|
||||
|
|
|||||||
| Primeiros anos Desenvolvimento e saúde das crianças nos primeiros anos de vida. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do tópico | Modos de visualização |
|
|
#1 (permalink) |
|
Embrião
Data de Registo: Jan 2009
|
A minha filha de 16 meses tem estado a recusar comer... Estou bastante preocupada, pois até agora era preciso obrigar a parar de comer, senão ela não parava nunca! E de repente passou de um estremo para o outro...
Têm esperiências deste tipo? O que devo fazer?
|
|
|
|
| Links Patrocinados: | |
|
|
|
|
|
#4 (permalink) | |
|
Embrião
Data de Registo: Feb 2009
|
Citação:
Olhe não se preocupe, a minha filha desde os 9 meses até aos dois anos foi a pior etapa da minha vida, sopa nem vela era só iogurtes leite ou cerelac e olhe q eu tentei de tudo até bledines q eu nao aprovo eu comprava, fui a consultas de desenvolvimento inclusive e os médicos eram unanimes, se não perde peso e bebe àgua deixe andar. Pois falar é fácil para eles mas a verdade é q era mesmo dela q ainda hoje com sete anos é uma pisca a comer. |
|
|
|
|
|
|
#5 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Feb 2009
|
Costumo dar fruta antes da refeição para abrir o apetite. Os bledines já salvaram algumas refeições. Às vezes ao almoço come 3 colheres de sopa e ao jantar 1 biberão de leite.
Neste momento, a minha filha de 19 meses está a comer melhor porque acompanha a nossa refeição. Última edição por Isabel Fraga : 17-02-09 às 10:02:10 |
|
|
|
|
|
#6 (permalink) |
|
Bebé
Data de Registo: Mar 2009
|
Continua a recusar a comida! E o percentil do peso o 5! Terrivel! Agora tá a tomar um medicamento pra abrir apetite! Mas hj ao pequeno almoço foi mto mau. Bebeu 50 ml de leite e três colheres (das pequenas) de iogurte! E uma dentada numa bolacha! É o caus!
Aos 2 anos devem ingerir, diariamente, no minimo 200 ml de leite e derivados. A minha pequena anda nos 100ml. Ufa! Última edição por Pipa : 16-06-09 às 08:42:32 |
|
|
|
|
|
#7 (permalink) |
|
Bebé
|
è por fases! ´
Voltou a comer porque mudamos de cadeira e passou a comer à mesa com o pai e a mãe. Mas, com as férias voltou a não querer comer todos os alimentos que necessite de colher: sopa, iogurtes e por aí. (E não vale substituir colher por palha ou garfo ou mesmo biberão!!) E pior: alguém de fora (que não a mãe ou o pai) e não à birra na mesa!!! ![]() ![]() ![]() Continua a mesma 'franga' de sempre pra comer!!!!! ![]() ![]()
Última edição por Pipa : 16-08-09 às 14:17:24 |
|
|
|
|
|
#8 (permalink) |
|
Bebé
|
Ando sempre aqui a escrever o mesmo: a minha filha recusa comer e bla bla e bla bla.
Agora tenho algumas certezas: a miúda faz birra porque com as constantes doenças nós pais vamos cedendo e cedendo. E, às vezes, já comparo as birras da minha filha com aqueles putos que se atiram para o chão nos supermercados. Agora em Agosto, único mês que está fora do infantário e único mês sem doenças, a minha filha tem apetite. Este mês, eu tenho sido mais rígida e deparo-me com uma situação, que não é nova, mas que está aí com toda a força. A miúda testa-nos, vê quem cede, por exemplo eu ou o pai, ou eu e a avó, e por aí. Como lidariam com esta situação. Confesso, tenho vontade de a deixar nos avós , uns dias, e mostrar-lhes, à miúda e avós, que estas birras não me afectam e funcionasse como castigo. E mesmo para os avós ser uma lição porque estão constantemente a criticar e assim aprendiam. Penso que o Pdc uma vez assim também o disse. Tenho algum receio porque tem apenas dois anos. Mas, sinto que tenho de tomar uma decisão porque ando a ficar meia louca com estas birras e sinto que não tenho mão na miúda. Os avós dizem que as crianças são assim, temos de têr paciência, ceder e por aí. Mas, isso é o que tenho feito e o resultado é péssimo. O que fariam? Gostava que me respondessem, a vossa opinião pode fazer-se luz. Digo isto porque andei aí uns tempos que também via tudo negro e, aqui no fórum, a sissy e a maria j ajudaram-me. Tirei tempo para mim e para o meu marido. Passei a deixar a miuda nos avós (assim um dia do fim de semana nuns avós e no outro nos outros, assim um dia desde a manhã até ao lanche). E continuo a dizer que a sissy faz falta aqui no fórum. Só mais isto, a minha filha já esteve de castigo no quarto e com palmada no rabo e não cedeu. è que não come sopa praí à três semanas. Ou seja, não come a vêr passarinhos, ao colo, a vêr tv, a comer com a sua mão nem com castigos e palmadas no rabo. Não sei o que fazer com tanta determinação. Vai comendo da nossa refeição muito pouco e com muito custo. O leite e a fruta às vezes. Se chamar uma pessoa que passe na rua a miuda come. Agora digam-me se isto não é de loucos! Última edição por Pipa : 20-08-09 às 15:05:44 |
|
|
|
|
|
#9 (permalink) |
|
Directora
Data de Registo: Oct 2008
|
Olá Pipa. Eu acho que tem toda a razão numa coisa: essa situação é de loucos!
