" o medo é o maior inimigo do parto" - Fórum PAIS & Filhos
 Rede MPL:

Fórum PAIS & Filhos  

Ir Para Trás   Fórum PAIS & Filhos > Geral > Parto
Registar Perguntas Frequentes Membros Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Parto Discuta e esclareça, aqui, todos os mitos e medos do parto.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Modos de visualização
Antigo 27-04-09, 13:25:53   #1 (permalink)
Embrião

Data de Registo: Apr 2009
Por Defeito " o medo é o maior inimigo do parto"

Como sempre estive a ler a " Pais e Filhos" e como sempre adorei!!!

Gostei principalmente do artigo "o medo é o maior inimigo do parto".
Concordo com tudo o que o autor disse, acho que todos os médicos deviam pensar e actuar deste modo em Portugal.

Gostei do facto de o autor respeitar todas as decisões da grávida, quer seja um parto em casa, quer seja um parto induzido às 40 semanas com epidural, porque arrastar uma gravidez até às 42 semanas quando a grávida já está no limite das suas forças também pode ser considerado desumano...

A frase " o importante aqui é que nos asseguremos de que a mulher está plenamente consciente dos possíveis efeitos, mais ou menos positivos, das opções que toma" resume tudo aquilo que eu acho. E falo de todas as opções quer seja ter um parto hospitalar ligada ao ctg sem se mexer ou ter um parto em casa com toda a a liberdade de movimentos.
Xinha está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 04-05-09, 20:47:18   #2 (permalink)
Feto

Data de Registo: Dec 2008
Por Defeito

Olá,

Também concordo com o facto do medo ser contraproducente, o antipoda das técnicas de relaxamento e da auto-confiança no momento do parto.
No meu caso, como fiz uma cesariana de emergência, não tive tempo para "conhecer" o medo :-)
Beijinhos,

Sofia
acegonhacorderosa está offline   Responder com citação
Antigo 05-05-09, 12:24:24   #3 (permalink)
Embrião

Por Defeito

O problema é que muitas mães têm medo muito antes do parto, algumas assim que descobrem que estão grávidas.... Ouvem muitas histórias assustadores de outras mães que estiveram muitas horas em trabalho de parto sem qualquer tipo de conforto, e outras histórias horríveis do pós-parto....

Isto torna tudo mais complicado porque por mais paciente e compreensivo que seja o médico, quando vem uma mãe em pânico antes do parto a imaginar o pior é muito difícil!!!
Antigo 05-05-09, 13:46:49   #4 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Data de Registo: Nov 2008
Smile Histórias felizes ajudam a combater o medo...

É verdade que quando estamos grávidas mais facilmente ouvimos histórias assustadoras de mães que passaram muito mal na gravidez, no parto e no pós-parto, do que histórias de gravidezes, partos e pós-partos que correram lindamente ... Talvez as histórias boas devessem ser mais contadas !!!! Não deve ser fácil para um médico sossegar uma grávida que, à partida, está assustada com a gravidez e com tudo o que pode acontecer ... Se o medo é baseado numa experiência anterior complicada, tudo bem, compreende-se ... agora quando o medo tem a ver com aquilo que se ouve das outras pessoas, é mais complicado!!

Eu tive uma gravidez óptima!!! Nunca enjoei, não tive azia, não tive dores nas costas,... nada mudou nas minhas rotinas (nem ao nível profissional nem ao nível íntimo )... Vivi as mudanças no meu corpo de uma forma serena e feliz... O parto correu muito bem... o pós-parto também...

