|
||||
|
|
|||||||
| Primeiros anos Desenvolvimento e saúde das crianças nos primeiros anos de vida. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do tópico | Modos de visualização |
|
|
#1 (permalink) |
|
Bebé
Data de Registo: Mar 2009
|
Já li vários artigos e todos dizem o mesmo: quando nascem os 1ros dentinhos devemos lavar os dentes aos nossos bebés.
A minha realidade é que a minha filha tem 21 meses e ainda não lava os dentes. Não sei muito bem como lhe ensinar. ![]() No infantário também não os lavam. A educadora diz, por experiência, que os miudos desta idade fazem tudo menos lavar os dentes: lavam o chão, as sanitas e por aí fora com a escova.
|
|
|
|
| Links Patrocinados: | |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Recém-nascido
Data de Registo: Nov 2008
|
Pipa, deves mesmo lavar os dentes da tua filhota
! Aliás, é recomendado que se comece esse ritual ainda antes de nascerem os dentes ... existem até umas escovinhas muito engraçadas que servem para massajar as gengivas Eu comecei por aí, até porque os dentinhos da minha princesa começaram a nascer mais tarde... aos 13 meses . Agora, tem 2 anos e 3 meses e não lava ainda os dentes sozinha. Ela tem 2 escovinhas e quando eu lhe lavo os dentes com uma, ela brinca com a outra: lava os dentes da boneca, põe na boquinha dela e finge que lava,... e assim vai aprendendo ... Tento até que ela se habitue a lavar os dentes 2 vezes ao dia... Agora, concordo que não se deva deixar a criança tão pequena com a escova na mão a passear pela casa ! Pode enfiá-la em qualquer sítio, incusivamente na sanita!! E além disso, pode magoar-se se cair com a escova na mão, ou pior, na boca!!
|
|
|
|
|
|
#5 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Dec 2008
|
Mal tenham dentes e se consiga dialogar com eles, acho que até vão querer imitar. Isto presumindo que vocês lavam os dentes...
![]() Eu por exemplo não saio de caso sem lavar os dentes, e faço questão de lavar as mãos ao entrar em casa e tento que a mais velha faça o mesmo: é um hábito de higiene tão simples e tão eficaz! Depois é só aproveitar a onda de imitação e incutir esses hábitos.
|
|
|
|
|
|
#6 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Dec 2008
|
Olá,
Na consulta dos 12 meses,a pediatra da Joana referiu a necessidade de lhe lavarmos os dentes. Não é tarefa fácil, confesso, porque a Joana não gosta muito que lhe aproximem nada da boca, a não ser a colher com a sopa, fruta ou papa, eheheh! Utilizamos um dentifrico com dedeira, penso ser mais fácil do que a escova de dentes... Beijinhos, Sofia ************************************* |
|
|
|
|
|
#9 (permalink) |
|
Directora
Data de Registo: Oct 2008
|
Com os meus foi relativamente fácil. Ainda bebés sempre passei água e dedeira nas gengivas. À medida que os dentes foram nascendo começou-se a usar escova e pasta com uma alegria imensa deles pela conquista de estarem mais crescidos. Quando a preguiça ou o cansaço aumentam lembro-lhes que as bactérias são muito más, começam a comer os dentes e fazem buracos pretos e maus. E depois há a chefe das bactérias que é preciso matar todas as vezes que se lava os dentes. Como são rapazes se calhar adoram a violência de matar as bactérias. Agora já não é preciso essa encenação , claro. Agora a conversa é mais realista. mas como vão ao dentista duas vezes por ano gostam de ouvir os elogios de nunca terem tido cáries.
|
|
|
|
|
|
#10 (permalink) |
|
Embrião
Data de Registo: Nov 2008
|
Só um alerta: ponham só um bocadinho pequeniiiino de pasta, sobretudo enquanto não souberem cuspir. Foi o que fiz com o meu mais velho, que felizmente é exemplar, tem 4 anos e meio e lava os dentes super bem. Acho que foi por volta dos 3 anos que aprendeu a cuspir.
|
|
|
|
![]() |
| Ferramentas do tópico | |
| Modos de visualização | |
|
|