cesarianas a mais - Página 3 - Fórum PAIS & Filhos
 Rede MPL:

Fórum PAIS & Filhos  

Ir Para Trás   Fórum PAIS & Filhos > Geral > Parto
Registar Perguntas Frequentes Membros Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Parto Discuta e esclareça, aqui, todos os mitos e medos do parto.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Modos de visualização
Antigo 06-03-09, 17:15:49   #21 (permalink)
Embrião

Data de Registo: Oct 2008
Por Defeito

Olá Angel!

Desde já peço desculpa se a ofendi com as minhas palavras, não era de todo essa a minha intenção.

Quero que saiba que a considero uma mulher muito corajosa e nunca meti em causa todo o seu sofrimento.

Só gostaria que sentisse mais confiança em si e no seu corpo, apenas isso.

Muitas felicidades!
Luna está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 06-03-09, 17:55:06   #22 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Data de Registo: Nov 2008
Por Defeito

"O que me aflige é perceber que as mulheres continuam a aceitar como infalíveis as decisões de médicos e enfermeiros e a questionar quem com muito estudo e pesquisa científica demonstra que as mulheres devem seguir o que a natureza lhe vai dizendo". Não se aflija Maria , porque o facto de se aceitar as decisões dos médicos não significa que as mulheres (grávidas, neste caso) não questionam, não querem saber mais e mais e mais. Eu também leio os estudos, as pesquisas científicas e dou muito valor a quem nos permite ter acesso a toda essa informação (como é o caso, sem dúvidas, da revista Pais&Filhos ). Agora o que acho é que a formação dos médicos também se baseia em estudo, muito estudo e pesquisa científica, e experiência clínica!! E continuo a achar que é um risco promover o questionamento desse conhecimento...

"Humanização é respeito, é preservar a privacidade e dignidade e essas passam sempre por seguir o que a mãe pede". O que eu pedia aos médicos quando a minha filha estava para nascer era que eles fizessem tudo para que corresse tudo bem!! E felizmente foi o que aconteceu... em nenhum momento me perguntaram o que é que eu queria e, sinceramente, ainda bem, porque significa que sabiam o que eu queria. Em nenhum momento senti pouco respeito, ou que não estava a ser preservada a minha privacidade ou dignidade...
Claro que a gravidez não é uma doença!! Mas os médicos são precisamente os primeiros a dizerem-nos isso!! E eles, médicos, não são deuses, pois não... mas numa situação de fragilidade emocional como é o momento do parto, é bom sentir que eles sabem o que fazem!!
Sissy está offline   Responder com citação
Antigo 09-03-09, 12:29:33   #23 (permalink)
Directora

Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por Sissy Ver Post
E eles, médicos, não são deuses, pois não... mas numa situação de fragilidade emocional como é o momento do parto, é bom sentir que eles sabem o que fazem!!
É claro que os médicos conhecem e estudam muito, ninguém põe em causa a sua competência. Só acho que temos de conhecer as opções e o que nós queremos dentro de uma avaliação prévia que naturalmente pode ser feita por médicos ou enfermeiros especializados. Quanto mais nós sopubermos o que queremos melhor decorre o parto e sobre isso não tenho dúvidas. e não estou a dizer que a melhor opção não seja a medicalização. Na medida do possível temos é de ser nós a decidir. É só essa a diferença. E muita gente não chega a ter opção.
mariajcosta está offline   Responder com citação
Antigo 09-03-09, 12:40:34   #24 (permalink)
Feto

Data de Registo: Feb 2009
Por Defeito

Como já disse, a minha filha nasceu de cesariana às 36 semanas porque não deu a volta e porque o crescimento na barriga não era o esperado. O que me revolta, hoje, sim se calhar teria nascido de cesariana mas podia-se esperar. Porque pequena ela continua (sai à minha sogra que apenas mede um metro e meio). E podia ter dado a volta. Existiam as minhas alergias à penincelina e a médica receou uma cesariana de urgência. A medicina é controladora!!!! É que por ter nascido cedo não teve força para receber o meu leite e se calhar por isso o seu sistema imunitário é tão fraco!!!

Última edição por Isabel Fraga : 09-03-09 às 12:46:07
Isabel Fraga está offline   Responder com citação
Antigo 09-03-09, 13:03:33   #25 (permalink)
Feto

Angel's Avatar

Data de Registo: Jan 2009
Icon Coracao

Citação:
Originalmente Colocado por Luna Ver Post
Olá Angel!

Desde já peço desculpa se a ofendi com as minhas palavras, não era de todo essa a minha intenção.

Quero que saiba que a considero uma mulher muito corajosa e nunca meti em causa todo o seu sofrimento.

Só gostaria que sentisse mais confiança em si e no seu corpo, apenas isso.

