Parto da apresentadora Adelaide Sousa - Fórum PAIS & Filhos
 Rede MPL:

Fórum PAIS & Filhos  

Ir Para Trás   Fórum PAIS & Filhos > Geral > Parto
Registar Perguntas Frequentes Membros Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Parto Discuta e esclareça, aqui, todos os mitos e medos do parto.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Modos de visualização
Antigo 09-09-09, 20:57:26   #1 (permalink)
Embrião

Silvia76's Avatar

Data de Registo: Aug 2009
Envie uma mensagem via MSN para Silvia76
Thumbs down Parto da apresentadora Adelaide Sousa

Olá, boa noite, caras/os colegas do fórum!

Não sei se leram a entrevista que a apresentadora Adelaide Sousa deu à caras sobre o seu parto.
Se não leram, deixo aqui o link, e peço-vos que comentem.
Pessoalmente, só posso dizer que fiquei realmente chocada com a situação :s hok:
Ainda ontem lancei aqui o tópico sobre o meu parto e pedi-vos a opinião e q me ajudassem a entender o q correu mal e o q podia ter sido feito e hoje, deparo-me com um relato que mais parecia tirado de um filme de terror...

Obrigada e beijinhos

Adelaide de Sousa abre o coração e fala do pânico que viveu durante o parto - Caras.pt
Silvia76 está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 09-09-09, 22:14:56   #2 (permalink)
Embrião

Data de Registo: Nov 2008
Por Defeito Infelizmente acontece

Boa noite,

Eu também li essa entrevista, tal como li as entrevistas que a apresentadora deu durante a gravidez a anunciar que iria ter o bebé em casa e de certo modo, eu achava que estava a ser irresponsável.
No meu caso, se tomasse a atitude de ter os filhos em casa já teria perdido dois filhos e talvez eu própria não estivesse hoje aqui para contar a história.
Se somos actualmente um dos países da União Europeia com menor casos de mortalidade infantil devemo-lo aos nossos profissionais de saúde que, se calhar, nem sempre são meigos ou carinhosos, mas são competentes!
Discordo totalmente de ter os filhos em casa pois os riscos não compensam.... Para mim, um parto humanizado é aquele que termina com a mãe e o bebé saudáveis... dois dias depois saímos do Hospital, vamos para casa e temos toda a vida para sentir o aconchego do nosso filho e gozar esses momentos.
Acho sinceramente que as mães que pretendem ter os filhos em casa se deveriam informar quanto aos riscos reais. E não se convençam que estar a 5 minutos da maternidade resolve o problema, pois, para um bebé, 5 minutos pode determinar a sobrevivência dele.
Esta apresentadora terminou, aliás a entrevista a dizer que, se fosse possível recuar no tempo repensaria a sua posição e não teria o bebé em casa. De qualquer modo, ainda bem que tudo terminou bem!!!
carla ventura está offline   Responder com citação
Antigo 10-09-09, 10:35:52   #3 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Data de Registo: Mar 2009
Por Defeito

Ainda não tive oportunidade de ler o artigo.
A minha opinião quanto a um parto realizado em casa: sou contra.
O factor humano (afecto) quase nulo nos hospitais e, às vezes, os erros também acontecem mas, sempre a acreditar na medicina.
Pipa está offline   Responder com citação
Antigo 10-09-09, 11:17:41   #4 (permalink)
PDC
Feto

Data de Registo: Dec 2008
Por Defeito

Realmente ela é burra! Então com 40 anos, automaticamente gravidez de risco, vai ter o filho em casa? Esta gente é doida?!

Foram 36 horas de trabalho de parto contínuo, mas na verdade teve 80 horas de duração, porque começou numa quinta-feira à noite, com a ruptura da bolsa, interrompeu-se durante um dia e meio, e depois recomeçou no sábado à noite

Enfim, o sofrimento dela é opção dela, mas o sofrimento do bebé foi ela que o impôs!

