A distribuição de preservativos nas escolas - Fórum PAIS & Filhos
 Rede MPL:

Fórum PAIS & Filhos  

Ir Para Trás   Fórum PAIS & Filhos > Geral > Educação
Registar Perguntas Frequentes Membros Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Educação A educação tem um papel muito importante no desenvolvimento humano. Tudo o que se relacione com a escola poderá ser debatido, de forma aberta, aqui.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Modos de visualização
Antigo 18-05-09, 11:20:18   #1 (permalink)
Feto

manucha's Avatar

Data de Registo: Oct 2008
Por Defeito A distribuição de preservativos nas escolas

Gerou-se uma polémica em torno da proposta de distribuição de preservativos nas escolas, a igreja Católica já se manifestou contra e a comunidade muçulmana, também, ambas alegam que este procedimento é um convite ao sexo antes do casamento!
Qual a sua opinião, considera que sexo só depois do casamento, é uma realidade dos dias de hoje?
Considera que a utilização de preservativo não faz sentido dentro do casamento ou qdo se fala em relações estáveis e duradoras?
Obrigado
manucha está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 18-05-09, 12:43:15   #2 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Data de Registo: Mar 2009
Por Defeito

Sou a favor dos preservativos!!!
No futuro com a minha filha: é claro que é estranho pensar que a nossa pequenina se tornou adulta!!!! è importante estar informada e ter acesso a preservativos e afins!!! Ainda me lembro dos problemas que tive para tomar a pilula!!!! Não tinha 18 anos e o planeamento familiar era só para depois da maioridade. Falar com os pais estava fora de questão ( o que é pena). Hoje, é mais fácil e ainda bem!!!! Até existe uma sala na maternidade para dar apoio a jovens!!!
E quem fala de preservativos e pilulas e afins também mudou aqueles testes que se fazem à sida. Uma vez quis fazer um e foi um escandalo no meu posto de saúde. Actualmente é anonimo: a identificação é feita por numeros.
Pipa está offline   Responder com citação
Antigo 18-05-09, 15:36:12   #3 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Data de Registo: Nov 2008
Smile

Na minha opinião, não faz sentido a distribuição de preservativos se não for contextualizada, enquadrada de uma forma educativa ... antes de se começar a distribuir preservativos às "crianças" devia ter-se a certeza de que a educação para a sexualidade está a funcionar como deve ser ... Deve apostar-se na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, sem dúvida, mas prevenir comportamentos sexuais de risco não se consegue "apenas" distribuindo preservativos como quem distribui lambarices !!!
Espero, muito sinceramente, conseguir antecipar-me à escola quando chegar a altura de falar de sexualidade com a minha filha... Espero conseguir, com naturalidade, explicar-lhe o que acho que deve representar o sexo na vida de uma mulher... Espero que ela tenha o bom senso de me ouvir e que entenda que não há timings para se dar o passo (se bem que acho que mais vale que seja um pouco mais tarde do que os outros do que demasiado cedo !!!).

Em relação à questão do "sexo antes do casamento" deve ser uma opção de cada um ... cada vez faz menos sentido na nossa sociedade, é um facto! Cada vez estudamos até mais tarde, casamos mais tarde,... Quantos de nós casaram antes dos 20??? Bem... eu casei com 29 anos !!!! Claro que o meu vestido de noiva (pelo menos não era branco !!!) já não representou a "inocência" e a "pureza" que representava para as noivas de há 50 anos atrás !!!!!
As mentalidades estão sujeitas às mudanças com o passar do tempo, ignorar isso é enfiar a cabeça na areia, que é, para mim, o que faz por exemplo a Igreja Católica ...

Dentro de um casamento, que é (em situações ditas normais...) uma relação sólida e duradoura, não me parece que faça sentido o uso do preservativo (pelo menos com o intuito de prevenir doenças sexualmente transmissíveis !!!)... A base de um casamento é a confiança e o respeito pelo outro... se optamos por usar preservativo porque "nunca se sabe" penso que é porque alguma coisa está mal na relação ...
Sissy está offline   Responder com citação
Antigo 18-05-09, 16:49:14   #4 (permalink)
Feto

manucha's Avatar

Data de Registo: Oct 2008
Por Defeito

Concordo plenamente contigo, Sissy, não faz sentido a distribuição de preservativos se não for contextualizada, aqui o importante é evitar as doenças sexualmente transmíssiveis e a gravidez indesejada.

No entanto...

Sabiam que Portugal é o país com a segunda taxa mais alta de incidência de Sida, na Europa?

Os portugueses estão a comprar menos dez mil embalagens de preservativos, em comparação com o que acontecia há quatro anos atrás?

Entre os Heterosexuais, a Sida está a subir em flecha, e de forma assustadora, e mtas das pessoas infectadas são mulheres casadas, com relações estáveis e supostamente felizes...

Como a Sissy disse e bem, as mentalidades estão sujeitas às mudanças com o passar dos tempos,então... uma relação sólida e duradoura, têm que estar associada a só um parceiro sexual durante todo o tempo que durar essa relação?

Será que nós seres humanos somos monogâmicos por natureza, ou em determinadas alturas sentimos necessidade de reprimir algum tipo de desejo, que supostamente não será bem aceite, pelo companheiro e pela sociedade?

Quantos casais, de hoje (ou de antigamente), podem afirmar fidelidade absoluta?

Noutros países da Europa o uso de preservativo entre o casal, já é um hábito adquirido, isto porque assim como tudo, também a relação/sexo no casal está a sofrer alterações comportamentais...
O engraçado é que estas alterações, baseiam-se precisamente numa base de confiança e respeito mútuo...

Qual a vossa opinião?
manucha está offline   Responder com citação
Antigo 27-05-09, 16:14:39   #5 (permalink)
PDC
Feto

Data de Registo: Dec 2008
Por Defeito

Não vejo com maus olhos, mas acho que a ser introduzida tem que ser acompanhada do ensino OBRIGATÓRIO da disciplina de educação sexual num semestre, e cívica no outra, a... CONTAR PARA A NOTA.

Portugal é um dos países da Europa com MAIS GRAVIDEZ ADOLESCENTE! Firam as susceptibilidades que quiserem, isto tem que acabar.

Quem quer Religião e Moral tem a catequese. Um estado laico não pode sustentar este tipo de disciplica. Oooops isto já dava outro tópico... nem sei se ainda há R&M!

Última edição por PDC : 27-05-09 às 16:24:37
PDC está offline   Responder com citação
Antigo 28-05-09, 09:15:20   #6 (permalink)
Feto

Barri's Avatar

Data de Registo: Feb 2009
Por Defeito

Estou como o PDC, não vejo mal ao mundo , desde que seja acompanhado.

Não é ter lá alguém a distribuir e acabou.

é necessário alguém que ouça, ajude, tire dúvidas, aconselhe e principalmente que consiga incutir algum "juízo".

Porque os preservativos e pílulas já são distribuidas gratuitamente nos IPJ, centros de saúde e noutros locais.
Só que existe uma consulta prévia para acompanhamento e informação e os míudos não querem que ninguém saiba o que fazem.

é por isso que existe tanta gravidez adolescente e mesmo contágio. Não querem que ninguém saiba e não procuram quem possa ajudar.

Muitos deles, com 12,13 anos já pensam que mandam na vida deles mas não passam de crianças grandes.
Barri está offline   Responder com citação
Responder

Ferramentas do tópico
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado
Smilies são Ligado
[IMG] code is Ligado