|
||||
|
|
|||||||
| Primeiros anos Desenvolvimento e saúde das crianças nos primeiros anos de vida. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do tópico | Modos de visualização |
|
|
#1 (permalink) |
|
Bebé
Data de Registo: Mar 2009
|
As receitas estão espalhadas pelo fórum e por isso resolvi criar este tópico: Alimentação e Receitas.
Aceito receitas vegetarianas para alternar com as carnivoras do meu marido!!! A filhota adora soja!!! Quanto a pimenta e sal não devem ser usadas nas refeições dos bebes. Pergunto o que usam para substituir? A minha filha é muito difícil para comer e gosta de sabores fortes. Existem ervas aromaticas proprias para bebes? |
|
|
|
| Links Patrocinados: | |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Recém-nascido
Data de Registo: Nov 2008
|
Pipa, não concordo... a tua filha já não é um bebé... a partir do ano de idade uma criança pode "comer do tacho", como diz o pediatra da minha filha!!!
Desde que a comida não seja demasiado condimentada (há pessoas que "exageram" no sal, na pimenta e outras especiarias...) não acho que tenhas de fazer uma comida diferente para a tua filha... Já que ela gosta de soja, que tal experimentar o molho de soja na confecção, por exemplo, de legumes salteados ...Está na hora do meu chá com bolachas das 11 da noite acompanhado de séries ... mas amanhã procuro receitas para ti... comprei na FNAC há uns meses atrás um livro muito bom... Chama-se "Cozinhar para Crianças" da Editora Girassol... tem receitas muito boas e muito fáceis de fazer ...
|
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Bebé
|
A pequenina come da nossa comidinha. Mas tivemos de deixar a pimenta e o sal exagerado!
![]() Tivemos de adaptar as nossas comidas!!! Daí a minha questão: deve haver no mercado ervas aromaticas boas para bebes! Eu desconheço! Quando começamos com as sopas foi terrivel. A miuda não gostava de nada. Comecei a ler os ingredientes dos boioes e copiei: juntamos iogurte e fruta. Optamos pela batata doce!
|
|
|
|
|
|
#4 (permalink) |
|
Recém-nascido
|
Ervas aromáticas próprias para crianças não conheço... Cá em casa a nossa comida leva muitas vezes ervas aromáticas "normais", sal e pimenta mas qb, daí que nunca tenha sido necessário adaptar a nossa comida à filhota...
Até ter 1 ano a sopa dela era diferente da nossa por causa do sal... e também porque eu usava para ela um azeite especial para crianças com acidez muito baixa... Já experimentei a batata doce e é mesmo muito bom na sopinha!!! Uma receita muito boa que já experimentei, do tal livro de receitas para crianças: Massa à siciliana: 2 c sopa azeite 1 cebola média picada 1 dente alho esmagado 2 curgetes cortadas aos pedaços 2 beringelas pequenas cortadas às rodelas 2 tomates pelados e cortados aos pedaços 1 pimento verde cortado às tirinhas 1 lata de tomate triturado 125 ml vinho tinto (não uso...) 1 pitada de açúcar amarelo 500 g macarrão 2 c sopa basílico fresco picado queijo parmesão ralado Aquecer o azeite numa caçarola grande. Refogar a cebola e o alho, mexendo, até a cebola ficar tenra. Juntar a curgete, a beringela, o tomate e o pimento. Cozer, mexendo até os legumes ficarem tenros. Juntar o tomate triturado, (o vinho) e o açúcar. Cozer em lume brando, sem tapar, durante 5 minutos. Entretanto cozer o macarrão numa caçarola grande com água a ferver, sem tapar. Escorrer, misturar o molho com a massa; polvilhar o basílico e o queijo sobre a massa mesmo antes de servir. |
|
|
|
|
|
#8 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Feb 2009
|
receitas hmmmm
uma simples Para 2 pessoas 2 peitos de frango azeite qb tomilho qb sal qb tempero para aves. Tempere os peitos com o tempero da proporção de ficar um camadinha fina na parte de cima, sal. Ponha azeite num assadeira, coloque os peitos, regue com azeite ( um bocadinho não muito) e tomilho no azeite e em cima dos peitos. Coloque ao forno, 200º ( por volta disso) e deixe assar. O tempo depende do tamanho dos peitos, se são muito altos ou não. Normalmente são 45 minutinhos. Simples, barata e muito boa. sirva com puré ou batatinha assada. Salada dá sempre jeito.
|
|
|
|
|
|
#9 (permalink) |
|
Recém-nascido
|
Não me posso queixar... a minha princesa adora fruta!! Desde os frutos mais "tradicionais" (maçã, banana, pêra,...) aos mais exóticos (kiwi, manga, papaia, ananás,...). Adora cerejas e morangos!!! Há uns tempos atrás provou um fruto que, confesso, eu nem conhecia: anona!!! Gostou muito!!
Mas sei que muitas crianças não gostam assim tanto de fruta... Por isso, aqui ficam algumas dicas que podem entusiasmar os pimpolhos mais esquisitos !!!Pêra: cortada em formas originais (por exemplo, em pauzinhos) ou ainda acompanhados com queijo; Morango: ocasionalmente, pode transformar-se numa guloseima se molharmos os morangos maduros em chocolate fundido (de leite, preto ou branco); Laranja: os gomos de laranja ou de tangerina congelados são muito bons para matar a sede dos pequeninos em dias de calor; Kiwi: pode ser mais divertido comê-lo se o cortarmos ao meio e deixarmos os pequerruchos comerem-no com uma colher; Maçã: cortar às tiras e molhar a ponta numa mistura de açúcar com um pouco de canela (só às vezes!!); Banana: servir os pedacinhos de banana com tâmaras frescas (sem caroço) ou introduzir um pauzinho de gelado e dar à criança como sendo uma "cauda de macaco"!!; Manga: se partirmos a polpa da manga aos cubos, sem a retirar da casca e depois curvarmos a casca para fora, ficamos com uma guloseima tropical para picar e comer com o garfinho. Podemos ainda, em dias mais quentes, transformar várias frutas num verdadeiro refresco: 250g de melancia sem pevides, cortada aos bocados 250g de ananás limpo e cortado aos bocados 2 laranjas pequenas (360g) descascadas e cortadas aos bocados 250g de água mineral com gás Passar pela batedeira a melancia, o ananás e a laranja. Deitar o sumo num jarro grande. Antes de servir, juntar a água mineral. Eu já fiz, mas em vez de juntar a água, utilizei mais laranjas... Cozinhar para Crianças - Editora Girassol Última edição por Sissy : 05-06-09 às 14:38:07 |
|
|
|
|
|
#10 (permalink) |
|
Bebé
|
Sopa de Beterraba
Cozinha para os mais pequenos - Editora Girassol 100 g beterraba 30 g cenouras 25 g carne vaca picada 1 pitada de sal 1 colher sopa queijo branco Descasca-se a beterraba e corta-se em cubos. Descasca-se a cenoura e parte-se em rodelas. Amassa-se a carne picada. Põe-se tudo num tacho com 1/2 l de água fria, mistura-se e deixa-se cozer durante 1 hora. Passa-se a sopa por passador e junta-se o queijo branco aos poucos. Tempera-se de sal. A sopa está pronta.
|
|
|
|
![]() |
| Ferramentas do tópico | |
| Modos de visualização | |
|
|