|
||||
|
|
|||||||
| Educação A educação tem um papel muito importante no desenvolvimento humano. Tudo o que se relacione com a escola poderá ser debatido, de forma aberta, aqui. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do tópico | Modos de visualização |
|
|
#1 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Oct 2008
|
A pedagogia Waldorf, foi introduzida em portugal em 1984, e hoje assistimos cada vez mais, a abertura de escolas que seguem este tipo de pedagogia, e existem alguns jardins de infância "tradicionais" que estão adoptar alguns métodos desta pedagogia, onde se practicam actividades como amassar e cozer pão, trabalhar com materiais naturais, tratar da horta e do jardim, etc..
Este método educativo, aposta na liberdade de desenvolvimento das crianças, valorizando nos primeiros sete anos de vida o aspecto sensorial, em detrimento do intelectual. Trabalhar a favor e não contra a tendência natural das crianças para serem activas, valorizar as experiências sensoriais e viver ao ritmo das estações do ano, são alguns dos principios da pedagogia Waldorf, ainda pouco divulgada em Portugal... Qual a sua opinião sobre este método educativo? Obrigada |
|
|
|
| Links Patrocinados: | |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Bebé
Data de Registo: Mar 2009
|
Desconhecia este método. Parece-me interessante mas usar o sensorial à frente do intelectual faz-me alguma confusão. É interessante o amassar o pão, o tratar dos jardins, mas em simultaneo com outros metodos educativos.
![]() Vi uma imagem da minha filha a amassar massa de pão no infantário. Adorei a ideia!!! ![]() Já agora reciclar também faz parte deste método???
|
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Recém-nascido
Data de Registo: Nov 2008
|
Pipa, para mim também, é nisso que "falha" a pedagogia Waldorf... no facto de colocar em segundo plano os aspectos cognitivos do desenvolvimento. É assumido como menos importante pelos seguidores deste método educativo.
Em Portugal, existem muito poucos contextos educativos que seguem este método. Conheço um no Algarve, nos arredores de Lagos. É um jardim-de-infância em que se valoriza imenso as actividades artísticas e a preservação da natureza. Até mesmo a alimentação das crianças é vegetariana! Claro que apenas faz sentido quando, em casa, a família dá continuidade aos valores ensinados neste tipo de contexto. Na minha opinião, é importante (e urgente até, pelo estado em que se encontra o nosso planeta!) que as escolas adoptem actividades que se enquadram na pedagogia Waldorf!! Apostar na relação próxima com a natureza, valorizar as actividades artísticas, as actividades sensoriais, estimular a imaginação... as nossas crianças têm muito a ganhar com isso!! Contudo, parece-me talvez um pouco arriscado fazer isso em detrimento da estimulação cognitiva e intelectual... Off-topic: Quero agradecer todas as palavras de incentivo que recebi nos últimos dias... em grande parte por isso resolvi voltar a participar no fórum... também por gostar imenso de o fazer! O mundo é mesmo feito de pessoas totalmente distintas e aprender a lidar com a diferença é, sem dúvida, um dos ensinamentos que espero conseguir dar à minha pequerrucha... por isso há-que treinar bastante!! |
|
|
|
|
|
#4 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Oct 2008
|
Claro que faz, Pipa.
A educação de Waldorf, baseia-se no respeito por tudo o que é natural, meio ambiente, o planeta e todos os seres que nele habitam, onde existe a preocupação desde cedo de educar no sentido preservar a Natureza, utilizando a reutilização de materiais e sua reciclagem. Em relação ao desenvolvimento sensorial, em detrimento do intelectual, estamos a falar do desenvolvimento de crianças até aos 7 anos, nestas idades a criança está completamente aberta ao mundo, e é através do sentir, cheirar, ver, ouvir e saborear, que ela desenvolve todo o resto, se esta parte sensorial não for bem explorada, se não se investir nesta exploração, se limitamos a criança na sua aventura experimental e passamos para a parte intelectual demasiado cedo, vai faltar algo... Por vezes os pais anseiam para que o filho começe a ler e escrever, por vezes acontece até na pré-primária, onde é motivo de orgulho; Qual a vantagem da criança conseguir ler algo e não conseguir descodificar o que está a ler?Não compreênder o que lê? Quando os sentidos estão bem desenvolvidos e estimulados, estes propocionam uma melhor "leitura do mundo"! A criança já sabe contar até dez, mas saberá a diferênça entre o 1 e o 10? Tudo têm o seu tempo, e se este for respeitado, a longo prazo melhor será o resultado! ![]() bjs |
|
|
|
![]() |
| Ferramentas do tópico | |
| Modos de visualização | |
|
|