|
||||
|
|
|||||||
| Primeiros anos Desenvolvimento e saúde das crianças nos primeiros anos de vida. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do tópico | Modos de visualização |
|
|
#1 (permalink) |
|
Recém-nascido
Data de Registo: Nov 2008
|
O meu marido e eu somos portugueses. Temos vivências da nossa infância muito parecidas... eu nasci em França e o meu marido nasceu na Holanda. Viemos para Portugal ainda crianças (com 9, 10 anos). Tanto eu como ele mantemos contacto com familiares e amigos que vivem nos nossos países de origem e falamos a língua fluentemente. O pediatra da nossa filha de 2 anos é da opinião de que lhe devemos ensinar as nossas línguas maternas. Eu canto-lhe em francês as canções da minha infância e o meu marido vai lhe ensinando algumas palavras em holandês, mas não fazemos isso de forma sistemática. Tenho muitas dúvidas em relação às vantagens e aos inconvenientes de se aprender várias línguas. Já li coisas a favor mas outras contra, nomeadamente o risco de gaguez... Qual é a vossa opinião?
|
|
|
|
| Links Patrocinados: | |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Directora
Data de Registo: Oct 2008
|
Olá sissy. Tenho vários amigos casais mistos (duas nacionalidades) a viverem num terceiro país. Em casa a mãe fala com eles na língua materna, o pai na língua materna e quando vão para o infantário ainda aprendem a língua do país. Até agora nenhum teve problemas. O que aconteceu é que começaram a dizer as palavras mais tarde do que outros mas o mais pequeno destas famílias faz dois anos em Abril e já se explica perfeitamente naquela misturada toda. E percebe perfeitamente as três línguas. Será que são todos particularmente inteligentes? Não pode ser, não é? São normais, saudáveis e vivos. Pode ter sido coincidência mas em nehum dos casos que conheço houve atraso na linguagem ou gaguês. Claro que desde que nasceram começaram a ouvir duas línguas. Ou seja, para eles a língua materna são duas, a de cada um dos pais. Só aos dois anos e tal quando foram para o infantário é que receberam a terceira língua.
|
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Feb 2009
|
Este caso faz-me lembrar um documentário que comparava oa evolução do humano em relação ao primata.
Nesse documentário foi explicado, com provas e essas coisas que o desenvolvimento do humano em termos de aprendizagem é muito rápido nos 1ºs anos de vida. E nesse mesmo documentário foi utilizado a aprendizagem de várias línguas. A "cobaia" aos 3 anos falava 5 línguas fluentemente e não confundia umas com as outras. Acho que o ditado burro velho não aprende línguas vem da noção que existia antigamente que se aprendia melhor em novo que em velho. |
|
|
|
![]() |
| Ferramentas do tópico | |
| Modos de visualização | |
|
|