|
||||
|
|
|||||||
| Dos 6 aos 10 anos Nesta altura, começa o ensino básico para as nossas crianças. Por isso, reservámos este espaço para relatarmos as alegrias e tristezas desta fase tão importante na vida das crianças. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do tópico | Modos de visualização |
|
|
#1 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Oct 2008
|
Nesta 3ª feira passada, lá foi o meu "campeão", todo importante
, entusiasmado, com um grande sorriso, de mochila ás costas...- Mãmã, agora sou dos grandes! Dizia com um ar satisfeito, enquanto subia a rampa que dá acesso ás salas do 1º ciclo e ao mesmo tempo fixando o olhar na "mana", que o seguia com o olhar, estagnada, interiorizando, talvez com alguma tristeza, o facto, de ela ainda ficar cá em baixo, nos pequeninos! Foi esta a imagem que ficou gravada, do 1º dia de aulas "a sério" do meu campeão! ![]() Esta vai ser uma nova fase para todos lá em casa, gostava de conhecer, de outros pais mais experientes, quais foram as mudanças mais marcantes, o que teve que sofrer alterações, o que gostaram mais e o que gostaram menos? Qual a vossa experiência? bjs |
|
|
|
| Links Patrocinados: | |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Jornalista
|
Olá Manucha:
Pois a minha Carolina vai também agora para o 1.º ano e a expectativa, dela e nossa, é grande. Ela ainda não começou as aulas propriamente ditas, mas já está no ATL - os empregos dos pais assim o determinaram - e está a adorar. Até porque continua na mesma instituição e encontrou logo muitos amigos para brincar. Fomos buscar os livros na sexta-feira e qual não é o meu espanto quando ela saca de um lápis e de uma borracha, disposta a fazer as primeiras fichas do livro de leitura, que são muito semelhantes às que fazia na pré-primária! Tive de lhe explicar que há que esperar pelo início das aulas, pelas indicações da professora e pelos novos amigos da turma. Lá se convenceu, mas está em pulgas para estrear livros e cadernos. E nisso sai à mãe... Muito boa sorte para a aventura que agora começam em família! |
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Feto
|
epascoa,
Muito obrigado e boa sorte igualmente para vocês, poderemos partilhar em conjunto as aventuras que se avizinham! O Tomás já têm todo o material, livros, cadernos, lápis, etc... e têm gostado muito das primeiras aulas e da professora! E nós, é claro, estamos mto contentes, com todo este entusiasmo!
|
|
|
|
|
|
#4 (permalink) |
|
Embrião
Data de Registo: Nov 2008
|
Olá,
A minha Mariana também vai agora para o 1.º ano do 1.º ciclo e tenho que admitir que já deitei algumas lágrimas de emoção.... (tail como neste momento) , tanto mais que a minha pequena é a mais novinha de todos, pois nasceu em 29.12.....Ela anda tão "inchada", pois já é dos grandes e vai aprender a ler... para ler histórias aos manos mais novos!!!! Acho que é mais um passo maravilhoso na vida dela. Eu estou ansiosa por 3.ª feira a levar à escola de mochila às costas (ou no chão com as rodinhas) e sei que vou sentir que a minha menina está mesmo crescida!!!!
|
|
|
|
|
|
#6 (permalink) |
|
Feto
|
No 1º ano do 1º ciclo, trabalhos de casa todos os dias, 1 a 2 páginas de um caderno A5 e 3 pág. ao fim de semana, tendo em conta que ainda agora começaram as aulas, a transição pré escola/1º ano, não vos parece exagero?
Como não tenho formação na área, tirando a informação que vou encontrando aqui e ali, gostaria de saber a opinião de outros pais? Bjs |
|
|
|
|
|
#7 (permalink) |
|
Embrião
Data de Registo: Nov 2008
|
A minha filhota também tem trazido trabalhos de casa todos os dias- nos primeios dias foram grafismos e para o fim-de-semana o nome manuscrito - mas não me pareceu nada de mais, pois é uma maneira da pequenase habituar a estudar quando chega a casa e assim começar desde cedo essa disciplina.
