Qual a importância dos pais na educação de um filho? - Página 2 - Fórum PAIS & Filhos
 Rede MPL:

Fórum PAIS & Filhos  

Ir Para Trás   Fórum PAIS & Filhos > Geral > Educação
Registar Perguntas Frequentes Membros Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Educação A educação tem um papel muito importante no desenvolvimento humano. Tudo o que se relacione com a escola poderá ser debatido, de forma aberta, aqui.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Modos de visualização
Antigo 15-09-09, 15:19:44   #11 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Data de Registo: Mar 2009
Por Defeito

Aqui no estabelecimento prisional (emprego): câmaras de vigia, colegas a passar de x em x tempo a registar na folha as ocorrências.
A câmara regista a verdade mas, os colegas a registar nas folhas tenho dúvidas quanto aos seus registos.
A acompanhar as câmaras de vigia e os colegas espias, o ordenado baixo e o mau ambiente. E as desigualdades.
E alternativa? Outro trabalho e um contrato e as faltas (para acompanhar as doenças da minha filha) e o despedimento.
Realismo!

Citação:
Originalmente Colocado por Barri Ver Post
Tão pessimista

No meu "estabelecimento prisional" tenho saídas precárias e vista para os telhados das casas..e pombas como companhia.
Ahh e tenho menos espaço que numa cela de um estabelecimento prisionla verdadeiro.

E tenho que pagar para comer.
Pipa está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 15-09-09, 15:31:59   #12 (permalink)
Directora

Data de Registo: Oct 2008
Por Defeito Os afectos não se delegam

Pais e escola têm de trabalhar em conjunto. Mas a educação pertence aos pais, sem qualquer dúvida. E os afectos naturalmente que começam em casa. As crianças têm de ser amadas e sentir-se amadas pelos pais, pela família por quem são as suas referências afectivas. E a escola, a educadora, os professores deveriam ser também referências afectivas. Uma criança é tanto mais feliz quanto sentir na escola que também é querida e acarinhada. Claro que há maus exemplos mas felizmente são cada vez menos e, como sugere a Manucha, cabe-nos a nós pais exigir mais e melhor. Às vezes os pais têm receio de se meter demais e as escolas também se fecham. Quando alguém dá um passo no sentido de comunicar, as coisas melhoram muito. Conheço muitos exemplos assim.

Citação:
Originalmente Colocado por manucha Ver Post
Na minha opinião, conforme as idades, as matérias de apreendizagem diferem, assim como o apoio psico-pedagógico.
Em cada fase, a escola deve adaptar-se ás necessidades de cada criança.
Os métodos educacionais de uma educadora de infância, serão diferentes de uma professora preparatória, assim como todos ensinamentos que rodam o afectivo, o social, etc..
E somos nós, pais dessas crianças que temos que agir, para que a situação se inverta, percebes?
mariajcosta está offline   Responder com citação
Antigo 16-09-09, 12:51:52   #13 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por mariajcosta Ver Post
Claro que há maus exemplos mas felizmente são cada vez menos e, como sugere a Manucha, cabe-nos a nós pais exigir mais e melhor. Às vezes os pais têm receio de se meter demais e as escolas também se fecham. Quando alguém dá um passo no sentido de comunicar, as coisas melhoram muito. Conheço muitos exemplos assim.

Eu tive oportunidade de estar do outro lado, como auxiliar em ATL numa escola pública (cinco estrelas) e infantário privado (Zero estrelas).
HÁ situações extremas que tem de ser denunciadas. No caso do infantário particular eu, juntamente com uma educadora denunciamos algumas situações. Acreditem tudo ficou em nada. Foi tudo abafado. Então, eu e a educadora falamos com os pais e falamos do que se passava. As crianças já se tinham queixado mas as situações eram tão absurdas que os pais julgavam ser imaginação das suas crianças. EU deixei de lá trabalhar, despedi-me. E o infantário continuou com outras crianças, inclusive bebes. Actualmente, está fechado.
Agora quando se parte para a denuncia ou situação semelhantes, à partida, a solução é tirar o nosso filho da instituição. Por isso apenas em situações extremas, as vezes, existe a denuncia. No meu caso actual, a minha filha frequenta um infantário subsidiado onde as vagas nos subsidiados são achados e, é claro que a solução é ficar de bico calado!!!
O dinheiro comanda!!
O mesmo acontece com o meu emprego, daí os meus desabafos aqui no forum, e como digo mais uma vez o dinheiro comanda!

