Chupeta!! - Fórum PAIS & Filhos
 Rede MPL:

Fórum PAIS & Filhos  

Ir Para Trás   Fórum PAIS & Filhos > Geral > Primeiros anos
Registar Perguntas Frequentes Membros Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Primeiros anos Desenvolvimento e saúde das crianças nos primeiros anos de vida.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Modos de visualização
Antigo 02-03-09, 11:56:20   #1 (permalink)
Feto

Data de Registo: Feb 2009
Chupeta rosa Chupeta!!

No infantário resolveram tirar a chupeta à minha filha (20 meses) mesmo para dormir. Eu não concordo. Este não é o momento certo. Os pais deviam ser consultados para esta decisão importante(porque conhecem os seus filhos e para dar continuidade fora do infantário).
Isabel Fraga está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 03-03-09, 15:34:14   #2 (permalink)
Directora

Data de Registo: Oct 2008
Post os pais têm de ser envolvidos

Citação:
Originalmente Colocado por Isabel Fraga Ver Post
No infantário resolveram tirar a chupeta à minha filha (20 meses) mesmo para dormir. Eu não concordo. Este não é o momento certo. Os pais deviam ser consultados para esta decisão importante(porque conhecem os seus filhos e para dar continuidade fora do infantário).
Estou 100% de acordo. Tirar ou não tirar a chucha é uma decisão que em primeiro lugar deve depender dos pais. se e quando a escola entender que deve começar a tirar só o deve fazer se conversar previamente com os pais. Os meus só tiraram aos 3 anos e meio na escola «Operação Natal» mas antes houve uma reunião com os pais para saber se concordavam ou não. e a vontade de cada um foi respeitada. Claro que aos tres anos e emio todos concordámos em tirar a chucha na sesta à tarde mas em casa muitos continuaram mais de um ano depois. Cada família tem o seu ritmo e dinâmica.
mariajcosta está offline   Responder com citação
Antigo 18-03-09, 13:49:08   #3 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Data de Registo: Nov 2008
Chupeta rosa Chupeta!!!

A minha filha tem 2 anos e 2 meses e ainda usa a chupeta, para adormecer, para se acalmar nos momentos em que está mais rabugenta ,... mas sei que está na altura de pensar em dizer adeus à "buba"!
Contudo, não concordo com a ideia de dar a chupeta ao Pai Natal ou ao coelhinho da Páscoa ! Acho que o desaparecimento da chupeta não deve ser um acontecimento irreversível... a criança deve saber que a chupeta continua a existir, devendo ser ajudada a não recorrer a ela nos momentos de maior necessidade.
Na minha opinião, o facto de a chupeta simplesmente desaparecer, por exemplo porque se deu a um bebé que nasceu na família, vai criar na criança mais tristeza e insegurança.
Ainda este fim de semana uma amiga minha me contou que "tirou" a chupeta à filha de 2 anos e meio dizendo-lhe que o papão tinha ido lá a casa e a tinha roubado!!!!!
O que se deve assumir logo à partida que o "desmame" da chupeta vai acontecer com avanços e recuos, com pequenos deslizes, tal como todas as outras aquisições que as crianças fazem e deve-se respeitar o ritmo de cada criança... elas também não começam logo a fazer chichi e cocó no pote, certo ??!!
Sissy está offline   Responder com citação
Antigo 18-03-09, 15:54:49   #4 (permalink)
Feto

Por Defeito

Concordo!!! Papões, Pais Natais, Desapareceu e Blá blá .... nem pensar. è mesmo como diz: não se gatinha e anda à 1ra, não se faz coco e chichi no pote assim de repente, falar vai aos poucos!!!! Que perseguição se faz às chupetas!!!! Para mim a chupeta é uma amiga e a criança tem que ser respeitada: dar-lhe o tempo que precisa (cada criança tem o seu tempo). Puxa!!!! Deixem as crianças ser crianças!!!

Última edição por Isabel Fraga : 18-03-09 às 16:01:36
Isabel Fraga está offline   Responder com citação
Antigo 20-03-09, 13:09:37   #5 (permalink)
Feto

Barri's Avatar

Por Defeito

Eu acho que há muita gente adulta que se tivesse mais tempo a chupeta não era como é.

A chupeta é onde as crianças conseguem descarregar alguma da sua adrenalina e um companheiro para as dificuldades.

Qual a criança que está embirrenta, irrequieta a qual a chupeta não acalma.

Eu penso que quando acharem que a chupeta já não lhes dá aquele conforto deixam-na.

Viva a chupeta.
Barri está offline   Responder com citação
Antigo 20-03-09, 22:21:46   #6 (permalink)
Max
Embrião

Por Defeito

Que giro!

Não fazia a menor ideia dessa história do "dizer adeus à xupeta para sempre através do coelho ou pai natal!"

