Começar a "sério"!!! o 1ºano do 1º ciclo - Fórum PAIS & Filhos
 Rede MPL:

Fórum PAIS & Filhos  

Ir Para Trás   Fórum PAIS & Filhos > Geral > Dos 6 aos 10 anos
Registar Perguntas Frequentes Membros Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Dos 6 aos 10 anos Nesta altura, começa o ensino básico para as nossas crianças. Por isso, reservámos este espaço para relatarmos as alegrias e tristezas desta fase tão importante na vida das crianças.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Modos de visualização
Antigo 06-09-09, 13:36:14   #1 (permalink)
Feto

manucha's Avatar

Data de Registo: Oct 2008
Question Começar a "sério"!!! o 1ºano do 1º ciclo

Nesta 3ª feira passada, lá foi o meu "campeão", todo importante, entusiasmado, com um grande sorriso, de mochila ás costas...

- Mãmã, agora sou dos grandes!

Dizia com um ar satisfeito, enquanto subia a rampa que dá acesso ás salas do 1º ciclo e ao mesmo tempo fixando o olhar na "mana", que o seguia com o olhar, estagnada, interiorizando, talvez com alguma tristeza, o facto, de ela ainda ficar cá em baixo, nos pequeninos!

Foi esta a imagem que ficou gravada, do 1º dia de aulas "a sério" do meu campeão!

Esta vai ser uma nova fase para todos lá em casa, gostava de conhecer, de outros pais mais experientes, quais foram as mudanças mais marcantes, o que teve que sofrer alterações, o que gostaram mais e o que gostaram menos?
Qual a vossa experiência?

bjs
manucha está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 07-09-09, 16:05:38   #2 (permalink)
Jornalista

Por Defeito O 1.º ano é a uma aventura!

Olá Manucha:

Pois a minha Carolina vai também agora para o 1.º ano e a expectativa, dela e nossa, é grande. Ela ainda não começou as aulas propriamente ditas, mas já está no ATL - os empregos dos pais assim o determinaram - e está a adorar. Até porque continua na mesma instituição e encontrou logo muitos amigos para brincar.
Fomos buscar os livros na sexta-feira e qual não é o meu espanto quando ela saca de um lápis e de uma borracha, disposta a fazer as primeiras fichas do livro de leitura, que são muito semelhantes às que fazia na pré-primária! Tive de lhe explicar que há que esperar pelo início das aulas, pelas indicações da professora e pelos novos amigos da turma. Lá se convenceu, mas está em pulgas para estrear livros e cadernos. E nisso sai à mãe...

Muito boa sorte para a aventura que agora começam em família!
epascoa está offline   Responder com citação
Antigo 08-09-09, 22:00:37   #3 (permalink)
Feto

manucha's Avatar

Por Defeito

epascoa,

Muito obrigado e boa sorte igualmente para vocês, poderemos partilhar em conjunto as aventuras que se avizinham!
O Tomás já têm todo o material, livros, cadernos, lápis, etc... e têm gostado muito das primeiras aulas e da professora!
E nós, é claro, estamos mto contentes, com todo este entusiasmo!
Antigo 10-09-09, 13:39:30   #4 (permalink)
Embrião

Data de Registo: Nov 2008
Por Defeito 1.º dia chegar

Olá,
A minha Mariana também vai agora para o 1.º ano do 1.º ciclo e tenho que admitir que já deitei algumas lágrimas de emoção.... (tail como neste momento), tanto mais que a minha pequena é a mais novinha de todos, pois nasceu em 29.12.....
Ela anda tão "inchada", pois já é dos grandes e vai aprender a ler... para ler histórias aos manos mais novos!!!!
Acho que é mais um passo maravilhoso na vida dela. Eu estou ansiosa por 3.ª feira a levar à escola de mochila às costas (ou no chão com as rodinhas) e sei que vou sentir que a minha menina está mesmo crescida!!!!
carla ventura está offline   Responder com citação
Antigo 15-09-09, 15:04:54   #5 (permalink)
Embrião

Por Defeito Emoção

A Mariana foi para a escola!!!! Está tão grande a minha menina....
Realmente é uma emoção imensa ver os nossos pequenos ir para a "escola dos grandes"... é um misto de emoções!!!!!
Antigo 20-09-09, 17:48:53   #6 (permalink)
Feto

manucha's Avatar

Por Defeito Dúvida...

No 1º ano do 1º ciclo, trabalhos de casa todos os dias, 1 a 2 páginas de um caderno A5 e 3 pág. ao fim de semana, tendo em conta que ainda agora começaram as aulas, a transição pré escola/1º ano, não vos parece exagero?

