parto em casa - Fórum PAIS & Filhos
 Rede MPL:

Fórum PAIS & Filhos  

Ir Para Trás   Fórum PAIS & Filhos > Geral > Parto
Registar Perguntas Frequentes Membros Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Parto Discuta e esclareça, aqui, todos os mitos e medos do parto.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Modos de visualização
Antigo 31-12-08, 10:52:46   #1 (permalink)
Directora

Data de Registo: Oct 2008
Post parto em casa

Cada vez mais ouvimos relatos de partos em casa. A classe médica em Portugal tem os maiores receios e assume-se quase como adversária da opção, invocando razões de segurança clínica para a mãe e para o bebé. Felizmente começam a surgir cada vez mais profissionais de saúde informados e esclarecidos que vão trilhando caminho. Para podermos tomar uma decisão consciente devíamos ter acesso a todo o tipo de informação como esta entrevista na PAIS & Filhos de Janeiro, uma extensa entrevista com a parteira italiana, Verena Schmid

Última edição por mariajcosta : 26-03-09 às 16:00:20
mariajcosta está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 03-03-09, 12:55:01   #2 (permalink)
Feto

Data de Registo: Feb 2009
Por Defeito

Li algures: há mães em trabalho de parto que perdem a dilatação quando entram no hospital. Isto porque entram num local impessoal.
Isabel Fraga está offline   Responder com citação
Antigo 05-03-09, 17:52:33   #3 (permalink)
Embrião

Por Defeito

Olá!

Percebo perfeitamente as mulheres que optam por um parto domiciliário, quando bem acompanhadas é claro!
Se os nossos hospitais tivessem todas as condições necessárias ao parto humanizado, principalmente no que diz respeito à formação dos profissionais de saúde, penso que muitas dessas mulheres já não sentiriam necessidade de fazer os seus partos em casa.
Luna está offline   Responder com citação
Antigo 05-03-09, 20:19:27   #4 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Data de Registo: Nov 2008
Icon Nurse Parto humanizado vs parto "deshumanizado"????

Tenho estado a ler com muita atenção as vossas opiniões sobre os partos, a acção dos profissionais de saúde,... Apesar de reconhecer algumas falhas nos nossos hospitais e nos profissionais que lá trabalham, não me parece que as grávidas sejam tratadas de uma forma assim tão desumana!! Nem todos os relatos lidos são assim tão negativos, a minha experiência aquando do nascimento da minha filha não foi má e da maior parte das pessoas que conheço também. Claro que há situações que podem não correr tão bem, claro que pode acontecer a uma grávida não ser tratada da melhor forma, mas acredito que, apesar de tudo, na maioria das situações, a intenção é sempre que a mãe e a criança fiquem bem e não me parece justa a ideia de que os partos em Portugal são feitos sem a menor sensibilidade por parte de quem lá trabalha! Do mesmo modo não concordo que seja por falta de formação dos profissionais de saúde que as pessoas optam por fazer o parto em casa!! É apenas uma escolha que as pessoas fazem... No meu caso até posso dizer que a minha filha nasceu no Hospital de Pedro Hispano e as enfermeiras até me aborreciam com tantos cuidados e conselhos de como dar de mamar, a importância do aleitamento materno, os cuidados a ter com o banho do bebé, etc...
Sissy está offline   Responder com citação
Antigo 05-03-09, 21:19:23   #5 (permalink)
Embrião

Por Defeito

Olá Sissy!

Parto humanizado é um parto em que a mulher está completamente informada sobre todos os procedimentos médicos (incluindo os seus riscos) para deste modo poder fazer escolhas conscientes. É um parto em que há o mínimo de intervenções médicas, sendo estas realizadas apenas quando é realmente necessárioe não por rotina (como é o caso da tricotomia, do enema, da episiotomia). É um parto em que está presente o respeito pelo processo fisiológico e o corpo feminino (e isso exige tempo). É um parto em que se dá todo o protagonismo à mulher e ao bebé.

Claro que sermos bem tratadas com educação e carinho é muito importante e também o devemos exigir, mas não é isso que define o conceito de parto humanizado.

Para o parto ser humanizado tem que haver mudanças na formação dos profissionais de saúde, eles têm que ser ensinados a ver o parto como o processo fisiológico natural que ele é e não como uma patologia que precisa de ser "tratada". E acredito sim que a maioria das mulheres que opta por um parto domiciliário é porque sabe que não vai ter um parto humanizado no hospital, pois os profissionais não estão preparados para isso.

Fico contente por teres tido um bom acompanhamento no pós-parto.
Antigo 05-03-09, 22:51:52   #6 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Agradeço a explicação tão detalhada sobre o que é um parto humanizado.
Continuo no entanto a achar que hoje em dia as grávidas que são acompanhadas durante a gravidez (como é o caso da maioria de nós) são informadas pelos médicos acerca de muitas coisas importantes; outras, procuram também informação, lêem, questionam,... Vê-se isso por exemplo pelo número de grávidas que frequentam as aulas de preparação para o parto... Sinceramente, o que acho é que no momento em que estamos para ter o nosso bebé, com contracções e ansiosas por termos o nosso tesouro nos braços, a maioria de nós confia nas decisões dos médicos e não estamos dispostas a ouvir as explicações do que pode acontecer se as coisas forem feitas desta ou daquela maneira, por muita informação que nos tenham dado... e, na minha opinião, ainda bem que é assim! Quando estava grávida, eu achava que queria ter a minha filha sem epidural, precisamente porque tinha lido muitas coisas acerca do assunto e tinha conversado acerca disso tudo com a minha médica. No entanto, quando estava em trabalho de parto, não me passou pela cabeça argumentar com os médicos a pertinência ou não de me ser dada a epidural. Deram e pronto! Porque, com toda a certeza, acharam conscientemente que era o melhor para mim e para a minha filha... E eu, que estava cheia de dores, exausta e que sentia que já estava a ficar sem forças, agradeci à equipa de anestesistas que me aliviou disso tudo!
Antigo 05-03-09, 23:28:14   #7 (permalink)
Embrião

Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por Sissy Ver Post
Sinceramente, o que acho é que no momento em que estamos para ter o nosso bebé, com contracções e ansiosas por termos o nosso tesouro nos braços, a maioria de nós confia nas decisões dos médicos e não estamos dispostas a ouvir as explicações do que pode acontecer se as coisas forem feitas desta ou daquela maneira, por muita informação que nos tenham dado... e, na minha opinião, ainda bem que é assim! Quando estava grávida, eu achava que queria ter a minha filha sem epidural, precisamente porque tinha lido muitas coisas acerca do assunto e tinha conversado acerca disso tudo com a minha médica. No entanto, quando estava em trabalho de parto, não me passou pela cabeça argumentar com os médicos a pertinência ou não de me ser dada a epidural. Deram e pronto! Porque, com toda a certeza, acharam conscientemente que era o melhor para mim e para a minha filha... E eu, que estava cheia de dores, exausta e que sentia que já estava a ficar sem forças, agradeci à equipa de anestesistas que me aliviou disso tudo!
Sissy,

Concordo com praticamente tudo o que escreveu.

Só gostaria de referir algumas coisas:

Não será no momento do parto que será informada sobre os procedimentos médicos; daqui a importância de ser acompanhada por uma doula durante a gravidez.
Quem sabe num futuro próximo os hospitais e os centros de saúde comecem a contratar doulas, da mesma forma que contratam enfermeiros e médicos.
Tenho a certeza que muitas mulheres iriam sentir-se muito mais apoiadas e seguras durante a gravidez e o parto.

Deveria ter pertinência para argumentar e questionar sim. É o Seu corpo, o Seu parto e o Seu bebé. (Não me leve a mal, às vezes entusiasmo-me!).
Percebo que até se tenha sentido aliviada com a epidural e que terá sido uma boa opção para si, pois como disse estava cheia de dores e exausta. No entanto, o que eu questiono é, o que é que foi feito para a ajudar nesse sentido, antes de lhe ter sido oferecida a epidural? Que condições foram criadas? Que métodos alternativos de alívio da dor lhe foram oferecidos?

Estou a gostar desta nossa "conversa".
Antigo 06-03-09, 11:09:01   #8 (permalink)
Directora

Post conversas

Citação:
Originalmente Colocado por Luna Ver Post
Estou a gostar desta nossa "conversa".
Também eu estou a adorar as conversas aqui no fórum. Quanto ao parto estou completamente de acordo com a Luna, Trata-se de devolver o protagonismo do parto à mulher. E se perante toda a informação existente se quiser optar pela medicalização extrema como seja uma cesariana com data marcada, tudo bem. Mas quem decide é a mulher, o casal, em consciência, e não os médicos. Não temos de ter medo de procurar informação e exigir dos profissionais de saúde que nos acompanhem. É evidente que os médicos e os enfermeiros querem o bem de todos. O que eles entendem pelo bem da mãe e do bebé é que pode não coincidir com a noção de interesse para a mãe.
mariajcosta está offline   Responder com citação
Antigo 06-03-09, 12:04:44   #9 (permalink)
Embrião

Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por mariajcosta Ver Post
Também eu estou a adorar as conversas aqui no fórum. Quanto ao parto estou completamente de acordo com a Luna, Trata-se de devolver o protagonismo do parto à mulher. E se perante toda a informação existente se quiser optar pela medicalização extrema como seja uma cesariana com data marcada, tudo bem. Mas quem decide é a mulher, o casal, em consciência, e não os médicos. Não temos de ter medo de procurar informação e exigir dos profissionais de saúde que nos acompanhem. É evidente que os médicos e os enfermeiros querem o bem de todos. O que eles entendem pelo bem da mãe e do bebé é que pode não coincidir com a noção de interesse para a mãe.
Exacto! Também é assim que vejo as coisas.
Antigo 06-03-09, 13:38:56   #10 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

O que eu gosto nestas conversas é que tenho aprendido, de facto, algumas coisas interessantes!

Não deixo no entanto de ter reservas em relação a algumas coisas que são aqui escritas...
Essa ideia de que o casal deve poder decidir o que é melhor para si... a prevalência dos interesses da grávida... No relato de Angel (desculpa por me referir novamente à tua experiência) vimos um exemplo flagrante de como as coisas podem se complicar quando a grávida, informada acerca dos procedimentos, opta por uma situação que, obviamente, não era a mais adequada ao seu caso.

Em relação às tuas questões, Luna, eu acho que a equipa que me acompanhou no parto (que não foi na verdade um parto complicado) teve em consideração o meu interesse e o da minha bebé... Recorreram à epidural quando as minhas dores estavam a ser quase insuportáveis e estavam a alterar o ritmo cardíaco da bebé. Agora, será que poderiam ter feito outra coisa, antes de recorrerem à epidural? Realmente não sei! Mas também não me senti menos respeitada por isso... Deixaram que o meu marido estivesse todo o tempo ao meu lado... e sinceramente, isso sim, ajudou-me a suportar as dores até à exaustão!
Responder

Ferramentas do tópico
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado
Smilies são Ligado
[IMG] code is Ligado