Pedido de esclarecimento: indução após ruptura de membranas - Fórum PAIS & Filhos
 Rede MPL:

Fórum PAIS & Filhos  

Ir Para Trás   Fórum PAIS & Filhos > Geral > Parto
Registar Perguntas Frequentes Membros Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Parto Discuta e esclareça, aqui, todos os mitos e medos do parto.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Modos de visualização
Antigo 08-09-09, 17:25:58   #1 (permalink)
Embrião

Silvia76's Avatar

Data de Registo: Aug 2009
Envie uma mensagem via MSN para Silvia76
Unhappy Pedido de esclarecimento: indução após ruptura de membranas

Olá colegas foristas!

Este assunto ainda está "atravessado" aqui dentro e gostaria que alguém com conhecimentos médicos me pudesse explicar se o que se passou no meu parto é o procedimento normal, ou se poderia ter sido feito algo mais.
Passo a explicar,
tive ruptura de membranas às 19:55 do dia 24/06/2008 e como inicialmente a perda foi pequena, confundi com incontinência urinária (pois podem rir à vontade, eu tb rio agora).Tomei o duche completo, em caso do meu marido ter razão e ser início d TP. O líquido amniótico continuou a jorrar e tive q secar o cabelo sentada com uma toalha entre as pernas. Jantei deitada na cama, mandei sms à minha mãe para ela se ir preparando para a chegada da netinha tão desejada e depois, fomos calmamente para o HPH, 3 horas depois da ruptura inicial. Mal me levantei do assento do carro, perco mais líquido e assim vou a "pingar" até à urgência, embaraçada pq parecia q tinha feito xixi pelas pernas abaixo (parvoíces de grávida, já sei).
NOTA: não tive 1 única contracção!
Qd subi à urgência obstétrica, fui logo enviada para o bloco de partos, que no HPH, consiste em quartos individuais onde fazemos a dilatação e damos à luz, a menos que tenhamos de ir para o B.O. para cesariana.
Contrariada, lá fui ao wc introduzir o clister, ainda que tivesse frisado à enfermeira que já tinha evacuado antes de saír de casa... vesti a camisa, estive a conversar um pouco com o meu marido, q esteve comigo até à 1 da manhã. Disseram-lhe que, como não tinha contracções, "aquilo" ainda ía demorar, e ele podia ir para casa dormir e se voltasse cerca das 7 da manhã ainda vinha mt a tempo de ver a filha nascer. Eu não me importei pq queria q ele tentasse descansar e fizesse companhia aos nossos "meninos", especialmente q fosse com o cão à rua com tempo.
Trouxeram-me bolachinhas e leite,ligaram-me ao CTG durante meia hora (e nada) liguei o rádio baixinho, e procurei adormecer, sem sucesso.
Bem, de manhã cedo, tomei duche e esperei que alguém do pessoal médico viesse ver-me... às 8 da manhã veio uma médica fazer-me o toque vaginal (tinha 1,5 cm e ZÁS... fiquei c 3 cm!) BRUTA! E teve a lata de dizer virada para a enfermeira "esta criança tem q nascer antes da hora do almoço!"
Bom, dito isto, colocaram-me imediatamente o cateter e oxitocina a jorrar no máximo! As contracções começaram IMEDIATAMENTE e de forma violenta! A preparação para o parto não me serviu de nada pois não dava para fazer o 1º tipo de respiração, parecia era um gato a "bufar"(como se diz cá no Norte)quando está chateado! Isto somando ao maldito CTG, e a obrigação de estar deitada virada já nem sei se para o lado direito ou esq... foi traumático para mim. Não poder mexer-me, mal podia abrir os olhos com tanta dor, nem via o meu marido ao lado. Implorei pela epidural, responderam-me que "o sotôr tá a tomar café e vem já". O "café" durou mais de uma hora... para levar a epidural tiveram que afrouxar ou parar a oxitocina pq eu não conseguia estar quieta pois elas vinham seguidas, com pouquíssimo tempo de intervalo. Depois tudo melhorou. Fiquei com imenso sono e dormi quase 2 horas, até sentir uma tremenda vontade de fazer força.... pois, aqui está outra coisa q é mto gira! Fazer força para expulsar qd se está paralisada da cintura para baixo e deitada!!! Se não fossem as enfermeiras em cima de mim a empurrar a minha pimpolha, tinha q saír de cesariana pq EU NÃO CONSEGUIA FAZER FORÇA!Bem tentei até ficar quase roxa, mas não era suficiente! E lá vem a episiotomia!! Se realmente foi necessária ou não, nunca saberei. O q a enfermeira q deu as aulas de PPP me assegurou é q naquele hospital só faziam se fosse necessário.... o q concluí após falar com outras mamãs q tiveram lá os filhos foi, q é prática usual!