Estes VIPS seguem as modas à força... agora é moda ter em casa, há que ter em casa à força, qualquer dia é o parto na água, ainda se lembram do parto em para-quedas ou na palha para ser igual à Nossa Senhora...

É o que eu digo, deveria ser preciso as pessoas terem licença para serem pais!

Última edição por PDC : 10-09-09 às 11:20:53
PDC está offline   Responder com citação
Antigo 10-09-09, 12:19:05   #5 (permalink)
Directora

Data de Registo: Oct 2008
Por Defeito

Andamos há vários dias a pensar como colocar este tema aqui no fórum. Porque há muita coisa mal explicada e, sobretudo, a Adelaide de Sousa revela um grau de desconhecimento sobre o parto em casa que me/nos incomoda francamente. De qualquer forma há uma coisa que o PDC disse e que resume tudo: Uma mulher com 40 anos é grávida de risco e por isso não pode nunca fazer um parto em casa. Ponto final.
Não vou aqui entrar na discussão do parto em casa, há quem faça com a maior das cautelas e com óptimas experiências, há profissionais de saúde competentíssimos mas também há curiosos e eu não percebo que quem decide uma coisa destas não se tente informar com literatura séria. Outra coisa assente para o parto em casa que decorre da idade é que só são elegíveis para parto em casa mulheres de baixo risco.

Quanto ao parto na água, caro PDC não é uma moda maluca. Está provado que a água ajuda e muito na fase da dilatação. Espero que leiam todos com muita atenção dois trabalhos que vamos ter na edição de Outubro sobre precisamente partos na água: NO HOSPITAL em Portugal.
Mas de qualquer forma acho muitíssimo relevante discutir estas matérias. Pena que uma apresentadora fosse atrás da moda e quando as coisas correram mal, por clara incompetência de quem a acompanhou em casa, ter vindo para uma revista de jet set deitar abaixo o trabalho sério de muita gente.
Então quando ela foi para o hospital a enfermeira que estava com ela em casa não foi?
Foi-se embora? Isto não é normal e cheira-me a esturro.
mariajcosta está offline   Responder com citação
Antigo 10-09-09, 12:26:09   #6 (permalink)
Embrião

Silvia76's Avatar

Icon Negativo O meu ponto de vista

O q me chocou não foi o facto de ela ter decidido ter o bebé em casa, embora seja contra-indicado pela idade e p ser o 1º parto.
Não sou contra o parto em casa, desde que haja um acompanhamento correcto, e desde q a grávida (o casal, se for caso disso) esteja bem preparada, saiba exactamente todos os riscos que daí possam advir...mas acho difícil, pois só um profissional de saúde da área de obstetrícia pode ao certo saber e, nem sempre as enfermeiras-parteiras que fazem estes serviços externos informam devidamente. Agora, melhor do q um parto em casa, para mim seria um parto em meio hospitalar mas com o benefício do tempo, do respeito pelo nosso ritmo biológico, em q apenas se recorreria à instrumentalização se realmente necessário! Mas nos hospitais não nos dão o tempo que precisamos. Espero que no futuro as coisas mudem.
Para terminar, até pq me deixei levar, o q me chocou na entrevista, foi o tempo que a Adelaide esteve em casa com o saco amniótico roto!!! Parece-me que não há consenso qt ao tempo máximo em q se pode esperar após ruptura de membranas...falam em 24h, dizem q a OMS recomenda máx 48h... nas aulas de PPP disseram-me máx 2h até ir para o hospital, imediatamente se houvesse vestígios de mecónio... em revistas espanholas diziam 3 h se o líquido fosse límpido... bom, se leram o relato do meu parto, sabem q eu fui para o hospital 3h após ruptura, sem qq contracção. Se soubesse o q sei hj, tinha passado a noite em casa a tentar mexer-me de forma a q o TP se iniciasse normalmente, caso não houvesse evolução, então dirigia-me à urg obstétrica 12h depois (08:00), q na realidade foi a essa hora q me observaram pela 1ª vez, até lá ninguém se preocupou em analisar o meu sangue para saber se eu tinha Strp.B ou não, nem viram os exames q levei!

