|
||||
|
|
|||||||
| Gravidez O bom e o mau de ter o mundo na barriga. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do tópico | Modos de visualização |
|
|
#1 (permalink) |
|
Directora
Data de Registo: Oct 2008
|
Durante a gravidez são recomendaos uma série de exames: ecografias, Diagnóstico Pré Natal, eventualmente amniocintese. Começa a ouvir-se casos em que os exames não detectaram algumas mal formações e há cada vez mais grávidas a recusar fazer esses mesmos exames. É uma atitude responsável ou inconsciente? Qual a melhor decisão?
|
|
|
|
| Links Patrocinados: | |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Feb 2009
|
Eu não fiz a amniocintese porque não queria perder a minha bebé. Há um risco significativo!
Quanto aos outros exames fiz todos que o médico recomendou. Na minha opinião faz-se exames a mais e não se deixa as futuras mamãs viverem a sua gravidez com tranquilidade. |
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Recém-nascido
Data de Registo: Nov 2008
|
Quando estive grávida, o obstreta pediu-me para fazer, por rotina, um rastreio de doenças como trissomia 21 e outras doenças genéticas. Mais tarde soube que um dos motivos por que são feitos esses rastreios tem a ver a obtenção de dados para estatísticas. Fiz o exame de ânimo leve por acreditar que estava tudo bem com o meu bebé e nem questionei se fazia sentido ou não fazê-lo. O meu resultado deu positivo!! Com uma percentagem de risco bastante elevada de o bebé ter trissomia 21... Ficamos de rastos!! Estava grávida pela primeira vez e de poucas semanas... Nem tive tempo para pensar muito, o médico marcou-me a amniocentese, porque tinha de ser, porque o risco de haver algum problema era muito grande! Aconteceu tudo muito rápido e nem tive tempo para reflectir se queria ou não fazê-la. Felizmente, a amniocentese correu bem e a bebé não sofreu com isso. O cariótipo dela deu normal, sem nenhuma mutação, graças a Deus!! O resultado do rastreio tinha sido "simplesmente" um falso positivo!! Entendo a necessidade de se fazerem rastreios pré-natais em casos em que a história familiar indique risco de haver alguma doença genética, mas quando o casal e as respectivas famílias são saudáveis entendo que é um exame desnecessário e que pode levar a um sofrimento escusado, como foi no nosso caso! Apesar de o resultado da amniocentese ter sido normal, foi um grande risco fazê-la, por ser um exame extremamente invasivo para o bebé, o que poderia ter sido evitado se houvesse mais aconselhamento e informação às grávidas da parte dos médicos!
|
|
|
|
|
|
#4 (permalink) |
|
Embrião
Data de Registo: Oct 2008
|
Acho sempre preferível fazer os exames e ter o máximo de certezas possível. Antigamente não tinhamos estas opções; já que existem, prefiro usá-las.
Fiz o rastreio em qualquer uma das minhas duas gravidezes. Na 1ª deu sempre resultados negativos. Na segunda apanhamos um susto no 1º restreio, mas felizmente foi só um valor alterado e ambos os resultados deram negativo também. |
|
|
|
|
|
#5 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Jan 2009
|
É curioso como os tempos mudam! Hoje, nós MULHERES, podemos dar-nos ao luxo de recusar fazer exames...enquanto as nossas mães nem uma ecografia faziam...era o que Deus quisesse.
Eu não consigo imaginar uma gravidez sem ecografias, análises, exames, etc...não é à toa que cada vez morrem menos mães e menos bebés, não é à toa que as deficiências graves são cada vez menos, não é à toa que a esperança média de vida é cada vez maior. A ciência tem dado o seu valioso contributo e NÓS MULHERES deveríamos estar gratas por isso em vez de andarmos a questionar exames, resultados, etc. Porque não voltamos todas para o tempo das nossas mães onde a ignorância era uma constante, porque não voltamos todas a usar fraldas de pano em vez das descartáveis, porque não deixamos de levar os nossos filhos ao pediatra porque eles também se enganam e muitas vezes é só uma virose!!???...no nosso tempo nem havia pediatras! Nada na vida é seguro (só a morte!), é natural que por vezes os resultados dos exames induzam em erro mas temos a possibilidade de tirar dúvidas, de repetir, de pedir uma segunda opinião. Tudo isto está nas nossas mãos. Temos possibilidade de escolha. Só lamento as situações em que por causa de um falso resultado se colocou em risco uma vida...mas felizmente são casos pontuais. Perde-se uma vida e salvam-se milhares enquanto que antigamente se perdiam muitas vidas e não se salvavam milhares. Eu tive uma primeira gravidez horrível (já falei sobre ela neste forum, no tópico "Parto/Cesarianas a mais") e estou grata por ter tido à minha disposição uma infinidade de exames e cuidados médicos. Se fosse há uns anos atrás eu provavelmente nem estaria viva para contar a história. Última edição por Angel : 09-04-09 às 11:15:04 |
