Papá apresenta-se e coloca primeira dúvida - Fórum PAIS & Filhos
 Rede MPL:

Fórum PAIS & Filhos  

Ir Para Trás   Fórum PAIS & Filhos > Geral > Primeiros anos
Registar Perguntas Frequentes Membros Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Primeiros anos Desenvolvimento e saúde das crianças nos primeiros anos de vida.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Modos de visualização
Antigo 25-05-09, 07:54:00   #1 (permalink)
Embrião

Data de Registo: May 2009
Por Defeito Papá apresenta-se e coloca primeira dúvida

Olá a todos os Papás & Mamãs
Eu sou o Pedro tenho 31 anos e sou o Pai babado da Raquel com 2 anos e meio e do Ricardo ainda na barriguinha da Mãe, aguardando-se a sua chegada para os finais do próximo mês. Aderi a esta comunidade com o intuito de aprender, compreender e ajudar os meus filhos para que dentro do possível tentem tirar o maior prazer possível da vida. Julgo ser a apresentação necessária nesta primeira fase. A todos vós os melhores cumprimentos.

Gostaria de pedir o vosso auxilio/apoio nesta questão:
- A minha filhota Raquel com 2 anos e meio, começõu na creche à cerca de 2 meses. Graças a Deus que se adaptou (acredito) socialmente a todas as educadoras e colegas. Não tem havido dificuldade nehuma de manhã quando a deixamos, apenas um pequeno "beicinho" à 2ªfeira. E quando a vamos buscar, pelo que eu vejo está inteiramente integrada na sua classe. Nos últimos tempos tenho notado quando chegamos a casa uma certa teimosia e irritabilidade da Raquel, quer conosco quer com as suas coisinhas, irritando-se com tudo.
- Noto igualmente um comportamento que de inicio me pareceu cómico mas que agora tem tendencia a alastrar, que é a Raquel a dizer e a falar com um tom altivo e autoritário para com as suas bonecas, que me parece e ela já o confirmou ser o diálogo das suas educadoras, do género:
- "Se não te portas bem, não tens recreio..!!!"
- "Vamos lá a dormir!!!!"
Pode ser preocupação a mais da minha parte, será motivo para me preocupar com o método de ensino de alguma educadora? Será esta teimosia e irritabilidade normal nesta fase das crianças. Quanto a mim o colégio parece-me ter todas as qualidades na formação e ensino dos miudos, mas não sei ando um tanto ou quanto preocupado.. Gostaria de saber a vossa opinião
Obrigado e Cumprimentos a todos
PedroFixe está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 25-05-09, 11:14:04   #2 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Data de Registo: Mar 2009
Por Defeito

No infantário à 2 meses parece-me ainda em fase de adaptação. Pode sempre falar com a educadora para ficar mais tranquilo!
Pipa está offline   Responder com citação
Antigo 25-05-09, 15:06:53   #3 (permalink)
Feto

Angel's Avatar

Data de Registo: Jan 2009
Smile

Pedro Fixe: Antes de mais quero dar-lhe as boas vindas ao nosso forum! É sempre bom ter mais um papá aqui entre as mamãs!

De facto a sua filhota parece-me estar em pleno processo de adaptação. Pessoalmente acho que a irritabilidade pode ser sinónimo de cansaço. A minha fillha tem 16 meses, está no infantário desde os 5 e noto que por vezes chega a casa irritada, chora por tudo e por nada, sobretudo nos dias mais quentes....para mim é sinónimo de muito cansaço! As crianças chegam ao fim do dia cansadas e saturadas. Estar no infantário não é o mesmo que estar com os pais! Por muito que gostem da escolinha e das educadoras as crianças chegam ao fim do dia com vontade de espairecer e mudar de ambiente!

A minha pequerrucha tem muita sorte pois eu consigo ir buscá-la à creche bastante cedo e faço questão de lhe proporcionar SEMPRE uns bons momentos até à hora do banho, jantar e óó.

Assim que a vou buscar "morro para o mundo" e só me dedico a ela.
Brincamos, passeamos...por exemplo, quando está bom tempo vamos as duas para o jardim ou para o parque infantil passear e brincar! Eu espaireço do trabalho e ela espairece da creche! Faz bem à alma! Brincamos as duas, andamos as duas à vontade pela relva, pela terra, muito mimo e brincadeira e chegamos a casa muito mais serenas e tranquilas. A rotina do dia-a-dia, as normas da creche, o cansaço, tudo isso faz com que as crianças cheguem ao fim do dia cansadas e saturadas...tal como nós após um dia de trabalho!

A sua pequerrucha está na creche até muito tarde?
É possível ir com ela ao jardim, à praia, ao centro comercial após a creche?...ou fazer algo que ela goste? Assim ela relaxar e muda de ares.

A conversa com as bonecas parece-me mais preocupante pois as crianças são autenticas esponjas, ou seja, imitam tudo aquilo que vêem e ouvem. Se fosse minha filha eu ficaria com a "pulga atrás da orelha" pois essas conversas e essa irritabilidade podem de facto ser causadas por alguma educadora...as crianças dessa idade ainda não mentem! Pode haver uma determinada educadora que lhe cause stress ou medo.

É uma questão de falar com ela e tentar perceber o que se passa....talvez entrar na brincadeira das bonecas, inventar um diálogo sobre a creche e dessa forma perceber o que se passa no mundo real...não sei, é apenas uma sugestão...
Não se pode esquecer que a sua filha só entrou há dois meses para a creche e para uma criança é muito mais dificil entrar na creche com 2 anos do que com 5 meses!...para nós pais é que é sempre dificil
Angel está offline   Responder com citação
Antigo 25-05-09, 16:37:34   #4 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Data de Registo: Nov 2008
Smile

Bem vindo Pedro! Que bom, a participação dos papás é realmente importante por aqui porque acrescenta muito à nossa perspectiva de mamãs! Penso que sentimos muito isso com as participações dos papás que já andam por aqui !!

