|
||||
|
|
|||||||
| Primeiros anos Desenvolvimento e saúde das crianças nos primeiros anos de vida. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do tópico | Modos de visualização |
|
|
#1 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Jan 2009
|
Já alguma de vocês ficou irritada quando vos fazem a pergunta: Então quando é que manda vir um mano?
Há algum mal em não se querer ter mais filhos? Há algum mal em ser-se filho único? ![]() Tive uma primeira gravidez pavorosa na qual perdi os meus bebés (gémeos) e da qual escapei viva porque Deus quis. Felizmente engravidei 4 meses depois e hoje sou mãe de uma menina que amo acima de tudo. Em suma, estive grávida quase 2 anos consecutivos e fartei-me de sofrer fisica e psicologicamente (a segunda gravidez correu bem mas foi vivida com um nervosismo e uma ansiedade que ninguém imagina). A minha menina tem agora 16 meses. Não é normal que eu queira aproveitar ao máximo o seu crescimento? Correr, brincar, rebolar com a minha menina? Não sei o dia de amanhã mas actualmente não penso ter mais filhos por três razões: Em primeiro lugar não tenho saudades nenhumas dos tempos de grávida. Foram tempos muito duros e dificeis para mim. Quando estou grávida fico uma verdadeira "pata choca", não me sinto bem, passo mal e tenho a plena consciência que a minha filha ia sofrer bastante por ter uma mãe debilitada durante 9 meses. Uma mãe que não ia conseguir acompanhar o seu ritmo, uma mãe que de um momento para o outro já não ia conseguir correr, rebolar, dar colo, paródia, cavalitas, etc, etc. SIM, porque eu sou daquelas mães que até tenho uma ou outra nódoa negra nos joelhos de tanto brincar com a filhota no chão, no parque e por todo o lado! ![]() Em segundo lugar não tenho familia por perto, ou seja, não posso contar com a preciosa ajuda das avós. Sou eu e o meu marido e mais ninguém. Em terceiro lugar, prefiro ter uma boa vida a 3 do que uma má vida a 4. Essa história de "onde come um, comem dois" não é bem assim! A vida não está fácil e para mim é muito importante dar qualidade de vida a um filho. Mas fico surpreendida quando as pessoas teimam em não compreender o meu ponto de vista. E ainda fico mais furiosa quando são as pessoas SOLTEIRAS e SEM filhos que me perguntam em tom de critica quando mando vir um mano porque é triste ser filho único.Estas pessoas falam dos filhos com uma imensa inconsciência, como se fosse algo coleccionável ![]() Mas a história muda de figura quando lhes pergunto: Então e tu?? Quando pensas ter filhos?? Ficam embaraçadas e respondem "Não, ainda não! por enquanto prefiro estar com os meus sobrinhos....ou....Ainda sou muito nova....ou...Agora quero decorar a casa nova e tirar umas férias....ou....Talvez para o ano, ainda não é o momento certo....ou... Quero ver se arranjo um emprego melhor... ou... Estou muito bem assim!...etc, etc, etc. Porque é que as pessoas gostam tanto de opinar sobre a vida dos outros? Nestes casos não deviam estar caladas em vez de me fazerem esta pergunta banal e corriqueira de quem não tem nada para dizer?! Eu também estou muito bem assim, a três! Última edição por Angel : 28-04-09 às 15:47:03 |
|
|
|
| Links Patrocinados: | |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Recém-nascido
Data de Registo: Nov 2008
|
Que giro!! Nunca tinha pensado no lado irritante da questão
!! Mas, de facto, tens toda a razão, Angel ... A mim, têm-me dito uma coisa talvez ainda mais irritante do que "Então quando é que manda vir um mano?", que é "Coitadinha, já pensaste que ela está mesmo a precisar dum mano!!!!".O que é que as pessoas, por mais bem intencionadas que sejam, sabem daquilo que a minha filha está a precisar?? Como é que sabem se ela sente falta de alguma coisa?? É como dizes, é uma pergunta banal e corriqueira de quem não tem nada para dizer!! Por isso, não devemos valorizar ...Por enquanto também não pretendemos ter outro filho... a nossa vida a 3 está tão bem estruturada, tão harmoniosa... Sinto saudades às vezes de cuidar da minha bebé... apesar de claro ela precisar ainda muito da mamã e do papá... ela está já tão menina... tão autónoma... parece que o tempo nos foge e que ela cresce à velocidade da luz !!
|
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Bebé
Data de Registo: Mar 2009
|
E quando aquelas pessoas estupidas repartem o que estão a comer com a pequenina (aquilo que levaram à boca). Depois de eu dizer para não dar!!! Que falta de higiene e educação e bom senso!!!