Penso que se forem em demasia nem deixam os pequenotes tempo para brincar, mas com conta, peso e medida é uma boa forma de lhes criar hábitos de estudo. |
|
|
|
|
|
#8 (permalink) |
|
Directora
|
Trabalhos de casa todos os dias e logo desde o início parece-me um exagero. Não se faz em todas as escolas, depende de cada uma e do seu projecto pedagógico. Nesse campo há autonimoa, cada um faz como entende. O meu filho no primeiro ano só tinha trabalhos á sexta feira mas durante as aulas trabalhava a sério. E acho que aprendeu muita coisa, mas continuou a aprender imenso com o espaço para brincar.
|
|
|
|
|
|
#9 (permalink) |
|
Jornalista
|
Olá a todos:
Duas semanas depois de ter começado o 1.º ano, a Carolina prepara-se para mais mudanças: vai mudar de escola, mas não de turma e de professora. Passo a explicar. Há seis meses, teve início a construção da nova escola básica de primeiro ciclo e jardim de infância da nossa área de residência. Como sempre acontece nestas coisas, as obras atrasaram-se e nada estava pronto a 14 de Setembro. A opção tomada pelo agrupamento escolar foi a de juntar todas as turmas da escola já existente na área com as «novas turmas» e, durante três semanas, todos os meninos tiveram aulas na escola «velha». Isso significou que a Carolina entrou às oito da manhã, em vez das nove, como vai passar a acontecer a partir de 6 de Outubro. Ora, é possível imaginar a «saga» de a acordar às 6h45 nas primeiras manhãs, quando o hábito em férias foi, no mínimo, às oito e meia da manhã! Mas ela está tão entusiasmada com a escola que acabou por entrar rapidamente no ritmo. Ela e os pais. Na próxima terça-feira, voltamos às mudanças. A escola nova está finalmente pronta e este fim-de-semana alargado do 5 de Outubro vai ser aproveitado para transportar todos os materiais necessários para a nova sala. Outra alteração tem a ver com o almoço: até agora, a Carolina saía às 13 e ia almoçar ao ATL, onde ficava até o pai ou a mãe a irem buscar. A partir de terça.feira, tem de almoçar no refeitório, já que as aulas começam às nove e terminam às 15h15. E depois ainda tem as famosas AEC - Actividades Extra Curriculares - até às 17h15. Ufa! O dia fica tão preenchido que cansa só de escrever. E nisto tudo, podem estar a perguntar, onde ficam os TPC? Pois, depende. Até agora, os trabalhos de casa têm sido em «versão light». Um desenho sobre a história que ouviram durante o dia, treinar a assinatura duas ou três vezes e nada mais. A minha opção tem sido deixar a Carolina fazer a gestão dela: se lhe apetece, faz os trabalhos no ATL, se não lhe apetece, faz no intervalo entre o banho e a preparação do jantar. Na maior parte dos dias, é mesmo em casa que os acaba por fazer, já que a tarde é passada na brincadeira. E eu acho óptimo. Resta agora saber o que vai acontecer se e quando os TPC começarem a aumentar... Já agora, gostava de saber: que «tácticas de TPC» são as vossas? |
|
|
|
|
|
#10 (permalink) |
|
Feto
|
Epascoa e Carla Ventura, como se estão a adaptar os vossos filhotes ao 1º ano?
O Tomás após 6 semanas de aulas continua entusiasmado, apesar de começar a apresentar algumas reações, que a meu ver demonstram um pouco de sobrecarga de matéria. Não tenho formação na área de educação, mas parece-me que a professora é mto exigente e está a "ir mto depressa", mtos trabalhos de casa(todos os dias), na matemática já vai no número 9, já faz contas de somar com 3 parcelas e contas de subtrair, no português já vai nos ditongos, já está a aprender a ler !Claro que nós pais gostamos sempre de ver os nossos filhos a avançar na apreendizagem, mas será saudável psicológicamente este avanço tão intenso? Então e o tempo de brincadeira, onde fica? Com um horário das 9 ás 17h30 na escola, meia hora para chegar a casa, meia hora para os trabalhos de casa(no minímo), banhos, jantar, o meu "campeão" quase não têm tempo para brincar! ![]() Com 6 anos... fico preocupada... ![]() E convosco, como está a decorrer esta etapa? |
|
|
|
![]() |
| Ferramentas do tópico | |
| Modos de visualização | |
|
|