Trust Yourself- permissividade ou democracia? - Fórum PAIS & Filhos
 Rede MPL:

Fórum PAIS & Filhos  

Ir Para Trás   Fórum PAIS & Filhos > Geral > Educação
Registar Perguntas Frequentes Membros Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Educação A educação tem um papel muito importante no desenvolvimento humano. Tudo o que se relacione com a escola poderá ser debatido, de forma aberta, aqui.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Modos de visualização
Antigo 30-03-09, 17:28:12   #1 (permalink)
Embrião

Data de Registo: Mar 2009
Por Defeito Trust Yourself- permissividade ou democracia?

Comecei ontem a ler no Publico esta entrevista. Fiquei tão enervada que tive que parar e voltar a lê-la hoje e acalmar-me para poder escrever. Nesta entrevista o pediatra Aldo Naouri explica como os pais devem educar os seus filhos. Para além de discordar com quase tudo o que ele diz, ainda discordo com a postura dele, pois, no meu entender, não são os pediatras que têm que dizer a ninguem como educar os filhos. Podem aconselhar, expressar a sua opinião e guiar para os caminhos com os quais concordam, mas esse é o seu papel. Com o pediatra da R., que me foi aconselhado por uma amiga, e que aconselho a qualquer pessoa que me pergunte, já conversei sobre as minhas opções, já discordámos muitas vezes, já trocamos impressões sobre livros de pedagogia, sobre as actividades de tempos livres, etc. Escuto sempre os conselhos dele, e tomo a minha decisão, que pode até mudar e ir mudando. Porque a educação não é uma ciência exacta e parada no tempo e no espaço.
Aldo Naouri "defende uma educação sem relações democráticas, onde as crianças são postas no seu lugar, que é o de obedecer sem questionar. Eles não têm direitos, porque não são o centro do mundo." Ao contrário do que defende este pediatra, explicamos sempre à R. as razões pelas quais não pode fazer certas coisas, e outras pode. Ouve muitos NÃOS, mas também ouve muitos SIMS. Na minha opinião, o facto de explicar não quer dizer que não haja limites, nem regras, nem disciplina. Desde pequena que gosto que ela faça as suas escolhas, e que aprenda a escolher, porque escolher é difícil. E R. tem aprendido a viver com as suas más escolhas. E eu também. Porque na maioria das vezes também eu não sei qual a melhor regra e escolha para cada situação. Não sei se é bom, se é mau. Tem sido a minha (nossa) maneira, a minha (nossa) escolha, os meus (nossos) erros.
Acabo por relembrar como começa o livro de outro pediatra muito conhecido Dr. Spock, cujo livro tem sofrido muitas alterações e reedições ao longo dos anos. O primeiro conselho que ele dá aos pais é:
TRUST YOURSELF. YOU KNOW MORE THAN YOU THINK YOU DO.
Joana
PS- este texto está aqui por sugestão, sendo a copia integral de um post que publiquei no meu blog a semana passada, que gerou discussão: Miradouro
JoanaMendonca está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 31-03-09, 08:56:31   #2 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Data de Registo: Nov 2008
Question Entrevista do Público... Leiam por favor!!

Bem... fiquei sem palavras !!! Leiam por favor a entrevista e digam de vossa justiça !! Vai contra tudo aquilo em que acredito... É claro que é difícil educar uma criança mas transformar isso no cenário que o pediatra Aldo Naouri descreve ... parece-me mais criação de outra coisas e não de crianças... Continuo a achar que devemos educar os nossos filhos com amor e carinho, regras e limites explicados ao nível de entendimento deles, exigências e cedências, não faz mal negociarmos as coisas com eles - quantas vezes consigo vestir a minha filhota à custa da promessa de que a seguir vamos andar de escorrega ... isso é errado? Para mim, não é!
Sissy está offline   Responder com citação
Antigo 31-03-09, 09:39:46   #3 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Por Defeito

Eu cá gostava de viver na natureza, cultivar a terra, pescar no rio e criar umas galinhas!!!! Andar sem sapatos e se possível sem roupa!!!!
Um clima quente e uma cabana!!!
Não existir despertadores, TV, automóveis, modas de roupa!!!
Grandes tretas!!! E quando ficar doente??? Onde estão os hospitais!???
E a galinha iria morrer de velha porque não estou a imaginar a cortar-lhe o pescoço!!!!!

Viver com regras já me faz alguma confusão mas concordo que para viver na nossa sociedade tem mesmo que ser!!!!!!!!!
Mas, falar-me de educar uma criança com regras rígidas e sem opinião ou iniciativa é completamente estúpido.

Mariajcosta: entende-me agora o porquê de me fazer confusão a notícia da família comparada a uma empresa???!!!!!
Pipa está offline   Responder com citação
Antigo 31-03-09, 10:31:46   #4 (permalink)
Jornalista

Data de Registo: Oct 2008
Por Defeito Pediatria "fascista"

Naouri fala das crianças como se elas fossem um 'problema' que os pais têm de resolver. É um sentimento, aliás, extensível a outas áreas. Hoje em dia a gravidez é um 'problema', o parto é um 'problema', a amamentação é um 'problema'. As coisas normais da vida passaram a ser 'problemas' que é preciso resolver rapidamente e higienicamente.
mamorim está offline   Responder com citação
Antigo 01-04-09, 14:39:39   #5 (permalink)
Feto