Muitas felicidades!
Olá Luna

Não me ofendeu, de modo algum!
A gravidez é um estado recheado de muitos sentimentos e por detrás de certas decisões ou acções médicas há geralmente uma longa história. Isso foi uma das coisas que eu aprendi! Por vezes era a primeira a criticar isto ou aquilo mas agora já não o faço pois penso sempre que muitas mulheres por detrás de um grande sorriso já sofreram muito e há sempre uma justificação para cada situação. Aliás, depois de ter perdido os gémeos muitas pessoas vieram ter comigo. Muitas não sabiam o que me dizer, muitas perguntavam-me se os meus meninos estavam bons pois não sabiam o que tinha acontecido, e outras para me confortar (se é que isso é possível) acabavam por me contar histórias muito pessoais. Coisas que eu nem fazia ideia! Fiquei a saber que algumas das mulheres da empresa onde trabalho já viveram gravidezes traumáticas e perderam os filhos. Isso não me serviu de consolo (nem pensar!!) mas fez-me perceber que há coisas que fogem do nosso controlo. O meu sentimento de revolta foi suavizando pois interiorizei o facto de que há coisas que têm mesmo que acontecer independentemente dos cuidados que tenhamos. Podemos ser super saudáveis, podemos ter uma excelente alimentação, praticar desporto, ter cuidado com a saúde...mas isto não evita certas coisas. Eu fiquei muito revoltada pois nunca pensei que uma coisa dessas me pudesse acontecer. EU, uma pessoa com tantos cuidados, EU uma pessoa que planeio tudo e penso em todos os detalhes. Quando o médico me disse que eu corria sérios riscos percebi que a vida é curta e nesse momento nunca mais fui a mesma. Posso dizer-lhe Luna que há muito tempo que eu não falava desta minha experiência. Ao participar neste forum acabei por reviver alguns sentimentos que prefiro esquecer e apagar. Talvez as minhas palavras tenham reflectido o azedo da minha alma ao recordar certas coisas...mas resolvi participar neste forum e dar o meu contibuto pois pode servir de ajuda para alguém. Não há super mulheres, não há melhores ou piores mães porque deram de mamar ou optaram pelo biberão, não há "Mais mulher" ou "Menos Mulher" porque se optou pelo parto normal ou cesariana, não há valentonas ou medricas porque optaram pela epidural... cada MULHER é uma MULHER, cada PARTO é um PARTO e por detrás de cada acção há sempre um motivo, uma história. Eu também nasci de parto natural com ventosa, a minha mãe teve um parto horrivel e na altura disse que não queria ter mais filhos! Passados 26 meses nasceu o meu irmão!!! De parto natural, sem qualquer problema! Nasceu num instante, se dores, sem sofrimento. A mulher era a mesma, a equipa médica também, os procedimentos médicos também, eu e o meu irmão nescemos com peso e medidas semelhantes (grandes e gorduchos)....e os partos foram ambos tão diferentes!
Isto para dizer que não há fórmulas mágicas para o sucessso de um parto. A mulher deve dar a sua opinião mas também deve ouvir a equipa médica. Por alguma razão morrem cada vez menos mulheres em trabalho de parto. Por alguma razão morrem cada vez menos bebés à nascença. Por alguma razão a experiência média de vida é maior. A medicina e a ciência têm dado o seu valioso contributo. Gravidez não é doença mas há mulheres que sofrem muito durante uma gestação. Há aquelas que trabalham até ao último dia e há aquelas que ficam de repouso absoluto do principio ao fim. Eu, por exemplo, nunca me senti tão mal na minha vida como na minha primeira gravidez. Tanta dor, tanto mau estar interno.
A minha segunda gravidez foi completamente diferente! Sentia-me bem, feliz, sentia o tal "estado de graça". O parto foi horrivel, é verdade, mas faz parte do passado e hoje sou mãe de uma menina maravilhosa. Neste forum não vou falar mais sobre a minha primeira gravidez nem sobre a perda dos gémeos. Já dei o meu contribuito e deixo aqui uma palavra de força e coragem a todas as mulheres a quem a vida pode ter pregado uma partida. Para mim só há uma verdade absoluta "Ser mãe é a melhor coisa do mundo!".

