recusa comer - Fórum PAIS & Filhos
 Rede MPL:

Fórum PAIS & Filhos  

Ir Para Trás   Fórum PAIS & Filhos > Geral > Primeiros anos
Registar Perguntas Frequentes Membros Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Primeiros anos Desenvolvimento e saúde das crianças nos primeiros anos de vida.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Modos de visualização
Antigo 12-02-09, 13:40:17   #1 (permalink)
Embrião

Data de Registo: Jan 2009
Unhappy recusa comer

A minha filha de 16 meses tem estado a recusar comer... Estou bastante preocupada, pois até agora era preciso obrigar a parar de comer, senão ela não parava nunca! E de repente passou de um estremo para o outro...
Têm esperiências deste tipo? O que devo fazer?
julianaf está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 12-02-09, 14:43:49   #2 (permalink)
Feto

Data de Registo: Feb 2009
Por Defeito

A minha filha de 19 meses também é assim. Umas vezes come muito outras quase nada. O segredo é ter muita paciência. Acredito sempre que é uma fase e vai passar.
Isabel Fraga está offline   Responder com citação
Antigo 15-02-09, 21:28:20   #3 (permalink)
Embrião

Data de Registo: Jan 2009
Por Defeito sera?

Tambem tento pensar assim... mas é normal passar um dia apenas com o leite do pequeno almoço e um iourte ao lanche?
julianaf está offline   Responder com citação
Antigo 16-02-09, 12:40:47   #4 (permalink)
Embrião

Wink

Citação:
Originalmente Colocado por julianaf Ver Post
Tambem tento pensar assim... mas é normal passar um dia apenas com o leite do pequeno almoço e um iourte ao lanche?
Olá

Olhe não se preocupe, a minha filha desde os 9 meses até aos dois anos foi a pior etapa da minha vida, sopa nem vela era só iogurtes leite ou cerelac e olhe q eu tentei de tudo até bledines q eu nao aprovo eu comprava, fui a consultas de desenvolvimento inclusive e os médicos eram unanimes, se não perde peso e bebe àgua deixe andar.
Pois falar é fácil para eles mas a verdade é q era mesmo dela q ainda hoje com sete anos é uma pisca a comer.
karisa está offline   Responder com citação
Antigo 17-02-09, 09:56:26   #5 (permalink)
Feto

Por Defeito

Costumo dar fruta antes da refeição para abrir o apetite. Os bledines já salvaram algumas refeições. Às vezes ao almoço come 3 colheres de sopa e ao jantar 1 biberão de leite.
Neste momento, a minha filha de 19 meses está a comer melhor porque acompanha a nossa refeição.

Última edição por Isabel Fraga : 17-02-09 às 10:02:10
Isabel Fraga está offline   Responder com citação
Antigo 10-06-09, 16:02:22   #6 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Data de Registo: Mar 2009
Por Defeito

Continua a recusar a comida! E o percentil do peso o 5! Terrivel! Agora tá a tomar um medicamento pra abrir apetite! Mas hj ao pequeno almoço foi mto mau. Bebeu 50 ml de leite e três colheres (das pequenas) de iogurte! E uma dentada numa bolacha! É o caus!
Aos 2 anos devem ingerir, diariamente, no minimo 200 ml de leite e derivados. A minha pequena anda nos 100ml. Ufa!

Última edição por Pipa : 16-06-09 às 08:42:32
Pipa está offline   Responder com citação
Antigo 16-08-09, 14:12:33   #7 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Por Defeito

è por fases! ´
Voltou a comer porque mudamos de cadeira e passou a comer à mesa com o pai e a mãe.
Mas, com as férias voltou a não querer comer todos os alimentos que necessite de colher: sopa, iogurtes e por aí. (E não vale substituir colher por palha ou garfo ou mesmo biberão!!)
E pior: alguém de fora (que não a mãe ou o pai) e não à birra na mesa!!!
Continua a mesma 'franga' de sempre pra comer!!!!!