E antes de um ano que lhe queriam dar bolos, colheres de café e por aí. Com estas situações fico transtornada!!!!! ![]() ![]() ![]() E quando nos empatam na rua quando estamos com pressa. Pegar ao colo, dar-lhe a mão.... rrrrrrrrrrrrrr ![]()
|
|
|
|
|
|
#4 (permalink) |
|
Feto
|
Essa dos bolos também me deixa arreliada
![]() Não percebo porque é que as pessoas gostam tanto de dar a provar mil e um bolos e chocolates às crianças Eu nestas coisas sou de extremos! Talvez por não ser gulosa não percebo esta tentação ![]() ![]() Raramente dou doces à minha pequenina. Antes de fazer um ano nem lhe deu o cheiro e agora com 16 meses lá come uma lingua de veado ou uma bolacha maria ou umas migalhinhas dos bolos de aniversário dos colegas do infantário. Mas é tão dificil manter esta postura! Quando vamos com ela a alguma festa tenho que andar com mil olhos pois cada pessoa quer dar-lhe uma coisa. NÃO e NÃO! Podem chamar-me o que quiserem mas a minha filha não é um cão a quem cada um dá o que quer! ![]() Levo-lhe o lanchinho e ela come o seu iogurte, fruta, uma tostinha ou um bocadinho de pão com queijo ou fiambre. Não precisa de andar a picar bolos de chocolate, babas de camelo, batatas fritas, croquetes...em suma, só lixo alimentar. ![]() Talvez por eu ser assim ela seja tão bom garfo e coma todo o tipo de sopas, frutas, massa, arroz, verduras... COMIDA a sério ![]() E bebe água, leite e chá! Em casa bebemos todos muito chá! Não há sumos nem bebidas com gás. E quem é que lhe tira o biberão de chá das mãos??? Cidreira, Lúcia-Lima, Tília, Camomila...ela gosta de todos. E quando lhe quero dar um "miminho" alimentar mais doce faço-lhe uma gelatina e junto-lhe bastante fruta. Última edição por Angel : 29-04-09 às 14:51:10 |
|
|
|
|
|
#5 (permalink) |
|
Recém-nascido
|
E já agora, as pessoas que teimam em pedir beijinhos??!! A minha filha só dá beijinhos ao papá e à mamã (montes deles, docinhos!!!!) e para além de nós só mesmo a poucos mais (à Titi, ao priminho mais velho, e aos meus pais)... de resto só atira beijinhos com asas (com a mãozinha) para as outras pessoas... e qual é o problema??? Eu prefiro que ela seja assim do que dê beijinhos a toda a gente, seja alguém conhecido ou não
... Obrigar a dar beijinhos mesmo que ela não queira é que não!!
|
|
|
|
|
|
#6 (permalink) |
|
Jornalista
Data de Registo: Oct 2008
|
E quando vêm com a conversa do «dá-me a tua chucha…» e depois lhes arrancam a chucha da boca e dizem que vão ficar com ela e não sei que mais? Será que não percebem que isso só os vai deixar desconfiados e com pouca vontade de amizades e gracinhas?
Errr… bem, o melhor será pormos um letreiro pendurado ao pescoço das crianças com o aviso: «Por favor, não tocar, não falar, não interagir» J |
|
|
|
|
|
#7 (permalink) |
|
Recém-nascido
|
Plamurias: bem, o melhor será pormos um letreiro pendurado ao pescoço das crianças com o aviso: «Por favor, não tocar, não falar, não interagir»
É verdade que às vezes é o que apetece fazer !!!!Por vezes, por muito bem intencionadas que sejam as pessoas, os seus comportamentos são completamente ao lado !!!! Quando encontro uma amiga com uma criança que não me conhece, não começo logo a tocar, a beijar ou a querer pegar ao colo!! É rejeição à certa!!! Mas, muitas pessoas não pensam assim, obviamente!! E depois os nossos filhos é que são desconfiados ou nós é que somos esquisitos... Na verdade o melhor é deixar as coisas fluirem naturalmente!!Outra coisa engraçada que algumas pessoas fazem é começarem logo a falar "à bebé"... Não se dão conta que muitas crianças não dizem popó, nem piu-piu,... ![]() |
|
|
|
|
|
#8 (permalink) |
|
Bebé
Data de Registo: Mar 2009
|
Isso de tirar chupeta também incomoda!!!!!!
![]() ![]() ![]() Ou quando esta menos calor e comentários: coitadinha cá fora com tanto frio!!!! RRRRRR As crianças tem de apanhar ar. Com casaco, gorro,.... Gente chata!!!!!! ![]() E falar para as crianças popo piu piu como se fossem umas anormais!!!!! E quando lhe davam para as mãos as chaves!!!! RRRRRRR Davam as chaves e agora como se vão embora??!! rrrrrrrr
Última edição por Pipa : 29-04-09 às 15:54:32 |
|
|
|
|
|
#9 (permalink) |
|
Feto
|
Pois, de facto as pessoas não percebem que os bebés e as crianças não são bonecos mas sim SERES HUMANOS
![]() Nós adultos também não andamos aos beijos e aos abraços com toda a gente que nos aparece à frente...e fazemos logo cara feia e mostramos a nossa reprovação se alguém que não conhecemos invade o nosso espaço pessoal ![]() Os nossos filhotes ainda não sabem dizer "Por favor, não se aproxime pois não o conheço de lado nenhum!". É perfeitamente natural que recusem dar beijos a quem não conhecem. É perfeitamente natural que desatem a chorar quando alguém os tenta tirar do nosso colo ![]() ![]() São reacções próprias de um ser humano. O contrário é que seria de estranhar
|
|
|
|
|
|
#10 (permalink) | |
|
Feto
Data de Registo: Dec 2008
|
Citação:
E sim, eu também lhes tiro a chucha mas devolvo logo, ficam com cara de chucha, detesto chupetas...!
|
|
|
|
|
![]() |
| Ferramentas do tópico | |
| Modos de visualização | |
|
|