Última edição por Pipa : 16-09-09 às 12:55:17
Antigo 26-10-09, 11:27:11   #14 (permalink)
Embrião

Data de Registo: Jan 2009
Por Defeito

Bem, sinto uma onda de pessimismo por estes lados...

De vez em quando precisamos de "mudar as lentes" com que vemos as coisas....

Sei que existe muita coisa mal feita, mas isso sempre houve e sempre haverá, de nada nos vale lamentar!!!

Eu neste momento estou desempregada, já à mais de um ano. Consedero que a minha vida foi sempre uma luta por condições melhores que não chegaram, mas hão-de chegar um dia! Enquanto assim pensar tenho sempre forças para lutar e sorrir.
Tudo tem um lado positivo, e muitas vezes pensamos que as coisas estão más, mas poderiam estar muito pior!

Eu comecei por trabalhar numa confecção: salario minimo, patrão rude e bruto passando por cima de tudo e de todos, Controlo "quase" até da vida privada... horrivel mesmo, passando tambem pale parte de desvalorização completa do ser humano na sua essencia... hoje nem sei como aguentei aquilo!!!

A gota d'água, deu-se quando engravidei:Havia um premio de 50€ pra quem8segundo eles) trabalhava bem e um de 75€ para quem era mesmo boa, nada para as restantes.
Eu recebia 75, e quando souberam que estava gravida, passei a nao receber nada, assim de repente, sem qualquer explicação nem nada!!
Depois exigiam imenso de mim, já mais para meio da gravidez, e como estava imenso tempo de pé por vezes encostava-me, continuando a trabalhar e lá vinha ele a gritar a dizer que não queria ninguém encostado!!!

Lembro-me que na altura chorava imenso, em casa por causa do sentimento de injustiça que sentia, mas enfim...

Depois da minha princesa nascer, não me consegui imaginar a continuar a trabalhar lá... comecei a tirar um curso de auxiliar de educação infantil, e só trabalhei cinco meses, (o tempo em que ainda estava a terminar o curso) e depois despedi-me!

Fiz um estagio num infantario particular (5 estrelas!!!) durante 2 meses, e neste momento estou a fazer voluntariado no infantario da minha filha..

Tenho tempo para dar muitos mimos e muita atenção à minha pequinina, passeamos muito e vivemos muitas experiancias juntas....

Este é o presente, e estou a aproveita-lo tal como ele é: um presente

Claro que tenho consciencia de que as coisasnão podem continuar assim, mas vou fazendo a minha parte, e o resto virá por acrescimo..

Beijinhos para todas voces..
julianaf está offline   Responder com citação
Antigo 26-10-09, 11:55:40   #15 (permalink)
Embrião

Data de Registo: Jan 2009
Por Defeito

Rspondendo agora ao topico em si. Considero que muitos pais nao prestam a devida atenção aos filhos, porque simplesmente não sabem como fazer... É sempre muito mais facil apontar um dedo do que realmente fazer algo...

Digo isto porque fui mae aos 22 anos, e não conhecia ninguem com quem tivesse muita proximidade que tivesse tido bebés... e depois da minha filha nascer eu vi-me "aflita" porque não sabia quais eram os procedimentos mais adquados, sentia uma enorme pressão (porque EU é que era a MÃE, era SUPOSTO que eu soubesse TUDO) mas nao sabia... e irritava-me profundamenbte quando me diziam:
- A menina tá a chorar tanto o que é que ela tem?
(Era suposto eu saber?)
O pior era quando vinham as celebres "se calhar tem fome!!" Ou melhor ainda "será que o teu leite é bom?"

Isto acabou por ser bom, porque impulsionou-me para o curso (AEI) que me deu uma grande ajuda, completando com a revista PAIS&Filhos claro que já lia desde a gravidez...

De qualquer das formas acho que a nossa sociedade está mais virada para o Ter do que para o Ser. E isto faz com que muitos pais ,sem a devida consciencia, estejam mais preocupados em trabalhar, em ter as melhores condiçoes para os filhos, deixando ficar para trás talvez o que é na verdade muito mais importante... O proprio ser, que são os nossos filhos!!!
julianaf está offline   Responder com citação
Antigo 26-10-09, 14:43:30   #16 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por julianaf Ver Post
Bem, sinto uma onda de pessimismo por estes lados...

De vez em quando precisamos de "mudar as lentes" com que vemos as coisas....

Sei que existe muita coisa mal feita, mas isso sempre houve e sempre haverá, de nada nos vale lamentar!!!

Eu neste momento estou desempregada, já à mais de um ano. Consedero que a minha vida foi sempre uma luta por condições melhores que não chegaram, mas hão-de chegar um dia! Enquanto assim pensar tenho sempre forças para lutar e sorrir.
Tudo tem um lado positivo, e muitas vezes pensamos que as coisas estão más, mas poderiam estar muito pior!

Eu comecei por trabalhar numa confecção: salario minimo, patrão rude e bruto passando por cima de tudo e de todos, Controlo "quase" até da vida privada... horrivel mesmo, passando tambem pale parte de desvalorização completa do ser humano na sua essencia... hoje nem sei como aguentei aquilo!!!

A gota d'água, deu-se quando engravidei:Havia um premio de 50€ pra quem8segundo eles) trabalhava bem e um de 75€ para quem era mesmo boa, nada para as restantes.
Eu recebia 75, e quando souberam que estava gravida, passei a nao receber nada, assim de repente, sem qualquer explicação nem nada!!
Depois exigiam imenso de mim, já mais para meio da gravidez, e como estava imenso tempo de pé por vezes encostava-me, continuando a trabalhar e lá vinha ele a gritar a dizer que não queria ninguém encostado!!!

Lembro-me que na altura chorava imenso, em casa por causa do sentimento de injustiça que sentia, mas enfim...

Depois da minha princesa nascer, não me consegui imaginar a continuar a trabalhar lá... comecei a tirar um curso de auxiliar de educação infantil, e só trabalhei cinco meses, (o tempo em que ainda estava a terminar o curso) e depois despedi-me!

Fiz um estagio num infantario particular (5 estrelas!!!) durante 2 meses, e neste momento estou a fazer voluntariado no infantario da minha filha..

Tenho tempo para dar muitos mimos e muita atenção à minha pequinina, passeamos muito e vivemos muitas experiancias juntas....

Este é o presente, e estou a aproveita-lo tal como ele é: um presente

Claro que tenho consciencia de que as coisasnão podem continuar assim, mas vou fazendo a minha parte, e o resto virá por acrescimo..

Beijinhos para todas voces..

Li agora este post e senti-me acompanhada nas minhas dificuldades. Apesar dos problemas financeiras por q passo agota tb me parece uma prenda poder estar em casa e tomar conta da minha filhota qd ta doente ou pode-la ir buscar mais cedo ao infantario.

Última edição por Pipa : 26-10-09 às 14:48:54
Antigo 26-10-09, 14:48:00   #17 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por julianaf Ver Post
Rspondendo agora ao topico em si. Considero que muitos pais nao prestam a devida atenção aos filhos, porque simplesmente não sabem como fazer... É sempre muito mais facil apontar um dedo do que realmente fazer algo...