|
|
|
|
|
#6 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Dec 2008
|
Boa tarde,
Durante a gravidez da Joana fiz o rastreio integrado, composto por duas fases distintas, sendo que o resultado da segunda colheita de sangue me devolveu um risco de 1:359 da minha filha sofrer de T21. Para mim, foi um choque, pois recusei-me a acreditar que algo estivesse menos bem com a Joana. Se assim fosse, porque é que o meu corpo não tinha reagido antes?Submeti-me a uma amniocentese porque a saúde da minha filha estava em primeiro lugar. Mesmo sabendo que existiria um risco de a perder. No entanto, devo esclarecer que esse risco diminui com o tempo de gestação, sendo que a realização do exame só é aconselhada a partir da semana 18. Eu fi-lo na semana 20 e após o mesmo estive 3 dias em repouso absoluto, só me levantando para ir à casa-de-banho. Devo dizer-vos que foi uma das decisões mais dificeis que tomei. Precisamente porque o "fantasma" do aborto espontâneo me atormentou constantemente. Eu desejava muito a Joana, foi uma gravidez desejada e planeada, pelo que chorei imenso perante o resultado da segunda fase do rastreio. No dia a seguir ao exame também chorei e muito mas depois mentalizei-me que aquela não era a atitude que a minha filha esperaria de mim e fui buscar forças não sei onde. Pensei positivo, sempre, sempre, sempre. E, após 2 semanas, eis que o resultado da amniocentese foi negativo. Conforme relatei acima, a decisão de fazer o exame foi penosa. Mas eu acho que se não o fizesse a ansiedade de saber se algo estaria bem ou não com a Joana não deixaria de me cercar. Paralelamente, vamos imaginar que, de facto, a Joana teria T21. Não estaria eu a ser egoísta ao colocar uma criança no mundo com as limitações inerentes em termos cognitivos, sociais e de autonomia futuras? Concerteza que hoje em dia existem programas vários de intervenção precoce mas precisamente por colocar a saúde e o futuro da minha filha em primeiro lugar é que me submeti ao exame. Beijinhos, Sofia ************************************* |
|
|
|
|
|
#7 (permalink) |
|
Embrião
Data de Registo: Apr 2009
|
Eu acho que cadfa mãe tem de pensar no que é melhor para ela e para o seu bebé.
Se o exame deixa a mãe descansada então ela deve fazer, mas se pelo contrário a vai deixar ainda mais ansiosa então mais vale pensar se deve ou não fazer o exame, porque acho que não é obrigada a fazer... Eu pessoalmente faço todas as ecografias porque já fico preparada para alguma eventualidade, mas nunca faria uma amniocentese, pois sei que pode provocar um aborto, mas não estou a criticar quem faz!!!!! Claro que esses exames têm sempre uma margem de erro, mas os médicos não fazem isso para nos por nervosas mas sim para ajudar. Se temos a possibilidade de confirmar se está tudo bem ou saber, infelizmente, que alguma coisa pode não estar tão bem e tentar, ou não, resolver o problema é sempre bom aproveitar estes avanços da ciencia. Conclusão, desde que não ponha em risco o bebé ou a mãe, e se não deixar a mãe muito ansiosa eu acho que se devem fazer os exames. Mas repioto que compreendo quem não faça ecografias ou quem tenha a necessidade de fazer uma amniocentese. |
|
|
|
|
|
#8 (permalink) |
|
Recém-nascido
Data de Registo: Nov 2008
|
Concordo consigo Xinha, a opção de fazer ou não os exames deve ser das mamãs e dos papás
! No nosso caso, a amniocentese foi praticamente imposta pelo obstetra... quando ele me ligou a dizer o resultado do rastreio já tinha a data e a hora para fazer a amniocentese na clínica de um amigo !!Acabei por fazer a amniocentese num outro sítio onde me sentia mais em segurança... Não me arrependo de a ter feito... a ansiedade e o medo que sentia da minha bebé não estar bem era demasiado grande ... era uma sensação muito estranha: se por um lado o meu coração me dizia que ela estava bem, a minha cabeça não parava de me dizer "e se...". Penso que a minha gravidez teria sido vivida com demasiada ansiedade se não tivesse feito a amniocentese, o que não seria bom nem para nós nem para a bebé... por isso, penso que ter feito foi uma boa decisão ...Em relação ao risco da amniocentese, de facto ele existe, mas diminui se a grávida seguir todas as indicações médicas, especialmente, o descanso total e absoluto! Actualmente, estima-se que uma em cada duzentas amniocenteses resulta num aborto espontâneo, sobretudo devido a infecções. Claro que não é um exame obrigatório, é proposto às grávidas com mais de 35 anos, a partir da 14ª semana de gestação... |
|
|
|
|
|
#9 (permalink) | |
|
Feto
Data de Registo: May 2009
|
Citação:
Sem dúvida, Sissy. No entanto, o exame tb é indicado no caso de medição da TN aumentada e é mais segura a partir da 18ª semana, quando o risco de aborto espontâneo é menor. |
|
|
|
|
![]() |
| Ferramentas do tópico | |
| Modos de visualização | |
|
|