|
||||
|
|
|||||||
| Primeiros anos Desenvolvimento e saúde das crianças nos primeiros anos de vida. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do tópico | Modos de visualização |
|
|
#1 (permalink) |
|
Bebé
Data de Registo: Mar 2009
|
A minha filha com 22 meses e desde que nasceu está no percentil cinco no peso; no dez na altura e cinquenta na cabeça.
O pediatra diz que o seu crescimento é bom. Tem a genetica das avós com 1,50m. E na barriga também era muito pequenina!!! Isto dos percentis deve ser visto de criança para criança e o seu próprio desenvolvimento!!!!!! ![]() Na revista Pais & Filhos deste mês Diz: ![]() 'A ditadura dos percentis veio desvirtuar o seu real significado: a ideia era serem curvas de crescimento comparativas entre o peso e estatura, cujo objectivo, no entanto, era serem usados de uma forma muito liberal e consoante a criança em questão, designadamente a sua constituição fisica, tamanho e corpo dos pais, história gestacional e individual, etc.' É muito comum as pessoas compararem o desenvolvimento das crianças umas com as outras!!!! RRRR!!!! E comparam quando começam a gatinhar, a andar, a falar e a lêr e escrever. As pessoas podiam deixar as crianças crescer sem rótulos e comparações!!!! RRRRR!!!! Cada criança tem o seu tempo!!!!
|
|
|
|
| Links Patrocinados: | |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Jan 2009
|
Estou de pleno acordo Pipa!
Cada criança tem o seu tempo e o seu ritmo! Sem dúvida. ![]() As pessoas é que gostam de andar sempre a colocar " a caroça à frente dos bois"! ![]() É claro que há crianças mais calmas e outras completamente eléctricas (como é o caso da minha filhota) mas a seu tempo todas começam a andar, falar, comer, etc, etc. A minha filha começou a andar sozinha com 11 meses e no outro dia no parque infantil tive que ouvir os lamentos de uma avó cuja neta tem 15 meses e ainda não anda (a minha diabinha tem agora 16 e corre e trepa para cima de tudo). Mas esta avó referia-se à neta de uma forma que não gostei..."Anda sua preguiçosa" dizia a avó à criança e quase que a arrastava para andar.Que disparate! Eu disse-lhe para ela não se preocupar pois cada criança tem o seu ritmo e temos que o saber respeitar. Incentivar é uma coisa e obrigar é outra!...e chamar preguiçosas às crianças e fazer comparações em frente umas das outras não me parece nada correcto ![]() Quando a minha filha ainda não tinha dentes já havia pessoas que me diziam que ela devia estar a comer coisas mais sólidas em vez das sopinhas. Tadinha! Como é que eu lhe dava coisas mais sólidas se ela ainda não tinha dentes para mastigar!??? Queriam que ela engolisse as coisas inteiras??? ![]() Agora sim, como já tem muitos dentinhos comecei a dar-lhe "comida de gente" e ela TRINCA tudo que é uma beleza . E não come mais porque lhe ponho travão senão era comer até rebentar ![]() Tudo tem o seu tempo
|
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Dec 2008
|
Sem dúvida, cada criança tem o seu próprio ritmo de crescimento/desenvolvimento e desde que a curva seja harmoniosa, sem grandes oscilações, e a criança se apresente saudável a todos os níveis, penso que poderemos remeter os percentis para a sua devida categoria, isto é, de indicadores desenvolvimentais.
O que acontece é que muitas vezes deixamo-nos "acorrentar" pelos percentis...Eu falo por mim também! Beijinhos, Sofia |
|
|
|
|
|
#4 (permalink) |
|
Recém-nascido
Data de Registo: Nov 2008
|
Concordo plenamente que se deve dar aos percentis a importância que eles realmente têm
... Para mim, o que é mais importante é observar, através dos percentis também é claro, o desenvolvimento da minha filhota ao longo dos meses. No nosso caso, por exemplo, a pequenina tem mantido sempre os mesmo valores de percentis: p25 no peso e p95 no comprimento (uma top-model como diz o pediatra !!!). Mas, a verdade é que muitas pessoas se agarram às comparações em tantas coisas que se esquecem de que acima de tudo se deve respeitar o ritmo de desenvolvimento de cada criança individualmente ! Nem todas deixam de usar fralda antes dos 2 anos... mas uma coisa é certa... aos 10 já nenhuma usa !!!!Quantas vezes, vemos pais, mães, avós,... todos orgulhosos quando se dão conta de que os "seus tesouros" fizeram uma determinada aquisição mais cedo do que o "tesouro do vizinho"??!! Mas, quando se apercebem que os outros já aprenderam a fazer alguma habilidade mais cedo, já é um drama e ficam logo com receio de que haja um problema ...O que é importante é que as nossas crianças sejam felizes, rodeadas de amor e carinho... porque na verdade é isso que as faz crescer em harmonia ...
|
|
|
|
|
|
#5 (permalink) |
|
Embrião
|
Concordo com todas vocês! Cada criança tem o seu "ritmo" de crescimento!! Ñ tem k haver pressa em nada, porque cada criança desenvolve à sua maneira e genética!!!!!!!
é normal k as mães troquem ideias sobre os seus filhos.. "o meu filho já faz isto" "o meu filho já faz akilo" mas td isso é normal!!! Mas acho k devia ser mais normal os pais preocuparem-se mais com a alimentação diária e saúde dos seus filhos do k com percentis!!! Mas tudo faz parte desta vida, nós (seres humanos) é que secalhar às vezes complicamos demasiado as coisas!!! Mas também faz parte!!! O k interessa realmente é a saúde dos nossos bébés e o resto vem tudo por acréscimo!!!! Sejam felizes!!!
|
|
|
|
![]() |
| Ferramentas do tópico | |
| Modos de visualização | |
|
|