|
||||
|
|
|||||||
| Primeiros anos Desenvolvimento e saúde das crianças nos primeiros anos de vida. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do tópico | Modos de visualização |
|
|
#1 (permalink) |
|
Recém-nascido
Data de Registo: Nov 2008
|
A minha filhota está a crescer!! Porque tem medo!!! Pois, os medos são um sinal de crescimento e desenvolvimento emocional e cognitivo
... A partir dos 2, 3 anos, uma criança está capaz de fantasiar e imaginar muito, o que a faz descobrir medos em coisas que dantes pareciam inocentes!! A criança fica mais desconfiada em relação às coisas que não conhece, e isso é saudável e até é protector !Por exemplo, a minha filha teve ontem um comportamento novo na praia: teve medo do mar, das ondas provavelmente, e do barulho que elas fazem... Dantes, corria para o mar, sem medos, e tínhamos de estar sempre preparados para a agarrar... agora, brinca à beira do mar mas não se aventura para lá de onde a água lhe chega só aos tornozelos... O papá não conseguiu levá-la para o mar, como costumava fazer, porque mal ele entrou na água, ela agarrou-se ao pescoço dele, toda encolhida a choramingar... O papá ficou um pouco triste: "Mas eu seguro-te!!" dizia ele !! Claro que não forçamos... tivemos de sair da água e securizá-la para ela sentir-se segura e confiante... Vamos ter que, aos pouquinhos, ajudá-la a vencer o medo!!! Quais são os medos dos vossos filhotes ??
|
|
|
|
| Links Patrocinados: | |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Bebé
Data de Registo: Mar 2009
|
A minha filha começou a ter mais cuidado com os cães. Isto pq viu um pintas (cão dalmata) a assustar uma menina. O pintas ladrou e tentou ferrar a mão da menina. Que vale ficou só um pouquinha arranhada pq conseguiu ser rápiada e tirar a mão.
![]()
|
|
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: May 2009
|
Olá,
O meu filho tem medo de barulhos altos (como sirenes ou alarmes de carros) e não gosta quando eu me afasto...sempre foi muito agarrado a mim Dizem que os meninos são mais agarrados às mães do que as meninas...será? O que é que acham?Beijocas! |
|
|
|
|
|
#4 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Oct 2008
|
Curiosamente a "princesa" acordou hoje ás 5 da manhã, a dizer que tinha tido um sonho mau e que tinha medo de adormecer, pois não queria sonhar outra vez!
![]() Meia a dormir, lá lhe tentei explicar, que se pensasse numa coisa bonita, sonhava com uma coisa bonita e que se aparecesse um monstrinho feio, ela só tinha que o imaginar com um fato de bailarina cor de rosa, a fazer ballet, e aí o monstrinho, ficava até engraçado! ![]() (inspiração num conto que temos na biblioteca dos meninos!) Enfim...lá acabou por adormecer, agarradinha a mim! ![]() O "campeão" (5 anitos!) não gosta do escuro, no entanto diz que não têm medo, simplesmente diz: - Não me sinto confortável no escuro, mãmã! ![]() Bem...sem comentários! bjs |
|
|
|
|
|
#6 (permalink) |
|
Feto
Data de Registo: Jan 2009
|
De facto os medos são algo curioso! Mostra que os nossos tesouros estão a crescer!