Em relação à sua filhota, e uma vez que já confirmaram com ela que, realmente, o discurso mais agressivo que ela tem com as bonecas é a repetição do discurso de uma educadora, talvez seja melhor, como diz Angel, "ficar com a pulga atrás da orelha".
Estarem atentos, sem dramas, a eventuais mudanças no comportamento da pequenina... É normal as crianças dessa idade reproduzirem com os bonecos as situações do seu dia-a-dia... as boas e as menos boas ... Realmente, entrar na brincadeira dos bonecos pode ajudar a perceber mais qualquer coisa acerca do que a criança sente em relação a isso...

Ela está de facto ainda numa fase de adaptação à creche, por isso, as coisas para ela são ainda uma grande novidade ! Se ela não se recusa a ficar na creche, não chora nem faz birras, não me parece sinceramente que seja motivo para grandes preocupações.

Todos nós sabemos que há educadoras mais meigas e outras mais autoritárias e mandonas!! As crianças mais sensíveis são mais facilmente impressionáveis mas não significa que ela esteja com medo da educadora ...

A irritabilidade e a teimosia... bem... é muito próprio da idade!!!! A minha filha tem 2 anos e 4 meses e tem momentos em que, de repente, fica toda zangada sabe-se lá com o quê !!! Muitas vezes, não chegamos a perceber o motivo de tanto aborrecimento porque, apesar de se exprimir muito bem, nesses momentos nem diz nada que se perceba !!!! Nada que não se resolva com beijinhos e miminhos... a má-disposição passa logo!!!!
Sissy está offline   Responder com citação
Antigo 26-05-09, 10:34:47   #5 (permalink)
Embrião

Por Defeito

Olá a todas a Mamãs e obrigado pela vossa atenção e auxilio. Sendo assim fico mais descansado embora permaneça atento a futuras e bruscas mudanças de comportamento da minha menina. Realmente a irritabilidade e teimosia da Raquel poderá ser relativo ao cansaço, ao seu dia na escolinha.
Tento sempre ir buscá-la o mais cedo possível para a poder levar a outro ambiente para que possa espairecer e mudar de ares. Quem dera o bom tempo, para fazermos uma praiazinha de final de dia..
Obrigado pelos vossos testemunhos

Cumps.

Antigo 26-05-09, 11:07:17   #6 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Data de Registo: Mar 2009
Por Defeito

Não é só a filha que esta a adaptar-se!!! Os pais também!!
Ainda me lembro dos primeiros tempos, sempre desconfiada de todos os comportamentos da minha filha.
Agora estou mais descontraida!!
Pipa está offline   Responder com citação
Antigo 26-05-09, 17:11:37   #7 (permalink)
Feto

manucha's Avatar

Data de Registo: Oct 2008
Por Defeito

Bem vindo, PedroFixe!
Em relação á questão exposta, partilho da mesma opinião, observar atentamente, mas sem se preocupar demasiado.
No fim do dia, perguntar a sua filhota como correu a escolinha, falar com a educadora com alguma frequência e sempre que tiver algo para perguntar, faça-o sem receios!

Vou partilhar um filme, feito por uma mãe, que demostra o quanto é importante uma relação de confiança escola-familia.

http://comunicacaonaoviolenta.blogspot.com/2008/10/o-que-ns-queremos-para-os-nossos-filhos.html

Depois digam-me o que acharam?

Bjs
manucha está offline   Responder com citação
Antigo 27-05-09, 07:20:53   #8 (permalink)
Embrião

Por Defeito

Fantástico !!!!
Que grande testemunho, desta Mãe que ao fim ao cabo reflecte aquilo que todos nós sentimos quando deixamos os nossos pequenotes aos cuidados de outros. Estamos a deixar o nosso coração!!!
Gostei da passagem do "Quero Professores que se envolvam" e "Que façam mais perguntas do que deiam respostas"

Obrigado & Cps
Antigo 27-05-09, 08:52:53   #9 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Data de Registo: Nov 2008
Smile Lindo!

É comovente ver como em poucos minutos se pode dizer tantas coisas importantes que têm mesmo de ser ditas !

Parece que, quando uma criança entra para a escola (até mesmo na creche) tem de fazer um grande esforço para se adaptar ao contexto... na verdade o contexto deveria também fazer um esforço de adaptação às características únicas de cada criança ...
O ensino deveria ser mesmo individualizado... tendo em conta as fragilidades e as potencialidades de cada um!!
Não é assim tão complicado... noutros países acontece assim! É uma questão de mudança de mentalidades... até mesmo dos pais que parece que, muitas vezes, não reagem porque têm medo das represálias ! Ainda na semana passada soube de um caso de bullying (actos de violência repetidos que são praticados por um ou mais alunos contra outro no contexto escolar) contra um menino de 9 anos... já dura há 6 meses e os pais não tinham ainda tomado nenhuma atitude porque o menino tem más notas e corre o risco de reprovar !!

Obrigada manucha, por partilhares connosco este vídeo !!
Sissy está offline   Responder com citação
Responder

Ferramentas do tópico
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado
Smilies são Ligado
[IMG] code is Ligado
Código HTML está Desligado
Trackbacks are Ligado
Pingbacks are Ligado
Refbacks are Ligado

Hora GMT. Agora são 15:19:00.

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.