Bom, vou tb aqui publicar o esclarecimento q a Adelaide deu num outro fórum sobre o q foi publicado, e aqui sim, é a versão dela e não do jornalista q fez a entrevista da Caras.

Beijinhos
Antigo 10-09-09, 12:28:47   #7 (permalink)
Embrião

Silvia76's Avatar

Exclamation Esclarecimentos da própria Adelaide Sousa

Posted 05-09-2009 22:04:07

Olá a todos! Estou a entrar pela 1ª vez neste fórum por ter sido alertada para alguns conteúdos dos comentários postados, nomeadamente este: "- Em relaçao a Adeleide Sousa, nao percebo bem a sua atitude, pelos vistos estava bem informada, no seu programa falou no parto domicilar, tinha o contacto de varias doulas e mesmo assim com 40 anos ( nao querendo desfazer as mulheres de 40 anos ) decidiu ter um parto domiciliar ( gravidez de risco ) e estar 40 horas em trabalho de parto. Tudo bem, foi a opçao dela. Agora sinceramente nao percebo, qual é a ideia da pessoa em questao, de dar uma entrevista, onde so se ve pontos negativos, onde a irma era a parteira/doula e onde provavelmente ela fez questao de ficar em casa. Realmente ate o proprio facto de o marido dar o pormenor de lavar as paredes, nao vejo onde isso seja revelante, no fundo a culpa foi deles e da parteira. Para alem da historia estar demasiado mal contada e estar apenas fucada nos "horrores" que passaram, para mim, ha bastante aproveitamento na parte deles como casal em relaçao ao parto."

Vejo-me na obrigação de esclarecer-vos quanto a algumas questões, que me parecem importantes:
1- Quando pensei no parto que gostaria de ter, equacionei primeiro que tudo o parto natural, por me parecer o que mais respeitava o equilíbrio fisiológico do meu corpo e a saúde do meu filho. Enviei o meu Plano de Parto para 8 hospitais, apenas 2 me responderam favoravelmente, dispondo-se a seguir indicações do obstetra que levasse comigo. Após buscas incessantes, rendi-me à ideia de não encontrar um obstetra que se dispusesse a realizar um parto natural em meio hospitalar. Havia a dra. radmilla, mas os custos de sair fora do meu plano de saúde para a contratar inviabilizaram a ideia. Passei então a planear um parto em casa, tendo recorrido à ajuda da minha doula para falar com 3 enfermeiras obstetras diferentes. A minha irmã, apesar de ser enfermeira obstetra e doula NÃO foi quem realizou o meu parto, pela proximidade emocional e também pela falta de experiência com partos em casa. O combinado era que ela não interferiria com o trabalho da colega - o que para mim, se revelou um perfeito disparate. Duas cabeças pensam melhor do que 1.

2- Todas as pessoas com quem falei foram unânimes em considerar que o facto de ter 40 anos não me colocava num risco acrescido em relação a outras mulheres, e nenhuma se recusou a fazê-lo com base nisso. Também os médicos com quem falei não o mencionaram enquanto razão para não ter o parto em casa. Não me pareceu que isto se tenha devido ao facto de eu "ter dinheiro", como alguém comentou.

3- Optei por uma enfermeira obstetra com larga experiência em meio hospitalar e em casa, que só este ano terá realizado cerca de 40 partos em casa. Discitimos o que pretendia, e sempre ficou claro que caso as coisas não estivessem a correr dentro da normalidade, eu queria ser levada para o hospital, por não acreditar em fundamentalismos. Falámos em ruptura da bolsa, e foi-me assegurado que até às 96 horas, a OMS não considera haver motivo para admnistração de antibiótico.

4- Fiz preparação para o parto com a minha doula, acompanhada pelo meu marido. Li muito, vi muitos filmes, fiz alguns exercícios. Hoje entendo que a preparação não deve ser só intelectual, deve ser também emocional. Julgo que não entrei no parto preparada para ele - erro #1! Ah, e sim, fiz o exame de strep, estava negativo.

