Os medos... - Fórum PAIS & Filhos
 Rede MPL:

Fórum PAIS & Filhos  

Ir Para Trás   Fórum PAIS & Filhos > Geral > Primeiros anos
Registar Perguntas Frequentes Membros Calendário Pesquisar Posts de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Primeiros anos Desenvolvimento e saúde das crianças nos primeiros anos de vida.

Responder

LinkBack Ferramentas do tópico Modos de visualização
Antigo 12-06-09, 08:48:15   #1 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Data de Registo: Nov 2008
Question Os medos...

A minha filhota está a crescer!! Porque tem medo!!! Pois, os medos são um sinal de crescimento e desenvolvimento emocional e cognitivo ...

A partir dos 2, 3 anos, uma criança está capaz de fantasiar e imaginar muito, o que a faz descobrir medos em coisas que dantes pareciam inocentes!! A criança fica mais desconfiada em relação às coisas que não conhece, e isso é saudável e até é protector !

Por exemplo, a minha filha teve ontem um comportamento novo na praia: teve medo do mar, das ondas provavelmente, e do barulho que elas fazem...
Dantes, corria para o mar, sem medos, e tínhamos de estar sempre preparados para a agarrar... agora, brinca à beira do mar mas não se aventura para lá de onde a água lhe chega só aos tornozelos...
O papá não conseguiu levá-la para o mar, como costumava fazer, porque mal ele entrou na água, ela agarrou-se ao pescoço dele, toda encolhida a choramingar... O papá ficou um pouco triste: "Mas eu seguro-te!!" dizia ele !!

Claro que não forçamos... tivemos de sair da água e securizá-la para ela sentir-se segura e confiante... Vamos ter que, aos pouquinhos, ajudá-la a vencer o medo!!!

Quais são os medos dos vossos filhotes ??
Sissy está offline   Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 12-06-09, 09:05:26   #2 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Data de Registo: Mar 2009
Por Defeito

A minha filha começou a ter mais cuidado com os cães. Isto pq viu um pintas (cão dalmata) a assustar uma menina. O pintas ladrou e tentou ferrar a mão da menina. Que vale ficou só um pouquinha arranhada pq conseguiu ser rápiada e tirar a mão.
Pipa está offline   Responder com citação
Antigo 12-06-09, 12:51:25   #3 (permalink)
Feto

Data de Registo: May 2009
Chupeta azul

Olá,

O meu filho tem medo de barulhos altos (como sirenes ou alarmes de carros) e não gosta quando eu me afasto...sempre foi muito agarrado a mim Dizem que os meninos são mais agarrados às mães do que as meninas...será? O que é que acham?
Beijocas!
LittleThomas está offline   Responder com citação
Antigo 13-06-09, 11:01:09   #4 (permalink)
Feto

manucha's Avatar

Data de Registo: Oct 2008
Por Defeito

Curiosamente a "princesa" acordou hoje ás 5 da manhã, a dizer que tinha tido um sonho mau e que tinha medo de adormecer, pois não queria sonhar outra vez!
Meia a dormir, lá lhe tentei explicar, que se pensasse numa coisa bonita, sonhava com uma coisa bonita e que se aparecesse um monstrinho feio, ela só tinha que o imaginar com um fato de bailarina cor de rosa, a fazer ballet, e aí o monstrinho, ficava até engraçado!
(inspiração num conto que temos na biblioteca dos meninos!)
Enfim...lá acabou por adormecer, agarradinha a mim!
O "campeão" (5 anitos!) não gosta do escuro, no entanto diz que não têm medo, simplesmente diz:
- Não me sinto confortável no escuro, mãmã!
Bem...sem comentários!

bjs
manucha está offline   Responder com citação
Antigo 13-06-09, 13:50:47   #5 (permalink)
Feto

Data de Registo: May 2009
Chupeta azul

Tão querida! E a resposta do teu filhote, bem, mas que senhor de si
Beijocas,

Filipa
LittleThomas está offline   Responder com citação
Antigo 18-06-09, 09:45:29   #6 (permalink)
Feto

Angel's Avatar

Data de Registo: Jan 2009
Por Defeito

De facto os medos são algo curioso! Mostra que os nossos tesouros estão a crescer!

A minha princesa está quase com 18 meses, sempre foi muito destemida mas agora começou a temer várias coisas! Em casa ninguém a consegue tirar da banheira, adora a LHÁIS (água no dialecto dela!) mas na semana passada fomos pela primeira vez à praia e ela ficou aterrorizada com o mar e com o barulho das ondas. Agarrou-se às minhas pernas com uma imensa cara de terrror e tive que a agarrar imediatamente ao colo!
Fomos embora porque a pequerrucha já não me largou o pescoço enquanto apontava para o mar como se fosse um bicho papão!

Também começou a ter medo de sons barulhentos e dos cães já começou a ter mais respeito! Antes era vê-la a mexer nos cães como se fossem bonecos!

Tudo o que for grande e alto mete-lhe medo! As árvores, os postes da luz, etc!
E agora começou a ter medo dos balões!!!! Deve ter apanhado algum susto no infantário pois assim que vê um balão encolhe-se toda como se ele fosse rebentar! E nem gosta de lhes mexer! Fica enojada e amedrontada com a textura dos balões vazios....é de morrer a rir!

