|
||||
|
|
|||||||
| Primeiros anos Desenvolvimento e saúde das crianças nos primeiros anos de vida. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do tópico | Modos de visualização |
|
|
#1 (permalink) |
|
Embrião
Data de Registo: Jan 2009
|
O meu filho, que tem 26 meses, sempre foi muito certinho no sono. Cerca das 21/21h30 tomava a iniciativa ( dizia óó, largava a "chucha de dia" se a tinha e pedia-me colo ( mãe ) e lá iamos nós. Mudava-lhe a fralda, deitava-o, contava-lhe uma história curta ou cantava-lhe uma balada e dizia-lhe boa noite, dava-lhe um beijinho e lá ia eu embora, com ele ainda acordado. E ele adormecia sozinho ( 10 minutos de pois já estava ) e dormia serenamente a noite toda até cerca das 7h/7h30 da manhã. Desde que fez 2 anitos, mais coisa menos coisa, começou a alterar estes ( bons ) hábitos e agora há cerca de uma semana que faz todos os dias o seguinte : não quer ir dormir tão cedo, só dá sinais perto das 22h30 e raramente toma a iniciativa. Não adormece sozinho, se o deixo "molinho" e venho embora levanta-se logho da cama e começa a protestar. Mesmo que o "adormeça" na caminha dele, a meio da noite ( o meio tanto pode ser 11h30, como 1h30 ou 3h ) acorda e chama, digo-lhe para dormir, ele continua a protestar e quando chego lá está de pé na cama e pede colo. Às vezes consigo voltar a adormecê-lo na cama dele e saio pé ante pé mas a maior parte das vezes antes de chegar ao nosso quarto o pimpolho que parecia mesmo adormecido reinicia o protesto. Outros dias estou tão cansada e preocupada no sono que ele não está a ter que o tiro da cama e o levo para a sala ( fica ao meu colo ) ou para a nossa cama, embora saiba que faço mal... Para além disto às vezes não quer jantar como deve ser ( comida "a sério" ) mas não sei se tem alguma ligação. Já vos aconteceu o mesmo ? Estou certa que sim, mas o que fizeram, como passou e quanto tempo durou ( eu sei que cada caso é um caso... ). Muito obrigada pela ajuda!
|
|
|
|
| Links Patrocinados: | |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Directora
Data de Registo: Oct 2008
|
A mim não me aconteceu. Mas conheço muitos casos semelhantes. O segundo ano de vida é um ano em que as crianças revelam comportamentos de oposição, o que é muito saudável (as famosas birras). Mas também começam a ter muito mais medos: da separação, de serem abandonados, etc. Muitos começam a ter pesadelos. E a ida para a cama é um bom sinal. Não querer adormecer sozinho, ou só dormir ao colo ou na cama dos pais. Ele anda na escola? Pergunte se houve alterações no comportamento dele. De qualquer forma nesta altura ele precisa de colinho. E mimo não faz mal a ninguém. Se os pais não se importam de o ter na cama então façam o que vos parece melhor. Mesmo que haja muita gente a dizer que isso é errado. Dormir com os pais só é errado quando a família não gosta e passa a dormir mal. Se isso vos faz bem e não afecta o casal... qual é o problema?
Talvez ele começe a sossegar e a pouco e pouco volte para a cama dele. |
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Feb 2009
|
A minha filha tem 19 meses e todas as noites à uma, às vezes às três ou quatro da madrugada acorda e põe-se a pé na sua cama e chora muito. Raramente adormece na caminha dela. Adormece embalada ao colo ou na nossa cama (dos pais). Sinto um grande desgante. O pediatra diz ser normal estes problemas com o sono. Eu gostava de encontrar uma fórmula mágica!
Última edição por Isabel Fraga : 11-02-09 às 16:07:20 |
|
|
|
|
|
#4 (permalink) |
|
Feto
|
Estou aqui de novo!!! A minha filha não quer dormir na sua caminha. Quando a ponho na cama desata aos berros (às vezes já a dormir). Acorda várias vezes de noite e só quer sair da cama e não voltar. Uffa!!
![]() ![]() Eu ando a cair de sono!!!!! Continuo a perguntar se hà alguma fórmula mágica!!!!!!!
