cesarianas a mais - Página 4 - Fórum PAIS & Filhos
 Rede MPL:

Fórum PAIS & Filhos  

Ir Para Trás   Fórum PAIS & Filhos > Geral > Parto
Registar Perguntas Frequentes Membros Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Parto Discuta e esclareça, aqui, todos os mitos e medos do parto.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Modos de visualização
Antigo 26-03-09, 15:56:12   #31 (permalink)
Directora

Data de Registo: Oct 2008
Post não são respeitadas

O Problema cara Andreia é que não, as mulheres não são respeitadas. Os homens não são respeitados e sobretudo a nova família, com o novo bvebé que está prestes a nascer não é respeitado. É verdade que há cada vez mais médicos e enfermeiros preocupados em dar condições e respeitarem o parto. mas ainda são uma minoria e quando o parto é induzido, porque a eles dá jeito, acaba sempre com intervenções. sejam as ventosas, o recurso a fórceps ou as inevitáveis cesarianas de urgência. É feio. Porqwue no meio destas decisões «médicas» há sempre uma mulher, um homem, um bebé fragilizados e com medos.

Citação:
Originalmente Colocado por Andreia Lage Ver Post
Senti sempre respeito para com a minha vontade e dignidade. Isso também foi mto bom para confiar na decisão tomada.
Acredito no entanto que nem sempre será assim...
mariajcosta está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 10-04-09, 15:40:43   #32 (permalink)
Feto

Data de Registo: Dec 2008
Por Defeito A minha cesariana às 37s+2d

Boa tarde,

A minha última ecografia teve lugar na véspera da Joana nascer, por cesariana.
Como a ecografia estava marcada para as 10:15, o pai ainda deu um pulinho ao trabalho para adiantar serviço.
Durante a minha gravidez, as ecografias foram realizadas por médicos diferentes. O que me realizou a última ecografia era um médico minucioso mas, ao mesmo tempo, descontraído.
A primeira imagem foi logo a da face da Joana, virada para nós! Até parece que estava a adivinhar e a fazer-se para a fotografia :-)
No entanto, quando o médico observou o aparelho urinário, soou um alarme: a bexiga da Joana estava enorme, era uma grande mancha preta que tinha quase o mesmo tamanho que o fémur dela...as imagens recolhidas limitaram-se à bexiga, era como se a análise ecográfica tivesse cessado. Olhei para o pai que estava a meu lado de pé. As nossas caras denotavam apreensão.
O médico referiu que a Joana poderia não estar a esvaziar adequadamente a bexiga e pediu-me para regressar dentro de 30 minutos, depois de andar um bom pedaço, para ver se a bexiga da bolotinha se esvaziava.
Se das outras vezes, saímos da sala das ecografias com um sorriso nos lábios, desta vez algo de diferente nos invadia: porque é que a bexiga estava tão grande, há quanto tempo é que ela estaria assim, será que a Joana estava em sofrimento?
Nesses 30 minutos de “pausa”, tentámos descontrair mas foi difícil. Eu falava com a minha filha e pedia-lhe para esvaziar a bexiga. Voltámos para uma nova observação e a bexiga continuava na mesma.
Por diversas vezes o médico tentou com o Sonicaid, exercer pressão sobre a minha barriga na tentativa de ver a bexiga da Joana esvaziar-se. Nada.
Fui aconselhada a não esperar pela próxima consulta junto da minha obstetra, marcada para o dia 31. “Será melhor contactá-la o quanto antes para analisarmos esta situação. E peça-lhe que veja as imagens da bexiga”, foi o que o médico sentenciou.
Acrescentei que todas as outras ecografias não tinham detectado qualquer anomalia, sendo que a anterior fora realizada há pouco mais que um mês. “Frequentemente, as patologias do trato urinário só surgem a partir da trigésima segunda semana, pois o sistema urinário é dos últimos a ficar completamente formado. Esta bexiga pode denotar um bloqueio na uretra ou nos ureteres mas não me parece que esteja a afectar os rins...mesmo assim, fale com a sua obstetra e mostre-lhe as imagens”, explicou-nos o médico.
A preocupação invadiu-nos. Caminhámos em silêncio para o carro, eu de telemóvel na mão a tentar contactar a minha obstetra. Telemóvel desligado ou sem bateria, era o sinal que me era devolvido. Entramos no carro para regressar a casa. Tentaria contactar a obstetra entretanto.
Não tínhamos ainda percorrido metade do caminho quando eu disse ao pai: “Eu não me sinto nada bem em voltar assim para casa...e se fossemos directos às urgências? É que eu nem sei se a Joana está ou não em sofrimento e há quantos dias é que ela tem vindo a acumular chichi...” Meu dito, meu feito, demos meia volta e fomos directos às urgências. Fui imediatamente atendida por um enfermeiro que, ao olhar para a minha barriga, me perguntou se o parto seria hoje. Expus-lhe a situação e fui conduzida de imediato à unidade obstétrica. Entretanto, o hospital conseguiu contactar a minha médica que prontamente se deslocou até mim. Fiz outra ecografia, de curta duração, e mostrei-lhe as imagens recolhidas durante a manhã. Estávamos perante uma mega-bexiga cujas repercussões eram ainda desconhecidas. O que a minha obstetra disse a seguir como que me atirou contra a parede: “Vamos ter que repetir a ecografia dentro de 24 horas. Se se mantiver este quadro, a Joana terá que nascer. Não me parece que a Joana esteja em sofrimento uma vez que o volume de liquido amniótico está normal e a vitalidade dela é boa. Por isso, esta mega-bexiga é algo que muito recente que não convém prolongarmos. Pode não ser nada e ela entretanto esvaziar a bexiga, como pode ser alguma coisa.
Eu e o pai confrontamo-nos, pois, com a possibilidade de um parto “surpresa”. Creio que ambos não estávamos à espera de tal: o que era um dia de ecografia transformou-se num dia de preparação para um possível parto. No entanto, apesar de estarmos preocupados com a existência de uma mega-bexiga na barriguinha da Joana, tranquilizámo-nos com a antevisão de uma nova ecografia e suas consequências (ou era parto ou a Joana estava a ser marota) e com a segurança e profissionalismo que a minha obstetra nos transmitiu. Acho que, por muito que “surpresas” nos confrontem com o desconhecido, como é um primeiro parto, é um bálsamo sabermos, ou melhor, sentirmos, que estamos em boas mãos e que a segurança não será descurada.
Eram cerca das 16:30 quando chegamos a casa. Não tinha mãos a medir: faço a alcofa da Joana, preparo o berço (o mobile musical foi montado no dia seguinte) e a mala dela. À noite, depois do jantar, o pai ajudou-me a esterilizar biberons, tetinas, chupetas e afins.
Não estava muito ansiosa. Claro que estava um pouco, era provável que amanhã, por aquela hora, a Joana já tivesse nascido. Por um lado, esperava que ela esvaziasse a bexiga até amanhã porque tinha receio que a Joana sentisse algum desconforto; por outro lado, estava expectante no sentido de ansiar pelo nascimento dela, por a ter nos braços, por a inundar de beijinhos...(continua)