5- A bolsa rompeu numa 5ª à noite, houve contracções com intervalos de 6/7 minutos, e depois mais nada até ao Sábado à noite. Segundo me disseram à posteriori, mesmo quando se opta pela não admnistração de antibiótico, dever-se-à analisar o sangue para garantir que a PCR contnua dentro de limites seguros. Não sabia - erro número 2!

6- O trabalho de parto retomou-se Sábado à noite, progrediu com avanços muito lentos, tento parado algumas vezes. Nem me ocorreu ir para o hospital, tudo o que me era dito era que eu tinha um bloqueio mental, e que todas as mulheres conseguem parir, e portanto eu também conseguiria. As dores eram difíceis, mas suportáveis. A doula foi fazendo o que pôde para me ajudar. Dada altura fui dada como completa, e portanto livre para fazer o que todas as mulheres supostamente sabem fazer - parir. Eu pareço ser a excepção, ou pelo menos era assim que me sentia.

7- Tornou-se evidente para mim, por volta do Domingo à noite, que alguma coisa estava a impedir a progressão do parto. sentia-me presa, ou como se o meu filho tivesse encalhado. Disse-o, mas nada foi comentado ou proposto. por essa altura, pareceu que a coisa iria avançar quando na vulva aparaceu o que se julgava ser a cabeça do meu filho. Eu sentia que algo estava errado, porque não sentia a pressão no períneo que deveria acompanhar o momento. Não o disse - erro #3! ao invés da cabeça, era uma porção da bolsa que não tinha rompido, e que graças a Deus, tinha protegido tb o meu filho até ali. Rompeu-se essa bolsa, e a partir daí, nada aconteceu. Ao que sei, existiam vários indícios de que o bébé estava mal posicionado - as dores lancinantes nas costas, a posição meia de esguelha do bébé, até visível por fora, por exemplo. Não foi proposta solução para isto. O meu marido cansou-se de pedir explicações, foi bastante ignorado durante todo o processo.

8-Mais umas horas se passaram, como dores quase insuportáveis - como a oxitocina tinha ido a vida, tab já não tinha as endorfinas que me ajudavam com a dor. O cansaço era extremo, tremia, tinha zumbidos nos ouvidos e enjôos, só dizia qe era uma incapaz e que o bébé estava preso. Mediram-me a temperatura várias vezes, que era sempre baixa - porquê, não sei.

8- O batimento cardíaco do bébé foi verificado - na revista escreveram que não - mas apenas com intervalos de algumas horas de intervalo. Estava sempre bem forte, o que tranquilizou toda a gente. Só eu parecia estar bem fraca, uma vez que não dormia nem comia nada para além frutos secos há mais de 30 horas.

9- Finalmente, vieram perguntar-me o que queria fazer. Pedi para tentar mas uma vez, já na minha cabeça, hospital era uma ideia tão remota nesse ponto. Achava que a minha obrigação era parir o bébé em casa - erro #4!

10- Uns minutos mais tarde, no tal lampejo de lucidez e por estar no limite das minhas forças físicas, fui pedir para me levarem ao hospital. Acompanharam-me o meu marido e as minhas 2 irmãs, tanto a parteira como a doula separaram-se de nós à porta de casa. No hospital, perguntaram-me pela parteira, tive de ser eu a dar explicações aos médicos. A minha PCR era de 53, 10 vezes acima do normal, e por isso tanto eu como o meu filho tivemos de ficar internados e tomar antibióticos.

No da 17 irei ao programa da Fátima Lopes, espero que me dêem ocasião de esclarecer algumas questões. Continua a defender que as mulheres devem ter direito a optar, que o parto natural faz sentido, mas quanto ao parto em casa só me preocupa o secretismo que parece acompanhar as actividades dos enfermeiros parteiros que realizam este trabalho. Deveria haver um prestar de contas a alguma entidade, uma regulamentação mais coerente, em vez de práticas que variam conforme os gostos. Penso que só assim serão respeitados pelos médicos e outros colegas, se eles mesmos se auto-regulamentarem. Por exemplo, se eu posso saber qual o índice de cesarianas de um hospital, também deveria saber que percentagem de partos um dado profissional acompanhou que terminaram no hospital, e porquê. Tudo deveria ser transparente, para podermos optar com informação exacta, e não segundo as recomendações desta ou daquela pessoa.

