está offline   Responder com citação
Antigo 13-06-09, 20:59:41   #4 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Smile

Normalmente são avaliações do desenvolvimento mais globais e não apenas centradas na área cognitiva... faz-se também uma avaliação do desenvolvimento emocional e social ...

Mesmo que a criança tenha um bom desenvolvimento cognitivo, se emocionalmente for imatura, a regra das "boas avaliações" é de dar um parecer negativo e a criança fica mais um ano no jardim-de-infância...
Mas a verdade é que muitos pais procuram vários psicólogos à procura de um que lhes dê um parecer positivo... isso porque acham "injusto" o amiguinho ou o priminho ou o vizinho que nasceu 1 dia antes (por exemplo a 31 de dezembro) entre na escola um ano antes do que o menino que "teve o azar" de nascer a 1 de janeiro !!

Na minha opinião, "azar" tem a criança que nasceu a 31 de dezembro porque pode entrar na escola com 5 anos sem nenhuma avaliação!! É o caso da minha filha... nasceu a 29 de dezembro ...

É como diz Manucha: "A relva não cresce mais rápido se a puxarmos"...
Antigo 24-06-09, 10:00:09   #5 (permalink)
Feto

Angel's Avatar

Data de Registo: Jan 2009
Por Defeito

Olá Sissy

Que engraçado! A tua filhota nasceu a 29 de Dezembro e a minha nasceu a 26!

Isso significa que têm que entrar em Setembro quando têm ainda 5 anos?....ou podem entrar em Setembro do ano seguinte já com 6 anos?

A minha piolha tem apenas 17 meses e a escola primária ainda está longe Mas eu gosto de saber estas coisas! Nada como uma mamã bem informada

Também concordo quando dizem que a creche e os jardins-de-infância são espaços de aprendizagem. Sem dúvida!
O único incoveniente das creches são as doenças e os vírus que apanham....isso é algo que me deixa triste e preocupada pois num instante se contaminam uns aos outros e por vezes até eu e o papá ficamos doentes com as viroses que ela trás para casa
Mas em contrapartida ficam muito espevitados! Até demais!

É claro que há creches e creches! Eu chorei baba e ranho quando tive que deixar a minha princesa no berçário com apenas 5 meses.
Os meus pais vivem longe (no Alentejo) e os meus sogros vivem aqui em Lisboa mas têm problemas de saúde que os impossibilitam de tomar conta seja de quem for.

Mas hoje a minha menina tem 17 meses e verifico com grande satisfação que a fabulosa equipa da escolinha é uma espécie de segunda família para ela. Pago um balurdio todos os meses mas a princesa é de facto muito bem acompanhada e tratada!
Angel está offline   Responder com citação
Antigo 24-06-09, 13:16:34   #6 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Smile

Olá Angel!

Que giro, então as nossas pequerruchas têm quase um ano certinho de diferença !

A sua filhota pode entrar em Setembro ainda com 5 anos a caminho dos 6, se os pais quiserem, ficando apenas sujeita ao número de vagas que houver. Ou então, pode entrar em Setembro com 6 anos a caminho dos 7, se for essa a vossa opção...
A entrada na escola é apenas obrigatória aos 5 anos quando a criança completa os 6 antes do fim do mês de Setembro
Antigo 24-06-09, 20:27:08   #7 (permalink)
Feto

Data de Registo: May 2009
Chupeta azul

Aiiii, deve ser muito dificil deixar um filho numa creche com apenas 5 meses...eles são tão pequeninos nessa altura... Mas por vezes não há mesmo outras opções, por isso imagino que tenha custado imenso à Angel...
Beijocas!
LittleThomas está offline   Responder com citação
Antigo 29-06-09, 15:32:42   #8 (permalink)
Embrião

Por Defeito

Boa tarde,
Sou mãe de duas meninas, uma faz 6 anos no dia 29 de Dezembro e a outra 4 anos no dia 15 de Janeiro. A mais velha vai entrar este ano para a escola, mas, mesmo não sendo necessário pedi à educadora e à psicóloga uma avaliação à pequena e a verdade é que a consideraram muito madura para a idade e com bons níveis de aprendizagem. Fiquei descansada, pois se me dissessem que era imatura não a inscrevia.
Quando chegar a altura da mais pequena ir para a escola se calhar não vou fazer qualquer pedido pois está integrada num grupo na creche que ´corresponde ao ano de nascimento e não seria bom separá-los.
Penso que as idades de ida para a escola dependem das crianças e vejo muitas crianças bem mais velhas que a minha filha sem qualquer maturidade para ir para a escola.....
Carla
carla ventura está offline   Responder com citação
Responder

Ferramentas do tópico
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado
Smilies são Ligado