O medo do escuro é normal... Faz parte do desenvolvimento infantil; geralmente, surge entre os 3 e os 6 anos de idade, podendo surgir antes dos 3 anos ou prolongar-se depois dos 6, sem ser motivo de preocupação

.
A hora de adormecer é sempre um momento mais angustiante para as crianças, uma vez que implica uma separação dos pais e da segurança que estes lhes dão

.
Uma luz de presença pode ser muito útil!! Há umas engraçadas que têm uma grande autonomia (podem ser carregadas durante o dia e usadas durante a noite) podendo ser colocadas bem ao lado da criança, para se sentirem mais seguras. Pessoalmente, gosto mais dessas do que das que têm de estar sempre ligadas à tomada...
Nesta fase, os bonequinhos favoritos costumam também dar uma grande ajuda, como que substituindo os pais!!
Quando era pequena, o meu pai ensinou-me a brincar com as sombras das mãos na parede!!! Ajudou-me bastante a perder o medo do escuro

!!!
Em relação a dormir no quarto dos pais... acho que talvez devesses tirá-la do vosso quarto... penso que todos ganhariam com isso, os pais em privacidade, mas a pequenina principalmente, em termos de autonomia! Custa sempre muito, a nós e a eles, mas algum dia tem de ser

! É apenas a minha opinião, cada vez sou mais flexível nessas coisas... Lembras-te do cossleping?? Debatemos este tema há uns meses aqui no fórum... Há profissionais de várias áreas que defendem essa
prática, considerando-a benéfica para o desenvolvimento emocional das crianças... por isso, segue o teu instinto

!!!