Bom, desculpem o relato, mas resumindo, o q quero saber é se haveria outra forma de acelerar o parto sem ser com a oxitocina a todo jorro, se poderia ter sido aplicado algo no colo do útero como um gel.... e se deveria ter sido induzido mais cedo... disseram-me qd já estava na enfermaria q , naquele hospital, não se fazem induções durante a noite!

Por favor, só peço que me ajudem a entender... se foi tudo bem feito, eu aceito, se não foi, quero estar alerta para que não se repita no próximo parto.

Beijinhos
Silvia76 está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 08-09-09, 18:22:16   #2 (permalink)
Directora

Data de Registo: Oct 2008
Por Defeito

Cara Sílvia. Não se pode dizer que tenha havido qualquer erro. A mim o que me parece é que apressaram o que a natureza queria fazer com mais calma. Mas é uma «maçada» esperar pela natureza... aparte o clister, que hoje em dia já é assumido como um dos procedimentos a abolir, como por exemplo, no S. João aí no Porto a verdade é que durante a noite a deixaram em paz. mas de manhã o toque já teve truque, porque não tinha dilatação e pelos vistos a médica queria despachar antes do almoço. Pelo que conta, tudo indica que não tinha indicação de fazer a indução na altura em que a fizeram e sim há medicação mais e menos agressiva para a indução. Sobretudo parece ter havido pouco respeito por si, pela sua vontade e uma enorme falta de comunicação. Felizmente as coisas começam a mudar entre os profissionais de saúde. Eu diria que teve azar.
A ruptura de membranas pode dar-se e estar muito tempo sem contracções. Umas não são consequência da outra sempre. O que acontece é que entre a ruptura da bolsa e o nascimento há um tempo de segurança em que se espera, e o que é consensual são 48h mas pode ser menor em função da avaliação que for feita à grávida e ao bebé.
mariajcosta está offline   Responder com citação
Antigo 08-09-09, 21:40:08   #3 (permalink)
Embrião

Silvia76's Avatar

Por Defeito

Olá Maria! Obrigada p responder!
O ritmo num hospital público é demasiado acelerado. A minha filha esteve sempre bem, não havia indicação de desaceleração de batimento cardíaco, não havia mecónio no líquido, ela estava bem, podiam ter-nos dado tempo e ter dado espaço de manobra para tudo se processar naturalmente... mas não. P isso me custa recoradar, a mágoa ainda é grande e não compreendo pq é q aquele hospiatl é considerado "Amigo dos Bebés"... sei q tem a ver c a promoção da amamentação materna desde o 1º momento (mas, deixe-me que lhe diga, não foi isso q eu vi nem ouvi p lá, depende de cada profissional de saúde) devia era ser "Amigo das Mamãs", respeitar os nossos ritmos e darem-nos todas as informações que precisamos para nos sentirmos relaxadas, confiantes e trazer-mos ao mundo os nossos pimpolhos num ambiente tranquilo e seguro. Eles estão a anos-luz disso. Mas mais do q as políticas hospitalares, o q tem q mudar é as mentalidades dos profissionais de saúde! A maternidade de um hospital não é uma linha de produção, em q entra um objecto (grávida) e vai passando p diversos processos de produção até saír no final da linha o produto bebé e a mãe, de preferência sem não-conformidades, mas não é mt importante....

Obrigada, e um beijinho
Antigo 08-09-09, 22:06:42   #4 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Data de Registo: Mar 2009
Por Defeito

HPH o hospital onde tive a minha filha. O hospital com mta pressa!
A minha cesariana marcada as 36 ou 37 semansa sem razão urgente! Pq a filhota estava sentada ou pq eu mãe tenho alergia a antebioticos. Não me parece razão urgente.
A equipa de enfermagem com a 'mania' que a minha pequenina à força mama-se do m peito.
Daquele hospital apenas fiquei com a boa impressão da equipa médica que fez a cesariana.
Pipa está offline   Responder com citação
Antigo 08-09-09, 22:12:36   #5 (permalink)
Embrião

