"O seu filho é burro ou inteligente?! - Fórum PAIS & Filhos
 Rede MPL:

Fórum PAIS & Filhos  

Ir Para Trás   Fórum PAIS & Filhos > Geral > Educação
Registar Perguntas Frequentes Membros Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Educação A educação tem um papel muito importante no desenvolvimento humano. Tudo o que se relacione com a escola poderá ser debatido, de forma aberta, aqui.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Modos de visualização
Antigo 28-05-09, 12:37:35   #1 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Data de Registo: Nov 2008
Smile "O seu filho é burro ou inteligente?!

A pergunta não é minha !!!
Chris Woodhead é pedagogo e é um antigo inspector das escolas públicas britânicas e escreve vários livros; o mais recente chama-se "Desolation of learning".
Nesse livro diz, entre outras coisas que os sacrifícios ou o dinheiro que se investe na educação de um filho são desnecessários porque "quem nasce pouco inteligente será sempre pouco inteligente, e nada nem ninguém muda esse destino" .

Parece que o pedagogo se baseia numa corrente científica, a herança epigenética, que diz que o comportamento dos genes dos descendentes é afectado pela experiência de vida dos pais.

Houve já várias reacções de pediatras, pedopsquiatras, psiquiatras,... portugueses. Uns recusaram-se a comentar, outros discordaram completamente, outros ainda reconheceram alguma verdade na teoria do inglês.
O pedopsiquiatra Daniel Sampaio, por exemplo, reconhece que "há sempre um factor hereditário associado à inteligência".

Na minha opinião, a teoria de Woodhead apoia-se num determinismo completamente ultrapassado! Todos nós sabemos que os genes têm peso nas características cognitivas, de personalidade,... há de facto características que nascem com as crianças mas não podemos ignorar nem desprezar a importância que a estimulação do meio tem no desenvolvimento das capacidades !

Numa entrevista, confrontado com as opiniões contrárias, Woodhead perguntou: "Porque é que temos a pretensão de pensar que conseguimos tornar uma criança mais inteligente do que aquilo que Deus a fez?

Soube que o último livro de Woodhead "Class War" foi retirado do mercado 4 meses depois de ter sido lançado por ser imensamente polémico... será que este novo livro vai pelo mesmo caminho??

Partilhem a vossa opinião ...
Sissy está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 29-05-09, 15:01:54   #2 (permalink)
Directora

Data de Registo: Oct 2008
Por Defeito

Oque parece é que o senhor sabe muito bem vender um livro. Lança um tema de tal forma polémico que põe toda a gente a falar dele. Se entretanto for retirado de circulação já vendeu bem.
Não percebo nada nem tenho argumentos para confirmar ou infirmar. Mas que me parece ser demasiado determinista e fatalista, isso parece. Teríamos então uma sociedade de burros de um lado, a quem teremos de dirigir os trabalhos menores e mais mecânicos, e do outro lado os iluminados que tudo o que fizessem era à conta de uma sobre inteligência. Felizmente nada é preto e branco e a melhor prova são os génios que se destacam em mil e uma áreas com as mais variadas origem sócio-económicas. Sim, porque para este senhor a inteligência está do lado da sociedade mais endinheirada. Falta saber quem nasce primeiro o dinheiro ou o qi
mariajcosta está offline   Responder com citação
Antigo 29-05-09, 20:50:17   #3 (permalink)
Feto

Data de Registo: May 2009
Icon Negativo Marketing

Para mim o conteúdo do livro é puro marketing...acho uma verdadeira patetice. Burros serão então os pais que pensarão assim...
A educação é um investimento mas também é um direito de todos, crianças e adultos. Deus me livre pensar como esse senhor...
LittleThomas está offline   Responder com citação
Responder

Ferramentas do tópico
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado
Smilies são Ligado
[IMG] code is Ligado