Sofia
acegonhacorderosa está offline   Responder com citação
Antigo 10-04-09, 15:46:36   #33 (permalink)
Feto

Data de Registo: Dec 2008
Por Defeito A minha cesariana às 37s+2d (parte II)

(cont do texto anterior).

Dia 26 de Outubro, céu limpo, sol quentinho.

Levantei-me às 8:00, tomei o pequeno-almoço e, cerca de uma hora depois, estava eu a preparar a minha mala, quando a minha obstetra me telefonou: a partir desse exacto momento, estaria proibida de comer ou beber o que quer que seja. Sim, ela estava a preparar-me para que o nascimento da Joana ocorrasse naquele dia. Perguntou-me ainda se dormi bem, se estou ansiosa e pede-me para estar no hospital pelo meio-dia para fazermos então a ecografia decisiva.
Entretanto, os avós e os tios ficaram a par do possível nascimento da Joana e foi uma fonte de telefonemas a enviar beijinhos! Os avós maternos, que estão no Porto, aprontaram o saco de viagem, sendo que só depois de eu realizar a ecografia é que saberiam se viriam ou não fazer uma viagem relâmpago até à neta :-) A minha filhota é assim, de decisões rápidas!
Perto do meio-dia, e depois do pai ter colocado as malas no carro, saímos de casa. A sede começa a pesar, a fome nem tanto (o pai, de tanto subscrever a importância deste dia, até se esqueceu de almoçar!).
Não era ainda uma da tarde quando a minha obstetra me chamou. Deitei-me numa marquesa, virada para uma janela cujos estores descidos deixam passar a claridade do Sol. Olho para o branco do tecto. O pai estava a meu lado. Sinto o gel frio no baixo vente e a pressão do Sonicaid. Invade-me a expectativa, como o ressoar de um tambor.Ouço: “Está na mesma”. Suspiro fundo e peço a Deus que me acompanhe. A Joana vai nascer hoje! Hoje! Esta tarde ou esta noite! A minha obstetra chama uma ecografista para analisar a mega-bexiga. Também ela é de opinião que devemos agir. É solicitada uma segunda opinião, de outra obstetra, que vai no mesmo sentido.
A minha obstetra passa-me uma ordem de internamento, sendo que o pai vai até à recepção tratar das burocracias. Enquanto espero por ele, telefono aos meus pais: “Podem vir, a bexiga da Joana continua na mesma, ela vai ter que nascer hoje.” Admiro-me com o meu sangue-frio mas, de quando a quando, veio um soluço à garganta. É um soluço de emoção, naquele dia ia finalmente conhecer a minha filha.
A minha mãe emociona-se. Dou-lhe as últimas indicações de como chegar ao hospital, onde me localizar e que números de telefone é que ela poderá contactar para saber alguma notícia. Despedimo-nos com um até já. Até já, mãe! Até já, avó!
Às 14:02 dou entrada no meu quarto, juntamente com o pai. A enfermeira pediu-me para vestir uma bata com atilhos nas costas, indicou-me uns chinelos rasos de cor branca junto à cama e dois Microlax que deveria administrar por forma a limpar os intestinos. Quando estivesse pronta, era só accionar a “campainha”, inserida num pequeno comando rectangular que também tinha mais dois botões: um para acender e outro para apagar as luzes.
Enquanto me preparava, o pai foi ao carro buscar as malas. É impressionante como ambos não estávamos nervosos, com aquela ansiedade que nos faz andar de um lado para o outro. Havia sim um friozinho na barriga mas nada mais. Eu acho que, se o parto fosse programado com antecedência, haveria lugar para o nervoso miudinho se instalar pois contaríamos os dias para o parto. Neste caso, como o parto chegou de surpresa, só houve lugar para os preparativos-chave: fazer malas e esterilizar biberons, chupetas e tetinas.
De intestinos limpos, acciono a campainha. Enquanto isso, chega o berço transparente da Joana com um edredon branco e azul e, aos pés do berço, um saquinho de alças, também ele azul, para colocar a primeira roupinha da Joana: um babygrow branco, um body e calcinhas brancas, um casaquinho branco e um gorro cor-de-rosa. Para além disso, tinha também à mão uma manta de lã em cor creme.