Mas... Cabeça fria, respira fundo (posso tratar por tu? já estou farta da formalidade) e não desistas. Mas não desistir de uma forma menos dramática. Passo a explicar, e peço desculpa se for demasiado frontal. Estou apenas a dizer o que me parece com a enorme vantagem de quem está de fora consciente que nunca se conhece verdadeiramente as situações. Passo a explicar: Parece-me haver uma enorme crise de autoridade dentro de casa mas o problema começa com os adultos. Tu és uma excelente mãe, adoras a tua filha, o teu marido igualmente. Tudo o que tens feito só demonstra que tens de atirar as inseguranças para o caixote do lixo e assumir que sabes melhor do que a tua filha o que é melhor para ela. E isso aplica-se à comida, às rotinas, horários, sonos, etc. Pensa que tudo se consegue numa família que se ama. A tua filha, esperta como mostra ser, sente muito antes de vocês a vossa insegurança e usa e abusa dela. E quando ainda por cima vê que os pais estão tensos e a decidir em sentidos opostos esfrega as mãos de contentamento. Ela já é o centro da vossa vida mas é sempre bom ter ainda e sempre mais atenção. Acho que puni-la pode não ser a melhor estratégia até porque -coitadinha não tem culpa de ser tão viva e mais inteligente que muitos adultos - e como contas nem por isso comeu. Na escola dos meus filhos quando uma criança come mal dizem sempre: « ninguém morre à fome com comida à frente» e eu acho que é uma grande máxima. Não fazer da refeição um momento de tensão, de crise antecipada de nervos é fundamental. Eu sei que no estado em que estás agora é mau mas olha, toma um comprimido qualquer para acalmar (estou a brincar), conta até 100.000 e tenta. Sentam-se os 3 à mesa a comer a sopa. Quem come, tem direito ao segundo prato e á maravilhosa sobremesa (qualquer coisa que ela adore). E não podes ceder, tens de aguentar com a chantagem. Ou come pela ordem ou deixa de comer o que adora. É claro que se achares que ela nos avós come bem podes sempre deixá-la lá porque ir para os avós é uma festa e assim tu e o teu marido carregam betrias para os outros dias. Mas presumo que associar castigos, fechar no quarto, dar palmada, o que seja não deve ser lá muito positivo. Onde me parece que tem de haver firmeza é em vocês pais. No dia em que ela perceber que é a sério, que não vai para a rua comer, nem a olhar para o cão ou para o gato e que giro que é estarem os três à mesa a conversar sobre coisas giras do dia ou do que vão fazer a seguir, começará a associar a hora da refeição a um momento bom e agradável. Descontraiam-se mas certifiquem-se de ela percebe quem é o adulto na casa. Porque isso é determinante para tudo o resto na vida dela. Muito boa sorte e, claro, vai dando conta dos progressos. |
|
|
|
|
|
#10 (permalink) |
|
Bebé
|
«Pensa que tudo se consegue numa família que se ama. A tua filha, esperta como mostra ser, sente muito antes de vocês a vossa insegurança e usa e abusa dela. E quando ainda por cima vê que os pais estão tensos e a decidir em sentidos opostos esfrega as mãos de contentamento. Ela já é o centro da vossa vida mas é sempre bom ter ainda e sempre mais atenção.
Na escola dos meus filhos quando uma criança come mal dizem sempre: « ninguém morre à fome com comida à frente» e eu acho que é uma grande máxima. É claro que se achares que ela nos avós come bem podes sempre deixá-la lá porque ir para os avós é uma festa e assim tu e o teu marido carregam betrias para os outros dias. Mas presumo que associar castigos, fechar no quarto, dar palmada, o que seja não deve ser lá muito positivo. Onde me parece que tem de haver firmeza é em vocês pais. No dia em que ela perceber que é a sério, que não vai para a rua comer, nem a olhar para o cão ou para o gato e que giro que é estarem os três à mesa a conversar sobre coisas giras do dia ou do que vão fazer a seguir, começará a associar a hora da refeição a um momento bom e agradável.» MariaJ Concordo com tudo que escreves e gosto imenso da tua frontalidade. O primeiro passo, eu e o meu marido, está dado: reconhecemos o problema. Agora o presente passo é passar da teoria à prática. Nunca julguei ser tão difícil. Quando trabalhava como auxiliar em infantários tudo parecia tão fácil: não me tocava no coração. O coração atrapalha! Este é um problema comum??!! Ou, eu e o meu marido, somos uns sentimentalistas!!??? Última edição por Pipa : 20-08-09 às 22:01:33 |
|
|
|
![]() |
| Ferramentas do tópico | |
| Modos de visualização | |
|
|