Educação Waldorf - Fórum PAIS & Filhos
 Rede MPL:

Fórum PAIS & Filhos  

Ir Para Trás   Fórum PAIS & Filhos > Geral > Educação
Registar Perguntas Frequentes Membros Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Educação A educação tem um papel muito importante no desenvolvimento humano. Tudo o que se relacione com a escola poderá ser debatido, de forma aberta, aqui.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Modos de visualização
Antigo 22-05-09, 17:22:53   #1 (permalink)
Feto

manucha's Avatar

Data de Registo: Oct 2008
Por Defeito Educação Waldorf

A pedagogia Waldorf, foi introduzida em portugal em 1984, e hoje assistimos cada vez mais, a abertura de escolas que seguem este tipo de pedagogia, e existem alguns jardins de infância "tradicionais" que estão adoptar alguns métodos desta pedagogia, onde se practicam actividades como amassar e cozer pão, trabalhar com materiais naturais, tratar da horta e do jardim, etc..

Este método educativo, aposta na liberdade de desenvolvimento das crianças, valorizando nos primeiros sete anos de vida o aspecto sensorial, em detrimento do intelectual.

Trabalhar a favor e não contra a tendência natural das crianças para serem activas, valorizar as experiências sensoriais e viver ao ritmo das estações do ano, são alguns dos principios da pedagogia Waldorf, ainda pouco divulgada em Portugal...

Qual a sua opinião sobre este método educativo?

Obrigada
manucha está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 23-05-09, 22:40:12   #2 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Data de Registo: Mar 2009
Por Defeito

Desconhecia este método. Parece-me interessante mas usar o sensorial à frente do intelectual faz-me alguma confusão. É interessante o amassar o pão, o tratar dos jardins, mas em simultaneo com outros metodos educativos.
Vi uma imagem da minha filha a amassar massa de pão no infantário. Adorei a ideia!!!
Já agora reciclar também faz parte deste método???
Pipa está offline   Responder com citação
Antigo 24-05-09, 23:41:44   #3 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Data de Registo: Nov 2008
Smile

Pipa, para mim também, é nisso que "falha" a pedagogia Waldorf... no facto de colocar em segundo plano os aspectos cognitivos do desenvolvimento. É assumido como menos importante pelos seguidores deste método educativo.

Em Portugal, existem muito poucos contextos educativos que seguem este método. Conheço um no Algarve, nos arredores de Lagos. É um jardim-de-infância em que se valoriza imenso as actividades artísticas e a preservação da natureza. Até mesmo a alimentação das crianças é vegetariana! Claro que apenas faz sentido quando, em casa, a família dá continuidade aos valores ensinados neste tipo de contexto.

Na minha opinião, é importante (e urgente até, pelo estado em que se encontra o nosso planeta!) que as escolas adoptem actividades que se enquadram na pedagogia Waldorf!! Apostar na relação próxima com a natureza, valorizar as actividades artísticas, as actividades sensoriais, estimular a imaginação... as nossas crianças têm muito a ganhar com isso!! Contudo, parece-me talvez um pouco arriscado fazer isso em detrimento da estimulação cognitiva e intelectual...

Off-topic: Quero agradecer todas as palavras de incentivo que recebi nos últimos dias... em grande parte por isso resolvi voltar a participar no fórum... também por gostar imenso de o fazer! O mundo é mesmo feito de pessoas totalmente distintas e aprender a lidar com a diferença é, sem dúvida, um dos ensinamentos que espero conseguir dar à minha pequerrucha... por isso há-que treinar bastante!!
Sissy está offline   Responder com citação
Antigo 30-05-09, 15:48:13   #4 (permalink)
Feto

manucha's Avatar

Data de Registo: Oct 2008
Por Defeito

Claro que faz, Pipa.
A educação de Waldorf, baseia-se no respeito por tudo o que é natural, meio ambiente, o planeta e todos os seres que nele habitam, onde existe a preocupação desde cedo de educar no sentido preservar a Natureza, utilizando a reutilização de materiais e sua reciclagem.

Em relação ao desenvolvimento sensorial, em detrimento do intelectual, estamos a falar do desenvolvimento de crianças até aos 7 anos, nestas idades a criança está completamente aberta ao mundo, e é através do sentir, cheirar, ver, ouvir e saborear, que ela desenvolve todo o resto, se esta parte sensorial não for bem explorada, se não se investir nesta exploração, se limitamos a criança na sua aventura experimental e passamos para a parte intelectual demasiado cedo, vai faltar algo...

Por vezes os pais anseiam para que o filho começe a ler e escrever, por vezes acontece até na pré-primária, onde é motivo de orgulho;
Qual a vantagem da criança conseguir ler algo e não conseguir descodificar o que está a ler?Não compreênder o que lê?
Quando os sentidos estão bem desenvolvidos e estimulados, estes propocionam uma melhor "leitura do mundo"!
A criança já sabe contar até dez, mas saberá a diferênça entre o 1 e o 10?
Tudo têm o seu tempo, e se este for respeitado, a longo prazo melhor será o resultado!
bjs
manucha está offline   Responder com citação
Responder

Ferramentas do tópico
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado
Smilies são Ligado