|
||||
|
|
|||||||
| Parto Discuta e esclareça, aqui, todos os mitos e medos do parto. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do tópico | Modos de visualização |
|
|
#11 (permalink) | |
|
Embrião
Data de Registo: Oct 2008
|
Citação:
De qualquer modo porque é que ela teve que parir deitada? Porque é que não a incentivaram a escolher outra posição (de cócoras, por exemplo) a favor da gravidade, tornando a expulsão mais fácil? Foi melhor recorrerem à ventosa 1º? Aquilo que questiono é porque é que antes de se recorrer a procedimentos com riscos e alguns muito invasivos, não se tentam 1º outras opções mais naturais e menos agressivas? E era em relação a isso que me referia quando perguntei à Sissy se lhe tinham oferecido alternativas para o alívio da dor (massagens ou banheira/duche de água quente) além da epidural. Alternativas essas que não têm riscos, ao contrário da epidural. Só para que conste eu sou a favor de cesarianas e sou a favor da epidural, quando nada mais ajuda! Por vezes a Natureza também precisa de uma ajudinha. Mas 1º há que deixá-la tentar fazer o seu trabalho e não a culpar de coisas que aconteceram num parto, em que se recorreu a intervenções como a epidural, soro, etc. Pois aí é mais difícil saber o porquê de algo não ter corrido normalmente, se foi a Natureza que falhou ou se foi resultado da intervenção médica.No fim fala de algo muito importante, a presença do seu marido que a ajudou a suportar as dores até à exaustão. E realmente nisso tiro o chapéu à equipa que a acompanhou, nesse aspecto foram sem dúvida excepcionais ("humanizados" ). Acredito que a presença de alguém que nos transmite confiança ajuda muito para que as coisas sejam mais suportáveis.
|
|
|
|
|
| Links Patrocinados: | |
|
|
|
|
|
#12 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Dec 2008
|
Boa tarde,
Eu li a entrevista e achei o principio orientador muito interessante mas eu penso que a opção de ter o bebé em casa depende de uma variedade de factores, como a saúde da mãe e do bebé. Eu vivi 5 anos na Holanda e a minha cunhada teve os seus 3 filhos em casa, acompanhada de uma Doula e de uma enfermeira-parteira. Isto entre 1993 e 1998. Penso que, aos poucos, a cultura do parto em casa, se vai instalando em Portugal, se bem que com muitas reticências, pois o pensamento de ter o filho no hospital por este facultar "melhores condições e acompanhamento" ainda impera. Beijinhos, Sofia ************************************* |
|
|
|
|
|
#13 (permalink) |
|
Embrião
Data de Registo: Apr 2009
|
Eu acho esta discussão muito importante, mas temos de ver que cada caso é um caso e há vários factos a ter em conta.
Eu acho que o parto hospitalar em si não é mau, uma vez que baixou a mortalidade materna e neonatal. O que eu acho é que o parto hospitalar se devia assemelhar a um parto domiciliário e no caso de alguma coisa correr mal estava tudo pronto para intervir. Mas temos de compreender que são mudanças complicadas, nem sempre há condições para trnsformar o hospital numa casa, e os médicos intervêm mais para se defender, porque se tudo corre bem é uma maravilha mas se os pais fazem uma escolha e as coisas não correm tão bem quem fica com as culpas é o médico, os pais nunca vão assumir que fizeram a escolha errada!!! |
|
|
|
|
|
#14 (permalink) |
|
Recém-nascido
Data de Registo: Nov 2008
|
A sensação que tenho é que andamos para a frente e para trás com as coisas... Parto em casa... sim... as minhas avós tiveram-no... pois que remédio!!! Na altura não havia outra opção!! No caso da minha avó materna, quando o médico finalmente chegou (à aldeia que ficava a cerca de 30 minutos de caminho) já a pobre da minha avó tinha a minha mãe nos braços...
Eu sei, é claro, que não é deste tipo de parto que estamos a falar mas a verdade é que o acesso aos hospitais e a possibilidade de ter os filhos em contexto hospitalar vieram, de facto, melhorar as condições em que os bebés nascem e, sim, diminuir a taxa de mortalidade... Por muito invasivos que os métodos clínicos possam ser, continuo a achar que é bem mais seguro que assim seja... Há muito a mudar na saúde em Portugal, estamos de acordo... para que os partos possam ser feitos em casa com toda a segurança, muitas coisas têm de mudar ao nível dos recursos humanos, económicos,... mas, arrisco-me a dizer: será que não há outras áreas de saúde mais urgentes?? Não há outras áreas carenciadas que precisam de investimentos, de formação,... com certeza que há! O parto ideal, para mim, é aquele em que nos colocam o nosso bebé nos braços, seja em casa ou no hospital... |
|
|
|
|
|
#15 (permalink) |
|
Embrião
Data de Registo: Apr 2009
|
Eu concordo. Claro que podemos discutir a necssidade de alguns métodos e intervenções.
Mas nãp podemos cair no exagero contrário de achar que tudo é mau e rejeitar todo o tipo de interveções porque se alguma coisa correr mal como sabemos que não foi por termos recusado a actuação médica??? Nestes caso é preferivel uma ventosa ou cesariana e termos o nosso filho com saúde nos braços do que apanharmos um susto desnecessário... Claro que o casal não deve ser insultado por fazer perguntas mas depois de esclarecidos têm de confiar. |
|
|
|
|
|
#17 (permalink) |
|
Recém-nascido
Data de Registo: Nov 2008
|
Pipa: É uma questão de sorte a equipa que nos vai calhar!!!!
![]() É bem verdade que alguns médicos e enfermeiros são menos sensíveis e mais frios ... mas isso também acontece noutros serviços a que recorremos, seja em contexto de saúde ou não!! É o pediatra, é a educadora, é o enfermeiro que dá a vacina,... É mesmo tudo uma questão de sorte ... É verdade que no momento do parto estamos muito fragilizadas e sensíveis a tudo e se nos calha uma equipa médica menos "humana" podemos sentir-nos menos respeitadas... mas o que eu acho é que, se no final de tudo o nosso bebé está bem, as recordações que nos ficam do parto são só as melhores ...
|
|
|
|
![]() |
| Ferramentas do tópico | |
| Modos de visualização | |
|
|