parto em casa - Página 2 - Fórum PAIS & Filhos
 Rede MPL:

Fórum PAIS & Filhos  

Ir Para Trás   Fórum PAIS & Filhos > Geral > Parto
Registar Perguntas Frequentes Membros Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Parto Discuta e esclareça, aqui, todos os mitos e medos do parto.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Modos de visualização
Antigo 06-03-09, 14:34:03   #11 (permalink)
Embrião

Data de Registo: Oct 2008
Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por Sissy Ver Post
Essa ideia de que o casal deve poder decidir o que é melhor para si... a prevalência dos interesses da grávida... No relato de Angel (desculpa por me referir novamente à tua experiência) vimos um exemplo flagrante de como as coisas podem se complicar quando a grávida, informada acerca dos procedimentos, opta por uma situação que, obviamente, não era a mais adequada ao seu caso.

Em relação às tuas questões, Luna, eu acho que a equipa que me acompanhou no parto (que não foi na verdade um parto complicado) teve em consideração o meu interesse e o da minha bebé... Recorreram à epidural quando as minhas dores estavam a ser quase insuportáveis e estavam a alterar o ritmo cardíaco da bebé. Agora, será que poderiam ter feito outra coisa, antes de recorrerem à epidural? Realmente não sei! Mas também não me senti menos respeitada por isso... Deixaram que o meu marido estivesse todo o tempo ao meu lado... e sinceramente, isso sim, ajudou-me a suportar as dores até à exaustão!
Em relação ao caso da Angel, continuo com as minhas reservas. Poderia sim realmente ser necessário desde o início uma cesariana, no entanto não consigo deixar de pensar que a epidural poderá ter contribuído para a apresentação da sua bebé em posição POP (face virada para cima). Quem sabe?
De qualquer modo porque é que ela teve que parir deitada? Porque é que não a incentivaram a escolher outra posição (de cócoras, por exemplo) a favor da gravidade, tornando a expulsão mais fácil? Foi melhor recorrerem à ventosa 1º?
Aquilo que questiono é porque é que antes de se recorrer a procedimentos com riscos e alguns muito invasivos, não se tentam 1º outras opções mais naturais e menos agressivas?

E era em relação a isso que me referia quando perguntei à Sissy se lhe tinham oferecido alternativas para o alívio da dor (massagens ou banheira/duche de água quente) além da epidural. Alternativas essas que não têm riscos, ao contrário da epidural.
Só para que conste eu sou a favor de cesarianas e sou a favor da epidural, quando nada mais ajuda! Por vezes a Natureza também precisa de uma ajudinha. Mas 1º há que deixá-la tentar fazer o seu trabalho e não a culpar de coisas que aconteceram num parto, em que se recorreu a intervenções como a epidural, soro, etc. Pois aí é mais difícil saber o porquê de algo não ter corrido normalmente, se foi a Natureza que falhou ou se foi resultado da intervenção médica.

No fim fala de algo muito importante, a presença do seu marido que a ajudou a suportar as dores até à exaustão. E realmente nisso tiro o chapéu à equipa que a acompanhou, nesse aspecto foram sem dúvida excepcionais ("humanizados" ). Acredito que a presença de alguém que nos transmite confiança ajuda muito para que as coisas sejam mais suportáveis.
Luna está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 10-04-09, 15:52:01   #12 (permalink)
Feto

Data de Registo: Dec 2008
Por Defeito O parto em casa

Boa tarde,

Eu li a entrevista e achei o principio orientador muito interessante mas eu penso que a opção de ter o bebé em casa depende de uma variedade de factores, como a saúde da mãe e do bebé.
Eu vivi 5 anos na Holanda e a minha cunhada teve os seus 3 filhos em casa, acompanhada de uma Doula e de uma enfermeira-parteira. Isto entre 1993 e 1998. Penso que, aos poucos, a cultura do parto em casa, se vai instalando em Portugal, se bem que com muitas reticências, pois o pensamento de ter o filho no hospital por este facultar "melhores condições e acompanhamento" ainda impera.
Beijinhos,

Sofia
acegonhacorderosa está offline   Responder com citação
Antigo 22-04-09, 14:31:38   #13 (permalink)
Embrião

Data de Registo: Apr 2009
Por Defeito

Eu acho esta discussão muito importante, mas temos de ver que cada caso é um caso e há vários factos a ter em conta.

