|
||||
|
|
|||||||
| Primeiros anos Desenvolvimento e saúde das crianças nos primeiros anos de vida. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do tópico | Modos de visualização |
|
|
#1 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Feb 2009
|
A minha filha conhece duas realidades de avós: o lado sempre disponível e o lado um pouco ausente.
O lado disponível está e quer estar sempre presente. Às vezes um pouco metediço e pronto a desautorizar os pais. O lado ausente tem dificuldade em reconhecer o papel de avós. Talvez, o nascimento da neta (primeira) os faça reconhecer o envelhecimento. A minha filha (19 meses) parece gostar dos dois lados!!!!
|
|
|
|
| Links Patrocinados: | |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Directora
Data de Registo: Oct 2008
|
Acho que há sempre dois tipos de avós e os netos normalmente gostam dos dois. No meu caso também tenho os avós presentes e os mais ausentes. É tão engraçado como as crianças já dirigem as expectativas de programa em função dos avós com que vão estar. O problema é nós os filhos encararmos os nossos pais em papéis diferentes dos que os que desejávamos. Nesses momentos acho que voltamos a ser mais filhos do que pais. O que nos entristecia ou alegrava nos nossos pais vemo-lo agora vivido pelos nossos filhos. E se não resolvemos as nossas questões pessoais antes, elas voltam a surgir diante de nós. Isso acontece-me às vezes e deixa-me um pouco perturbada.
Última edição por mariajcosta : 25-03-09 às 11:21:45 |
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Recém-nascido
Data de Registo: Nov 2008
|
Os nossos filhos são, sem dúvida, os nossos tesouros
!!! E parece-nos natural que os avós (de ambos os lados) sintam por eles um amor incondicional!! No nosso caso, a nossa princezinha é a única menina, numa família dominada por rapazes desde os 2 até aos 12 anos de idade !! Confesso que, quando estava grávida e soube que ia ter uma menina, sabendo que o outro bebé que vinha a caminho na família era um menino e que os outros também eram rapazes, pensei... talvez com uma pontinha de maldade, não sei ... a nossa princezinha vai ser a mais mimada por todos... por ser menina!! Disparate!! De um lado da família, ela é amada e querida da mesma forma que o outro neto... mas do outro lado, ela é tratada pelos avós de uma forma diferente... com menos atenção e com menos mimo que os meninos... É verdade que a minha princezinha é muito voluntariosa! Não dá beijinhos quando os avós lhe pedem... dá quando quer!! Não gosta de emprestar os brinquedos dela (mas acho que as outras crianças também são assim..)!! Concordo que a diversidade é importante nas relações ... mas a imagem que deveria ser passada aos netos pelos avós, deveria ser de amor inabalável!! Mesmo que não se goste muito do feitio da criança, mesmo que se ache que ela é muito parecida com o pai ou com a mãe, mesmo que não se concorde inteiramente com as práticas educativas dos pais... No caso da minha filha, acho que, espevitada como ela é, não vai tardar a aperceber-se das diferenças e talvez reagir ainda mais negativamente com os avós... |
|
|
|
|
|
#4 (permalink) | |
|
Embrião
|
Citação:
Por vezes dou comigo a contestar certas atitudes da minha mãe para com o neto, explicando o que isso me causou, e fica um clima muito estranho... |
|
|
|
|
|
|
#5 (permalink) |
|
Feto
|
Eu cá ando muito triste com os meus pais: são reformados e disseram não a ficar com a minha filha pelo menos no 1ro ano. Pedi para ficar nas férias porque o infantário fecha em agosto e a resposta foi que a miuda dava muito trabalho. E no verão passado à tardinha, após o lanche, iam busca-la ao infantário mas chegou o inverno e disseram que a miuda em casa era muito chata. Ás vezes não sei o que pensar!!! E como foi comigo?! eu também seria muito chata!!!!
|
|
|
|
|
|
#6 (permalink) | |
|
Embrião
|
Citação:
Por vezes os idosos fazem-no por defesa. Acham que é muita responsabilidade ficarem com um bébé a seu cargo, mesmo que por algumas horas! Receiam não ter força para o levantar se se verificar alguma emergência, etc. Ou sentem-se frustrados porque a bébé chora e eles não conseguem fazê-la parar, achando até que a bébé está em sofrimento. A cabeça deles a olhar para um neto é diferente da cabeça que tinham à 30 anos atrás a olhar para uma filha. Depende de muita coisa... Já outros avós consideram uma bênção poder ficar com o neto pouco tempo que seja. |
|
|
|
|
|
|
#7 (permalink) |
|
Directora
|
Quando temos filhos temos de perceber que não podemos cobrar de ninguém que cuide deles. Mas às vezes dava tanto jeito ter daqueles avós que antes de nós pedirmos qualquer coisa já estão a perguntar se queremos ajuda!! Daqueles avós que dão sem cobranças!
Mas temos de ultrapassar expectativas e sobretudo não podemos resolver as nossas questões como filhos com os nossos pais no seu papel de avós. Há avós que muito justamente se sentem finalmente livres e com saúde e querem gozar a vida. E se pensarmos bem nisso acho que é muito justo. Claro que não dá muito jeito nos momentos de aflição. Mas em rigor eles não têm obrigação. Apenas têm de dar carinho e mimos. E só estar quando lhes apetece. O que não invalida a nossa revolta. Mas seguramente quando estão com os netos estão de corpo e alma e se fizessem por obrigação deixavam de passar aquela alegria inconsequnte que só eles sabem. |
|
|
|
|
|
#8 (permalink) |
|
Feto
|
Max e Mariajcosta: Obrigada pelas vossas palavras!!!!
![]() Penso que aqui o que está em jogo são, talvez, os meus problemas mal resolvidos (passados) com os meus pais. E a par uma grande confusão de sentimentos: a sociedade e a descriminação (comentarios tipo: mas, se os seus pais são reformados porque está a sua filha num infantário???!!!! Que avós desnaturados!). Mesmo as revistas (e a pais e filhos também) quando escreve sobre os avós é a louvar as suas ajudas. Podia-se falar também do outro lado: a ausência dos avós. Estou convencida que a minha filha não é a única neta com avós independentes!!!! Última edição por Isabel Fraga : 25-03-09 às 11:49:20 |
|
|
|
|
|
#9 (permalink) | ||
|
Embrião
|
Citação:
Citação:
|
||
|
|
|
|
|
#10 (permalink) |
|
Directora
|
E é mesmo disto que a P&F precisa e agradece: sugestões giras. Devo dizer em abono da verdade que uns dias antes tínhamos estado a falar precisamente dessa questão. No mês dos avós - Julho - vão poder supreender-se.
|
|
|
|
![]() |
| Ferramentas do tópico | |
| Modos de visualização | |
|
|