O meu perdeu o hábito da xupeta cedo, mas ainda hoje com 6 xuxa no dedo quando adormece...
Max está offline   Responder com citação
Antigo 11-04-09, 19:30:13   #7 (permalink)
Feto

Data de Registo: Dec 2008
Por Defeito

Sem dúvida. Mas antes de ser uma decisão dos pais é uma decisão da criança! Com que legitimidade é que se tira uma chucha a uma criança, sendo alguém fora da familia?!
Beijinhos,

Sofia
acegonhacorderosa está offline   Responder com citação
Antigo 09-06-09, 11:48:02   #8 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Data de Registo: Mar 2009
Por Defeito

Eu fico 'doida' com a educadora da minha filha. Tira a chupeta aos bebes e não consulta os pais. E eu não concordo! Ainda não chegou o tempo da minha filha a tirar. Apesar de fazer dois anos este mês, cada bebe tem o seu tempo. A minha filha é tardia em relação às médias: apenas andou com 18 meses e falar por enquanto vai com poucas palavras. Tem o seu ritmo. O pior ´e que já tinha conversado com a educadora sobre este assunto e a mesma disse que dava então chupeta para dormir.
A miuda fica doida qdo chego infantário, faz uma berraria se não lhe dou a chupeta! Com+portamento de desconfiar. E a auxiliar descaiu-se com: a sau filha aqui porta-se tão bem sem chupeta e nem para dormir precisa dela. RRRR!!!
Eu por mim já tinha ligado para o infantário para falar com a educadora. Duas vezes a mesma situação! O meu marido, mais calmo, acha que devemos esperar pela reunião de pais que está marcada pros inicios proximo mês.
Qdo se tira uma chupeta deve haver também continuidade em casa. Este devia ser um assunto falado ente a educadora e os pais?? Concordam??? Estarei a fazer uma tempestade??!!!

Última edição por Pipa : 09-06-09 às 11:53:06
Pipa está offline   Responder com citação
Antigo 09-06-09, 11:57:23   #9 (permalink)
Directora

Por Defeito

Há tempestades que valem a pena. E decisões importantes como essa naturalmente que valem uma boa tempestade. E não existe isso de «a minha filha sempre foi tardia». Ela não é tardia, faz as coisas quando está preparada. Ponto. Afinal só tem dois anos e muito pouco. Por amor de Deus. Eu posso errar muito mas decisões dessas só com a minha anuência ou por cima do meu cadáver. Claro que não é neste tom que se faz a tempestade. Isto somos nós a falar. Tem de ser diplomática. Mas firme. Se ela quer/precisa de chucha ela é que sabe e os pais também. Ainda se estivéssemos a falar de uma criança com seis anos e de chucha todo o dia....
mariajcosta está offline   Responder com citação
Antigo 09-06-09, 13:23:34   #10 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Data de Registo: Nov 2008
Icon Negativo

Eu também faria uma bela de uma tempestade e não ia esperar pela reunião com os pais!! Era já hoje !!

Claro, como diz a Maria Jorge, com diplomacia e cuidado com as palavras, porque ninguém tem a ganhar com guerras, principalmente a pequenina...

Mas deixaria bem claro que as decisões que a educadora pretende tomar em relação à minha filha têm OBRIGATORIAMENTE e SEM EXCEPÇÃO de passar por mim... Devem ser discutidas antes de serem postas em prática!! Até porque, mesmo que quisesses mesmo que a tua filha deixasse a chupeta, nem faz sentido o desmame ser feito assim dessa maneira... sem conhecimento dos pais para poder haver também continuidade em casa !!

Segundo Mário Cordeiro, não há idade para acontecer o desmame da chupeta... de qualquer das formas, este processo não pode ser feito "à bruta"! Não vamos esquecer que a tua filha ainda nem 2 anos tem!!! Quer dizer... é mesmo de loucos !!!

Por princípio, nunca se deve penalizar uma criança por um comportamento que escapa ao seu controlo e, além disso, não se pode querer gerar segurança (sim, porque, supostamente a chupeta só deve ser retirada quando a criança for capaz de se sentir segura sem ela!!) criando ainda mais insegurança... e é claro que a pequerrucha está insegura!! Por isso é que ela chora e grita pela chupeta quando te vê !!!

Queres uma sugestão? Impõe-te junto da educadora!! Sugere-lhe por exemplo que seja criativa e tente substituir, GRADUALMENTE, a securização da chupeta por outros rituais com ritmicidade (porque o chuchar implica precisamente movimentos rítmicos que securizam a criança porque lhe relembram o coração da mamã...) como, por exemplo, adormecer a ouvir música clássica ...
Sissy está offline   Responder com citação
Responder

Ferramentas do tópico
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado
Smilies são Ligado
[IMG] code is Ligado
Código HTML está Desligado
Trackbacks are Ligado
Pingbacks are Ligado
Refbacks are Ligado

Hora GMT. Agora são 14:56:57.

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.