Eram cerca das 14:30 quando me foi colocado um cateter no braço esquerdo, um soro, uma pulseira rosa identificativa no pulso esquerdo e uma sonda urinária para quando a minha bexiga estivesse a “dormir”.
A enfermeira diz-me que havia mais duas futuras mães à minha frente e que depois era a minha vez de se conduzida até ao bloco de partos.
Deitadinha e sem querer ver televisão, recebo a “visita” da minha obstetra que me pergunta como estou e de uma enfermeira que trás consigo um termo de responsabilidade para eu assinar. Chega o pai. Por volta das 15:15, duas enfermeiras vêm-me buscar. Está na hora! À saída do quarto, recebo um beijinho de até já do pai, que conduz o berço da Joana. Lá vou eu sobre rodas. Contorno uma esquina e deixo de ver o pai. Duas portas amarelas abrem-se automaticamente e entro numa sala iluminada de luzes brancas. Há música clássica a tocar baixinho. Sou transferida para a mesa de operações e a minha caminha sai porta fora. Na sala, duas enfermeiras preparam instrumentos, frascos, compressas e recipientes redondos. Sou ligada a um esfigmomanómetro que irá medir a minha pressão arterial.
Aparece o anestesista que é uma simpatia. Achei-o parecido com o José Carlos Malato, o mesmo tipo de cara e sorrisos prazenteiros. Coloca-me à vontade, dizendo-me que, durante a administração da epidural, me irá explicando tudo o que faz. Vamos falando sobre as nossas profissões. O ambiente é de descontracção, também entre os profissionais. Até parece que não vou fazer uma cesariana!
Surge a minha obstetra toda “artilhada”: bata, chinelos de plástico e touca verdes, luvas brancas e uma espécie de meio funil transparente colocado à volta da boca e nariz.
Mais tarde, surge também uma ecografista.
Sento-me num dos lados da cama, bem na pontinha, com os pés assentes num banquinho. Chegou a hora de administrar a epidural: posição caracol, braços em torno dos joelhos e queixo bem junto ao peito. A primeira tentativa de epidural falha. À segunda é de vez, após ter sentido um desconforto passageiro provocado pela agulha oca.
Deito-me. Começo a sentir que da cintura para baixo o meu corpo adormeceu, excepto os pés (consigo senti-los ao longe). Olho para o grande e redondo foco de luz em cima de mim. É colocada uma cortina azul suspensa num pequeno varão metálico um pouco abaixo do meu peito.
Pouco tempo depois sinto movimentos ritmados dentro de mim, como se estivessem a remexer à procura de algo. Vezes há em que o meu corpo vai para a frente e para trás. O anestesista diz-me para não me assustar, que não sinto nada. E, de facto, assim é. Aguardo a chegada da minha filha. Quantos minutos já terão passado?
Comento com o ecografista que a Joana, provavelmente, nascerá perto da hora em que a mãe nasceu, 16:30, ao que ele responde que será antes (a Joana nasceu às 16:07).
Assistir ao nascimento da minha filha é algo de inesquecível. É uma imagem que acompanhará a minha vida. Quando o anestesista me coloca a mão debaixo da nuca e diz: “Agora vai ver algo de muito bonito”, eu vejo a Joana surgir de mim, primeiro a cabeça, depois os braços e por fim os pés. Exclamo emocionada “Olá, filha!” e a minha cabeça volta a deitar-se. O anestesista congratula-me: “Parabéns, mãe!”.
Ouço-a chorar a caminho de uma sala de observações anexa e com amplos vidros. “Já sou mãe!”, o meu coração rejubila. “Tem um choro tão bonito!”, lembro-me de pensar...ali estava ele, o tal estado de graça que me acompanhará durante a vida!

Beijinhos,

Sofia
acegonhacorderosa está offline   Responder com citação
Responder

Ferramentas do tópico
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado