|
||||
|
|
|||||||
| Parto Discuta e esclareça, aqui, todos os mitos e medos do parto. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do tópico | Modos de visualização |
|
|
#1 (permalink) |
|
Embrião
|
Olá colegas foristas!
Este assunto ainda está "atravessado" aqui dentro e gostaria que alguém com conhecimentos médicos me pudesse explicar se o que se passou no meu parto é o procedimento normal, ou se poderia ter sido feito algo mais. Passo a explicar, tive ruptura de membranas às 19:55 do dia 24/06/2008 e como inicialmente a perda foi pequena, confundi com incontinência urinária (pois podem rir à vontade NOTA: não tive 1 única contracção! Qd subi à urgência obstétrica, fui logo enviada para o bloco de partos, que no HPH, consiste em quartos individuais onde fazemos a dilatação e damos à luz, a menos que tenhamos de ir para o B.O. para cesariana. Contrariada, lá fui ao wc introduzir o clister, ainda que tivesse frisado à enfermeira que já tinha evacuado antes de saír de casa... vesti a camisa, estive a conversar um pouco com o meu marido, q esteve comigo até à 1 da manhã. Disseram-lhe que, como não tinha contracções, "aquilo" ainda ía demorar, e ele podia ir para casa dormir e se voltasse cerca das 7 da manhã ainda vinha mt a tempo de ver a filha nascer. Eu não me importei pq queria q ele tentasse descansar e fizesse companhia aos nossos "meninos", especialmente q fosse com o cão à rua com tempo. Trouxeram-me bolachinhas e leite,ligaram-me ao CTG durante meia hora (e nada) liguei o rádio baixinho, e procurei adormecer, sem sucesso. Bem, de manhã cedo, tomei duche e esperei que alguém do pessoal médico viesse ver-me... às 8 da manhã veio uma médica fazer-me o toque vaginal (tinha 1,5 cm e ZÁS... fiquei c 3 cm!) BRUTA! E teve a lata de dizer virada para a enfermeira "esta criança tem q nascer antes da hora do almoço!" Bom, dito isto, colocaram-me imediatamente o cateter e oxitocina a jorrar no máximo! As contracções começaram IMEDIATAMENTE e de forma violenta! A preparação para o parto não me serviu de nada pois não dava para fazer o 1º tipo de respiração, parecia era um gato a "bufar"(como se diz cá no Norte)quando está chateado! Isto somando ao maldito CTG, e a obrigação de estar deitada virada já nem sei se para o lado direito ou esq... foi traumático para mim. Não poder mexer-me, mal podia abrir os olhos com tanta dor, nem via o meu marido ao lado. Implorei pela epidural, responderam-me que "o sotôr tá a tomar café e vem já". O "café" durou mais de uma hora... para levar a epidural tiveram que afrouxar ou parar a oxitocina pq eu não conseguia estar quieta pois elas vinham seguidas, com pouquíssimo tempo de intervalo. Depois tudo melhorou. Fiquei com imenso sono e dormi quase 2 horas, até sentir uma tremenda vontade de fazer força.... pois, aqui está outra coisa q é mto gira! Fazer força para expulsar qd se está paralisada da cintura para baixo e deitada!!! Se não fossem as enfermeiras em cima de mim a empurrar a minha pimpolha, tinha q saír de cesariana pq EU NÃO CONSEGUIA FAZER FORÇA!Bem tentei até ficar quase roxa, mas não era suficiente! E lá vem a episiotomia!! Se realmente foi necessária ou não, nunca saberei. O q a enfermeira q deu as aulas de PPP me assegurou é q naquele hospital só faziam se fosse necessário.... o q concluí após falar com outras mamãs q tiveram lá os filhos foi, q é prática usual! Bom, desculpem o relato, mas resumindo, o q quero saber é se haveria outra forma de acelerar o parto sem ser com a oxitocina a todo jorro, se poderia ter sido aplicado algo no colo do útero como um gel.... e se deveria ter sido induzido mais cedo... disseram-me qd já estava na enfermaria q , naquele hospital, não se fazem induções durante a noite! Por favor, só peço que me ajudem a entender... se foi tudo bem feito, eu aceito, se não foi, quero estar alerta para que não se repita no próximo parto. Beijinhos |