Última edição por Pipa : 16-08-09 às 14:17:24
Antigo 20-08-09, 14:40:28   #8 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Por Defeito

Ando sempre aqui a escrever o mesmo: a minha filha recusa comer e bla bla e bla bla.
Agora tenho algumas certezas: a miúda faz birra porque com as constantes doenças nós pais vamos cedendo e cedendo. E, às vezes, já comparo as birras da minha filha com aqueles putos que se atiram para o chão nos supermercados.
Agora em Agosto, único mês que está fora do infantário e único mês sem doenças, a minha filha tem apetite. Este mês, eu tenho sido mais rígida e deparo-me com uma situação, que não é nova, mas que está aí com toda a força. A miúda testa-nos, vê quem cede, por exemplo eu ou o pai, ou eu e a avó, e por aí. Como lidariam com esta situação. Confesso, tenho vontade de a deixar nos avós , uns dias, e mostrar-lhes, à miúda e avós, que estas birras não me afectam e funcionasse como castigo. E mesmo para os avós ser uma lição porque estão constantemente a criticar e assim aprendiam. Penso que o Pdc uma vez assim também o disse. Tenho algum receio porque tem apenas dois anos. Mas, sinto que tenho de tomar uma decisão porque ando a ficar meia louca com estas birras e sinto que não tenho mão na miúda. Os avós dizem que as crianças são assim, temos de têr paciência, ceder e por aí. Mas, isso é o que tenho feito e o resultado é péssimo. O que fariam?
Gostava que me respondessem, a vossa opinião pode fazer-se luz. Digo isto porque andei aí uns tempos que também via tudo negro e, aqui no fórum, a sissy e a maria j ajudaram-me. Tirei tempo para mim e para o meu marido. Passei a deixar a miuda nos avós (assim um dia do fim de semana nuns avós e no outro nos outros, assim um dia desde a manhã até ao lanche). E continuo a dizer que a sissy faz falta aqui no fórum.
Só mais isto, a minha filha já esteve de castigo no quarto e com palmada no rabo e não cedeu. è que não come sopa praí à três semanas. Ou seja, não come a vêr passarinhos, ao colo, a vêr tv, a comer com a sua mão nem com castigos e palmadas no rabo. Não sei o que fazer com tanta determinação. Vai comendo da nossa refeição muito pouco e com muito custo. O leite e a fruta às vezes. Se chamar uma pessoa que passe na rua a miuda come. Agora digam-me se isto não é de loucos!

Última edição por Pipa : 20-08-09 às 15:05:44
Antigo 20-08-09, 17:43:17   #9 (permalink)
Directora