Última edição por Angel : 09-03-09 às 16:19:13
Angel está offline   Responder com citação
Antigo 09-03-09, 17:45:18   #26 (permalink)
Embrião

Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por Isabel Fraga Ver Post
Como já disse, a minha filha nasceu de cesariana às 36 semanas porque não deu a volta e porque o crescimento na barriga não era o esperado. O que me revolta, hoje, sim se calhar teria nascido de cesariana mas podia-se esperar. Porque pequena ela continua (sai à minha sogra que apenas mede um metro e meio). E podia ter dado a volta. Existiam as minhas alergias à penincelina e a médica receou uma cesariana de urgência. A medicina é controladora!!!! É que por ter nascido cedo não teve força para receber o meu leite e se calhar por isso o seu sistema imunitário é tão fraco!!!
Pois lá está, a constante intervenção médica sem respeitar o tempo da Natureza. Realmente concordo consigo Isabel, a sua filha até que poderia ter nascido na mesma de cesariana, mas isso é algo que agora não vamos saber. E será que foi realmente melhor recorrer a uma cesariana às 36 semanas, do que fazer uma cesariana de urgência mais tarde?
Antigo 09-03-09, 17:59:49   #27 (permalink)
Embrião

Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por Angel Ver Post
Não há super mulheres, não há melhores ou piores mães porque deram de mamar ou optaram pelo biberão, não há "Mais mulher" ou "Menos Mulher" porque se optou pelo parto normal ou cesariana, não há valentonas ou medricas porque optaram pela epidural... cada MULHER é uma MULHER, cada PARTO é um PARTO e por detrás de cada acção há sempre um motivo, uma história. Eu também nasci de parto natural com ventosa, a minha mãe teve um parto horrivel e na altura disse que não queria ter mais filhos! Passados 26 meses nasceu o meu irmão!!! De parto natural, sem qualquer problema! Nasceu num instante, se dores, sem sofrimento. A mulher era a mesma,a equipa médica também, os procedimentos médicos também, eu e o meu irmão nescemos com peso e medidas semelhantes (grandes e gorduchos)....e os partos foram ambos tão diferentes!
Isto para dizer que não há fórmulas mágicas para o sucessso de um parto. A mulher deve dar a sua opinião mas também deve ouvir a equipa médica. Por alguma razão morrem cada vez menos mulheres em trabalho de parto. Por alguma razão morrem cada vez menos bebés à nascença. Por alguma razão a experiência média de vida é maior. A medicina e a ciência têm dado o seu valioso contributo.
Olá Angel!

Não poderia estar mais de acordo com o que escreveu.

E afinal apesar da sua mãe ser magra e estreita isso não a impossibilitou de ter um parto natural. Tem nela um belíssimo exemplo!
Antigo 10-03-09, 12:54:52   #28 (permalink)
Feto

Data de Registo: Feb 2009
Por Defeito

Conheço relatos de mulheres que chegam ao hospital com boa dilatação e com informação de que o filhote(a) vai nascer em breve. E por 'má onda' a dilatação cessa e ficam em trabalho de parto horas. Será que um hospital, um local frio, atrapalha a dilatação??????
Isabel Fraga está offline   Responder com citação
Antigo 10-03-09, 15:36:59   #29 (permalink)
Embrião

Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por Isabel Fraga Ver Post
Conheço relatos de mulheres que chegam ao hospital com boa dilatação e com informação de que o filhote(a) vai nascer em breve. E por 'má onda' a dilatação cessa e ficam em trabalho de parto horas. Será que um hospital, um local frio, atrapalha a dilatação??????
Olá Isabel!

Durante o trabalho de parto o corpo da mulher produz uma hormona que se chama oxitocina, esta é responsável pelas contracções do útero e pelo consequente desenrolar do trabalho de parto (incluindo a dilatação).

Quando estamos assustadas, com medo, com frio ou quando nos sentimos observadas, o nosso corpo produz outra hormona, a adrenalina, e esta é antagonista da oxitocina, ou seja, quando há produção de adrenalina deixa de haver produçao de oxitocina.

Por isso é que muitas mulheres chegam ao hospital e o seu trabalho de parto não evolui. Porque estão assustadas e sentem-se constantemente observadas (porque o são na realidade); o seu corpo começa a produzir adrenalina e pára de produzir oxitocina e deste modo não conseguem "fazer" a dilatação.

Deixo-te aqui um artigo do site BioNascimento, onde explica melhor o que acontece; a informação é de um médico obstetra muito conceituado, o Dr. Michel Odent:

http://www.bionascimento.com/index.p...d=96&Itemid=37
Antigo 11-03-09, 00:34:27   #30 (permalink)
Embrião

Data de Registo: Dec 2008
Chupeta azul

Com tantas "historias" que vamos ouvindo de experiências de parto, a coisa que mais pensava e desejava era que tudo corresse bem, que fosse uma boa equipa medica que me acompanhasse. Afinal naquele momento se não confiamos nos médicos em quem podemos confiar?
Na minha situação, eu concordei com a epidural, e quando me comunicaram que tinha de fazer cesariana conversaram comigo e explicaram-me porquê. Senti sempre respeito para com a minha vontade e dignidade. Isso também foi mto bom para confiar na decisão tomada.
Acredito no entanto que nem sempre será assim...
Andreia Lage está offline   Responder com citação
Responder

Ferramentas do tópico
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado
Smilies são Ligado
[IMG] code is Ligado