|
||||
|
|
|||||||
| Educação A educação tem um papel muito importante no desenvolvimento humano. Tudo o que se relacione com a escola poderá ser debatido, de forma aberta, aqui. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do tópico | Modos de visualização |
|
|
#1 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Oct 2008
|
Gerou-se uma polémica em torno da proposta de distribuição de preservativos nas escolas, a igreja Católica já se manifestou contra e a comunidade muçulmana, também, ambas alegam que este procedimento é um convite ao sexo antes do casamento!
Qual a sua opinião, considera que sexo só depois do casamento, é uma realidade dos dias de hoje? Considera que a utilização de preservativo não faz sentido dentro do casamento ou qdo se fala em relações estáveis e duradoras? ![]() Obrigado |
|
|
|
| Links Patrocinados: | |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Bebé
Data de Registo: Mar 2009
|
Sou a favor dos preservativos!!!
No futuro com a minha filha: é claro que é estranho pensar que a nossa pequenina se tornou adulta!!!! è importante estar informada e ter acesso a preservativos e afins!!! Ainda me lembro dos problemas que tive para tomar a pilula!!!! Não tinha 18 anos e o planeamento familiar era só para depois da maioridade. Falar com os pais estava fora de questão ( o que é pena). Hoje, é mais fácil e ainda bem!!!! Até existe uma sala na maternidade para dar apoio a jovens!!! E quem fala de preservativos e pilulas e afins também mudou aqueles testes que se fazem à sida. Uma vez quis fazer um e foi um escandalo no meu posto de saúde. Actualmente é anonimo: a identificação é feita por numeros.
|
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Recém-nascido
Data de Registo: Nov 2008
|
Na minha opinião, não faz sentido a distribuição de preservativos se não for contextualizada, enquadrada de uma forma educativa ... antes de se começar a distribuir preservativos às "crianças" devia ter-se a certeza de que a educação para a sexualidade está a funcionar como deve ser
... Deve apostar-se na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, sem dúvida, mas prevenir comportamentos sexuais de risco não se consegue "apenas" distribuindo preservativos como quem distribui lambarices !!!Espero, muito sinceramente, conseguir antecipar-me à escola quando chegar a altura de falar de sexualidade com a minha filha... Espero conseguir, com naturalidade, explicar-lhe o que acho que deve representar o sexo na vida de uma mulher... Espero que ela tenha o bom senso de me ouvir e que entenda que não há timings para se dar o passo (se bem que acho que mais vale que seja um pouco mais tarde do que os outros do que demasiado cedo !!!). Em relação à questão do "sexo antes do casamento" deve ser uma opção de cada um ... cada vez faz menos sentido na nossa sociedade, é um facto! Cada vez estudamos até mais tarde, casamos mais tarde,... Quantos de nós casaram antes dos 20??? Bem... eu casei com 29 anos !!!! Claro que o meu vestido de noiva (pelo menos não era branco !!!) já não representou a "inocência" e a "pureza" que representava para as noivas de há 50 anos atrás !!!!! As mentalidades estão sujeitas às mudanças com o passar do tempo, ignorar isso é enfiar a cabeça na areia, que é, para mim, o que faz por exemplo a Igreja Católica ...Dentro de um casamento, que é (em situações ditas normais...) uma relação sólida e duradoura, não me parece que faça sentido o uso do preservativo (pelo menos com o intuito de prevenir doenças sexualmente transmissíveis !!!)... A base de um casamento é a confiança e o respeito pelo outro... se optamos por usar preservativo porque "nunca se sabe" penso que é porque alguma coisa está mal na relação ...
|
|
|
|
|
|
#4 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Oct 2008
|
Concordo plenamente contigo, Sissy, não faz sentido a distribuição de preservativos se não for contextualizada
, aqui o importante é evitar as doenças sexualmente transmíssiveis e a gravidez indesejada.No entanto... Sabiam que Portugal é o país com a segunda taxa mais alta de incidência de Sida, na Europa? Os portugueses estão a comprar menos dez mil embalagens de preservativos, em comparação com o que acontecia há quatro anos atrás? Entre os Heterosexuais, a Sida está a subir em flecha, e de forma assustadora, e mtas das pessoas infectadas são mulheres casadas, com relações estáveis e supostamente felizes... Como a Sissy disse e bem, as mentalidades estão sujeitas às mudanças com o passar dos tempos,então... uma relação sólida e duradoura, têm que estar associada a só um parceiro sexual durante todo o tempo que durar essa relação? ![]() Será que nós seres humanos somos monogâmicos por natureza, ou em determinadas alturas sentimos necessidade de reprimir algum tipo de desejo, que supostamente não será bem aceite, pelo companheiro e pela sociedade? ![]() Quantos casais, de hoje (ou de antigamente), podem afirmar fidelidade absoluta? Noutros países da Europa o uso de preservativo entre o casal, já é um hábito adquirido, isto porque assim como tudo, também a relação/sexo no casal está a sofrer alterações comportamentais... ![]() O engraçado é que estas alterações, baseiam-se precisamente numa base de confiança e respeito mútuo... Qual a vossa opinião? |
|
|
|
|
|
#5 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Dec 2008
|
Não vejo com maus olhos, mas acho que a ser introduzida tem que ser acompanhada do ensino OBRIGATÓRIO da disciplina de educação sexual num semestre, e cívica no outra, a... CONTAR PARA A NOTA.
Portugal é um dos países da Europa com MAIS GRAVIDEZ ADOLESCENTE! Firam as susceptibilidades que quiserem, isto tem que acabar. Quem quer Religião e Moral tem a catequese. Um estado laico não pode sustentar este tipo de disciplica. Oooops isto já dava outro tópico... nem sei se ainda há R&M!
Última edição por PDC : 27-05-09 às 16:24:37 |
|
|
|
|
|
#6 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Feb 2009
|
Estou como o PDC, não vejo mal ao mundo , desde que seja acompanhado.
Não é ter lá alguém a distribuir e acabou. é necessário alguém que ouça, ajude, tire dúvidas, aconselhe e principalmente que consiga incutir algum "juízo". Porque os preservativos e pílulas já são distribuidas gratuitamente nos IPJ, centros de saúde e noutros locais. Só que existe uma consulta prévia para acompanhamento e informação e os míudos não querem que ninguém saiba o que fazem. é por isso que existe tanta gravidez adolescente e mesmo contágio. Não querem que ninguém saiba e não procuram quem possa ajudar. Muitos deles, com 12,13 anos já pensam que mandam na vida deles mas não passam de crianças grandes. |
|
|
|
![]() |
| Ferramentas do tópico | |
| Modos de visualização | |
|
|