|
||||
|
|
|||||||
| Parto Discuta e esclareça, aqui, todos os mitos e medos do parto. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do tópico | Pesquisar neste tópico | Modos de visualização |
|
|
#1 (permalink) |
|
Directora
Data de Registo: Oct 2008
|
A taxa de cesarianas em Portugal aumenta todos os anos, em particular nos hospitais privados. Ao contrário do que se possa pensar isso não é uma boa notícia e é um péssimo indicador de desenvolvimento do país.
Apesar de alguma melhoria revelada hoje por um estudo da Entidade Reguladora da Saúde, os números de cesarianas são demasiado elevados. Michel Odent conceituado médico e investigador da fisiologia do parto dexa bem claro os riscos inerentes à subida das cesarianas não electivas. |
|
|
|
| Links Patrocinados: | |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Dec 2008
|
Já vi mães a marcar cesarianas para a 38ª ou 39ª semana porque a médica vai de férias.
A maior parte marca cesarianas porque tem medo do parto natural seja com epidural ou não. Como é que se chegou a este ponto? Eu não sou mulher e nunca entenderei o que custa ter um bebé, mas com a epidural "não há desculpa". É quase anti-natura. |
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Feb 2009
|
O meu parto foi cesariana (com epidural) com 36ºsemanas. A minha filha não deu a volta e não cresceu na barriga o esperado. E eu tenho alergia a alguns medicamentos. Quando a minha médica marcou a cesariana foi um choque para mim. Eu sinto que não fui mãe a 100%. Foi programado e levaram a bebé após nascer. Do parto guardo o seu cheiro e os seus olhinhos muito fechadinhos.
Última edição por Isabel Fraga : 10-03-09 às 11:46:11 |
|
|
|
|
|
#4 (permalink) |
|
Directora
|
Os meus dois filhos nasceram de cesariana sem ser marcada porque o «canal de parto» e a bacia eram «incompatíveis». Tive ruptura de menbranas nos dois casos às 38 semanas, fui para o hospital e depois de se confirmar ao fim de quatro horas que não dava para ser parto vaginal optou-se pelas cesarianas. Na primeira foi horrível porque mal o bebé nasceu o pediatra de serviço mostrou-me o bebé e levou-o logo para fazer coisas que hoje sei que não são necessárias. Hoje sei que há procedimentos dispensáveis quando os bebés são claramente saudáveis, como era o caso. A Organização Mundial de Saúde é clara quanto a isso. Depois de o pediatra o levar para o lado (na mesma sala) as enfermeiras disputavam quem o vestia e quem o cuidava. e só voltei a tê-lo para nós uma hora e tal depois de nascer. Não é justo e é por isso mesmo que estou tão empenhada em promover campanhas de humanização do parto, na revista e junto de autoridades governamentais. Por isso são tão importantes iniciativas como as que a enfermeira Lúcia Leite está a protagonizar. Claro que a ciência salva vidas e deve estar ao serviço de quem precisa. Mas só quando é chamada a intervir. Os bebés que nascem são nossos, não são nem dos médicos nem de enfermeiros. Apesar de tudo já vai havendo grandes mudanças e cada vez mais profissionais de saúde abertos a respeitar a privacidade do parto e da família que ali aumenta.
|
|
|
|
|
|
#5 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Jan 2009
|
Penso que não se pode generalizar pois há partos e partos! Nem sempre a via natural é a melhor!
No meu caso, se eu soubesse o que sei hoje teria feito uma cesariana sem hesitar! Mas por medo implorei à minha obstetra que tentasse um parto normal a todo o custo pois penso que a natureza sabe o que faz. As cesarianas metiam-me medo. Entrei no hospital com dois dedos de dilatação e passei um dia inteiro à espera que a minha filha nascesse pois fui dilatando muito lentamente. A minha obstetra já me tinha avisado que a minha bebé era grande e gorducha e que as minhas medidas não iam ajudar tendo em conta que sou magra e muito estreita. E a verdade é que tive um parto pavoroso sem necessidade nenhuma. A minha filha ficou literalmente encalhada no canal de parto. Nem para a frente nem para trás. Tiveram que recorrer à ventosa e mesmo assim foram precisas 5 ou 6 ventosas, duas obstetras e uma enfermeira a carregar-se em cima de mim...e eu só pedia para Deus me dar mais forças pois temia desmaiar. Fiz tanta força, tanta força...e a minha menina lá acabou por nascer. O meu marido ao meu lado acabou por se sentir mal e caiu para o chão quando viu a nossa menina sair roxa, gelada, sem chorar. Estava em hipotermia por ter estado tanto tempo entalada no canal vaginal. A equipa médica 5 estrelas da Cuf Descobertas tratou dela num instante, colocaram-na em cima de mim por escassos segundos e de seguida levaram-na para uma incubadora para ela aquecer. O meu marido ficou com ela e eu fiquei na sala a ser toda cosida por dentro e por fora. A minha obstetra teve que me cortar bastante para conseguir tirar a bebé com as próprias mãos. Se não fosse a sua sábia experiência nem quero pensar o que