Digo isto porque fui mae aos 22 anos, e não conhecia ninguem com quem tivesse muita proximidade que tivesse tido bebés... e depois da minha filha nascer eu vi-me "aflita" porque não sabia quais eram os procedimentos mais adquados, sentia uma enorme pressão (porque EU é que era a MÃE, era SUPOSTO que eu soubesse TUDO) mas nao sabia... e irritava-me profundamenbte quando me diziam:
- A menina tá a chorar tanto o que é que ela tem?
(Era suposto eu saber?)
O pior era quando vinham as celebres "se calhar tem fome!!" Ou melhor ainda "será que o teu leite é bom?"

Isto acabou por ser bom, porque impulsionou-me para o curso (AEI) que me deu uma grande ajuda, completando com a revista PAIS&Filhos claro que já lia desde a gravidez...

De qualquer das formas acho que a nossa sociedade está mais virada para o Ter do que para o Ser. E isto faz com que muitos pais ,sem a devida consciencia, estejam mais preocupados em trabalhar, em ter as melhores condiçoes para os filhos, deixando ficar para trás talvez o que é na verdade muito mais importante... O proprio ser, que são os nossos filhos!!!

A mim tb me incomoda os comentários ou o modo como se impoem, as pessoa em geral, com a minha filha. E mesmo os avós n tem sido corretos com os s comentários, palpites ou imposições. Mas, em frente tb aprendemos a lidar com estas situações. Às vezes fico triste mas passo à frente.
Antigo 27-10-09, 14:05:15   #18 (permalink)
Directora

Data de Registo: Oct 2008
Por Defeito

Parabéns Juliana, pelo exemplo que dá de força, coragem e esperança. é mais fácil dizer do que fazer e tu não te deixaste ir abaixo aproveitando cada oportunidade para retirar o lado positivo das coisas. Grande Mulher! E de certeza que neste compasso de espera profissional a tua filha ganha imenso porque a mãe não deprimiu e foi à luta. E está tanto tempo com ela. É invejável essa capacidade.
mariajcosta está offline   Responder com citação
Antigo 16-11-09, 15:59:30   #19 (permalink)
Embrião

Data de Registo: Jul 2009
Por Defeito fundamental que os pais sejam os educadores

a educação não é no entanto fácil de contextualizar! Por educar entendemos o quê? a maior parte dos pais concorda que educar significa transmitir valores de vida, apoiar, orientar e dar aos filhos todos os meios para que se possam sair bem no futuro - providenciar para que nada falte, escola incluído, sendo que sem estudos não vemos como possam assegurar uma vida estável e tranquila.
Se entendemos «educar» neste contexto todos estamos de acordo em que cabe-nos a nós ter esse papel! Mas os tempos modernos impedem-nos de estar com os nossos filhos a 100%. Poucos são os pais que podem acompanhar as diferentes etapas dos filhos a par e passo - muitos não conseguem ver os filhos crescer e vão perdendo vários momentos importantes (pais separados, ou que trabalham fora ou em profissões que obriguem a longas ausências - como no nosso caso...) Ora esses pais/mães pouco ou nada podem fazer em relação à educação dos seus filhos. Pois na prática um filho é educado dia a dia (com exemplos, com interacção em grupos, com a natural vivência que surge através dos meios de informação, etc.)
E depois há ainda questões específicas como «educar» crianças diferentes ou com necessidades especiais...Como no meu caso - mãe de dois meninos, um hiperactivo de tipo impulsivo e com disturbios vários a nível comportamental e com um pai motorista de pesados internacional que só vem a casa uma vez por mês...
Partilhar a educação é por isso fundamental - a escola tem de rever o seu papel e o professor tem de entender que, com as necessidades actuais, não faz sentido dissociar-se do papel de educador!
No fundo quero apenas deixar a minha opinião pois acho que estamos a entrar num período em que os pais se culpabilizam demais, esquecendo por vezes de apenas passar bons momentos com os filhos!
beijocas a todos
teresa está offline   Responder com citação
Responder

Ferramentas do tópico
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado
Smilies são Ligado