![]() A minha princesa está quase com 18 meses, sempre foi muito destemida mas agora começou a temer várias coisas! Em casa ninguém a consegue tirar da banheira, adora a LHÁIS (água no dialecto dela!) mas na semana passada fomos pela primeira vez à praia e ela ficou aterrorizada com o mar e com o barulho das ondas. Agarrou-se às minhas pernas com uma imensa cara de terrror e tive que a agarrar imediatamente ao colo! Fomos embora porque a pequerrucha já não me largou o pescoço enquanto apontava para o mar como se fosse um bicho papão! Também começou a ter medo de sons barulhentos e dos cães já começou a ter mais respeito! Antes era vê-la a mexer nos cães como se fossem bonecos! ![]() Tudo o que for grande e alto mete-lhe medo! As árvores, os postes da luz, etc! E agora começou a ter medo dos balões!!!! Deve ter apanhado algum susto no infantário pois assim que vê um balão encolhe-se toda como se ele fosse rebentar! E nem gosta de lhes mexer! Fica enojada e amedrontada com a textura dos balões vazios....é de morrer a rir! ![]() Mas há um medo de recém nascida que se mantém até hoje! Continua com medo dos homens! É verdade! E se forem homens altos e de voz muito grossa pior ainda! O papá e o avô materno são os únicos homens da vida dela!...por enquanto só quer conversa e brincadeira com as mulheres! A LittleThomas diz que há pessoas que dizem que os meninos são mais agarrados às mães. A minha experiência pessoal diz-me que isso é um mito! Eu sempre fui muito mais agarrada à minha mãe do que ao meu pai! E a minha princesa não pode perder a mamã de vista que desata imediatamente num pranto a gritar Mamã! Mamã! ![]() O papá bem denta arrancar a piolha das minhas pernas para eu conseguir vestir-me ou ir num instante à casa de banho! Mas sem sucesso! Ela é uma espécie de sombra sempre atrás da mamã! É como aqueles patinhos sempre atrás da pata mãe! ![]() ![]() ![]() Nem na sanita consigo estar sózinha! E se tento fechar a porta da casa de banho é vê-la num pranto do outro lado a bater à porta e a chamar por mim como se a mamã fosse pela sanita abaixo
Última edição por Angel : 18-06-09 às 09:49:08 |
|
|
|
|
|
#8 (permalink) |
|
Recém-nascido
Data de Registo: Nov 2008
|
A minha filha teve uma fase assim também... muito agarrada a mim, só estava bem colada à mamã... só adormecia comigo, ficava comigo na casa-de-banho enquanto eu me arranjava,... não me largava nem por um instante
!!Agora está mais autónoma... também é sinal de crescimento! Já tolera mais facilmente a separação... Existem marcos do desenvolvimento que são fundamentais para o crescimento saudável de uma criança e a ansiedade de separação é um deles... O que interessa é que a criança seja capaz de a ultrapassar, ganhando segurança e confiança... com algumas crianças é mais fácil, com outras demora um pouco mais... A minha filha agora parece ter mais dificuldade em separar-se do papá ... Até já diz: o MEU papázito!! É muito giro ver as mudanças dos nossos pimpolhos... |
|
|
|
|
|
#9 (permalink) |
|
Embrião
Data de Registo: Jul 2009
|
O meu filhote tem 5 anos e de há 2 anos para cá temos vindo a padecer um pouco com os terrores nocturnos, de há 2 semanas para cá tem tido sobressaltos todos os dias uma hora depois de adormecer, recorremos ao pediatra dele que nos recomendou 5ml de atarax à hora de jantar, só ontem dormiu toda a noite sem sobressaltos, também experimentei por conta e risco o Sonomil mas confesso que com o meu filhote não resultou.Os medos que o meu tesouro refere são sempre os monstros que o perseguem a ele e ao pai, mas mesmo com explicação da inexistência destes fica mesmo muito aflito. Pensamos recorrer ao psicólogo. O que acham ?
|
|
|
|
|
|
#10 (permalink) | |
|
Bebé
Data de Registo: Mar 2009
|
Citação:
Atarax, eu já tomei esse medicamento para tratar a alergia e é terrivel porque andava o dia inteiro sonolenta e sem reacção. Eu sou um pouco aversa a medicamentos para dormir, a solução será perceber o que se passa durante o dia (o que incomoda o seu filho) que o leva para o sono. E dois anos com terrores nocturnos é algum tempo. Eu recorreria ao psicólogo. Os psicologos são muito meigos e fazem nos perceber o que nos incomoda e aterroriza. Eu tenho boa imagem dos psicologos.É um bom amigo que nos ouve e não julga. Às vezes, o complicado é a criança aceitar e falar com o psicologo. Última edição por Pipa : 27-07-09 às 13:03:11 |
|
|
|
|
![]() |
| Ferramentas do tópico | |
| Modos de visualização | |
|
|