Como não tenho formação na área, tirando a informação que vou encontrando aqui e ali, gostaria de saber a opinião de outros pais?
Bjs
Antigo 20-09-09, 20:41:28   #7 (permalink)
Embrião

Por Defeito Tpc

A minha filhota também tem trazido trabalhos de casa todos os dias- nos primeios dias foram grafismos e para o fim-de-semana o nome manuscrito - mas não me pareceu nada de mais, pois é uma maneira da pequenase habituar a estudar quando chega a casa e assim começar desde cedo essa disciplina.
Penso que se forem em demasia nem deixam os pequenotes tempo para brincar, mas com conta, peso e medida é uma boa forma de lhes criar hábitos de estudo.
Antigo 21-09-09, 16:03:40   #8 (permalink)
Directora

Por Defeito

Trabalhos de casa todos os dias e logo desde o início parece-me um exagero. Não se faz em todas as escolas, depende de cada uma e do seu projecto pedagógico. Nesse campo há autonimoa, cada um faz como entende. O meu filho no primeiro ano só tinha trabalhos á sexta feira mas durante as aulas trabalhava a sério. E acho que aprendeu muita coisa, mas continuou a aprender imenso com o espaço para brincar.
mariajcosta está offline   Responder com citação
Antigo 01-10-09, 12:49:33   #9 (permalink)
Jornalista

Por Defeito Um primeiro período de mudanças

Olá a todos:

Duas semanas depois de ter começado o 1.º ano, a Carolina prepara-se para mais mudanças: vai mudar de escola, mas não de turma e de professora. Passo a explicar. Há seis meses, teve início a construção da nova escola básica de primeiro ciclo e jardim de infância da nossa área de residência. Como sempre acontece nestas coisas, as obras atrasaram-se e nada estava pronto a 14 de Setembro.
A opção tomada pelo agrupamento escolar foi a de juntar todas as turmas da escola já existente na área com as «novas turmas» e, durante três semanas, todos os meninos tiveram aulas na escola «velha». Isso significou que a Carolina entrou às oito da manhã, em vez das nove, como vai passar a acontecer a partir de 6 de Outubro. Ora, é possível imaginar a «saga» de a acordar às 6h45 nas primeiras manhãs, quando o hábito em férias foi, no mínimo, às oito e meia da manhã! Mas ela está tão entusiasmada com a escola que acabou por entrar rapidamente no ritmo. Ela e os pais.
Na próxima terça-feira, voltamos às mudanças. A escola nova está finalmente pronta e este fim-de-semana alargado do 5 de Outubro vai ser aproveitado para transportar todos os materiais necessários para a nova sala. Outra alteração tem a ver com o almoço: até agora, a Carolina saía às 13 e ia almoçar ao ATL, onde ficava até o pai ou a mãe a irem buscar. A partir de terça.feira, tem de almoçar no refeitório, já que as aulas começam às nove e terminam às 15h15. E depois ainda tem as famosas AEC - Actividades Extra Curriculares - até às 17h15. Ufa! O dia fica tão preenchido que cansa só de escrever.
E nisto tudo, podem estar a perguntar, onde ficam os TPC? Pois, depende. Até agora, os trabalhos de casa têm sido em «versão light». Um desenho sobre a história que ouviram durante o dia, treinar a assinatura duas ou três vezes e nada mais.
A minha opção tem sido deixar a Carolina fazer a gestão dela: se lhe apetece, faz os trabalhos no ATL, se não lhe apetece, faz no intervalo entre o banho e a preparação do jantar. Na maior parte dos dias, é mesmo em casa que os acaba por fazer, já que a tarde é passada na brincadeira. E eu acho óptimo. Resta agora saber o que vai acontecer se e quando os TPC começarem a aumentar...
Já agora, gostava de saber: que «tácticas de TPC» são as vossas?
epascoa está offline   Responder com citação
Antigo 17-10-09, 11:07:05   #10 (permalink)
Feto

manucha's Avatar

Por Defeito Transição da pré-escola para o 1ºano

Epascoa e Carla Ventura, como se estão a adaptar os vossos filhotes ao 1º ano?
O Tomás após 6 semanas de aulas continua entusiasmado, apesar de começar a apresentar algumas reações, que a meu ver demonstram um pouco de sobrecarga de matéria.

Não tenho formação na área de educação, mas parece-me que a professora é mto exigente e está a "ir mto depressa", mtos trabalhos de casa(todos os dias), na matemática já vai no número 9, já faz contas de somar com 3 parcelas e contas de subtrair, no português já vai nos ditongos, já está a aprender a ler !

Claro que nós pais gostamos sempre de ver os nossos filhos a avançar na apreendizagem, mas será saudável psicológicamente este avanço tão intenso?
Então e o tempo de brincadeira, onde fica? Com um horário das 9 ás 17h30 na escola, meia hora para chegar a casa, meia hora para os trabalhos de casa(no minímo), banhos, jantar, o meu "campeão" quase não têm tempo para brincar!
Com 6 anos... fico preocupada...

E convosco, como está a decorrer esta etapa?
Responder

Ferramentas do tópico
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado
Smilies são Ligado
[IMG] code is Ligado
Código HTML está Desligado
Trackbacks are Ligado
Pingbacks are Ligado
Refbacks are Ligado

Hora GMT. Agora são 09:56:51.

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.