|
||||
|
|
|||||||
| Primeiros anos Desenvolvimento e saúde das crianças nos primeiros anos de vida. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do tópico | Modos de visualização |
|
|
#1 (permalink) |
|
Recém-nascido
Data de Registo: Nov 2008
|
A minha filha vai entrar para o jardim-de-infância em Setembro, com 2 anos e 8 meses...
Por um lado, estou "em pulgas"com esta mudança, porque acho que lhe vai fazer muito bem... porque me vai libertar imenso e me vai dar a possibilidade de, finalmente, voltar a dedicar-me a mim mesma em termos profissionais ... Mas, por outro lado, sinto-me ansiosa e angustiada com a escolha do jardim-de-infância ...Estamos a viver há poucos meses no Algarve, onde as escolhas não são muitas ... Os privados que visitámos têm uma mensalidade que ronda os 400 a 500 euros... Se tiver de ser essa a escolha, tudo bem... aperta-se um pouco mais o cinto!! Mas, existe uma outra opção que é um jardim-de-infância da Santa Casa da Misericórdia, em que a mensalidade é bastante mais baixa ... Mas surge a dúvida... será que os jardins-de-infância da Santa Casa da Misericórdia são bons?? Em termos de projecto educativo ?? Sempre tive a percepção, talvez errada, de que não eram grande coisa... Quando o visitamos há umas semanas atrás, a directora não abriu muito o jogo, e respondeu de uma forma muito evasiva às nossas questões ...Alguns de vocês têm os filhos num desses jardins-de-infância? Qual é a vossa opinião??
|
|
|
|
| Links Patrocinados: | |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Feb 2009
|
Da santab casa não posso falar mas tenho a minha míuda num subsidiado e é mais controlado que os privado. Se estiver alguma coisa errada retiram-lhes os subsídios, têm inspecções da segurança social, etc.
Têm uma coisa diferente dos privados, têm que se govrenar com menos verbas, logo em termos de brinquedos normalmente são os pais que vão dando alguns, os educadores e auxiliares que compram algumas coisas.. Coisa óptima nos subsidiados é a alimentação e a higiene. TÊm nutricionista e receitas a serem cumpridas consoante as etapas de crescimento, médico, etc. E para mim essencial..as salas são maiores que na maioria dos privados. Mas 400 a 500 € é um bocado puxado....um bocado é favor. ![]()
|
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Recém-nascido
|
Obrigada pela sugestão Barri...
Eu também acho que as mensalidades dos privados cá em baixo são bastante puxadotas !!!! Vou dar te um exemplo: o Clube do Bibe em Vilamoura (vai abrir em setembro) tem uma mensalidade de 425 euros e a inscrição é de 175 euros... Ainda estou a sondar outros sítios... mas realmente as escolhas não são muitas...Quem tiver filhos em jardins de infância da Santa Casa da Misericórdia, por favor, digam-me se estão satisfeitos !!!
|
|
|
|
|
|
#4 (permalink) |
|
Bebé
Data de Registo: Mar 2009
|
No passado, eu trabalhei como Auxiliar no ATL de uma Escola Pública e num Infantário Particular.
A Escola Pública seguia regras muito rígidas, o nº funcionários era numeroso o que permitia também controle. Existia uma grande preocupação com a higiene e alimentação. È claro que os brinquedos eram oferecidos pelas crianças que frequentavam as actividades. As verbas eram poucas para os trabalhos mas tinha o seu lado positivo: muita criatividade!!!!!!!!! No Infantário Privado, eu tive azar. A ideia que eu tenho dos particulares é que depende muito de quem está a gerir. Nesse infantário (Porto) as crianças não podiam repetir as refeições, existia pessoal reduzido, as crianças eram acolhidas de forma discriminatória (como costumo dizer pelos seus lindos olhos!!!). Há bons infantários particulares!!! Eu não tenho a minha filha num particular por questões monetárias. Frequenta um subsidiado!!! O que me incomoda é o sistema de faltas: são muito rígidos e tenho de justificar as suas faltas sempre que está doente. Quanto a alimentação, higiene e pessoal estou bastante satisfeita |
|
|
|
|
|
#5 (permalink) |
|
Recém-nascido
|
Hoje, visitamos mais uns quantos jardins-de-infância... todos privados... as mensalidades rondam mesmo os 300 e muitos, 400 euros
... o mais caro é mesmo esse Clube do Bibe (425 euros!!)... Na verdade, há as mensalidades e depois há as actividades à parte... a piscina, a música, a ginástica ... No público, não temos vaga, as salas já estão a rebentar pelas costuras... Não tinha ideia que fosse tão caro ...
|
|
|
|
|
|
#7 (permalink) |
|
Recém-nascido
|
Obrigada pela dica
... Conheço a metodologia de ensino dos jardins escola João de Deus e até poderia ser uma escolha ... O problema é que fica um pouco longe... No Algarve, apenas há um em Tavira, outro em S. Bartolomeu de Messines e outro em Faro ! Nós vivemos em Vilamoura e o mais perto é em Faro, que mesmo assim, fica a mais de 20 kms...![]() Queria aproveitar o post para saber como foi a adaptação dos vossos filhotes ao jardim-de-infância e com que idade entraram ... Temos estado a visitar alguns e a minha filha adorou as visitas !! Começou logo a aproximar-se das crianças, a querer entrar nas salas, a andar nos escorregas (que ela adora!!),... mas a directora de um deles disse-nos que isso não queria dizer nada e que às tantas ela iria gostar apenas no início e depois poderia rejeitar ...Entretanto, li o artigo da Revista PAIS&Filhos que fala nisso mesmo (Quando a creche perde a piada)...
|
|
|
|
|
|
#8 (permalink) |
|
Recém-nascido
|
Pronto... depois de muitas visitas... dúvidas... perguntas... respostas... escolhemos, está escolhido
!! A minha pequenina vai começar o jardim-de-infância em Maio... privado, um pouco carote... mas acolhedor, aconchegante ... ela pareceu gostar, vamos a ver como vai correr a adaptação!! Fiquei descansada, perante os olhos incrédulos da minha sogrinha, quando ela me disse que naquele jardim-de-infância as crianças passam fome, sim porque não é que não haja comida mas as educadoras não forçam as crianças a comer !!! Uff!!! Respirei de alívio!!!! Não forçam??? Que bom, fico tão descansada!!!! Prefiro que a minha filha volte para casa e queira logo um bom lanchinho do que saber que alguém lhe enfia a comida pela garganta adentro, como tenho ouvido relatos em vários jardins-de-infãncia por aí !!! Claro que, como em muitas outras questões, o meio-termo é sempre o ideal... Forçar não, mas insistir um pouco não tem mal nenhum... não insistir de todo também não é o melhor... mas de entre os extremos, prefiro este !!! E vocês?? Sentem que o apetite dos vossos filhos é respeitado na cantina do jardim-de-infância??
|
|
|
|
|
|
#10 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Dec 2008
|
Espero que não seja respeitado. É que ela ultimamente tem a mania que é esquisita, e lá na escola tem que comer de tudo... quando mais não seja por ver os outros comer. Mesmo em casa tem que provar de tudo, nem que se ponha a "inventar" vómitos. Mesmo antes de provar já diz que não gosta, isso irrita-me de uma maneira... pelo menos um pedaço tem que comer.
|
|
|
|
![]() |
| Ferramentas do tópico | |
| Modos de visualização | |
|
|