As aulas de preparação para o parto ajudam também muito na minha opinião para nos prepararmos emocionalmente e fisicamente...
Sissy está offline   Responder com citação
Antigo 06-05-09, 12:52:23   #5 (permalink)
Embrião

Por Defeito

É sempre mais dificil esqueçer as boas histórias do que as más!!! Por isso é muito importante uma boa preparação para o parto e conversar muito com o médico sobre medos e expectativas!!!
Antigo 05-08-09, 16:21:27   #6 (permalink)
Jornalista

Data de Registo: Oct 2008
Por Defeito

O pior é quando são os médicos a desmotivar e a pôr medo nas mulheres, dizendo-lhes: «a sua bacia é muito estreita», «o seu bebé é muito grande», «o seu colo está muito verde», «o parto é uma coisa muito difícil», «a cesariana ou a indução são melhores opções porque ajudam a controlar o parto». Enfim, traduzindo: «você não sabe parir».

E isto não é melhor do que as histórias verdadeiras de quem sofreu no parto, porque essas, pelo menos, ajudam as mulheres a pensarem no que não querem para elas e como poderão agir se isso lhes acontecer. Não metem medo, na minha opinião. Ajudam a pensar.
plamurias está offline   Responder com citação
Antigo 11-08-09, 12:57:05   #7 (permalink)
Embrião

Por Defeito Ultrapassar o medo

Boa tarde,

O medo deixa muitas grávidas em pânico para o dia do parto e isso prejudica claramente tudo.
Quanto às histórias de parto que todas ouvimos quando estamos grávidas, no meu caso foram irrelevantes.
Já tive 3 partos, todos diferentes - uma cesariana com epidural, um parto normal, e uma cesariana de urgência com anestesia geral - e dois deles foram situações algo assustadoras no momento.
Neste último parto - o mês passado - correu pior que os outros mas ficámos os dois bem. Tinha uma amiga grávida e contei-lhe tudo o que se passou. Não penso que tenha ficado mais nervosa mas sim mais alerta para os sinais que podiam indicar que alguma coisa não estava bem! Foi uma ajuda e não um susto e acho que ouvir histórias de partos, ainda que com final menos feliz nos pode ajudar a abrir os olhos e alertar toda a equipa médica e de enfermagem se notarmos que algo não está bem.
E, já agora, mesmo tendo estes partos péssimos, continuo a querer ter mais filhos, pois custa no momento, mas esquecemos tudo depois de pegar nos nossos filhos!!!!
Costumo dizer às grávidas que conheço que custa muito o parto, mas são apenas algumas horas e tudo fica compensado e esquecido....
carla ventura está offline   Responder com citação
Antigo 13-08-09, 16:43:09   #8 (permalink)
Jornalista

Data de Registo: Oct 2008
Por Defeito

Carla,

Então concorda comigo: as histórias "más" não deviam ser um tabu. É que o medo vai muitas vezes junto com uma idealização do parto como um momento limpinho e previsível. Mas é impossível prever como vai acabar um parto.
plamurias está offline   Responder com citação
Antigo 14-08-09, 22:21:23   #9 (permalink)
Embrião

Por Defeito Claro!

Concordo plenamente!! O medo não ajuda em nada e cada parto é uma surpresa.... Daí que eu tenha algumas reservas quanto aos partos em casa, pois, no meu caso.... teria perdido dois filhos.....
Mas, sendo um momento maravilhoso, o melhor é só pensar no momento a seguir ao parto e confiar nas maravilhosas equipas médicas e de enfermagem que o nosso país tem!
carla ventura está offline   Responder com citação
Antigo 19-08-09, 16:31:24   #10 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Data de Registo: Mar 2009
Por Defeito

'Costumo dizer às grávidas que conheço que custa muito o parto, mas são apenas algumas horas e tudo fica compensado e esquecido.... 'Carla Ventura

è o que sinto! São umas horas e depois passa tudo! O cheiro do bebe, os olhinhos, as mãos, tudo nos faz esquecer.
Apenas gostava que as equipas médicas e de enfermagem fossem mais humanas, pois isso é um pouco mais difícil esquecer.
Pipa está offline   Responder com citação
Responder

Ferramentas do tópico
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado
Smilies são Ligado
[IMG] code is Ligado
Código HTML está Desligado
Trackbacks are Ligado
Pingbacks are Ligado
Refbacks are Ligado

Hora GMT. Agora são 09:35:42.

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.