Data de Registo: Oct 2008
Por Defeito Firmeza

Olá Pipa. Eu acho que tem toda a razão numa coisa: essa situação é de loucos!
Mas...
Cabeça fria, respira fundo (posso tratar por tu? já estou farta da formalidade) e não desistas.
Mas não desistir de uma forma menos dramática. Passo a explicar, e peço desculpa se for demasiado frontal. Estou apenas a dizer o que me parece com a enorme vantagem de quem está de fora consciente que nunca se conhece verdadeiramente as situações.
Passo a explicar: Parece-me haver uma enorme crise de autoridade dentro de casa mas o problema começa com os adultos. Tu és uma excelente mãe, adoras a tua filha, o teu marido igualmente. Tudo o que tens feito só demonstra que tens de atirar as inseguranças para o caixote do lixo e assumir que sabes melhor do que a tua filha o que é melhor para ela. E isso aplica-se à comida, às rotinas, horários, sonos, etc.
Pensa que tudo se consegue numa família que se ama. A tua filha, esperta como mostra ser, sente muito antes de vocês a vossa insegurança e usa e abusa dela. E quando ainda por cima vê que os pais estão tensos e a decidir em sentidos opostos esfrega as mãos de contentamento. Ela já é o centro da vossa vida mas é sempre bom ter ainda e sempre mais atenção.
Acho que puni-la pode não ser a melhor estratégia até porque -coitadinha não tem culpa de ser tão viva e mais inteligente que muitos adultos - e como contas nem por isso comeu.
Na escola dos meus filhos quando uma criança come mal dizem sempre: « ninguém morre à fome com comida à frente» e eu acho que é uma grande máxima. Não fazer da refeição um momento de tensão, de crise antecipada de nervos é fundamental. Eu sei que no estado em que estás agora é mau mas olha, toma um comprimido qualquer para acalmar (estou a brincar), conta até 100.000 e tenta. Sentam-se os 3 à mesa a comer a sopa. Quem come, tem direito ao segundo prato e á maravilhosa sobremesa (qualquer coisa que ela adore). E não podes ceder, tens de aguentar com a chantagem. Ou come pela ordem ou deixa de comer o que adora. É claro que se achares que ela nos avós come bem podes sempre deixá-la lá porque ir para os avós é uma festa e assim tu e o teu marido carregam betrias para os outros dias. Mas presumo que associar castigos, fechar no quarto, dar
palmada, o que seja não deve ser lá muito positivo. Onde me parece que tem de haver firmeza é em vocês pais. No dia em que ela perceber que é a sério, que não vai para a rua comer, nem a olhar para o cão ou para o gato e que giro que é estarem os três à mesa a conversar sobre coisas giras do dia ou do que vão fazer a seguir, começará a associar a hora da refeição a um momento bom e agradável.

Descontraiam-se mas certifiquem-se de ela percebe quem é o adulto na casa. Porque isso é determinante para tudo o resto na vida dela. Muito boa sorte e, claro, vai dando conta dos progressos.
mariajcosta está offline   Responder com citação
Antigo 20-08-09, 21:59:23   #10 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Por Defeito

«Pensa que tudo se consegue numa família que se ama. A tua filha, esperta como mostra ser, sente muito antes de vocês a vossa insegurança e usa e abusa dela. E quando ainda por cima vê que os pais estão tensos e a decidir em sentidos opostos esfrega as mãos de contentamento. Ela já é o centro da vossa vida mas é sempre bom ter ainda e sempre mais atenção.

Na escola dos meus filhos quando uma criança come mal dizem sempre: « ninguém morre à fome com comida à frente» e eu acho que é uma grande máxima.

É claro que se achares que ela nos avós come bem podes sempre deixá-la lá porque ir para os avós é uma festa e assim tu e o teu marido carregam betrias para os outros dias. Mas presumo que associar castigos, fechar no quarto, dar
palmada, o que seja não deve ser lá muito positivo. Onde me parece que tem de haver firmeza é em vocês pais. No dia em que ela perceber que é a sério, que não vai para a rua comer, nem a olhar para o cão ou para o gato e que giro que é estarem os três à mesa a conversar sobre coisas giras do dia ou do que vão fazer a seguir, começará a associar a hora da refeição a um momento bom e agradável.» MariaJ

Concordo com tudo que escreves e gosto imenso da tua frontalidade. O primeiro passo, eu e o meu marido, está dado: reconhecemos o problema. Agora o presente passo é passar da teoria à prática. Nunca julguei ser tão difícil. Quando trabalhava como auxiliar em infantários tudo parecia tão fácil: não me tocava no coração. O coração atrapalha!

Este é um problema comum??!! Ou, eu e o meu marido, somos uns sentimentalistas!!???

Última edição por Pipa : 20-08-09 às 22:01:33
Responder

Ferramentas do tópico
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado
Smilies são Ligado
[IMG] code is Ligado
Código HTML está Desligado
Trackbacks are Ligado
Pingbacks are Ligado
Refbacks are Ligado

Hora GMT. Agora são 14:51:37.

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.