Mas há um medo de recém nascida que se mantém até hoje! Continua com medo dos homens! É verdade! E se forem homens altos e de voz muito grossa pior ainda! O papá e o avô materno são os únicos homens da vida dela!...por enquanto só quer conversa e brincadeira com as mulheres!

A LittleThomas diz que há pessoas que dizem que os meninos são mais agarrados às mães. A minha experiência pessoal diz-me que isso é um mito!
Eu sempre fui muito mais agarrada à minha mãe do que ao meu pai!

E a minha princesa não pode perder a mamã de vista que desata imediatamente num pranto a gritar Mamã! Mamã!
O papá bem denta arrancar a piolha das minhas pernas para eu conseguir vestir-me ou ir num instante à casa de banho! Mas sem sucesso! Ela é uma espécie de sombra sempre atrás da mamã! É como aqueles patinhos sempre atrás da pata mãe!

Nem na sanita consigo estar sózinha! E se tento fechar a porta da casa de banho é vê-la num pranto do outro lado a bater à porta e a chamar por mim como se a mamã fosse pela sanita abaixo

Última edição por Angel : 18-06-09 às 09:49:08
Angel está offline   Responder com citação
Antigo 18-06-09, 09:51:55   #7 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Por Defeito

A minha filha tanto se agarra às minhas pernas como às do pai. E a casa de banho é curiosa até com as visitas. Na rua pede colo a estranhos o que é um grande perigo.
Antigo 18-06-09, 14:28:57   #8 (permalink)
Recém-nascido

Sissy's Avatar

Data de Registo: Nov 2008
Smile

A minha filha teve uma fase assim também... muito agarrada a mim, só estava bem colada à mamã... só adormecia comigo, ficava comigo na casa-de-banho enquanto eu me arranjava,... não me largava nem por um instante !!

Agora está mais autónoma... também é sinal de crescimento! Já tolera mais facilmente a separação...

Existem marcos do desenvolvimento que são fundamentais para o crescimento saudável de uma criança e a ansiedade de separação é um deles... O que interessa é que a criança seja capaz de a ultrapassar, ganhando segurança e confiança... com algumas crianças é mais fácil, com outras demora um pouco mais...

A minha filha agora parece ter mais dificuldade em separar-se do papá ...
Até já diz: o MEU papázito!! É muito giro ver as mudanças dos nossos pimpolhos...
Sissy está offline   Responder com citação
Antigo 26-07-09, 19:49:48   #9 (permalink)
Embrião

Data de Registo: Jul 2009
Por Defeito

O meu filhote tem 5 anos e de há 2 anos para cá temos vindo a padecer um pouco com os terrores nocturnos, de há 2 semanas para cá tem tido sobressaltos todos os dias uma hora depois de adormecer, recorremos ao pediatra dele que nos recomendou 5ml de atarax à hora de jantar, só ontem dormiu toda a noite sem sobressaltos, também experimentei por conta e risco o Sonomil mas confesso que com o meu filhote não resultou.Os medos que o meu tesouro refere são sempre os monstros que o perseguem a ele e ao pai, mas mesmo com explicação da inexistência destes fica mesmo muito aflito. Pensamos recorrer ao psicólogo. O que acham ?
amoreira está offline   Responder com citação
Antigo 27-07-09, 12:53:38   #10 (permalink)
Bebé

Pipa's Avatar

Por Defeito

Citação:
Originalmente Colocado por amoreira Ver Post
O meu filhote tem 5 anos e de há 2 anos para cá temos vindo a padecer um pouco com os terrores nocturnos, de há 2 semanas para cá tem tido sobressaltos todos os dias uma hora depois de adormecer, recorremos ao pediatra dele que nos recomendou 5ml de atarax à hora de jantar, só ontem dormiu toda a noite sem sobressaltos, também experimentei por conta e risco o Sonomil mas confesso que com o meu filhote não resultou.Os medos que o meu tesouro refere são sempre os monstros que o perseguem a ele e ao pai, mas mesmo com explicação da inexistência destes fica mesmo muito aflito. Pensamos recorrer ao psicólogo. O que acham ?
Falou em recorrer a um psicólogo ao pediatra? O pediatra poderá avaliar melhor a situação de consultas ao psicólogo.
Atarax, eu já tomei esse medicamento para tratar a alergia e é terrivel porque andava o dia inteiro sonolenta e sem reacção. Eu sou um pouco aversa a medicamentos para dormir, a solução será perceber o que se passa durante o dia (o que incomoda o seu filho) que o leva para o sono. E dois anos com terrores nocturnos é algum tempo. Eu recorreria ao psicólogo.
Os psicologos são muito meigos e fazem nos perceber o que nos incomoda e aterroriza. Eu tenho boa imagem dos psicologos.É um bom amigo que nos ouve e não julga.
Às vezes, o complicado é a criança aceitar e falar com o psicologo.

Última edição por Pipa : 27-07-09 às 13:03:11
Responder

Ferramentas do tópico
Modos de visualização

Regras de Colocação
Não pode criar tópicos
Não pode responder
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

BB code is Ligado
Smilies são Ligado
[IMG] code is Ligado
Código HTML está Desligado
Trackbacks are Ligado
Pingbacks are Ligado
Refbacks are Ligado

Hora GMT. Agora são 15:26:43.

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.