Eu acho que o parto hospitalar em si não é mau, uma vez que baixou a mortalidade materna e neonatal.

O que eu acho é que o parto hospitalar se devia assemelhar a um parto domiciliário e no caso de alguma coisa correr mal estava tudo pronto para intervir.

Mas temos de compreender que são mudanças complicadas, nem sempre há condições para trnsformar o hospital numa casa, e os médicos intervêm mais para se defender, porque se tudo corre bem é uma maravilha mas se os pais fazem uma escolha e as coisas não correm tão bem quem fica com as culpas é o médico, os pais nunca vão assumir que fizeram a escolha errada!!!
Xinha está offline   Responder com citação
Antigo 22-04-09, 14:43:51   #14 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Data de Registo: Nov 2008
Por Defeito Parto em casa...

A sensação que tenho é que andamos para a frente e para trás com as coisas... Parto em casa... sim... as minhas avós tiveram-no... pois que remédio!!! Na altura não havia outra opção!! No caso da minha avó materna, quando o médico finalmente chegou (à aldeia que ficava a cerca de 30 minutos de caminho) já a pobre da minha avó tinha a minha mãe nos braços...
Eu sei, é claro, que não é deste tipo de parto que estamos a falar mas a verdade é que o acesso aos hospitais e a possibilidade de ter os filhos em contexto hospitalar vieram, de facto, melhorar as condições em que os bebés nascem e, sim, diminuir a taxa de mortalidade...
Por muito invasivos que os métodos clínicos possam ser, continuo a achar que é bem mais seguro que assim seja... Há muito a mudar na saúde em Portugal, estamos de acordo... para que os partos possam ser feitos em casa com toda a segurança, muitas coisas têm de mudar ao nível dos recursos humanos, económicos,... mas, arrisco-me a dizer: será que não há outras áreas de saúde mais urgentes?? Não há outras áreas carenciadas que precisam de investimentos, de formação,... com certeza que há!
O parto ideal, para mim, é aquele em que nos colocam o nosso bebé nos braços, seja em casa ou no hospital...
Sissy está offline   Responder com citação
Antigo 23-04-09, 12:22:27   #15 (permalink)
Embrião

Data de Registo: Apr 2009
Por Defeito

Eu concordo. Claro que podemos discutir a necssidade de alguns métodos e intervenções.

Mas nãp podemos cair no exagero contrário de achar que tudo é mau e rejeitar todo o tipo de interveções porque se alguma coisa correr mal como sabemos que não foi por termos recusado a actuação médica??? Nestes caso é preferivel uma ventosa ou cesariana e termos o nosso filho com saúde nos braços do que apanharmos um susto desnecessário... Claro que o casal não deve ser insultado por fazer perguntas mas depois de esclarecidos têm de confiar.
Xinha está offline   Responder com citação
Antigo 23-04-09, 12:38:44   #16 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Data de Registo: Mar 2009
Por Defeito

Julgo que as equipas medicas e enfermeiros não deviam esquecer a parte humana. Mas parece que isso deixam para os psicologos!!! É uma questão de sorte a equipa que nos vai calhar!!!!
Pipa está offline   Responder com citação
Antigo 23-04-09, 13:00:16   #17 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Data de Registo: Nov 2008
Por Defeito

Pipa: É uma questão de sorte a equipa que nos vai calhar!!!!
É bem verdade que alguns médicos e enfermeiros são menos sensíveis e mais frios ... mas isso também acontece noutros serviços a que recorremos, seja em contexto de saúde ou não!! É o pediatra, é a educadora, é o enfermeiro que dá a vacina,... É mesmo tudo uma questão de sorte ... É verdade que no momento do parto estamos muito fragilizadas e sensíveis a tudo e se nos calha uma equipa médica menos "humana" podemos sentir-nos menos respeitadas... mas o que eu acho é que, se no final de tudo o nosso bebé está bem, as recordações que nos ficam do parto são só as melhores ...
Sissy está offline   Responder com citação
Responder

Ferramentas do tópico
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado
Smilies são Ligado
[IMG] code is Ligado