|
|
|
| Links Patrocinados: | |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Directora
Data de Registo: Oct 2008
|
Cara Sílvia. Não se pode dizer que tenha havido qualquer erro. A mim o que me parece é que apressaram o que a natureza queria fazer com mais calma. Mas é uma «maçada» esperar pela natureza... aparte o clister, que hoje em dia já é assumido como um dos procedimentos a abolir, como por exemplo, no S. João aí no Porto a verdade é que durante a noite a deixaram em paz. mas de manhã o toque já teve truque, porque não tinha dilatação e pelos vistos a médica queria despachar antes do almoço. Pelo que conta, tudo indica que não tinha indicação de fazer a indução na altura em que a fizeram e sim há medicação mais e menos agressiva para a indução. Sobretudo parece ter havido pouco respeito por si, pela sua vontade e uma enorme falta de comunicação. Felizmente as coisas começam a mudar entre os profissionais de saúde. Eu diria que teve azar.
A ruptura de membranas pode dar-se e estar muito tempo sem contracções. Umas não são consequência da outra sempre. O que acontece é que entre a ruptura da bolsa e o nascimento há um tempo de segurança em que se espera, e o que é consensual são 48h mas pode ser menor em função da avaliação que for feita à grávida e ao bebé. |
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Embrião
|
Olá Maria!
Obrigada p responder!O ritmo num hospital público é demasiado acelerado. A minha filha esteve sempre bem, não havia indicação de desaceleração de batimento cardíaco, não havia mecónio no líquido, ela estava bem, podiam ter-nos dado tempo e ter dado espaço de manobra para tudo se processar naturalmente... mas não. P isso me custa recoradar, a mágoa ainda é grande e não compreendo pq é q aquele hospiatl é considerado "Amigo dos Bebés"... sei q tem a ver c a promoção da amamentação materna desde o 1º momento (mas, deixe-me que lhe diga, não foi isso q eu vi nem ouvi p lá, depende de cada profissional de saúde) devia era ser "Amigo das Mamãs", respeitar os nossos ritmos e darem-nos todas as informações que precisamos para nos sentirmos relaxadas, confiantes e trazer-mos ao mundo os nossos pimpolhos num ambiente tranquilo e seguro. Eles estão a anos-luz disso. Mas mais do q as políticas hospitalares, o q tem q mudar é as mentalidades dos profissionais de saúde! A maternidade de um hospital não é uma linha de produção, em q entra um objecto (grávida) e vai passando p diversos processos de produção até saír no final da linha o produto bebé e a mãe, de preferência sem não-conformidades, mas não é mt importante....Obrigada, e um beijinho |
|
|
|
|
|
#4 (permalink) |
|
Bebé
Data de Registo: Mar 2009
|
HPH o hospital onde tive a minha filha. O hospital com mta pressa!
A minha cesariana marcada as 36 ou 37 semansa sem razão urgente! Pq a filhota estava sentada ou pq eu mãe tenho alergia a antebioticos. Não me parece razão urgente. A equipa de enfermagem com a 'mania' que a minha pequenina à força mama-se do m peito. Daquele hospital apenas fiquei com a boa impressão da equipa médica que fez a cesariana. |
|
|
|
|
|
#5 (permalink) |
|
Embrião
|
Oh Pipa...
tu tb?!Lamento mt... Olha, eu boas recordações só tenho qd me puseram a minha "ratinha" no meu peito, debaixo da minha camisa! Foi isso q me ajudou a superar a dor de ser suturada... e qd ela procurou a minha mamoca... é maravilhoso! Foi isso que naquele momento, e apesar de tudo o q passei, q me fez ter a certeza de 2 coisas : queria mesmo um 2º filho (e quem sabe, um 3º), e que ali nunca mais! Felizmente há profissionais conscientes, é preciso é ter sorte, eu sei q no fundo até tive sorte! Qd fui para a enfermaria conheci uma mamã q teve um menino lindo, enorme, nasceu c 4,300kg e 53 cm, e massacraram-na tanto! Esteve + de 12h em trabalho de parto e apesar de ela implorar a epidural, não lha deram, fizeram-lhe vários cortes, levou 2 transfusões de sangue, e mais 4 enquanto aguardavam a alta. Depois do parto, a rapariga mal se tinha em pé, juro, metia dó, como puderam ser tão sádicos! Foi tão traumático para ela que não conseguiu tirar + q 2 gotas de leite durante os 5 dias q lá esteve. Sim, tive sorte desta vez, mas na próxima não me apanham lá! ![]() ![]()
|
|
|
|
|
|
#6 (permalink) |
|
Bebé
Data de Registo: Mar 2009
|
De bom recordo a equipa médica da cesariana e qdo cheirei a minha pequenina toda enroladinha. A comida era boa: estava sempre à espera das refeições! (por isso sou uma Pipa Haaaa!!!). As enfermeiras umas brutas. Havia lá uma mto amavél mas, coitada não podia estar em todo lado. E no berçario, à noite,, os bebes que nasciam de cesariana, choravam e nós mães é que lhes faziamos festinhas pq as enfermeiras dormiam nas poltronas. Queriam à força que a minha bebe tivesse força pra mamar e esfregavam-na violentamente no m peito até a pequenina sufocar de berrar. Saí do hospital a contar pra estatistica que dava leite do m peito qdo dava, na verdade, de bomba. E sem alternativa de leite de lata, na 1ra noite, cá fora, com os nervos, não tive leite pra tirar da bomba.
E o cateto que tive de implorar um dia pra o tirarem pq estavam todas, as enfermeiras, demasiado ocupadas. O hospital é novo e tem optimas instalações. Talvez, carenciado do factor humano: medicos, enfermeiros, auxiliares. Não sei, ou, talvez, mal gerido. Não entendo! A minha filha nasceu a junho de 2007, e a tua pequenina? Quase vizinhas no hospital!?? Última edição por Pipa : 08-09-09 às 22:45:14 |
|
|
|
|
|
#7 (permalink) |
|
Embrião
|
Bem... o meu parto foi induzido! E bastante induzido! Eu passo a explicar...
o meu parto estava previsto para 15 de janeiro de 2009 e a minha filha nasceu a 25 de janeiro!!!!! Imaginam o meu sofimento! Eram induções atrás de induções e nada, eu desesperava pk ñ sentia contracções, pk fartava-me de andar nakeles corredores do hospital e nada.. já ñ sabia o k pensar cada indução k me faziam era uma dor horrível!!!!!! agora pergunto: porque é k ñ me fizeram logo a cesariana e esperaram até quase às 42 semanas? porque é k me fizeram sofrer e à minha filha também? Mas porquê tanto tempo para ser feita a cesariana? O meu líquido já ñ era muito, a tensão já subia devido aos nervos em que me encontrava, os dias passavam e eu já só pensava no pior!!!! Ñ compreendo... depois é nestes casos (e noutros) que acontecem nascimentos em que os bébés nascem com problemas!!! Será que ñ se pode prevenir tudo isto?! Secalhar pode mas... é o país k temos! Fico triste porque levei 3 induções (e são dores um pouco más) passaram 10 dias da data prevista e poderia ter acontecido algo de grave à minha filha também! Graças a Deus a minha bébé nasceu com saúde mas tudo isto poderia ser melhorado no sistema de saúde do nosso país! Mas acredito k futuramente tudo será melhorado! Vamos acreditar!
|
|
|
|
![]() |
| Ferramentas do tópico | |
| Modos de visualização | |
|
|