|
||||
|
|
|||||||
| Primeiros anos Desenvolvimento e saúde das crianças nos primeiros anos de vida. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do tópico | Modos de visualização |
|
|
#1 (permalink) |
|
Bebé
Data de Registo: Mar 2009
|
Mitos:
Chamam preguiçosa à minha filha! Um dispara-te e um grande mito! Gatinhou aos 12 meses, andou aos 18 meses! E assim chamam-lhe preguiçosa! E agora com 2 anos diz apenas algumas palavras! Oh é mesmo preguiçosa - dizem. Dispara-te porque cada criança tem o seu ritmo e médias são médias!!! ![]() ![]()
|
|
|
|
| Links Patrocinados: | |
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Recém-nascido
Data de Registo: Nov 2008
|
Não ligues aos comentários!!! O pior que podes fazer é dar importância a essas coisas... cada criança tem o seu ritmo de crescimento e desenvolvimento, como diz Manucha
!! As médias são parâmetros de referência que significam que, por volta de determinada idade, é esperado que a criança tenha feito uma determinada aquisição... Não é naquela idade obrigatoriamente!!!! A tua filha aprendeu a caminhar, não aprendeu??!! Fala, não fala... pouco mas fala, certo??!! A pequenina até está a largar as fraldas... quantas crianças chegam aos 4 anos ainda com fralda!! Nem sequer é ainda preocupante aos 4 anos... só se pode falar de enurese a partir dos 5 anos!!! Sendo assim, a tua pequenina até é mas é precoce !!!Então, não ligues !!
|
|
|
|
|
|
#4 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: May 2009
|
Concordo com a Sissy: cada criança tem o seu ritmo e os marcos de desenvolvimento são apenas uma média, não uma ditadura!
O Tomás, por exemplo, começou a gatinhar aos 9 meses, deu os primeiros passos aos 12 meses e aos 2 anos já tinha um bom "dicionário". Mas não há 2 crianças iguais, quanto mais "n" crianças! ![]() Beijocas! |
|
|
|
|
|
#5 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Jan 2009
|
Pipa, eu sei que é dificil mas o melhor é não fazeres caso desses comentários
ou então responde à medida pois quem diz o que quer merece ouvir aquilo que não quer!!!Há pessoas que não têm nada para dizer e perdem excelentes oportunidades para estarem caladas. Essas pessoas que chamam preguiçosa à tua filha sabem que ela nasceu antes do tempo? Sabem que cada criança tem o seu ritmo? Sabem que os prematuros têm parametros de desenvolvimento diferentes? Certamente não sabem. As pessoas gostam de colocar a carroça à frente dos bois e adoram comparar isto e aquilo. A minha filha começou a andar sózinha aos 11 meses e hoje com 17 corre, pula e trepa para cima de tudo. No outro dia no parque infantil uma avó veio ter comigo e começou a dizer que a minha filha era toda despachada em comparação com a neta dela a quem chama de preguiçosa porque não quer andar etc, etc. Eu devia ter ficado orgulhosa da minha filha mas o primeiro sentimento que me surgiu foi PENA daquela criança por ter uma avó assim!!! e apressei-me a dizer-lhe que não devia chamar preguiçosa à neta .As pessoas não têm noção da forma como estas tristes comparações podem afectar a personalidade e a auto-estima das crianças. Na familia tenho dois primos cujos pais passavam a vida a dizer que o segundo filho era mais sociável, meigo, engraçado, divertido, despachado que o primeiro filho que era antipático e bicho do mato. Nessa altura eu ainda não era mãe mas achava aquilo uma atitude lamentável. Dizer estas coisas em frente de dois irmãos Estar constantemente a comparar os dois.... Hoje sou mãe e confesso que acho essas atitudes lamentáveis. NÃO HÁ duas pessoas iguais ![]() A minha menina começou a andar muito cedo mas isso não deve servir de referência pois há que saber respeitar o ritmo de cada criança. As pessoas querem ver as crianças, gatinhar, andar, falar num instante...não aproveitam a beleza de cada fase de desenvolvimento, não deixam as coisas fluir de forma normal e natural... e depois queixam-se que as crianças crescem tão depressa! E quando vêem um bebé dizem "ohhhh que saudades dos tempos em que era tão pequenina!". Enfim, a pureza do mundo das crianças é tão bela em relação à estupidez do mundo dos adultos ![]() ![]()
Última edição por Angel : 22-06-09 às 15:09:43 |
|
|
|
![]() |
| Ferramentas do tópico | |
| Modos de visualização | |
|
|