O aproveitamente que tive em relação ao parto foi nenhum, ganhei apenas uma quantidade acrescida de críticos.

Obrigada por lerem este esclarecimento/testamento.
Adelaide
Antigo 10-09-09, 12:54:47   #8 (permalink)
PDC
Feto

Data de Registo: Dec 2008
Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por mariajcosta Ver Post
Andamos há vários dias a pensar como colocar este tema aqui no fórum. Porque há muita coisa mal explicada e, sobretudo, a Adelaide de Sousa revela um grau de desconhecimento sobre o parto em casa que me/nos incomoda francamente. De qualquer forma há uma coisa que o PDC disse e que resume tudo: Uma mulher com 40 anos é grávida de risco e por isso não pode nunca fazer um parto em casa. Ponto final.
Não vou aqui entrar na discussão do parto em casa, há quem faça com a maior das cautelas e com óptimas experiências, há profissionais de saúde competentíssimos mas também há curiosos e eu não percebo que quem decide uma coisa destas não se tente informar com literatura séria. Outra coisa assente para o parto em casa que decorre da idade é que só são elegíveis para parto em casa mulheres de baixo risco.

Quanto ao parto na água, caro PDC não é uma moda maluca. Está provado que a água ajuda e muito na fase da dilatação. Espero que leiam todos com muita atenção dois trabalhos que vamos ter na edição de Outubro sobre precisamente partos na água: NO HOSPITAL em Portugal.
Mas de qualquer forma acho muitíssimo relevante discutir estas matérias. Pena que uma apresentadora fosse atrás da moda e quando as coisas correram mal, por clara incompetência de quem a acompanhou em casa, ter vindo para uma revista de jet set deitar abaixo o trabalho sério de muita gente.
Então quando ela foi para o hospital a enfermeira que estava com ela em casa não foi?
Foi-se embora? Isto não é normal e cheira-me a esturro.
Eu compreendo, e admito que até me exaltei porque achei de uma falta de consideração enorme pela criança.

O que queria dizer que é estas coisas que podem ser boas para uns podem não ser boas para outros, não devemos embarcar só porque está na moda.

Fala-se hoje em dia de N maneiras de dar à luz, desde locais, posições, no ar ou na água, com ou sem anestesia, natural ou cesariana.

Umas ficam mais na moda do que outras, mas não pode ser isso que define a maneira como se dá à luz, porque a maneira X pode ser boa para uma mãe mas má para outra.
PDC está offline   Responder com citação
Antigo 10-09-09, 12:59:31   #9 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Data de Registo: Mar 2009
Por Defeito

Silvia, fiquei um pouco baralhada qdo escreve (dito pela Adelaide):Olá a todos! Estou a entrar pela 1ª vez neste fórum por ter sido alertada para alguns conteúdos dos comentários postados, nomeadamente este...'.
Isto é cópia e não faz parte deste fórum!!???
Pipa está offline   Responder com citação
Antigo 10-09-09, 13:34:15   #10 (permalink)
Embrião

Data de Registo: Nov 2008
Por Defeito Esclarecimentos

Lendo os esclarecimentos da apresentadora noutro fórum percebo que a mesma foi mal encaminhada durante o parto e pouco informada antes.
Só não compreendo como a mesma refere que procurou vários profissionais de saúde qe se recusaram a efectuar parto normal em ambiente Hospitalar... Como é isso possível????
A ideia não é que o parto normal seja a primeira opção????
carla ventura está offline   Responder com citação
Responder

Ferramentas do tópico
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado
Smilies são Ligado
[IMG] code is Ligado