|
||||
|
|
|||||||
| Primeiros anos Desenvolvimento e saúde das crianças nos primeiros anos de vida. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do tópico | Modos de visualização |
|
|
#1 (permalink) |
|
Recém-nascido
Data de Registo: Nov 2008
|
Partilhar... é uma palavra bonita! Mais bonito é sermos capazes de partilhar com os outros... partilhar momentos, partilhas opiniões, partilhar objectos de que gostamos... para vivermos em harmonia com os outros, devemos mesmo ser capazes de partilhar
!Mas... e com as crianças, como é que fazemos, com é que ensinamos a partilhar ??Juro que acho mesmo uma tarefa difícil!! Mais difícil do que ensinar à minha pequenina que o pote é para fazer chichi e cocó!! Não é para encher de brinquedos, enquanto o cocó vai para o chão ou para a fralda !!A minha filha tem 2 anos e, como não está ainda no infantário, as crianças com quem convive mais são 2 priminhos, um de 2 anos (como ela) e outro de 5 anos... e a verdade é que tanto estão a brincar bem felizes e em paz como, de repente, ouvem-se gritos e choros porque querem todos o mesmo brinquedo !! Lá vão as mamãs e os papás a tentar que os meninos emprestem os brinquedos uns aos outros... mas a verdade é que os pediatras são unânimes em dizer que, aos 2 anos, uma criança é egocêntrica e acha que tudo lhe pertence e, claro que muitas vezes, o brinquedo pertence-lhe mesmo!! Até estão mesmo a brincar no quarto dela com os brinquedos que são mesmo dela!!! Então, até que ponto devemos obrigar a criança a emprestar o que é dela, quando ela quer também aquele brinquedo ?? Eu tento que eles resolvam os conflitos entre eles mas, às vezes, tenho mesmo de intervir, porque a minha filha chega a ser mordida ou beliscada pelos primos (principalmente pelo mais novo!)... Sei que não existem fórmulas mágicas para resolver essas coisas mas... com certeza que há experiências mais bem sucedidas!!! Por favor!! Partilhem-nas !!!
|
|
|
|
| Links Patrocinados: | |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Feb 2009
|
Os bebés podem ser pouco sociáveis. Não seja muito protectora. Proteja apenas quando é realmente necessário.
Temos de lhes dar tempo. A sua personalidade está a formar-se. O que se passa hoje não quer dizer que se passe no futuro!!!! A minha filha, no infantário, é a bebé que mais se isola e que mostra alguma insegurança. Esta é a descrição da educadora! E, realmente confirmei essas descrições nos vídeos (algumas filmagens do dia a dia do infantário). Mas, eu não fiquei preocupada!!! Julgo que passará!!! Penso, em breve irá arranjar uma amiguinha!!! Com as crianças mais velhas a minha filha é bastante sociável. Deve ser o sentido de protecção!!! |
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Dec 2008
|
Olá,
Uma sugestão: e se escolhermos com a criança os seus brinquedos preferidos e lhe dissermos para escolher um, que não vai partilhar, e partilhar os restantes com os seus amiguinhos? Beijinhos, Sofia ************************************* |
|
|
|
![]() |
| Ferramentas do tópico | |
| Modos de visualização | |
|
|