|
||||
|
|
|||||||
| Educação A educação tem um papel muito importante no desenvolvimento humano. Tudo o que se relacione com a escola poderá ser debatido, de forma aberta, aqui. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do tópico | Modos de visualização |
|
|
#1 (permalink) |
|
Embrião
|
Gostaria de "debater" um pouco com vocês que dou mt valor à educação e noto diariamente um "desinteresse" da parte de alguns pais em relação a td isso... e fico triste porque o que é um filho sem educação e apoio dos pais para o seu futuro?!... Acho fundamental chegar a casa e ouvir, estudar, brincar e também aprender com a minha filha (apesar de ainda ñ passar por essa fase, porque a minha filha tem 7 meses
) mas pretendo fazer tudo isso para ajudá-la no que puder e fazê-la compreender que a educação também é importante para que ela seja feliz... e acho que os pais do séc. XXI não têm "tempo" para os filhos.. secalhar é a vida dificil que temos diariamente mas... tempo para os nossos filhos temos que ter SEMPRE! Espero respostas de todas vós!!
|
|
|
|
| Links Patrocinados: | |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) | |
|
Bebé
Data de Registo: Mar 2009
|
HÀ Mães e mães e Pais e Pais!!!
E os tempos são diferentes! No passado, noutras gerações, agravava-se porque o pai tinha um papel bastante ausente de afecto e a sua presença limitava-se a autoridade. E os mitos e ignorancia seriam maiores. Actualmente, a sociedade é consumista e com ausencia de valores mas continuo a dizer: ha por aí mto boa gente! Eu adorava estar em casa com a minha filha e não deixa-la num deposito de crianças (infantário). Ou ter um trabalho part-time para poder dedicar mais tempo à minha filha. É impossivel por questões monetárias! Citação:
|
|
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Embrião
|
Boa noite
![]() Eu tb sempre achei q os pais deviam arranjar tempo para educar os filhos,e não estarem à espera q a escola o fizesse p eles. Na minha opinião, na escola adquirimos conhecimentos sobre temas tão variados como a matemática, desporto ou química, mas lá não ensinam como lidar com os afectos, não se ensina como viver a adolescência, como se devem preparar para encarar a vida adulta e aprender a tomar decisões em consciência com as opções disponíveis. É esse o papel dos pais, desde o berço até à idade adulta. Comigo, a minha filha,( e o/os que virá/ão), irá aprender tudo isso, e claro tb poderá contar com a minha total disponibilidade para ajudar nas matérias escolares. Última edição por Silvia76 : 04-09-09 às 21:22:01 Razão: erro ortográfico |
|
|
|
|
|
#4 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Oct 2008
|
Os pais são, sem dúvida, o pilar relevante na educação dos filhos, é certo que o ritmo de vida quotidiano, é bastante mais acelerado que outrora, no entanto, este facto não poderá de modo algum ser uma desculpa, pois como diz "geninha", tempo para os nossos filhos temos que arranjar sempre!
![]() No entanto, não concordo com a afirmação da pipa, "não deixa-la num deposito de crianças (infantário)", de forma alguma, considero que a escola de meus filhos ( pré e 1ºciclo), seja um depósito de crianças, nem poderia tolerar tal situação! ![]() Qdo "Silvia 76" diz, "Na minha opinião, na escola adquirimos conhecimentos sobre temas tão variados como a matemática, desporto ou química, mas lá não ensinam como lidar com os afectos, não se ensina como viver a adolescência, como se devem preparar para encarar a vida adulta e aprender a tomar decisões em consciência com as opções disponíveis.", tb não posso concordar, penso que é fundamental na educação das crianças a escola ser um complemento da família, em todas as áreas, incluindo os afectos e a preparação e resolução de conflitos emocionais na vida adulta, este deverá ser o papel da escola. No tema, "nova lei que proibe os castigos corporais em crianças", fiz referência a um método de ensino que se baseia na " conversa não violenta", entrando no site, existe um filme espectacular, feito por uma mãe, que demonstra o que os pais esperam, qdo todos os dias, confiam á escola, o seu bem mais precioso, os seus filhos! Aconselho vivamente a "espreitarem"! ![]() bjs |
|
|
|
|
|
#5 (permalink) | |
|
Bebé
|
Citação:
A unica solução é chorar e viver angustiada pelo depósito de crianças como lhe chamo. ![]()
|
|
|
|
|
|
|
#6 (permalink) |
|
Feto
|
Pipa, noto desse lado um grande pessimismo!
![]() Tens de ter força positiva, para ultrapassares todas as dificuldades do momento, não desanimes, melhores dias virão! Os nossos filhos merecem o melhor, e quando algo não nos agrada, existe sempre alternativa, nós criamos a alternativa, percebes? Não podemos desistir, os nossos filhos merecem mais... A ideia de que as escolas privadas são sempre melhores, é errada, há boas e más, assim como as públicas! Sei que a tua filhota esteve doente, já recuperou? A sua saúde neste momento é o mais importante, vais ver que com calma ,tempo e muita força positiva, vais superando e encontrando as alternativas necessárias, de encontro ao que pensas ser o melhor para a tua filhota! ![]() bjs |
|
|
|
|
|
#7 (permalink) |
|
Embrião
|
Qdo "Silvia 76" diz, "Na minha opinião, na escola adquirimos conhecimentos sobre temas tão variados como a matemática, desporto ou química, mas lá não ensinam como lidar com os afectos, não se ensina como viver a adolescência, como se devem preparar para encarar a vida adulta e aprender a tomar decisões em consciência com as opções disponíveis.", tb não posso concordar, penso que é fundamental na educação das crianças a escola ser um complemento da família, em todas as áreas, incluindo os afectos e a preparação e resolução de conflitos emocionais na vida adulta, este deverá ser o papel da escola.
Olá Manucha, dizes q não concordas com a minha afirmação mas tb não me dizes que não é isso que se passa actualmente na escola, dizes apenas qual deverá ser o papel da escola... a meu ver são 2 coisas distintas! Sinceramente não sei ao certo como é q se passa actualmente, mas qd eu andava na escola, fosse preparatória, secundária ou faculdade, os professores limitavam-se a debitar matéria, apenas em psicologia do secundário se abordou o tema dos afectos. Mas tens toda a razão qd dizes q a escola deve ser um complemento da família, infelizmente, numa grande parte da população estudantil, isso não acontece pelos mais variados motivos. Eu e o meu marido estamos preparados para dar todo o background afectivo que a nossa filha precisa ter para ser uma criança saudável, adolescente informada e consciente dos valores importantes para ser uma adulta responsável e bem formada a todos os níveis. Eu falei da minha experiência pessoal, a escola não me ensinou nada a nível afectivo e psicológico, nisso também não pude contar com a minha mãe p variados motivos, fui eu própria a aprender sozinha, errando e aprendendo com os erros, lendo muito, e também aprendendo através da televisão. |
|
|
|
|
|
#8 (permalink) |
|
Feto
|
Na minha opinião, conforme as idades, as matérias de apreendizagem diferem, assim como o apoio psico-pedagógico.
Em cada fase, a escola deve adaptar-se ás necessidades de cada criança. Os métodos educacionais de uma educadora de infância, serão diferentes de uma professora preparatória, assim como todos ensinamentos que rodam o afectivo, o social, etc.. Tenho conhecimento de infantários que são realmente "depósitos de crianças", mas também existem os que acompanham o desenvolvimento da criança com um sorriso nos lábios, empenham-se em suscitar a sua curiosidade, em desenvolver a parte motora, a linguagem e rotinas do dia a dia, prezam pela sua boa higiene, explicam com paciência o porquê de não se morder no amiguinho e se o bébé cair, estão lá para lhe dar um miminho! Todo infantário que não cumpre a sua obrigação para com as crianças, deveria deixar de existir! E somos nós, pais dessas crianças que temos que agir, para que a situação se inverta, percebes? O mesmo se passa num 1º ciclo, numa preparatória, numa secundária, mas com métodos psicopedagógicos diferentes, adequados á idade da criança. |
|
|
|
|
|
#9 (permalink) |
|
Bebé
|
Corrijo 'deposito de crianças' para 'campo de concentração' (infantário).
E, eu encontro-me num estabelecimento prisional (emprego) das 9:00h às 18:00h. Com saídas condicionadas! Ahhhh!!!! E não vale chamar-me pessimista. Realista! E alternativas??? Não as encontro! ![]() ![]() ![]() ![]()
|
|
|
|
|
|
#10 (permalink) | |
|
Feto
Data de Registo: Feb 2009
|
Citação:
Tão pessimista ![]() No meu "estabelecimento prisional" tenho saídas precárias e vista para os telhados das casas..e pombas como companhia. Ahh e tenho menos espaço que numa cela de um estabelecimento prisionla verdadeiro. ![]() E tenho que pagar para comer.
|
|
|
|
|
![]() |
| Ferramentas do tópico | |
| Modos de visualização | |
|
|