Angel's Avatar

Data de Registo: Jan 2009
Angry Inacreditável

É fantástico como neste mundo ainda há pessoas que nos conseguem surpreender! Nunca pensei ler nada do género!!! este senhor quando era criança devia sonhar ser ditador mas como não conseguiu optou por ser pediatra!
Mas cabe na cabeça de alguém dizer SIM ou Não sem explicar????... não faças isto ou aquilo porque NÃO!... se há coisa que defendo é o diálogo entre pais e filhos. Fui educada assim e é desta forma que estou a educar a minha filha. Quero que ela perceba o que está bem e o que está mal e que tenha consciência dos seus actos sejam eles bons ou maus. Já basta a estupidez humana que se verifica no mercado de trabalho onde muitas vezes os superiores hierárquicos dão ordens ao seus subordinados sem explicarem a razão das coisas.
Por isso é que o mundo e as pessoas estão como estão: tristes, deprimidas, assustadas, oprimidas, inquietas, angustiadas, vivem na dúvida, na desconfiança.
É isto que este pediatra obsoleto quer passar para as novas gerações? Criar YES-MENS e YES- Womens????...pessoas que não conseguem pensar por si próprias e se limitam a cumprir ordens sem questionar???...mas isto cabe na cabeça de alguém????????

Última edição por Angel : 01-04-09 às 14:43:37
Angel está offline   Responder com citação
Antigo 07-04-09, 12:23:44   #6 (permalink)
Directora

Post família e empresas

Olá Pipa. Acho que percebi a sua ideia mas quando falávamos nessa comparação é no sentido de equipa e em família é isso que somos. Todos trabalhamos para a causa comum que é o bem estar de todos e para que isso aconteça temos de conhecer as nossas regras, até onde podemos ir para não pesar nem atrapalhar a vida do outro. Acho que o respeito mútuo começa dentro de portas e se os nossos filhos se sentirem respeitados, serão os primeiros a ter a noção do respeito e a respeitar os outros. Em casa, na escola, e no resto da vida.
Não pretendíamos nunca fazer uma comparação literal a uma empresa no que de mais frio e rotineiro isso possa significar. Mas uma família tem ou não tem objectivos? Tem ou não tem regras?
Citação:
Originalmente Colocado por Pipa Ver Post
Mariajcosta: entende-me agora o porquê de me fazer confusão a notícia da família comparada a uma empresa???!!!!!
mariajcosta está offline   Responder com citação
Antigo 07-04-09, 12:28:41   #7 (permalink)
Directora

Post abominável

Ainda bem que alguém que não eu avançou com esta questão. É que por razões óbvias tive de ler o livro na diagonal e não queria acreditar no que lia. Pior do que isso é ver a projecção que teve e a falta de sentido crítico perante barbaridades que o pediatra espanhol diz. Ver as crianças como um problema para o qual ele tem a solução mágica dá-me logo a volta ao estômago. Mas querer neutralizar seres humanos revolta-me.
Gostei da discussão no Miradouro e mais ainda de ter trazido para este fórun. Seja bem vinda

Citação:
Originalmente Colocado por JoanaMendonca Ver Post
Comecei ontem a ler no Publico esta entrevista. Fiquei tão enervada que tive que parar e voltar a lê-la hoje e acalmar-me para poder escrever.
mariajcosta está offline   Responder com citação
Antigo 07-04-09, 12:39:28   #8 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por mariajcosta Ver Post
Olá Pipa. Acho que percebi a sua ideia mas quando falávamos nessa comparação é no sentido de equipa e em família é isso que somos. Todos trabalhamos para a causa comum que é o bem estar de todos e para que isso aconteça temos de conhecer as nossas regras, até onde podemos ir para não pesar nem atrapalhar a vida do outro. Acho que o respeito mútuo começa dentro de portas e se os nossos filhos se sentirem respeitados, serão os primeiros a ter a noção do respeito e a respeitar os outros. Em casa, na escola, e no resto da vida.
Não pretendíamos nunca fazer uma comparação literal a uma empresa no que de mais frio e rotineiro isso possa significar. Mas uma família tem ou não tem objectivos? Tem ou não tem regras?
A notícia ajudou a estabelecer umas novas regras!!!!! A vossa revista é fantástica!!!!
Pipa está offline   Responder com citação
Antigo 12-04-09, 15:57:18   #9 (permalink)
Feto

Data de Registo: Dec 2008
Por Defeito

Realmente, sem palavras...como as perspectivas educacionais podem variar...
Beijinhos,

Sofia
acegonhacorderosa está offline   Responder com citação
Antigo 23-04-09, 12:52:50   #10 (permalink)
Embrião

Data de Registo: Apr 2009
Por Defeito Se for contributo válido...

Se houver alguma coisa a acrescentar à miopia generalizada (porque as "coisas" só têm mesmo a importância que lhes damos...) deixo um pequeno link de dois textos do blog que vou mantendo e que penso, de uma forma ou de outra, sem muitas delongas podem contribuir para uma discussão saudável...
um deles está relacionado com o Trust Yourself, da cara Joana, que tive oportunidade de comentar, então e outro, embora o titulo assuste, faz o que pode para considerar a vulgarização da violência no desporto-rei, na televisão, um problema que poderia ser afinado...
Não são as minhas preocupações únicas, como Pai, mas duas que isolei, só para existir... se faz sentido o aforismo "Penso, logo..."

Leonardo B.
Bizarril

impressões digitais: Chiça, que o gajo é burro...

e
impressões digitais: Mais tranquilidade, Sr. Bento, mais tranquilidade…

Até breve
Leonardo B. está offline   Responder com citação
Responder

Ferramentas do tópico
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado
Smilies são Ligado
[IMG] code is Ligado
Código HTML está Desligado
Trackbacks are Ligado
Pingbacks are Ligado
Refbacks are Ligado

Hora GMT. Agora são 00:37:39.

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.