Percentis!!! - Fórum PAIS & Filhos
 Rede MPL:

Fórum PAIS & Filhos  

Ir Para Trás   Fórum PAIS & Filhos > Geral > Primeiros anos
Registar Perguntas Frequentes Membros Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Primeiros anos Desenvolvimento e saúde das crianças nos primeiros anos de vida.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Modos de visualização
Antigo 04-05-09, 11:44:35   #1 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Data de Registo: Mar 2009
Exclamation Percentis!!!

A minha filha com 22 meses e desde que nasceu está no percentil cinco no peso; no dez na altura e cinquenta na cabeça.
O pediatra diz que o seu crescimento é bom. Tem a genetica das avós com 1,50m. E na barriga também era muito pequenina!!!
Isto dos percentis deve ser visto de criança para criança e o seu próprio desenvolvimento!!!!!!

Na revista Pais & Filhos deste mês Diz:
'A ditadura dos percentis veio desvirtuar o seu real significado: a ideia era serem curvas de crescimento comparativas entre o peso e estatura, cujo objectivo, no entanto, era serem usados de uma forma muito liberal e consoante a criança em questão, designadamente a sua constituição fisica, tamanho e corpo dos pais, história gestacional e individual, etc.'

É muito comum as pessoas compararem o desenvolvimento das crianças umas com as outras!!!! RRRR!!!!
E comparam quando começam a gatinhar, a andar, a falar e a lêr e escrever. As pessoas podiam deixar as crianças crescer sem rótulos e comparações!!!! RRRRR!!!! Cada criança tem o seu tempo!!!!
Pipa está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 04-05-09, 15:46:19   #2 (permalink)
Feto

Angel's Avatar

Data de Registo: Jan 2009
Por Defeito

Estou de pleno acordo Pipa!
Cada criança tem o seu tempo e o seu ritmo! Sem dúvida.

As pessoas é que gostam de andar sempre a colocar " a caroça à frente dos bois"!

É claro que há crianças mais calmas e outras completamente eléctricas (como é o caso da minha filhota) mas a seu tempo todas começam a andar, falar, comer, etc, etc.
A minha filha começou a andar sozinha com 11 meses e no outro dia no parque infantil tive que ouvir os lamentos de uma avó cuja neta tem 15 meses e ainda não anda (a minha diabinha tem agora 16 e corre e trepa para cima de tudo). Mas esta avó referia-se à neta de uma forma que não gostei..."Anda sua preguiçosa" dizia a avó à criança e quase que a arrastava para andar.

Que disparate! Eu disse-lhe para ela não se preocupar pois cada criança tem o seu ritmo e temos que o saber respeitar. Incentivar é uma coisa e obrigar é outra!...e chamar preguiçosas às crianças e fazer comparações em frente umas das outras não me parece nada correcto

Quando a minha filha ainda não tinha dentes já havia pessoas que me diziam que ela devia estar a comer coisas mais sólidas em vez das sopinhas. Tadinha! Como é que eu lhe dava coisas mais sólidas se ela ainda não tinha dentes para mastigar!??? Queriam que ela engolisse as coisas inteiras???

Agora sim, como já tem muitos dentinhos comecei a dar-lhe "comida de gente" e ela TRINCA tudo que é uma beleza . E não come mais porque lhe ponho travão senão era comer até rebentar
Tudo tem o seu tempo
Angel está offline   Responder com citação
Antigo 04-05-09, 19:51:16   #3 (permalink)
Feto

Data de Registo: Dec 2008
Por Defeito

Sem dúvida, cada criança tem o seu próprio ritmo de crescimento/desenvolvimento e desde que a curva seja harmoniosa, sem grandes oscilações, e a criança se apresente saudável a todos os níveis, penso que poderemos remeter os percentis para a sua devida categoria, isto é, de indicadores desenvolvimentais.
O que acontece é que muitas vezes deixamo-nos "acorrentar" pelos percentis...Eu falo por mim também!
Beijinhos,

Sofia
acegonhacorderosa está offline   Responder com citação
Antigo 04-05-09, 20:32:41   #4 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Data de Registo: Nov 2008
Icon Positivo

Concordo plenamente que se deve dar aos percentis a importância que eles realmente têm ... Para mim, o que é mais importante é observar, através dos percentis também é claro, o desenvolvimento da minha filhota ao longo dos meses. No nosso caso, por exemplo, a pequenina tem mantido sempre os mesmo valores de percentis: p25 no peso e p95 no comprimento (uma top-model como diz o pediatra !!!).
Mas, a verdade é que muitas pessoas se agarram às comparações em tantas coisas que se esquecem de que acima de tudo se deve respeitar o ritmo de desenvolvimento de cada criança individualmente ! Nem todas deixam de usar fralda antes dos 2 anos... mas uma coisa é certa... aos 10 já nenhuma usa !!!!
Quantas vezes, vemos pais, mães, avós,... todos orgulhosos quando se dão conta de que os "seus tesouros" fizeram uma determinada aquisição mais cedo do que o "tesouro do vizinho"??!! Mas, quando se apercebem que os outros já aprenderam a fazer alguma habilidade mais cedo, já é um drama e ficam logo com receio de que haja um problema ...
O que é importante é que as nossas crianças sejam felizes, rodeadas de amor e carinho... porque na verdade é isso que as faz crescer em harmonia ...
Sissy está offline   Responder com citação
Antigo 16-09-09, 18:56:49   #5 (permalink)
Embrião

Data de Registo: Aug 2009
Envie uma mensagem via MSN para geninha
Chupeta rosa OLÀ!!!!

Concordo com todas vocês! Cada criança tem o seu "ritmo" de crescimento!! Ñ tem k haver pressa em nada, porque cada criança desenvolve à sua maneira e genética!!!!!!! é normal k as mães troquem ideias sobre os seus filhos.. "o meu filho já faz isto" "o meu filho já faz akilo" mas td isso é normal!!! Mas acho k devia ser mais normal os pais preocuparem-se mais com a alimentação diária e saúde dos seus filhos do k com percentis!!!Mas tudo faz parte desta vida, nós (seres humanos) é que secalhar às vezes complicamos demasiado as coisas!!! Mas também faz parte!!! O k interessa realmente é a saúde dos nossos bébés e o resto vem tudo por acréscimo!!!! Sejam felizes!!!
geninha está offline   Responder com citação
Responder

Ferramentas do tópico
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado
Smilies são Ligado
[IMG] code is Ligado
Código HTML está Desligado
Trackbacks are Ligado
Pingbacks are Ligado
Refbacks are Ligado

Hora GMT. Agora são 15:11:47.

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.