Última edição por Isabel Fraga : 25-02-09 às 12:53:45 |
|
|
|
|
|
#7 (permalink) |
|
Feto
|
Sim continua a acordar 1 a 2 vezes, ou porque não encontra chupeta ou porque tem algum sonho mauzinho. Mas, adormece na caminha com facilidade apenas com uns miminhos. A saída do berço para a cama foi um sucesso!!!! Agora, olhando para traz é fácil de perceber: o massacre das noites começou depois de Agosto. E coincide com a mudança, no infantário, de uma sala para a outra. E mudou também a cama: passaram a dormir num colchão em vez de berço.
Às vezes a solução é perceber as cabecinhas dos nossos tesouros!!!!!!
|
|
|
|
|
|
#8 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Dec 2008
|
Olá,
Eu penso que estamos perante um salto desenvolvimental, em que a alimentação e o sono são as primeiras áreas a "ressentirem-se"... Beijinhos, Sofia ************************************* |
|
|
|
|
|
#9 (permalink) |
|
Recém-nascido
Data de Registo: Nov 2008
|
Com um mês de idade a minha princezinha já nos deixava dormir noites inteirinhas sem acordar
... Bebia o último leitinho às 9, 9 e meia e lá ia ela para o mundo dos sonhos até às 8 e às vezes, 9 da manhã... Uma maravilha !! Mais ou menos a partir do ano começou a achar piada à animação nocturna !! Começou a aperceber-se que o papá e a mamã ainda ficavam acordados mais um tempinho e começou a querer fazer parte da animação!! Aos poucos foi começando a adormecer cada vez mais tarde... as 9, 9 e meia começaram a ser 10, 10 e meia... 11, 11 e meia ... Hoje em dia, com 2 anos e 4 meses, adormece sempre por volta dessa hora! É verdade que de manhã, ela pode dormir à vontade (mas mesmo assim, acorda sempre por volta das 8, 8 e meia)... Claro que tentamos imensas coisas para que ela adormecesse mais cedo... nada de TV, luzes suaves, música de embalar, história na caminha... o ritual do sono sempre certinho ... mas a verdade é que mesmo que fosse para a cama às 10... adormecia só lá por volta das 11 e tal!!! E sempre com a mamã ou o papá ao lado!!! O nosso pediatra sugeriu uma estratégia que confesso não ter tido coragem de experimentar ... Deitá-la... estar um pouquinho com ela e depois sair do quarto... se chorar, deixá-la chorar... não ir logo consolá-la... O que acontece é que agora ela própria pede para ir para a cama quando sente que tem muito sono (mas sempre tarde...). Pega na chupeta, no bonequinho e na mão da mamã até à caminha dela... e adormece passados uns minutinhos... Eu gostaria que ela adormecesse mais cedo ... Uma amiga falou-me de um produto natural que se chama Sonomil... Parece que induz o sono... Apesar de ser natural, tenho alguma resistência em experimentar... Já experimentaram?? Gostaria de saber a vossa opinião sobre este ou outro produto semelhante...
|
|
|
|
|
|
#10 (permalink) |
|
Bebé
Data de Registo: Mar 2009
|
Sissy: eu já tive momentos de desespero quando a minha filha não aceitava o berço para dormir. Resolvemos o problema ao comprar uma cama baixinha e com proteção dos lados e aí a pequena aceitou a cama. Mas, mesmo assim, a meio da noite, actualmente , quer um miminho. Isto todos as noites!!!
![]() ![]() ![]() ![]() Para mim nada de medicamentos (mesmo os naturais)!!!! ![]() Com a história do berço fiquei convencida que há sempre solução!!! Nós os pais é que não entendemos as cabecinhas pequeninas dos nossos filhos!!! ![]() Passado uns 9 meses com noites atribuladas resolvemos comprar a cama e aí percebemos que até fazia sentido: no infantário deixou a cama de grades e passou a dormir num colchão e foi nessa altura que a pequena não aceitou mais o berço!!! ![]() Estou convencida que haverá no vosso caso também uma solução!!!!
Última edição por Pipa : 24-04-09 às 11:52:05 |
|
|
|
![]() |
| Ferramentas do tópico | |
| Modos de visualização | |
|
|