Qual a importância dos pais na educação de um filho? - Fórum PAIS & Filhos
 Rede MPL:

Fórum PAIS & Filhos  

Ir Para Trás   Fórum PAIS & Filhos > Geral > Educação
Registar Perguntas Frequentes Membros Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Educação A educação tem um papel muito importante no desenvolvimento humano. Tudo o que se relacione com a escola poderá ser debatido, de forma aberta, aqui.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Modos de visualização
Antigo 02-09-09, 21:25:09   #1 (permalink)
Embrião

Data de Registo: Aug 2009
Envie uma mensagem via MSN para geninha
Chupeta rosa Qual a importância dos pais na educação de um filho?

Gostaria de "debater" um pouco com vocês que dou mt valor à educação e noto diariamente um "desinteresse" da parte de alguns pais em relação a td isso... e fico triste porque o que é um filho sem educação e apoio dos pais para o seu futuro?!... Acho fundamental chegar a casa e ouvir, estudar, brincar e também aprender com a minha filha (apesar de ainda ñ passar por essa fase, porque a minha filha tem 7 meses) mas pretendo fazer tudo isso para ajudá-la no que puder e fazê-la compreender que a educação também é importante para que ela seja feliz... e acho que os pais do séc. XXI não têm "tempo" para os filhos.. secalhar é a vida dificil que temos diariamente mas... tempo para os nossos filhos temos que ter SEMPRE! Espero respostas de todas vós!!
geninha está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 03-09-09, 16:57:52   #2 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Data de Registo: Mar 2009
Por Defeito

HÀ Mães e mães e Pais e Pais!!!

E os tempos são diferentes!
No passado, noutras gerações, agravava-se porque o pai tinha um papel bastante ausente de afecto e a sua presença limitava-se a autoridade. E os mitos e ignorancia seriam maiores.
Actualmente, a sociedade é consumista e com ausencia de valores mas continuo a dizer: ha por aí mto boa gente!

Eu adorava estar em casa com a minha filha e não deixa-la num deposito de crianças (infantário). Ou ter um trabalho part-time para poder dedicar mais tempo à minha filha. É impossivel por questões monetárias!

Citação:
Originalmente Colocado por geninha Ver Post
Gostaria de "debater" um pouco com vocês que dou mt valor à educação e noto diariamente um "desinteresse" da parte de alguns pais em relação a td isso... e fico triste porque o que é um filho sem educação e apoio dos pais para o seu futuro?!... Acho fundamental chegar a casa e ouvir, estudar, brincar e também aprender com a minha filha (apesar de ainda ñ passar por essa fase, porque a minha filha tem 7 meses) mas pretendo fazer tudo isso para ajudá-la no que puder e fazê-la compreender que a educação também é importante para que ela seja feliz... e acho que os pais do séc. XXI não têm "tempo" para os filhos.. secalhar é a vida dificil que temos diariamente mas... tempo para os nossos filhos temos que ter SEMPRE! Espero respostas de todas vós!!
Pipa está offline   Responder com citação
Antigo 04-09-09, 21:21:16   #3 (permalink)
Embrião

Silvia76's Avatar

Envie uma mensagem via MSN para Silvia76
Por Defeito

Boa noite

Eu tb sempre achei q os pais deviam arranjar tempo para educar os filhos,e não estarem à espera q a escola o fizesse p eles. Na minha opinião, na escola adquirimos conhecimentos sobre temas tão variados como a matemática, desporto ou química, mas lá não ensinam como lidar com os afectos, não se ensina como viver a adolescência, como se devem preparar para encarar a vida adulta e aprender a tomar decisões em consciência com as opções disponíveis.
É esse o papel dos pais, desde o berço até à idade adulta. Comigo, a minha filha,( e o/os que virá/ão), irá aprender tudo isso, e claro tb poderá contar com a minha total disponibilidade para ajudar nas matérias escolares.

Última edição por Silvia76 : 04-09-09 às 21:22:01 Razão: erro ortográfico
Silvia76 está offline   Responder com citação
Antigo 06-09-09, 12:40:17   #4 (permalink)
Feto

manucha's Avatar

Data de Registo: Oct 2008
Post familia versus escola

Os pais são, sem dúvida, o pilar relevante na educação dos filhos, é certo que o ritmo de vida quotidiano, é bastante mais acelerado que outrora, no entanto, este facto não poderá de modo algum ser uma desculpa, pois como diz "geninha", tempo para os nossos filhos temos que arranjar sempre!
No entanto, não concordo com a afirmação da pipa, "não deixa-la num deposito de crianças (infantário)", de forma alguma, considero que a escola de meus filhos ( pré e 1ºciclo), seja um depósito de crianças, nem poderia tolerar tal situação!
Qdo "Silvia 76" diz, "Na minha opinião, na escola adquirimos conhecimentos sobre temas tão variados como a matemática, desporto ou química, mas lá não ensinam como lidar com os afectos, não se ensina como viver a adolescência, como se devem preparar para encarar a vida adulta e aprender a tomar decisões em consciência com as opções disponíveis.", tb não posso concordar, penso que é fundamental na educação das crianças a escola ser um complemento da família, em todas as áreas, incluindo os afectos e a preparação e resolução de conflitos emocionais na vida adulta, este deverá ser o papel da escola.