Silvia76's Avatar

Por Defeito

Oh Pipa... tu tb?!
Lamento mt... Olha, eu boas recordações só tenho qd me puseram a minha "ratinha" no meu peito, debaixo da minha camisa! Foi isso q me ajudou a superar a dor de ser suturada... e qd ela procurou a minha mamoca... é maravilhoso! Foi isso que naquele momento, e apesar de tudo o q passei, q me fez ter a certeza de 2 coisas : queria mesmo um 2º filho (e quem sabe, um 3º), e que ali nunca mais!
Felizmente há profissionais conscientes, é preciso é ter sorte, eu sei q no fundo até tive sorte! Qd fui para a enfermaria conheci uma mamã q teve um menino lindo, enorme, nasceu c 4,300kg e 53 cm, e massacraram-na tanto! Esteve + de 12h em trabalho de parto e apesar de ela implorar a epidural, não lha deram, fizeram-lhe vários cortes, levou 2 transfusões de sangue, e mais 4 enquanto aguardavam a alta. Depois do parto, a rapariga mal se tinha em pé, juro, metia dó, como puderam ser tão sádicos! Foi tão traumático para ela que não conseguiu tirar + q 2 gotas de leite durante os 5 dias q lá esteve.
Sim, tive sorte desta vez, mas na próxima não me apanham lá!
Antigo 08-09-09, 22:30:10   #6 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Data de Registo: Mar 2009
Por Defeito

De bom recordo a equipa médica da cesariana e qdo cheirei a minha pequenina toda enroladinha. A comida era boa: estava sempre à espera das refeições! (por isso sou uma Pipa Haaaa!!!). As enfermeiras umas brutas. Havia lá uma mto amavél mas, coitada não podia estar em todo lado. E no berçario, à noite,, os bebes que nasciam de cesariana, choravam e nós mães é que lhes faziamos festinhas pq as enfermeiras dormiam nas poltronas. Queriam à força que a minha bebe tivesse força pra mamar e esfregavam-na violentamente no m peito até a pequenina sufocar de berrar. Saí do hospital a contar pra estatistica que dava leite do m peito qdo dava, na verdade, de bomba. E sem alternativa de leite de lata, na 1ra noite, cá fora, com os nervos, não tive leite pra tirar da bomba.
E o cateto que tive de implorar um dia pra o tirarem pq estavam todas, as enfermeiras, demasiado ocupadas.
O hospital é novo e tem optimas instalações. Talvez, carenciado do factor humano: medicos, enfermeiros, auxiliares. Não sei, ou, talvez, mal gerido. Não entendo!
A minha filha nasceu a junho de 2007, e a tua pequenina? Quase vizinhas no hospital!??

Última edição por Pipa : 08-09-09 às 22:45:14
Pipa está offline   Responder com citação
Antigo 15-09-09, 17:20:10   #7 (permalink)
Embrião

Envie uma mensagem via MSN para geninha
Chupeta rosa Olá a todas!

Bem... o meu parto foi induzido! E bastante induzido! Eu passo a explicar... o meu parto estava previsto para 15 de janeiro de 2009 e a minha filha nasceu a 25 de janeiro!!!!! Imaginam o meu sofimento! Eram induções atrás de induções e nada, eu desesperava pk ñ sentia contracções, pk fartava-me de andar nakeles corredores do hospital e nada.. já ñ sabia o k pensar cada indução k me faziam era uma dor horrível!!!!!! agora pergunto: porque é k ñ me fizeram logo a cesariana e esperaram até quase às 42 semanas? porque é k me fizeram sofrer e à minha filha também? Mas porquê tanto tempo para ser feita a cesariana? O meu líquido já ñ era muito, a tensão já subia devido aos nervos em que me encontrava, os dias passavam e eu já só pensava no pior!!!! Ñ compreendo...depois é nestes casos (e noutros) que acontecem nascimentos em que os bébés nascem com problemas!!! Será que ñ se pode prevenir tudo isto?! Secalhar pode mas... é o país k temos! Fico triste porque levei 3 induções (e são dores um pouco más) passaram 10 dias da data prevista e poderia ter acontecido algo de grave à minha filha também! Graças a Deus a minha bébé nasceu com saúde mas tudo isto poderia ser melhorado no sistema de saúde do nosso país! Mas acredito k futuramente tudo será melhorado! Vamos acreditar!
geninha está offline   Responder com citação
Responder

Ferramentas do tópico
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado
Smilies são Ligado
[IMG] code is Ligado
Código HTML está Desligado
Trackbacks are Ligado
Pingbacks are Ligado
Refbacks are Ligado

Hora GMT. Agora são 10:08:18.

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.