podia ter acontecido... Fui toda cosida e ainda tive uma pequena hemorragia no interior da vagina. Fui para o recobro e tive que ser aquecida pois estava gelada, tremia que nem varas verdes. A minha menina continuava longe de mim, algures numa incubadora ao pé do papá a recuperar também a temperatura corporal. Fui para o quarto e a minha menina continuava longe a aquecer. Ela nasceu às 20h04 e só por volta da meia-noite é que a levaram para o pé de mim. LINDA!...já estava com umas bonitas rosas de cor e uns olhos lindos a olharem para mim. Passei a noite em branco a olhar para ela e apesar de todo este sofrimento sentia uma felicidade imensa. Mas tive um pós parto horrível. Estive duas semanas de cama sem me conseguir sentar nem por de pé… dava de mamar deitada e cheguei a criar feridas nos cotovelos por estar tanto tempo na mesma posição! Só ao fim de um mês me conseguia sentar naquelas almofadas em forma de donut. Tive que tomar antibióticos e analgésicos para evitar qualquer infecção e suportar melhor as dores…e cada vez que ia à casa de banho até as lágrimas me escorriam pela cara. Parece que me ia abrir toda por dentro… pavoroso! Para ajudar fiquei com uma crise de hemorróidas por causa da força extrema que fiz no trabalho de parto. Um pesadelo. A minha obstetra diz que nunca mais me faz um parto natural e eu estou de pleno acordo. Podia ter evitado tanto sofrimento. Só hoje, passado um ano me sinto uma mulher normal, sem dores e sem desconfortos internos. Mas tenho um marido maravilhoso e compreensivo e nunca fomos tão felizes. Todo este sofrimento foi vivido sempre com um sorriso nos lábios pois eu já tinha estado grávida anteriormente e tinha perdido os bebés e corrido risco de vida… por isso, quando engravidei da minha menina tornei-me uma super mulher. Sofri mas tinha nos meus braços a recompensa: uma filha linda que adoro acima de tudo. Em suma, hoje em dia há a falsa ideia que todos os partos naturais são um mar de rosas e isso não é verdade. Não se pode nem deve generalizar. Há mulheres e mulheres, há partos e partos, há cesarianas e cesarianas. A minha sobrinha nasceu de cesariana, a minha cunhada não sofreu nada e passados minutos tinha a bebé ao pé dela no quarto. No meu caso passei horas sem a minha filha e ficámos ambas em sofrimento desnecessáriamente. Eu tinha medo de fazer uma cesariana mas acabei por me meter num pesadelo bem pior! E francamente não me sinto mais mulher por ter tido um parto natural e sofrido horrores. Última edição por Angel : 03-03-09 às 11:57:44 |
|
|
|
|
|
#7 (permalink) |
|
Recém-nascido
Data de Registo: Nov 2008
|
Sem dúvidas, uma descrição comovente de uma vivência que se sente que é ainda muito intensa... O relato de Angel é um exemplo do pesadelo em que se poderia ter tornado um acontecimento que poderia ter sido menos sofrido se tivesse sido aceite a opinião da médica. Mas ainda bem que teve um final feliz!! Acho que devemos mesmo é confiar nos profissionais de saúde que temos e deixar que sejam eles a decidirem aquilo que é o melhor para nós e para os nossos bebés! É muito importante estarmos informadas mas a decisão final tem de ser deixada a quem tem mais conhecimento na matéria... Cada macaco em seu galho!
|
|
|
|
|
|
#8 (permalink) |
|
Embrião
|
Olá Angel!
Lamento que tenhas tido uma experiência de parto tão traumatizante. ![]() É verdade que às vezes é mesmo necessário recorrer à cesariana e talvez tenha sido o teu caso. Gostaria de fazer-te algumas perguntas, espero que não te importes. O teu parto foi induzido? Estiveste ligada ao ctg o tempo todo? Levaste epidural? Tiveste a tua bebé deitada? Se não quiseres não precisas responder. ![]() Muitas felicidades para ti e para o teu tesouro! |
|
|
|
|
|
#9 (permalink) |
|
Directora
|
Tenho muita pena que os casos dramáticos como os da Angel se sucedam. Mas não é por isso que aceito transferir as decisões para os profissionais de saúde. A ciência é sempre uma aliada e deve ser usada sem quaisquer complexos, mas respeitar a dignidade da mulher, a intimidade do momento não significa pôr em causa a segurança do nascimento. Estas duas situações não são contraditórias.
Lamento mas enquanto deixarmos os médicos fazer tudo como a eles dá mais jeito, nada vai mudar. Por isso acho tão pertinentes as questões levantadas pela Luna. Angel, será que o seu parto foi natural? Se quiser responder ás questões da Luna talvez possamos seguir a conversa. Defender o partio natural não é excluir a possibilidade de ter um parto medicalizado. É apenas garantir que na medida do possível, e sempre que possível essa vontade é respeitada e não ridicularizada por uma classe médica que desconfia do que desconhece. E são cada vez mais os nascimentos naturais, rodeados de máxima segurança em Portugal. Felizmente as coisas começam a mudar. |
|
|
|
![]() |
| Ferramentas do tópico | Pesquisar neste tópico |
| Modos de visualização | |
|
|