No tema, "nova lei que proibe os castigos corporais em crianças", fiz referência a um método de ensino que se baseia na " conversa não violenta", entrando no site, existe um filme espectacular, feito por uma mãe, que demonstra o que os pais esperam, qdo todos os dias, confiam á escola, o seu bem mais precioso, os seus filhos!
Aconselho vivamente a "espreitarem"!
bjs
manucha está offline   Responder com citação
Antigo 06-09-09, 14:17:55   #5 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por manucha Ver Post
No entanto, não concordo com a afirmação da pipa, "não deixa-la num deposito de crianças (infantário)", de forma alguma, considero que a escola de meus filhos ( pré e 1ºciclo), seja um depósito de crianças, nem poderia tolerar tal situação!
bjs
Eu não tenho alternativa. A minha filha está num infantário subsidiado. Não tenho vaga noutro subsidiádo e não tenho dinheiro para um particular.
A unica solução é chorar e viver angustiada pelo depósito de crianças como lhe chamo.
Antigo 06-09-09, 15:27:56   #6 (permalink)
Feto

manucha's Avatar

Por Defeito

Pipa, noto desse lado um grande pessimismo!
Tens de ter força positiva, para ultrapassares todas as dificuldades do momento, não desanimes, melhores dias virão!

Os nossos filhos merecem o melhor, e quando algo não nos agrada, existe sempre alternativa, nós criamos a alternativa, percebes?
Não podemos desistir, os nossos filhos merecem mais...
A ideia de que as escolas privadas são sempre melhores, é errada, há boas e más, assim como as públicas!

Sei que a tua filhota esteve doente, já recuperou?
A sua saúde neste momento é o mais importante, vais ver que com calma ,tempo e muita força positiva, vais superando e encontrando as alternativas necessárias, de encontro ao que pensas ser o melhor para a tua filhota!
bjs
Antigo 06-09-09, 16:12:25   #7 (permalink)
Embrião

Silvia76's Avatar

Envie uma mensagem via MSN para Silvia76
Thumbs down

Qdo "Silvia 76" diz, "Na minha opinião, na escola adquirimos conhecimentos sobre temas tão variados como a matemática, desporto ou química, mas lá não ensinam como lidar com os afectos, não se ensina como viver a adolescência, como se devem preparar para encarar a vida adulta e aprender a tomar decisões em consciência com as opções disponíveis.", tb não posso concordar, penso que é fundamental na educação das crianças a escola ser um complemento da família, em todas as áreas, incluindo os afectos e a preparação e resolução de conflitos emocionais na vida adulta, este deverá ser o papel da escola.

Olá Manucha,

dizes q não concordas com a minha afirmação mas tb não me dizes que não é isso que se passa actualmente na escola, dizes apenas qual deverá ser o papel da escola... a meu ver são 2 coisas distintas! Sinceramente não sei ao certo como é q se passa actualmente, mas qd eu andava na escola, fosse preparatória, secundária ou faculdade, os professores limitavam-se a debitar matéria, apenas em psicologia do secundário se abordou o tema dos afectos. Mas tens toda a razão qd dizes q a escola deve ser um complemento da família, infelizmente, numa grande parte da população estudantil, isso não acontece pelos mais variados motivos. Eu e o meu marido estamos preparados para dar todo o background afectivo que a nossa filha precisa ter para ser uma criança saudável, adolescente informada e consciente dos valores importantes para ser uma adulta responsável e bem formada a todos os níveis.
Eu falei da minha experiência pessoal, a escola não me ensinou nada a nível afectivo e psicológico, nisso também não pude contar com a minha mãe p variados motivos, fui eu própria a aprender sozinha, errando e aprendendo com os erros, lendo muito, e também aprendendo através da televisão.
Silvia76 está offline   Responder com citação
Antigo 06-09-09, 17:11:20   #8 (permalink)
Feto

manucha's Avatar

Por Defeito

Na minha opinião, conforme as idades, as matérias de apreendizagem diferem, assim como o apoio psico-pedagógico.
Em cada fase, a escola deve adaptar-se ás necessidades de cada criança.
Os métodos educacionais de uma educadora de infância, serão diferentes de uma professora preparatória, assim como todos ensinamentos que rodam o afectivo, o social, etc..

Tenho conhecimento de infantários que são realmente "depósitos de crianças", mas também existem os que acompanham o desenvolvimento da criança com um sorriso nos lábios, empenham-se em suscitar a sua curiosidade, em desenvolver a parte motora, a linguagem e rotinas do dia a dia, prezam pela sua boa higiene, explicam com paciência o porquê de não se morder no amiguinho e se o bébé cair, estão lá para lhe dar um miminho!
Todo infantário que não cumpre a sua obrigação para com as crianças, deveria deixar de existir!
E somos nós, pais dessas crianças que temos que agir, para que a situação se inverta, percebes?

O mesmo se passa num 1º ciclo, numa preparatória, numa secundária, mas com métodos psicopedagógicos diferentes, adequados á idade da criança.
Antigo 15-09-09, 12:48:35   #9 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Por Defeito

Corrijo 'deposito de crianças' para 'campo de concentração' (infantário).
E, eu encontro-me num estabelecimento prisional (emprego) das 9:00h às 18:00h. Com saídas condicionadas! Ahhhh!!!! E não vale chamar-me pessimista. Realista!
E alternativas??? Não as encontro!
Antigo 15-09-09, 14:24:09   #10 (permalink)
Feto

Barri's Avatar

Data de Registo: Feb 2009
Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por Pipa Ver Post
Corrijo 'deposito de crianças' para 'campo de concentração' (infantário).
E, eu encontro-me num estabelecimento prisional (emprego) das 9:00h às 18:00h. Com saídas condicionadas! Ahhhh!!!! E não vale chamar-me pessimista. Realista!
E alternativas??? Não as encontro!

Tão pessimista

No meu "estabelecimento prisional" tenho saídas precárias e vista para os telhados das casas..e pombas como companhia.
Ahh e tenho menos espaço que numa cela de um estabelecimento prisionla verdadeiro.

E tenho que pagar para comer.
Barri está offline   Responder com citação
Responder

Ferramentas do tópico
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado
Smilies são Ligado